Surpreenda-se com a vista apaixonante do Morro do Moreno

Por                                
Em 25.05.21

Você é fã de trilhas, cenários naturais e adora admirar paisagens? Então visite o Morro do Moreno e se encante pela vista incrível das praias mais belas de Vila Velha. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre essa atração, que deixa qualquer pessoa maravilhada.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica o Morro do Moreno

O destino fica localizado no bairro Praia da Costa, na região central de Vila Velha, Espírito Santo. O local possui 184 metros de altura e o tempo que se leva para chegar é de cerca de 30 minutos. Aliás, o Morro também é comumente utilizado para a prática de exercícios físicos pelos moradores das redondezas e turistas.

Como chegar

Para chegar, o visitante poderá seguir de carro pela Praia da Costa e observar as placas próximas à praia da Sereia. Em seguida, verá uma indicação de onde deverá entrar para ter acesso. Mas se estiver indo de ônibus, basta pegar um coletivo que te leve até o bairro e de lá pedir informações aos passantes e moradores locais.

É possível ir ao topo a pé e o caminho é bastante tranquilo, possui segurança e muito movimento. A primeira parte da subida é pavimentada e não possui muita dificuldade. Em seguida, você verá um caminho de terra de 700 metros, cercado pela mata atlântica e pelo mar. Vale mencionar que algumas pessoas ainda costumam subir de moto ou bicicleta.

História do Morro do Moreno

O Morro possui esse nome pois no início da colonização do estado, o local funcionava como ponto de observação das cidades de Vila Velha e Vitória. O responsável pelo local era um colono português, que possuía o nome de João Moreno. Daí veio a ideia de chamar a atração assim. Ficou curioso? Veja, a seguir, dicas sobre o local.

10 dicas de como aproveitar o Morro do Moreno

Antes de fazer a trilha para o Morro do Moreno, é fundamental que você saiba melhor sobre o que irá encontrar por lá. Por isso, listamos 10 dicas importantes para tornar o seu passeio mais tranquilo e também inesquecível.

Sobre a visitação

A atração possui entrada gratuita e pode ser visitada sempre. Aos finais de semana o local fica mais cheio, mas certamente em dias úteis o local fica mais tranquilo. O pôr do sol é o período mais escolhido, pois a vista para a cidade fica mais linda ainda. Só tenha cuidado para não ficar até muito tarde, pois os seguranças que ficam pela região não ficam de vigia pela noite.

Prática de esportes

O Morro do Moreno é perfeito para a prática de esportes. Por esse motivo, muitas pessoas escolhem esse local para fazer caminhadas ou andar de bicicleta. Há aqueles que se aventuram mais e preferem aproveitar o espaço para descer de tirolesa ou fazer rapel. Se interessou? Então saiba que o custo para realizar essas aventuras é de R$ 50 por pessoa.

O que você verá

Do alto é possível admirar a beleza da Terceira Ponte, bem como toda a baía de Vitória. Além desses locais, o visitante ainda pode contemplar as belezas da praia de Camburi de um lado e o mar de Vila Velha do outro. De longe, você também verá a Ilha do Frade, a Ilha do Boi e o Porto de Tubarão, com suas chaminés.

Estrutura do local

Não há banheiros ou restaurantes no local. Porém, na entrada antes da trilha é possível ver pessoas vendendo bebidas, picolés e salgadinhos. Em dias de maior movimento, alguns vendedores chegam a subir ao topo do Morro para vender seus produtos por lá.

Trilhas do Morro do Moreno

Existem algumas trilhas que nos levam ao Morro, porém, a principal delas é aquela pela R. Xavantes. A estrada é esburacada, por isso, deve-se ter muita atenção. Após 300 metros de trilha, o visitante será direcionado pelo setor da “Testa da Macaca”. Existem outras entradas, ou “setores”, como Barriga e Boca. Já a outra trilha passa pelo setor “Boca da Macaca”, mas é preciso escalar para chegar ao topo.

