Guriri: 10 motivos para você visitar esse destino no Espírito Santo

Escrito por Liz Santana

Guriri é uma ilha localizada no norte do Espírito Santo. Com 44 km de orla, esse balneário é bastante visitado nas férias de verão e durante o agito do carnaval. Aliás, as praias costumam ficar cheias de famílias que vão em busca de descanso e das águas quentes do litoral. Vamos conhecer um pouco desse destino?

Continua após o anúncio

Mapa e como chegar em Guriri

A ilha de Guriri fica no litoral do município de São Mateus, entre os rios Cricaré e Mariricu. Partindo de Vitória, deve-se ir em direção à cidade e pegar a BR-101 e em seguida, a Rodovia Othovarino Duarte Santos. Caso vá de ônibus, existem algumas linhas que saem da Rodoviária de Vitória em direção ao centro.

O que fazer por lá

Guriri costuma ser conhecida pelos eventos no balneário, pelo famoso carnaval e pelas praias de água mornas. Mas sabia que existem muitas outras atrações que atraem turistas de diversas partes do estado? Por isso, listamos aqui algumas dos principais lugares que você deve conhecer ao chegar na ilha.

1. Praia de Guriri

Uma das principais atrações da ilha é a praia de Guriri. Ela fica localizada no centro e costuma lotar em determinadas épocas do ano por causa das águas mornas, que são perfeitas para um mergulho e um banho relaxante. O local possui um calçadão para corridas, caminhadas e estrutura com restaurantes e quiosques. Além disso, vendedores ambulantes ficam pelas areias vendendo picolé e outros alimentos típicos de praia.

2. Guriri Beach Acqua Park

O Beach Park de Guriri possui piscinas temáticas de vários tamanhos, atendendo tanto adultos quanto crianças. Além das piscinas, o local dispõe de toboáguas, parquinhos, kamikaze, entre outras atrações incríveis. Caso não seja sócio, o visitante terá a opção de pagar uma entrada avulsa e curtir o parque. Por fim, a atração fica bem perto do Projeto Tamar, então você poderá se planejar para conhecer os dois no mesmo dia.

3. Centro de Guriri

Além da praia principal, o centro é uma das regiões mais agitadas e onde estão localizadas as lojas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos. É lá que acontece o tão famoso carnaval de São Mateus e onde são montadas as arenas e os palcos onde ocorrem os shows e apresentações culturais. Sem dúvidas, o verão é o período onde mais se veem pessoas nessa parte de Guriri.

4. Igrejinha de Guriri

A famosa Igrejinha de Guriri é uma pequena capela que fica no centro da ilha. Ela foi fundada em 1975 com o nome de Capelinha Nossa Senhora dos Navegantes e hoje se tornou um ponto turístico da região. Mas, apesar de bonita e bem cuidada, ela fica fechada a maior parte do tempo e serve apenas de parada para fotos.

5. Projeto Tamar Guriri

O Projeto Tamar também possui uma base de conservação das tartarugas marinhas em Guriri. Ele vai de Urussuquara até Conceição da Barra e recebe turistas de todas as partes do estado. Lá será possível conhecer um pouco mais sobre a vida marinha e ver as tartarugas em preservação de perto. Porém, o ideal é que antes de ir, você ligue para o local e saiba os horários de visitação.

6. Praia Barra Nova

A Praia de Barra nova fica mais distante das principais praias de Guriri, no entanto vale a pena conhecê-la. Isso porque, além do mar, o visitante poderá desfrutar de um banho no Rio Mandacaru. Essa região também é chamada de “grande lago”, com águas mais calmas e infraestrutura com bares, pousadas e passeios de barco. A outra parte possui algumas corredeiras, bancos de areia e águas tranquilas para crianças brincarem.

Continua após o anúncio

7. Bosque da praia

Seguindo pelo lado direito da praia do centro, você encontrará o Bosque da Praia, ou Bazoni. A praia tem esse nome por causa do sobrenome de um proprietário da região e por possuir vários pinheiros que formam sombras. Embora seja menos movimentada, há uma infraestrutura com bares onde é possível fazer churrasco. Sendo assim, essa é a opção perfeita para fugir da agonia das praias de Guriri no verão.

8. Rio Cricaré

O Rio Cricaré é o que banha a Ilha de Guriri, juntamente com o Rio Mariricu. Também conhecido como São Mateus, esse rio conecta o balneário ao continente e além disso, é dele que saem algumas balsas que nos leva a Conceição da Barra, outro ponto turístico próximo da ilha.

