Visite Mimoso do Sul, a cidade capixaba cheia de história e belezas

Por                                
Em 20.05.21

O município capixaba Mimoso do Sul é um excelente atrativo para quem gosta de calmaria e belas paisagens. Pacata e aconchegante, a cidade conta com charmosas construções históricas e recantos naturais perfeitos para quem é entusiasta do ecoturismo. Confira informações relevantes sobre um destino que você precisa incluir na sua lista de viagem.

Continua após o anúncio

Onde fica Mimoso do Sul

Mimoso do Sul está situado no extremo sul do estado do Espírito Santo e fica a 180 km da capital Vitória. Para chegar lá de carro, basta partir da capital pegando BR-101 SUL, o trajeto possui a duração aproximada de 3 horas. Além diso, é possível chegar à cidade de ônibus, também partindo de Vitória, com passagens que custam em média R$ 60,00.

A história de Mimoso do Sul

O surgimento de Mimoso do Sul teve início após o processo de povoamento por jesuítas de região chamada de Limeira, que fica no atual distrito de Dona América. Em 1852, foi criado o povoado de São Pedro e lá, onde fica a Fazenda Mimoso, surgiu o povoado homônimo onde hoje é Mimoso do Sul.

Ao longo da sua história, a cidade recebeu imigrantes italianos e também já foi nomeada de Monjardim, Ponte de Itabapoana e João Pessoa. Quer ideias para o seu lazer? Continue a leitura, pois o tópico abaixo vai te ajudar bastante.

O que fazer em Mimoso do Sul para aproveitar a viagem

A seguir conheça sete pontos turísticos incríveis desse município capixaba que você precisa conhecer. Então, anote todas as informações para fazer um roteiro completo para sua próxima viagem. Olha só:

1. Cristo Redentor de Mimoso do Sul

O Cristo Redentor está entre os mais famosos cartões postais de Mimoso do Sul. Erguido em um monte com quase 130 metros de altura, a estrada possui 30 metros e foi inaugurada em 1982. Do mirante é possível conferir um visual 360° que engloba a região central do município e o cenário natural formado por vegetação e montanhas.

2. São Pedro de Itabapoana

Patrimônio histórico do Espírito Santo, o distrito de São Pedro de Itabapoana é uma pequena Ouro Preto em território capixaba. Após percorrer os 30 km do centro de Mimoso do Sul até o local, cada visitante sentirá como se estivesse voltado no tempo ao passear pelas calçadas de pedras e observar as construções do início do século XX.

3. Cachoeira do Paraíba

Situada a 13 km do centro da cidade, a Cachoeira do Paraíba tem 12 metros de altura e as suas águas caem sobre as pedras, o que formam corredeiras pelo caminho. A atração é contornada por vegetação exuberante e esbanja uma atmosfera tranquila e gostosa que é tão comum em lugares em meio à natureza. Ainda que o acesso não seja tão simples, é uma excelente ideia reunir amigos e familiares para passar momentos especiais por lá.

4. Pedra Estrela d’Alva

O pico da Pedra Estrela d’Alva está entre os mirantes naturais mais bonitos do Espírito Santo. Para chegar ao topo é preciso seguir por uma trilha de um pouco mais de 8km de ida e volta. Cumpra esse desafio e alcance os 1191 metros de altitude, pois a recompensa é incrível! É um ótimo passeio para contemplar a natureza, não é mesmo?

5. Pico dos Pontões

Localizado na região cafeeira de Conceição do Muqui, o Pico dos Pontões tem 1938 metros de altitude e é o ponto mais alto de Mimoso do Sul. É um ótimo local para a prática de motocross, escaladas, voos de parentes e a apreciação de um repertório paisagístico de encher os olhos. Ao realizar a trilha, você irá passar por orquídeas, bromélias e outros tipos de plantas.

6. Teatro Stênio Garcia

O Teatro Stênio Garcia é um importante espaço cultural de Mimoso do Sul e foi criado para homenagear o renomado ator brasileiro que nasceu na cidade. Com 270 lugares, o espaço foi constuído em estilo italiano e merece ser visitado por quem aprecia o artista que fez tantas novelas, filmes e espetáculos teatrais de sucesso.

7. Museu São Pedro de Alcântara

Na sua passagem por São Pedro de Itapaboana, não deixe de visitar o Museu São Pedro de Alcântara, mais um importante espaço dedicado a cultura da cidade. Instalado em 2002 em casarão erguido no século XIX, o espaço dispõe de objetos que pertenciam a antigos moradores da região como espelhos, camas, pratarias, estátuas e outros.

