Melhores Praias de Ubatuba: 25 atrações incríveis no litoral norte de SP

Escrito por Bruno Mendes
Em 10.02.20

Planeja visitar o litoral de São Paulo? Veja quais são as melhores praias de Ubatuba e elabore uma programação completa nesse lugar com impecáveis cenários naturais. Será uma maravilha mergulhar em águas transparentes, passear na areia sentindo a brisa e fazer um passeio de barco até as ilhas paradisíacas do município.

Continua após o anúncio

Principais praias de Ubatuba

Ainda que Ubatuba esteja sempre cheia de turistas, é fácil relaxar em ambientes calmos e sentir as boas energias emanadas por uma natureza privilegiada. Conheça as praias mais bacanas da cidade.

1. Praia da Almada

A praia da Almada fica a 38 km da região central de Ubatuba e é perfeita para quem gosta de atrações semidesérticas, mas com bares de frente para o mar. É fácil achar uma sombrinha debaixo das árvores e será muito agradável mergulhar nas águas calmas, antes ou depois de saborear petiscos nos quiosques.

2. Praia Grande

A Praia Grande é a principal pedida entre as melhores Praias de Ubatuba para conhecer gente nova e usufruir de boa infraestrutura de quiosques. Situada perto de hotéis e pousadas, a atração tem o mar agitado em determinados trechos e bem limpo. Seja bem vindo ao maior fervo do litoral norte paulista.

3. Praia da Enseada

Com bares e atmosfera rústica, a Praia da Enseada é ideal para quem gosta daquele climinha relaxante, mas não dispensa conforto. É fácil acessá-la pela Rodovia Rio-Santos e o mar, geralmente calmo, é muito bom para banhos, ideal para quem tem crianças. Dica: é de lá que partem escunas e lanchas para a Ilha Anchieta, então vale programar a tour.

4. Praia de Santa Rita

Não dá para deixar este atrativo fora da lista das melhores praias de Ubatuba. Situada dentro de um condomínio fechado a 11 km do Centro, a Praia de Santa Rita é contornada por paredões rochosos, vegetação vasta e possui o mar muito calmo, ideal para quem gosta de boiar ou nadar. Se a ideia for passar o dia inteiro lá, não deixe de levar comidas e bebidas, pois não tem quiosques por perto.

5. Praia Vermelha do Norte

A Praia Vermelha do Norte é um dos picos do surf em Ubatuba. Como existem fortes ondas e correntezas, é primordial ter cuidado na hora do banho. Melhor dizendo: é bom ficar apenas no rasinho e, se conseguir chegar bem cedo, admirar um nascer do sol impecável.

Deu para ter uma ideia sobre as melhores praias de Ubatuba? Continue lendo este guia e você conhecerá mais atrações paradisíacas desse trecho do litoral paulista.

Mais praias de Ubatuba para conhecer

Aí estão mais praias de Ubatuba que você poderá incluir no seu roteiro de viagem.