9. Casa de Cabeça para Baixo

A Casa de Cabeça para Baixo é uma atração imperdível na ilha. Ela é fruto da ideia de um morador local, que construiu a sua casa de uma forma no mínimo inusitada. O valor para se ter acesso a ela é de R$ 3, que é revertido para a compra de móveis. Vale salientar que a parte de fora da casa é ótima para tirar fotos criativas.

10. Carnaval de Guriri

O carnaval de Guriri é um dos momentos mais aguardados por quem costuma ir à ilha. São sete dias de folia com direito a trios elétricos, encontros de som automotivo, djs, bandas e muito mais. O evento é idealizado pela Prefeitura de São Mateus e conta com a presença de bandas pequenas e blocos de marchinhas para os pequenos e os mais idosos aproveitarem a festa.

As praias do centro são mais movimentadas que as outras ao redor. Você ainda poderá fazer caminhadas, pedalar e praticar esportes no calçadão. Mas, se estiver em busca de descanso, evite as altas temporadas e ficar nas praias com maior fluxo de pessoas. Porém , saiba que esses locais possuem uma estrutura mais simples.

Onde se hospedar

Vai passar alguns dias em Guriri? Então reúna sua família e escolha uma das várias opções de hospedagem. A ilha oferece desde hotéis com baixo custo até locais mais luxuosos. Mas se for do seu interesse, existe a alternativa também de alugar casas por temporada, buscando através da internet.

  • Pousada Ilha Bela – $: Essa hospedagem possui piscina, bar e recepção 24 horas. Além disso, o estacionamento é gratuito e todos os quartos possuem vista privilegiada para a piscina.
  • Cricaré Praia Hotel – $$: A Pousada Cricaré possui academia, café da manhã e está bem próxima de outros pontos turísticos, como Itaúnas. Aliás, a hospedagem fica de frente para o mar.
  • Ibis Styles São Matheus – $$$: Já o Ibis compensa bastante pelo seu custo-benefício. Os quartos costumam ser compactos, porém bastante confortáveis, proporcionando uma experiência agradável ao hóspede. Além disso, os preços dos pratos no restaurante são bastante justos.
  • Pousada Vila Real – $$$$: Por fim, a Pousada Vila Real é a mais luxuosa e possui quarto para famílias. O local aceita animais de estimação, o que é uma ótima opção para pessoas que não tem com que deixar os seus pets.

Por fim, existem mais de 20 opções na ilha, fora as pousadas das regiões vizinhas. A sua maioria fica localiza entre a orla e o centro, então certamente você encontrará alguma que atinja as suas expectativas.

Vídeos com dicas de como aproveitar Guriri

PPrecisa de dicas para passar seu final de semana ou suas férias pela região de Guriri? Então veja esses vídeos com informações dos visitantes que estiveram na ilha e amaram o passeio. Aproveite ao máximo os seus dias de folga para descansar e curtir a natureza do local.

Sobre a praia

A Praia de Guriri possui águas bem quentes, com piscinas naturais pela beirada. Ou seja, ideal para crianças pequenas brincarem. Quer conhecer um pouco mais? Então veja esse vídeo até o final.

Verão em Guriri

Vai passar as férias curtindo o Espírito Santo? Então não deixe de fazer um passeio pela ilha. Aproveite e anote as dicas dos turistas.

Guriri Beach Park

Atração bastante visitada pelos turistas, o Guriri Beach Park costuma ser um dos pontos fortes da região. Veja nesse vídeo algumas imagens desse lugar fantástico para levar toda a família.

Carnaval de Guriri

O carnaval é uma das melhores épocas para conhecer Guriri. Tem curiosidade de saber como é essa festa no local? Então fique com um gostinho de quero mais depois de ver esse vídeo.

Tomar um sol deitado na areia, praticar esportes ou curtir um banho de mar. Seja lá qual for o seu objetivo, saiba que Guriri é o seu destino certo. Certamente essas dicas irão te ajudar bastante a montar o seu roteiro e aproveitar ao máximo esse destino.

12 fotos encantadoras de Guriri

Já que você elegeu a ilha como sua próxima opção de viagem no Espírito Santo, vamos conhecer de perto alguns dos pontos turísticos que mencionamos? Fique agora com mais vontade de se aventurar em terras capixabas.

1. Descubra as belezas de Guriri

2. Escondidas no Espírito Santo

3. O destino é perfeito

4. Para passar as férias

5. Curtir a praia

6. E a natureza

7. Conheça o Guri Beach Park

8. O Projeto Tamar

9. E a Casa de Cabeça para Baixo

10. Não deixe de tirar umas fotos no Bosque

11. Aproveitar o Carnaval

12. E contemplar o pôr do sol

Se você se encantou pela ilha, então já vá se planejando para viajar em breve. Mas, não deixe de conhecer também as outras praias do Espírito Santo, e se apaixonar mais ainda pelo estado.