Barreirinhas: descubra o cenário incrível dos Lençóis Maranhenses

Escrito por Bárbara Costa

Barreirinhas é um município do Maranhão conhecido como a “porta de entrada” para os famosos Lençóis do estado. Trata-se da maior cidade da região, que conta com uma ótima infraestrutura de comércios, restaurantes, hospedagem e passeios. Quer saber mais sobre o lugar? Confira os próximos tópicos e veja como desfrutar de tudo o que os Lençóis Maranhenses têm a oferecer!


Onde fica Barreirinhas

Barreirinhas se localiza no norte maranhense e faz fronteira com cidades como Santo Amaro e Primeira Cruz. Sua distância até a capital São Luís é de aproximadamente 250 km.

Como chegar

O aeroporto de Barreirinhas é bem pequeno e recebe apenas voos fretados. Portanto, quem pretende chegar ao local de avião deve ir para o Aeroporto Internacional de São Luís e percorrer cerca de quatro horas em uma estrada totalmente asfaltada até a cidade. É possível ir de ônibus (há várias saídas diárias na rodoviária), táxi, carro alugado ou nas vans oferecidas por agências de turismo.

Turismo em Barreirinhas

Vamos aos pontos turísticos de Barreirinhas e região? A seguir, você vai descobrir as melhores formas de passar seus dias por lá!

1. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Barreirinhas é o portão de entrada para um lugar mágico: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Criado em 1981, o local conta com 90 mil hectares de dunas livres e lagoas interndunares, abrangendo também os municípios de Santo Amaro e Primeira Cruz.

As lagoas Azul e Bonita são as mais visitadas pelos turistas, enquanto os pântanos de mangais chamam a atenção de quem passa por lá. E então, vai perder a chance de conhecer este “deserto brasileiro”?

2. Atins

Trata-se de um pequeno (e charmosíssimo!) vilarejo que pertence a Barreirinhas e ainda não é tão explorado turisticamente. Em meio a tamanha tranquilidade, é possível encontrar paisagens incríveis, formadas pelo rio Preguiças, pela praia e pelas dunas repletas de lagoas. Se você curte um destino bem roots e com pé na areia, não pode deixar de visitar!

3. Tutóia

Tutóia é uma cidade que fica na região dos Lençóis Maranhenses, mas também compõe o Delta das Américas. Suas praias são banhadas pelo Oceano Atlântico, porém o local faz parte da Bacia do Parnaíba (e recebe os rios Barro Duro e Bom Gosto). Ao visitar Tutóia, não deixe de conhecer o Delta do Parnaíba, único delta em mar aberto das Américas.

Os Pequenos Lençóis, que contam com dunas de até 30 m de altura e lagoas de água doce, abrangem as cidades de Tutóia e Paulino Neves. A Praia do Amor é outro ponto que não pode ficar de fora do seu roteiro: aproveite o contato com a natureza e um pôr do sol deslumbrante!

4. Vilarejo de Mandacaru

Este encantador povoado fica no lado esquerdo da barra do rio Preguiças, em frente à praia de Caburé. Para apreciar a maravilhosa geografia da região, o ideal é subir ao Farol do Preguiças, que se localiza no centro do vilarejo e tem 160 degraus. Todo o cansaço da subida será recompensado pela deslumbrante vista para o mangue, Atins, o Parque Nacional e a foz do Preguiças.

5. Praia de Caburé

Entre o mar e o rio, a Praia de Caburé é considerada um passeio alternativo para aqueles que estão visitando os Lençóis Maranhenses. Com areia branquinha e águas bem tranquilas, o local também conta com infraestrutura de bares, restaurantes e barraquinhas dos habitantes da vila.

Há um barco que sai de Barreirinhas, no cais da Avenida Beira-Rio, e leva os turistas até esse paraíso pelo rio Preguiça. Outra opção é fechar passeios diretamente com as agências de turismo. O que não vale é deixar de ir, combinado?

6. Vassouras

Trata-se de um ponto de parada das lanchas que descem o rio Preguiças rumo a Caburé e Mandacaru. No local, há uma barraca de nativos que oferece bebidas e petiscos. Além disso, as lagoas próximas à margem do rio são deliciosas para banho!

Os principais atrativos deste povoado de pescadores também são as dunas e lagoas dos Pequenos Lençóis. Um fato que chama a atenção dos visitantes é que os simpáticos saguis chegam bem pertinho em busca de comida.

7. Rio Formiga

Outro clássico passeio para quem visita Barreirinhas é a flutuação no Rio Formiga, que banha o povoado de Cardosa. Se você está em busca de algo mais tranquilo do que as subidas ou descidas das dunas, não deixe de ir! Os turistas usam boias para descer a correnteza e se deixam levar pela água, então não é preciso fazer muito esforço.