  • Praia das Toninhas: vizinha mais calma da Praia Grande, eis mais uma excelente atração da área central do município.
  • Praia do Cruzeiro: não é das melhores para tomar banho, mas conta com orla movimentada e cheia de restaurantes e bares.
  • Praia de Prumirim: localizada em ilha homônima, essa praia tem o mar tranquilo e raso, fatores que favorecem a prática de snorkel.
  • Praia Brava do Camburi: quer curtir o dia em praia vazia e bucólica, mesmo em períodos em que Ubatuba está cheia de turistas? Aqui está um dos melhores destinos do passeio.
  • Praia Domingos Dias: situada a 17 km do Centro de Ubatuba, ela conta com piscinas naturais e é boa para a prática de stand up paddle. Não há barracas de praia por perto.
  • Praia da Fazenda: parte do Parque Estadual da Serra do Mar, a praia é uma das mais preservadas do litoral de São Paulo. É uma ótima ideia fazer caminhadas pela areia e observar calmamente as paisagens.
  • Praia de Itamambuca: ondas fortes, locais que alugam pranchas de surf, estacionamento próximo, bares simples na areia e ambulantes que vendem coco. Atrativo muito bom para esportistas que prezam por comodidade.
  • Praia do Engenho: perto da Praia da Almada, é acessada por uma estrada de 8 km. Como o mar não é agitado, ela é propícia para snorkel, stand up paddle e é muito boa para crianças.
  • Praia do Tenório: familiar e muito bem estruturada, ela é tão recomendada para aqueles que buscam sossego, quanto para quem solicita mais agito. Sem dúvidas, uma das melhores praias de Ubatuba.
  • Praia da Lagoinha: com apenas um quiosque e sem o ir e vir de ambulantes, é outra praia indicada aos que desejam fugir do movimento. As águas são tranquilas e na areia dá para jogar vôlei, altinha e praticar caminhadas.
  • Praia da Barra Seca: embora esteja perto do Centro, é tranquila até na alta temporada. Se você busca destinos bucólicos e próximos dos principais hotéis, aqui está um bom lugar.
  • Praia Dura: em razão do contato com o Rio Escuro, a água não tem a transparência da maioria das praias em Ubatuba, porém, é recomendada para passeios de bicicleta e corridas.
  • Praia do Lázaro: localizada na parte sul de Ubatuba, esta é mais uma daquelas praias que agradam tanto a turma do fervo, quanto quem prefere tranquilidade. O destino é rota de diferentes passeios pela região, vale ficar de olho .
  • Ilha das Couves: eis a ilha mais bonita de Ubatuba. Não deixe de contemplar o mar caribenho da Praia Menor e da Praia Maior.
  • Praia das Sete Fontes: além da possibilidade de ir por barco, chega-se a esta praia paradisíaca por uma trilha de 4 km. Apesar dos ares desérticos, a atração conta com estabelecimentos que vendem comidas e bebidas.
  • Praia do Puruba: aqui o visitante poderá mergulhar no mar e na água doce dos rios que deságuam. O acesso é feito primeiramente por uma estrada asfaltada e depois de barco.
  • Praia do Felix: esta atração agrada a públicos com diferentes preferências, pois existem piscinas naturais e trechos bons para o surf.
  • Praia do Flamengo: acessada por trilha ou barco, tem o mar esverdeado e um clima bem acolhedor. Difícil não querer ficar o dia inteiro contemplando as águas e a área verde do entorno.
  • Praia do Cedro Sul: com águas azuis impecáveis para banhos, esta praia integra a famosa Trilha das Sete Praias.
  • Praia Grande do Bonete: destaca-se por estar entre as mais preservadas de Ubatuba e pelo encantador acesso por trilha. Prepare a máquina fotográfica.

As melhores praias de Ubatuba se espalham pelo norte, sul e pela região central do município. Com certeza, você vai amar desbravar essas maravilhas da natureza em passeios de carro, barco ou por trilhas.

Vídeos inspiradores das belas praias de Ubatuba

Confira agora três registros feitos nas praias e áreas verdes da cidade paulista.

Imagens e informações sobre a Praia da Enseada

É uma excelente ideia visitar e passar o dia na Praia da Enseada. O vídeo é breve, mas traz boas dicas para o viajante saber aproveitar muito bem esse paraíso.

Melhores praias para o mergulho com máscara

Muitas praias de Ubatuba são perfeitas para quem gosta de snorkel, o mergulho feito com máscara em águas rasas. Aqui você saberá quais são as cinco melhores atrações para a prática.

Trilha da Praia Brava da Almada

O acesso às praias mais escondidas de Ubatuba é feito por barcos ou trilhas, duas maneiras incríveis de você observar de pertinho as nuances naturais que completam a região. Olha só o que te espera no caminho até a Praia Brava da Almada.

Gostou? Prepare-se para admirar, se divertir e gravar imagens de tirar o fôlego de todo esse repertório paisagístico. Agora é você quem comanda as filmagens!

15 fotos de praias de Ubatuba que vão fazer você antecipar a viagem

Fique com mais imagens deslumbrantes das praias mais bonitas do litoral de São Paulo.

1. Cada trecho de Ubatuba é um espetáculo

2. O dia livre para tomar o banho nessas águas verdinhas. Que tal?

3. Acima de tudo, preserve!

4. A apaixonante Ilha das Couves

5. Faça passeios de barco pelas praias de Ubatuba

6. E conheça as melhores trilhas da região

7. Praia Grande: a mais efervescente da cidade

8. Meta de vida: acordar cedo e caminhar na areia todos os dias

9. Um lugar excelente para mergulhos

10. As melhores ondas do litoral paulista estão aqui

11. E esse entardecer, heim?

12. Pausa providencial para um petisco

13. Famílias, entusiastas da calmaria, baladeiros…

14. Todo mundo ama as praias de Ubatuba

15. O paraíso te espera!

Depois de conhecer as melhores praias de Ubatuba, sugerimos que você descubra lindíssimas praias desertas em São Paulo. O estado mais rico do Brasil também é um refúgio de tranquilidade e muitas belezas naturais.