15 restaurantes para você fazer o melhor tour gastronômico em Paris

Escrito por Sheila Almendros

Uma coisa é certa: os parisienses adoram comer! A capital francesa é repleta de restaurantes, não só para seus frequentadores desfrutarem de uma bela refeição, mas também para passarem horas conversando em um ambiente agradável e aconchegante. Se você é daqueles turistas que adoram vivenciar o ritmo do local, tome nota de alguns estabelecimentos e não deixe de fazer um tour gastronômico em Paris. A cidade luz encanta os olhos, o coração e o estômago!

1. L’Abeille

Com 2 estrelas Michelin em seu currículo, o sofisticado L’Abeille fica dentro do hotel Shangri-la, muito próximo ao mais conhecido cartão postal de Paris: a Torre Eiffel. O estabelecimento conta com um cardápio diferenciado e uma agradável harmonização com vinhos, fazendo jus ao atendimento 5 estrelas. Prepare o bolso, porque o preço alto condiz com a qualidade.

2. Epicure

O Epicure faz jus às 3 estrelas Michelin e isso reflete em sua procura: para reservar uma mesa é necessário ter paciência. Os pratos do menu degustação são super elogiados, há opções vegetarianas e veganas no cardápio e o ambiente é extremamente agradável. Os valores são altos, mas condiz com a qualidade.

3. Francoise of Mercy Fanny

Aqui você vivencia uma experiência única, pois o Mercy Fanny é um restaurante totalmente diferente dos demais. Primeiro porque você é gentilmente recepcionado por Francoise, a anfitriã, e se sente como se realmente tivesse ido visitá-la em sua casa. Segundo que o estabelecimento é muito acolhedor e intimista, perfeito para passar algumas horas tranquilas e em boa companhia, além das comidinhas regionais e deliciosas.

Os valores são acessíveis, mas é necessário fazer uma reserva com antecedência.

4. La Petite Rose des Sables

Para garantir uma das cinco mesas do estabelecimento, é imprescindível chegar cedo. Sim, o restaurante só tem cinco mesas! A ideia é criar uma ambiente intimista e acolhedor e oferecer uma boa comida por um preço bem baixo. Os donos são dois senhorezinhos simpáticos – ela atende e ele cozinha – e a animação, hospitalidade e atendimento personalizado transformam esse lugar em algo ímpar. Como as mesas são muito próximas, é natural interagir com os outros poucos frequentadores durante as refeições.

5. La Pause Libanaise

Comida libanesa em Paris? Sim, é possível! O menu oferece opções baratinhas e de ótima qualidade, além de ser uma boa pedida para quem é vegetariano, ou quem busca algo diferente do que é comumente encontrado na França. O local também é bem intimista, pequenininho, mas muito agradável.

6. Tous

Faz pouco tempo que o Tous abriu, e já arranca suspiros de seus clientes! O cardápio é extremamente elogiado, com opções ousadas e originais, por um ótimo custo benefício. O ambiente minimalista e moderninho também agrada, assim como a qualidade de seu atendimento.

7. Les Apotres de Pigalle

Considere o Les Apotres de Pigalle um verdadeiro pub europeu, com cervejas artesanais e preços acessíveis. O cardápio e o atendimento são muito elogiados, mas como estamos falando de um lugar muito frequentado, é melhor garantir uma mesa com reserva antecipada. O preço? Bem justo!

8. Joe Burger

Se bater aquela vontade de comer um hambúrguer, vale a pena ir até o Joe Burger. Tudo é feito artesanalmente, há opções para vegetarianos, os ingredientes são frescos, o precinho é bem camarada e o espaço bem intimista (chegará uma hora que você se acostumará com os ambientes pequenos e acolhedores em Paris).

9. David Toutain

Espaço moderno, agradável e com um menu de degustação elogiadíssimo. Os pratos são bem sofisticados, e por isso a conta pode ser um pouco salgada, mas vale a pena a experiência. Por servir muitas opções degustativas, é aconselhável ir durante o almoço ou jantar cedo.

10. Chez Janou

O atendimento não é dos mais simpáticos, mas a qualidade dos pratos provençais faz valer a pena. O preço mediano também é bem convidativo, assim como o ambiente bem estilo parisiense mesmo. Em dias com temperaturas amenas, vale a pena pedir uma mesa na calçada.
Destaque para o mousse de chocolate servido no pote: você pode pegar o quanto quiser!

11. Philou

Apesar de não estar localizado na região turística de Paris, vale a pena andar um pouquinho para conhecer o cardápio do Philou, que é variado entre vitelo, vieiras, carneiro e mais um monte de delícias. O jantar já tem um preço acessível, mas se você preferir almoçar, pode apostar que sairá mais barato ainda!

12. Benoit

Com um menu tipicamente francês, o Benoit serve algumas opções de peixes, cassoulet, carnes e sopas, tudo por um preço de custo médio. Se a ideia é comer escargots pela primeira vez, lá você terá a chance de experimentar um dos mais elogiados de Paris. Para não perder viagem, faça uma reserva antecipada e garanta uma mesa.

13. Chez L’Ami Jean

Um bistrozinho bem pequeninho e aconchegante próximo ao Musée D’Orsay e tipicamente francês. O menu é apresentado em um quadro na parede, e as opções são feitas de forma caseira com produtos frescos. Por conta disso, o valor da conta será mediana, mas valerá cada centavo.

14. Chez Omar

Não espere um ambiente requintado no Chez Omar, já que eles são considerados um bistrô popular, sem muitos caprichos na decoração, mas muito frequentado e com preços honestos. O cardápio é bem original, meio francês meio marroquino, e é ideal para quem gosta de comer bem, degustar um bom vinho e bater um papo com a turma na mesa.

15. Jaja

O ambiente do Jaja é bem descontraído e agradável, com uma decoração que foge totalmente do estilo dos bistrôs franceses tradicionais e um cardápio muito variável, servindo desde carnes e saladas, até hambúrgueres e hot dogs. O preço não é muito salgado, ideal para quem está passeando por Marais e quer dar uma paradinha para uma boa refeição.

Ainda bem que há um monte de opções em Paris para passear a pé, né? Assim é possível queimar todas essas calorias durante a viagem mesmo!

PARA VOCÊ