Lagoa Rodrigo de Freitas: um apaixonante cartão postal do Rio

Escrito por Bruno Mendes
Atualizado em 08.09.20

A Lagoa Rodrigo de Freitas está entre os mais concorridos pontos turísticos do Rio de Janeiro. Situada no bairro Lagoa, a atração é contornada por ciclovia, parques e fica próxima ao Leblon, Ipanema e Copacabana. Veja como aproveitar esse deslumbrante point da Zona Sul carioca.

Continua após o anúncio

Informações úteis

Antes de desbravar os encantos da Lagoa, dá uma olha nessas informações importantes que destacamos abaixo.

  • História: a região da Lagoa Rodrigo de Freitas foi habitada por índios tamoios antes do domínio português no período colonial. O seu nome surgiu em 1660 após a aquisição das terras pelo militar português Rodrigo de Freitas de Melo e Castro.
  • Onde fica: localizada a 12 km do Centro do Rio, a Lagoa Rodrigo de Freitas fica na zona sul, na divisa com os bairros Leblon, Ipanema, Humaitá, Gávea e Jardim Botânico.
  • Como chegar: para chegar lá saindo da região central, é preciso pegar a Av Presidente Vargas sentido Maracanã e depois a Av Paulo de Frontin e o Túnel Rebouças. A estação de metrô mais próxima da Lagoa é a Jardim de Alah, que fica a cerca de 900 metros do trecho entre Ipanema e Leblon.
  • Quantos quilômetros tem o entorno: a Lagoa Rodrigo de Freitas tem 7,5 km de ciclovia.
  • É possível nadar na Lagoa Rodrigo de Freitas? Infelizmente, em razão da poluição, não é permitido nadar. Contudo, há ótimas possibilidades de lazer nas águas e ao redor.

No próximo tópico você vai saber como vivenciar momentos especiais nesse pedacinho da cidade maravilhosa que merece todos os elogios.

O que fazer na Lagoa Rodrigo de Freitas

Em diferentes instantes do dia, cariocas e turistas lotam a Lagoa com a intenção de praticar exercícios físicos, confraternizar entre amigos e tirar muitas fotos. Aí estão os principais atrativos!

1. Parque dos Patins

Inaugurado em 1995, o Parque dos Patins é uma ampla área de lazer com brinquedos infantis, pista de skate e estrutura para a prática de bungee jumping e patinação. Utilizado em apresentações musicais e campeonatos mundiais de skate, o local oferece opções gastronômicas, além de banheiros e estacionamento.

2. Ciclovia

Pode ser que você já tenha visto personagens de novelas da Globo andando de bicicleta na ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas. Sem dúvidas, vale alugar uma bike e pedalar os quase 8 km da pista para sentir a brisa no rosto e conferir um visual único das montanhas cobertas por vegetação, do Cristo Redentor e de todo o arranjo arquitetônico das construções ao redor.

3. Complexo Lagoon

Restaurantes, bares, cinema e uma casa de show incorporam esse badalado complexo de lazer. Portanto, aqui está um lugar perfeito para você curtir boa programação cultural e pelo cair da noite saborear deliciosos pratos em um deck que fica de frente para a Lagoa. Deu para imaginar a experiência?

4. Parque da Catacumba

O Parque da Catacumba é a melhor atração para quem gosta de trilha. São cerca de 600 metros de caminhada em trecho íngreme muito bem sinalizado e com suntuosa vegetação ao redor. Ao parar no Mirante do Urubu, há um deck de madeira de onde é viável observar toda a extensão da lagoa e mais acima, do Mirante do Sacopã, o viajante poderá conferir o Morro Dois Irmãos e o Estádio de Remo da Lagoa.

5. Pedalinho da Lagoa

Ao andar de pedalinho pela Lagoa Rodrigo de Freitas, você terá a oportunidade de ver a região por ângulos diferenciados. O preço do passeio varia entre R$ 15 e R$ 30 e nos fins de semana é mais barato.

Provavelmente entre um passeio e outro, ou mesmo quando o dia anoitecer, você vai sentir vontade de ir a um bom estabelecimento gastronômico, certo? Olha só as nossas indicações.

Restaurantes na Lagoa Rodrigo de Freitas

Existem restaurantes de variados perfis na Lagoa, esse bairro eclético e sofisticado. Sendo assim, seja qual for sua preferência, vai ser fácil encontrar um bom local para satisfazer o paladar. Selecionamos seis opções elogiadas. Bom apetite.

  • Quiosque Arab: um charmosíssimo quiosque para você saborear delicias da culinária árabe enquanto observa a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas.
  • Mr Lam: conheça os melhores exemplares da gastronomia chinesa do Rio de Janeiro.
  • Rancho Português: receitas tradicionais em um pedaço de Portugal no Rio que você precisa conhecer.
  • Guacamole: um badalado restaurante mexicano que disponibiliza pratos apimentados e boa variedade de drinks.
  • Restaurante Olympe: o local oferece sofisticação, arquitetura inspiradora e o maravilhoso toque culinário francês em cada receita.
  • Oia Cozinha Mediterrânea: lugar perfeito para degustar pratos gregos, italianos e árabes.

Após essa tour deliciosa e o passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, certamente você vai querer conhecer outros pontos turísticos do Rio de Janeiro, de acordo? Dica: siga de carro até Ipanema ou de metrô até a estação General Osório e ande até o Arpoador. São nas pedras ao lado da praia que você vai contemplar o mais famoso pôr do sol da cidade.