Guia turístico

Se você não está acostumado a fazer trilhas, é fundamental que contrate um guia turístico para te acompanhar durante o trajeto. Embora o caminho seja simples, é possível que você tenha alguma dificuldade. Então, ter alguém explicando sobre o caminho pode fazer muita diferença.

Visite o Mirante da Testa

Antes de ir embora, não esqueça de conhecer a vista do “Mirante da Testa”. Para ter acesso, basta entrar em outro caminho no início da trilha do Moreno, antes de chegar no topo. Você verá placas sinalizando onde deverá ir. No entanto, tenha cuidado com as pedras altas. De lá você terá uma vista sensacional do Convento da Penha.

Sobre a prática de rapel

Já mencionamos que é possível realizar vários esportes radicais no Morro do Moreno, entre eles está o rapel. Os dois melhores locais são os setores da Testa da Macaca e na Barriga da Macaca. Independente do local que você escolher, as fotos ficarão excelentes e a sua prática será incrível. Mas se você for iniciante, contrate uma empresa confiável e faça tudo de dia, combinado?

Praias e piscinas naturais

Ao final do passeio, siga até as praias incríveis de Vila Velha. Bem perto do farol, há uma enseada com uma piscina natural e um trampolim. E o melhor de tudo é que ela é considerada secreta, ou seja, você não verá muitas pessoas e poderá tirar fotos lindas pro seu Instagram, sem preocupação.

Desfrute das delícias dos restaurantes

Por fim, termine o seu dia experimentando um dos pratos deliciosos nos restaurantes que ficam perto do Morro do Moreno. Um deles é o Bar e Restaurante Praia do Farol, que costuma ser bastante indicado pelos visitantes e moradores locais.

Agora você já tem todas as informações nas mãos para tornar o seu passeio até Morro do Moreno incrível. Então se prepare, leve os seus lanches e itens pessoais de caminhada para aproveitar tudo ao máximo.

10 fotos encantadoras do Morro do Moreno para admirar

Confira, a seguir, fotos incríveis tiradas pelos visitantes do Morro do Moreno. Certamente você vai ficar maravilhado e com os olhos brilhando para conhecer logo esse local.

1. O Morro do Moreno é uma atração incrível

2. Que você merece conhecer no Espírito Santo

3. As paisagens são revigorantes

4. As trilhas são perfeitas

5. E nos deixam de queixo caído

6. E com o coração cheio de alegria

7. Certamente você vai voltar sorrindo

8. E mais reenergizado

9. Com as belezas naturais

10. Desse local belíssimo!

Ficou com água na boca, não foi? Então espera mais um pouquinho, pois temos mais dicas sobre o Morro do Moreno e o que fazer de melhor nesse local.

Um pouquinho sobre o Morro do Moreno

Separamos aqui alguns vídeos de pessoas que já estiveram no Morro do Moreno e amaram a aventura. Então anote todas as dicas para aproveitar tudo o que puder.

Tudo sobre o passeio ao morro

Como chegar ao Morro do Moreno e curtir as melhores atrações? Veja, nesse vídeo, dicas incríveis para ter um bom passeio.

Praias próximas ao Morro do Moreno

Trouxemos aqui o pacote completo para quem vai visitar o Morro do Moreno, mas também quer conhecer as praias de Vila Velha. Confira.

A trilha mais difícil

Se você gosta de aventura, descubra nesse vídeo a trilha mais complicada para chegar no topo do morro.

Tirolesa no Morro do Moreno

Saiba tudo sobre essa atração no Morro do Moreno, como chegar ao topo e realizar a prática com segurança.

Não esqueça de registrar imagens lindas do Morro do Moreno, certo? E por falar em belezas, aproveite seu passeio para conhecer as praias mais belas de Vila Velha e ficar ainda mais admirado por essa cidade.