12 museus em Porto Alegre para você visitar e amar a vida cultural gaúcha

Escrito por Bruno Mendes

A capital gaúcha respira cultura. Além dos belos parques e da vida noturna agitada, há vários museus em Porto Alegre, os quais contam com programação variada e distintas características arquitetônicas. Destacamos as melhores opções para você aproveitar ao máximo o seu passeio. Confira!

Continua após o anúncio

1. Farol Santander

O Farol Santander é um dos principais museus em Porto Alegre que difundem a arte contemporânea. Localizado no centro histórico da cidade, o atrativo conta com um espaço que abriga exposições de renomados artistas, sala de cinema e uma cafeteria. O funcionamento é de terça a sábado das 10h às 19h e domingo das 11h às 18h e o preço do ingresso é R$ 15.

2. Museu Júlio de Castilhos

Criado em 1903 por um decreto de lei, o Museu Júlio de Castilhos é o mais antigo da capital gaúcha. Por lá existem várias obras de arte e peças centenárias que contam passagens da história do Rio Grande do Sul. A entrada é franca e a casa, que fica no centro de Porto Alegre, abre de terça a sábado das 10h às 18h.

3. Memorial do Rio Grande do Sul

Aí está mais um dos museus em Porto Alegre indicados para o viajante conhecer importantes fatos históricos do Rio Grande do Sul. Situado em prédio erguido entre 1904 e 1910 na região central, o local tem gravuras, livros, peças e imagens iconográficas e abre de terça a sábado das 10h às 18h e domingos e feriados de 13h às 17h.

4. Museu da UFRSG

O espaço cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul conta com área para exposições e um mezanino onde são realizados cursos, palestras e diversos tipos de atividades. No acervo há documentos, fotos e elementos tridimensionais que ilustram a história da principal instituição de ensino do estado. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta das 8h às 20h e sábado das 9h às 13h.

5. Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Esse charmosíssimo museu fica na Cidade Baixa e tem como propósito apresentar aos visitantes os patrimônios culturais de Porto Alegre. Na coleção há artefatos arqueológicos, fotografias, instrumentos musicais e peças decorativas. A entrada é franca e a casa abre segunda de 13h30 às 17h30 e de terça à sexta das 9h às 12h e de 13h30 às 17h30.

6. Fundação Iberê Camargo

Essa fundação foi criada com o intuito de preservar e expor ao público a obra do renomado pintor e escritor Iberê Camargo. No local há pinturas, desenhos e gravuras feitos pelo artista em distintos períodos de sua vida. As visitas podem ser feitas de quarta a domingo das 14h às 19h.

7. Casa de Cultura Mário Quintana

Na sua busca pelos melhores museus em Porto Alegre, não deixe de conhecer a Casa de Cultura Mário Quintana. Situada em exuberante prédio histórico no centro, a instituição oferece extensa programação de cinema, música, artes visuais, teatro, além de exposições e oficinas. Vale a pena apreciar as modalidades artísticas e fotografar a bela edificação cor de rosa, portanto, aproveite e visite a atração de terça a sexta das 9h às 21h e sábados, domingos e feriados das 12h às 21h.

8. Centro Histórico Cultural Santa Casa

O Centro Histórico Cultural Santa Casa tem três galerias de exposições, um teatro com 290 lugares, biblioteca e uma loja que vende lembrancinhas. A entrada é gratuita e a casa funciona de terça a domingo das 9h às 18h.

9. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

Localizado no Bairro Paternon, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS possui cerca de 700 experimentos interativos, os quais permitem que cada visitante aprenda sobre assuntos relacionados a química, física e matemática de maneira diferenciada. A entrada custa R$ 17 e o funcionamento é de terça a sexta das 9h às 17h e sábado e domingo das 10h às 18h.

Continua após o anúncio

10. Pinacoteca Ruben Berta

A Pinacoteca Ruben Berta tem um acervo com obras pertencentes ao diretor da Varig e precursor da aviação comercial no Brasil. No casarão do século XIX cada um poderá apreciar peças de Lasar Segal, Portinari, Di Cavalcanti, Visconti, dentre outros artistas. Localizada no centro histórico, a atração abre de segunda a sexta das 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

11. Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Localizado na antiga sede do jornal A Federação, no centro de Porto Alegre, esse museu foi criado com o objetivo de divulgar a história da comunicação do Rio Grande do Sul. Desse modo, os pavimentos são utilizados para exposições fotográficas e exibições de peças de diferentes períodos do jornalismo. As visitas podem ser feitas de terça a sábado das 10h às 18h.

12. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul

Que tal voltar à Casa de Cultura Quintana? É no sexto andar do espaço de cultura que fica o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. No acervo constam obras de artistas como Nuno Ramos, Carlos Fajardo, Vera Chaves Barcellos, Karin Lambrecht e outros, e as visitas ocorrem de terça a domingo das 9h às 18h30.

Guarde uma certeza, você vai amar os museus de Porto Alegre e muitos outros lugares da capital gaúcha. Então, para montar um roteiro impecável, veja quais são os principais pontos turísticos de Porto Alegre. Divirta-se!

 
   

PARA VOCÊ