Lembre-se de levar uma boa máquina fotográfica, ok? Mimoso do Sul possui vários cenários fotogênicos que merecem ser registrados. E para você curtir ainda mais os passeios, veja em seguida as dicas interessantes para aproveitar o máximo!

Dicas e informação importante para aproveitar melhor sua viagem

Antes de pegar a estrada para Mimoso do Sul, guarde os informativos simples e muito funcionais e divirta-se sem passar por imprevistos. Acompanhe:

  • Acorde cedo: programe-se para levantar da cama cedinho, tomar o café da manhã e seguir para os passeios. É muito melhor fazer as trilhas, observar a cidade dos mirantes e ir às atrações históricas logo pela manhã, pois o clima é mais agrável.
  • Organize a sua programação: pensou sobre a programação diária? Anote o que você quer fazer em cada momento do dia para aproveitar os passeios com tranquilidade.
  • As trilhas são guiadas: a caminhada pelas matas é feita com o auxílio de guias. Assim, você poderá curtir a aventura com tranquilidade e segurança.
  • Use calçados adequados: faça as trilhas com tênis novos e adequados para caminhadas em regiões acidentadas, certo? Evite tênis duros e desconfortáveis.
  • Leve roupas para frio: a temperatura média anual em Mimoso do Sul é de 25ºC, ou seja, o clima é agradável durante boa parte do ano. De todo modo, no invermo e em trechos montanhosos os termômetros podem registrar até 10ºC. Sendo assim, coloque na mala casaquinhos e calças.
  • Escolha boa hospedagem: faça a reserva em hoteis e pousadas bem avaliados por hóspedes. Afinal, uma boa noite de descanço faz toda a diferença!

E aí, gostou das dicas? Com essas informações a sua viagem será perfeita e muito proveitosa. Continue a leitura, pois no próximo tópico você encontra boas sugestões de hospedagem.

Onde se hospedar

Seja para descansar ou ter uma boa noite de sono, a hospedagem é um ponto muito importante do roteiro. Por isso, veja abaixo alguns locais bem elogiados de Mimoso do Sul e suas adjacências, para ficar pertinho dos pontos turísticos e descançar:

  • Hotel Marilua – $: situado no centro de Mimoso do Sul, esse hotel simples oferece bom atendimento, quartos confortáveis e é a opção perfeita para quem deseja economizar nas diárias.
  • Pousada Canto de Roça Turismo e Lazer – $$$: com piscina ao ar livre, academia, restaurante e uma belíssima área verde ao entorno, essa pousado encanta cada hóspede. Essa hospedagem é igual para quem busca mais tranquilidade, pois nada melhor do que ouvir os assobios dos pássaros, não é?
  • Hotel Pousada Vovô Zinho – $$$$: se a ideia for se hospedar em município próximo a Mimoso do Sul, é uma boa optar por esse hotel deslumbrante que fica em Guaçui. Além de um café da manhã primoroso, o local é elogiado por sua vibe acolhedora e romântica. Ou seja, ideais para casais ou famílias que precisam de um conforto extra.

Cada acomodação possui uma característica que atente a vários estilos e orçamento. Então, escolha aquela que mais combina com você e marque já a sua reserva! Para finalizar, que tal conhecar mais trechos espetaculares de Mimoso do Sul?

15 fotos encantadoras de Mimoso do Sul para você sonhar com o passeio

Montanhas suntuosas, vegetação preservada, relíquias históricas e deliciosa calmaria te esperam em Mimoso do Sul. A seguir, confira 15 imagens que irão te convencer a viajar o mais breve possível:

1. Mimoso do Sul é um dos mais belos cenários do Espírito Santo

2. Você vai amar desbravar lugares assim

3. Tire muitas fotos do Monumento do Cristo Redentor

4. Faça um passeio de bicicleta

5. Pois a cidade é o melhor recanto para relaxar

6. Apreciar lindas contruções como a Igreja Matriz São José

7. Um importante local do centro do município capixaba

8. Que tal visitar a Cachoeira do Paraíba?

9. E registrar estas e outras maravilhas da natureza

10. Curta o melhor do ecoturismo brasileiro

11. Com um gostinho do passado

12. Não deixe de passar por São Pedro de Itapaboana

13. Permita-se chegar ao ponto mais alto de Mimoso do Sul

14. Para contemplar a natureza

15. E claro, renovar as energias nessa viagem apaixonante!

Após visitar Mimoso do Sul, que tal conhecer mais atrações capixabas? Então, conheça as principais praias do Espírito Santo e se surpreenda com tanta beleza.