Montmartre: conheça o bairro mais boêmio e tradicional de Paris

Escrito por Sheila Almendros

Montmartre é o maior bairro de Paris, e muitos turistas que o visitam em busca das atrações populares acabam não conhecendo o que há de melhor pela região. Dizem que o local é perigoso devido à sua atmosfera boêmia e antiga, mas a verdade é que Montmartre é a essência clássica da cidade, onde muitos famosos passaram e marcaram a história.

Mapa de Montmartre

Montmartre fica ao norte de Paris, ao redor da colina homônima, no 18º arrondissement da cidade. Para chegar até o local vindo do centro da cidade, é necessário pegar um ônibus das linhas 54 ou 30, ou de metrô, com destino à alguma estação de Montmartre (Abbesses, Anvers, Barbes-Rochechouart, Blanche, Château Rouge, Jules Joffrin, Lamarck-Caulaincourt, Pigalle ou Place de Clichy).

O que fazer em Montmartre

Confira as atrações imperdíveis do bairro mais boêmio de Paris:

Moulin Rouge

O cabaré mais famoso de Paris, e eternizado pelo filme de mesmo nome, fica próximo à estação Blanche de Montmartre. Tanto sua fachada como o seu interior se mantém com todas as suas características originais desde a sua construção, em 1889. Aproveite para tirar muitas fotos na frente do edifício e jantar durante as apresentações de cancan francês.

Basílica de Sacré Cœur

O cartão postal de Montmartre fica no topo do monte, e para quem não está disposto a subir os 200 degraus de acesso da construção, deve pegar o funicular na Place Saint Pierre. Esse templo católico foi erguido entre 1875 e 1914, e oferece uma vista privilegiada da cidade, tanto na parte externa, nos jardins, como no alto de seu domo. Sem dúvidas é uma atração imperdível!

Lapin Agile

Conhecido como “o cabaré dos assassinos”, Lapin Agile fica bem pertinho da Basílica de Sacré Cœur, e é bastante visitado desde a Belle Époque. Ficou mundialmente conhecido depois que um de seus frequentadores, o artista Pablo Picasso, pintou a óleo o “Au Lapin Agile”, em 1905. Aproveite a visita para conhecer o “Le lapin à Gill”, uma famosa pintura feita por André Gill em 1875 de um coelho saltando de uma panela, e também conferir os espetáculos apresentados de terça a domingo, das 21h à 01h, com ingressos a 24€.

Place des Abbesses

Perto da Basílica da Sacré Cœur também está a Place des Abbesses e todas as suas icônicas atrações. Na charmosa praça encontra-se uma das poucas Fontaines Wallace que ainda há em Paris, com suas colunas em forma de corpos femininos, representando a bondade, a caridade, a sobriedade e a simplicidade. Há também o Mur des Je t’Aime (Muro dos Eu Te Amo) e sua parede com centenas de azulejos com a frase escrita em diversos idiomas. E quem assistiu ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulin reconhecerá logo de cara a estação de metrô Abbesses, e a entrada no estilo Art Nouveau assinada pelo arquiteto Hector Guimard, em 1912.

Vignes du Clos Montmartre

Esse pequeno conjunto de vinhedos fica em um local bastante estratégico em Montmartre (já que comumente esse tipo de plantação fica afastada dos centros urbanos), e é cuidado pela prefeitura de Paris desde 1932. É possível visitar o local e tirar belas fotos das videiras e do entorno. Durante o mês de setembro, uma festa da vindima é realizada para comemorar a colheita do fruto, portanto, se a sua viagem está programada para esse mês, não deixe de incluir essa atração em seu roteiro!

Le Bateau-Lavoir

Apreciadores de arte não podem deixar de visitar o edifício Le Bateau-Lavoir, pois foi lá que grandes artistas e escritores da história moraram e instalaram seus ateliers, como Pablo Picasso, Kees van Dongen, Georges Braque, entre outras personalidades. Os icônicos moradores ficaram por ali até a Primeira Guerra Mundial, mas a fama do local se eternizou até os tempos de hoje. Um incêndio em maio de 1970 destruiu parcialmente o prédio, mas o arquiteto Claude Charpentier deu um jeitinho de restaurar o local e manter tudo igual à versão original. Atualmente inúmeros artistas estrangeiros ocupam o edifício, aproveitando a atmosfera inspiradora e a fama de Le Bateau-Lavoir.

Paroisse Saint-Pierre de Montmartre

A Igreja de São Pedro de Montmartre não é tão popular como a Basílica de Sacré Cœur, mas é muito importante para a história de Paris, já que é uma das mais antigas (e sobreviventes) da cidade, construída pelos normandos no ano de 855, consagrada em 1147 e classificada como monumento histórico em 1923. O edifício impressiona por sua arquitetura romântica da Idade Média, e conta com teto em arco, vitrais datados do século XX, uma das primeiras abóbadas com arcos ogivais de Paris, de 1150, e também o túmulo de Adèle de Savoie, rainha da França e fundadora da abadia, atrás do altar.