Vale lembrar que o rio não é fundo e a correnteza é bem leve, portanto o passeio não oferece riscos e pode ser feito por pessoas de qualquer idade. O trajeto dura uma hora e meia, sendo que ao final é possível tomar um relaxante banho de rio e experimentar iguarias preparadas por moradores locais. Delícia, não?

Como você pôde perceber, a região de Barreirinhas oferece um atrativo mais interessante do que o outro. Resta saber quando você vai visitar cada um, não é mesmo?

Hotéis e pousadas em Barreirinhas

Para garantir dias perfeitos de passeio, é fundamental contar com uma hospedagem de qualidade, que permita todo o descanso necessário. A seguir, veja algumas opções de onde ficar em Barreirinhas!

Pousada Portal do Sol Lençóis – $$

A 5 km do centro de Barreirinhas, a pousada Portal do Sol conta com funcionários receptivos, bastante espaço e uma vista que vai contribuir para seu merecido descanso. O local oferece estacionamento e um restaurante que serve o melhor da culinária regional. Para completar, o café da manhã é servido à beira do rio Preguiças, no cais da pousada. Vai perder?

Encantes do Nordeste – $$$

A pousada Encantes do Nordeste abriu as portas em 2001, com sete chalés, e hoje já chega a 28. Localizado na estrada da Boa Vista, a 3,5 km de Barreirinhas, o estabelecimento oferece jardins e varandas com redes aconchegantes. Há ainda o espaço chamado Zen Turista, próprio para meditação e massagem, piscina para adultos e crianças, bar privativo e área de lazer.

Rio Preguiças Hotel – $

O hotel Rio Preguiças alia um precinho ótimo à localização privilegiada, próxima ao centro, ao comércio e aos melhores restaurante de Barreirinhas. As suítes são equipadas com ar-condicionado e frigobar, e a diária inclui um saboroso café da manhã. Se você está em busca de um excelente custo-benefício, faça sua reserva!

Pousada do Rio – $$

Com ampla área verde, exemplares da vegetação local e estacionamento próprio, a Pousada do Rio está preparada para oferecer todo um clima de relaxamento à sua estadia. Os 26 apartamentos são equipados com ar-condicionado, TV e frigobar, além de contarem com deliciosas varandas. Para fechar, a pousada fica às margens do rio Preguiças e conta com uma praia particular. Nada mal, concorda?

E então, qual dessas opções mais agrada a você? Boa estadia!

Restaurantes e bares

A alimentação também é muito importante durante os dias de viagem, não acha? Mas isso certamente não será um problema em Barreirinhas, pois você encontrará o melhor da culinária regional e deliciosos frutos do mar por lá!

Caso queira relaxar em um restaurante espaçoso, às margens do rio Preguiça, vá ao Bambaê. A casa oferece grelhados, saladas e pizzas de dar água na boca. Já o Mangue Restaurante é ideal para aqueles que querem se deliciar com frutos do mar a ótimos preços. O La Terrazza Pizza & Pub, por sua vez, é uma parada obrigatória para quem deseja saborear pizzas e massas de qualidade.

Viu só como não será difícil se alimentar bem durante os seus dias em Barreirinhas?

Dicas de quem já foi a Barreirinhas

Agora, vamos ouvir sobre a experiência de quem já colocou Barreirinhas em seu roteiro? Acompanhe!

Conheça os Lençóis Maranhenses e Barreirinhas

Neste vlog, você vai acompanhar as aventuras de um divertido grupo durante sua viagem pelos Lençóis, incluindo desde o café da manhã do hotel até as belezas naturais da região.

Um passeio por Barreirinhas

Por meio das lentes do Viajante Independente, você vai descobrir um pouco das histórias e a da geografia de Barreirinhas. Ao final, são explicadas também as vantagens de se hospedar em Barreirinhas quando for visitar os Lençóis Maranhenses.

E então, se convenceu de que Barreirinhas merece sua visita?

Mais fotos de Barreirinhas que são de encher os olhos

Para finalizar, confira a seleção de imagens abaixo. Você vai se apaixonar por toda a beleza de Barreirinhas e dos Lençóis Maranhenses!

1. Você consegue acreditar que esse cenário fica no Brasil?

2. Incríveis lagoas se formam no período de chuvas

3. O Pontal do Mangue, por exemplo, chega a ser pitoresco

4. Já o roots vilarejo de Atins tem um charme indiscutível

5. Mas a imensidão dos Lençóis é realmente de impressionar

6. Que tal a cor dessas águas?

7. Os tons de azul do céu também não deixam a desejar

8. Tutóia é mais uma parada obrigatória

9. Já imaginou você quase “tocando” o sol por lá?

10. Ou, então, de pés para cima com essa vista? Nada mal!

Ainda resta alguma dúvida de que a região de Barreirinhas, no Maranhão, reserva cenários maravilhosos e nada óbvios? Não espere mais: inclua o local no roteiro de suas próximas férias! E veja também nosso guia sobre os Lençóis Maranhenses!

PARA VOCÊ