Halle Saint-Pierre

Perto da estação Abbesses está esse museu de arte ingênua, abrigado em um edifício que antigamente servia como um grande mercado. Não é um local muito conhecido por turistas, e também não possui uma coleção fixa – somente exposições temporárias passam por lá. A visita vale a pena por inúmeros motivos: primeiro que você se adentrará um pouco mais nesta atmosfera artística que Montmartre mantém a séculos. Segundo porque a livraria, assim como o café do local, são apaixonantes. Aproveite para garantir um momento cultural de qualidade durante o seu passeio pelo bairro.

Passear por Montmartre é como fazer uma incrível viagem no tempo. Aproveite cada minuto!

Montmartre à noite

Conhecida pela sua atmosfera boêmia, Montmartre reserva os melhores bares e cabarés de Paris, que vão muito além de Moulin Rouge. Confira as sugestões:

Chez Michou

O pequeno Chez Michou oferece uma experiência única para quem vai à Montmartre: você desfrutará de um belo jantar ou curtirá bons drinks assistindo ao espetáculo dos transformistas da casa. Como o local é muito disputado e comporta somente 70 pessoas, é necessário fazer uma reserva. Fora que o Sr. Michou faz questão de te receber muito bem na porta do estabelecimento, ou cumprimentando cada cliente em suas mesas.

Terrass” Bar

O Terrass” Bar abre em horários alternados, entre as 7h à 0h, e está localizado no terraço do hotel com o mesmo nome. Os preços da consumação costumam não ser muito baratos, mas vale a experiência, pois a vista é surpreendente! O horário mais indicado para ir ao estabelecimento é próximo ao pôr do sol, quando as luzes da Torre Eiffel acendem, deixando tudo muito mais romântico e inesquecível.

Madame Arthur

O cabaré da Rue des Martyrs é uma celebração à cultura queer, com apresentações bastante underground em um ambiente incrível! A entrada para conferir somente o show é de 20€, mas caso queira desfrutar do jantar, há também um pacote que inclui a refeição do dia. Aproveite os bons drinks, ria e chore com os artistas, se jogue na pista de dança na boate da casa e garanta uma noite divertida e diferente de todas que você já teve na vida!

Em Montmartre, pode apostar que a sua diversão estará garantida!

Restaurantes em Montmartre

Aproveite o melhor da cozinha parisiense nos estabelecimentos a seguir:

La Taverne de Montmartre

Com o cardápio recheado de pratos franceses e opções vegetarianas, o La Taverne de Montmartre oferece almoço e jantar aos seus clientes, a preços justos. O atendimento é elogiadíssimo por quem passa por lá (inclusive há garçons brasileiros para facilitar ainda mais a comunicação) e a raclete é uma das mais indicadas de Paris.

Sacrée Fleur

O pequeno e aconchegante Sacrée Fleur garante atendimento rápido e cortês, com cardápio europeu a preços justos. Caso a sua viagem esteja marcada para a alta temporada, garanta a sua mesa fazendo uma reserva antecipada, pois o local é disputado! A sugestão de pedido, principalmente para apreciadores de carne, é o pato com batatas portuguesa, com alho e ervas.

L’Arcane

Com uma estrela Michelin para fazer jus a qualidade, o L’Arcane surpreende de várias formas. O cardápio de culinária francesa conta com pratos tradicionais, e também com opções vegetarianas, veganas, e sem glúten. Há ainda o menu surpresa, com 5 pratos escolhidos pela casa para o seu deleite. Todos os dias o chef cumprimenta cada cliente que passa pelo salão, o que deixa o ambiente ainda mais acolhedor.

A tour gastronômica por Montmartre garantirá uma experiência divina à sua viagem. Aproveite!

15 fotos de Montmartre para aumentar ainda mais a sua vontade de conhecer o bairro

Apaixone-se por Montmartre com as imagens a seguir, que ilustram perfeitamente todo o charme do famoso bairro da Cidade Luz:

1. Montmartre é um bairro bastante visitado por turistas durante todo o ano

2. E a Basilica du Sacre-Coeur é o cartão postal de lá

3. Aproveite para tirar muitas fotos curiosas do La Maison Penchée do alto da colina

4. E conhecer os cabarés mais famosos da região

5. Como o tradicional e mundialmente conhecido Moulin Rouge

6. A estação Abbesses ficou conhecida pelo filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”

7. E a vista do Vigne Du Clos é apaixonante

8. Aproveite para curtir uma refeição nesses charmosos estabelecimentos

9. E clicar cada cantinho deste charmoso bairro

10. Em Montmartre você respirará arte

11. Já que cada rua ou edifício marca a lembrança de um artista famoso

12. Ou inspirou alguém a produzir algo fantástico

13. Montmartre possui muitos edifícios antigos

14. E também residências pitorescas e clássicas

15. Que marcarão a sua viagem de forma única

De Picasso à Amelie Poulain, seu passeio por Montmartre lembrará figuras icônicas da cultura e arte mundial. Aproveite para conhecer também os restaurantes mais indicados de Paris – assim o seu roteiro de viagem à Cidade Luz se tornará ainda mais completo.

PARA VOCÊ