Nova Friburgo: 7 passeios imperdíveis na Suíça brasileira

Escrito por Liz Santana

Se você curte regiões de serra e ambientes mais friozinhos, certamente vai se encantar com as belezas de Nova Friburgo. O local foi colonizado por suíços e hoje é um destino turístico ideal para amantes da natureza, do conforto e de passeios tranquilos com a família. A seguir, descubra por que você deve passar suas férias lá!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Nova Friburgo

A cidade fica localizada no interior do Rio de Janeiro, a cerca de 140 km da capital. O visitante pode ir tanto de ônibus quanto de carro, através da BR-101 e, em seguida, pegar a RJ-116. Mas tome bastante cuidado, pois a estrada é bem sinuosa e pode ser perigosa durante a noite.

O que fazer em Nova Friburgo

Nova Friburgo é uma cidade perfeita para relaxar com a família durante um final de semana. Os passeios costumam ser bem variados, agradando tanto quem gosta de atrações na cidade quanto quem curte trilhas e contato com a natureza. Confira os principais pontos turísticos que você conhecerá nesse destino:

1. Teleférico do Suspiro

O passeio de teleférico é um dos prediletos dos turistas que vão para Nova Friburgo. Do alto, é possível ter uma visão privilegiada da cidade, curtir com a família e sentir um friozinho na barriga de adrenalina. O local ainda possui restaurante e boliche e, para ter acesso, é preciso desembolsar o valor de R$ 20 por pessoa.

2. Casa Suíça

A Casa Suíça é uma ótima opção para quem está com a família. O local é um complexo com galerias de artes, jardins, restaurantes e lojinhas onde é possível experimentar delícias como queijos, geleias, mel, chocolate e outros produtos. Lá ainda há cervejarias artesanais para quem gosta de provar novos sabores. Para quem vai de carro, o estacionamento dentro do espaço é gratuito.

3. Pico da Caledônia

Os mais aventureiros vão amar esse ponto turístico de Nova Friburgo. O local oferece uma vista maravilhosa que compensa a caminhada de quase 9 km de ida e volta. A estrada que dá acesso ao pico é muito ruim, por isso é necessário deixar o carro um pouco mais distante. Aliás, se alimente bem antes de ir e leve também água e lanches leves para comer durante o caminho.

4. Jardim do Nêgo

Essa atração é perfeita para passear com crianças quando estiver em Nova Friburgo. O jardim possui obras de arte bonitas e esculturas feitas em terra úmida pelo Sr. Nêgo, proprietário do local. A atração fica um pouco afastada da cidade, próxima a alguns restaurantes, e agrada a quem gosta de artesanato e artes.

5. Pedra do Cão Sentado

Essa opção fica localizada no Parque Ecológico Cão Sentado e atrai muitos aventureiros. A trilha para chegar ao local dura cerca de 30 minutos, e é necessário passar por grutas e cavernas entre as diversas espécies da fauna e da flora. O parque fica aberto de sexta a domingo, das 9h às 15h30, e a pedra possui 111 metros de altura.

Continua após o anúncio

6. Parque Estadual dos Três Picos

A região desse parque abrange não só Nova Friburgo, como outras cidades do Rio de Janeiro. O local abre aos finais de semana, das 8h às 17h, e é uma área de preservação natural da Mata Atlântica e de espécies nativas, além de ser uma opção para quem adora trilhas, montanhismo e cachoeiras. Aliás, o parque também possui alguns lugares para acampar.

7. Rota Cervejeira

Nova Friburgo conta com a presença de várias cervejarias e cartas conhecidas no país inteiro. A mais conhecida é a Barão Bier, que disponibiliza degustação, visita guiada e uma série de cervejas diferenciadas. Algumas opções são as cervejas de rapadura e de abóbora. Outras cervejarias também conhecidas são a Ranz Bier, a Bürgermeister e a Bräun & Bräun.

São tantos passeios legais que você vai ficar na dúvida sobre por onde começar. Escolha as atrações e monte seu roteiro de acordo com a quantidade de dias que for ficar na cidade.

Onde se hospedar em Nova Friburgo

Hotéis fazenda, hostels, resorts… Nova Friburgo possui uma infinidade de opções de hospedagem que tendem a agradar a todos os bolsos. Esteja você buscando locais mais simples ou mais luxuosos, certamente vai encontrar o hotel ideal. Confira nossas sugestões a seguir:

  • Hotel Serra Everest – $: o hotel possui quartos para família, estacionamento gratuito e fica a poucos metros dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, o local é pet friendly.
  • Hotel Mount Everest – $$: já essa opção possui piscina e comodidades diversas nos quartos. Aliás, você vai amar o café da manhã, que costuma ser bem variado com pães, frutas e bebidas quentes.
  • Hotel Habitare – $$$: esse hotel possui quartos bem higienizados e os funcionários costumam ser bastante solícitos. Além disso, o local possui bar, restaurante e recepção 24h.
  • Arara Azul – $$$$: se você busca apartamentos mais sofisticados, escolha essa opção. A Arara Azul possui churrasqueira, banheira de hidromassagem, sauna e piscina – muitas comodidades para deixar o hóspede o mais confortável possível.
  • Hotel Bucsky – $$$$$: o Hotel Bucsky funciona como um centro de convenções e possui diversos jardins, além de academia e quadra de tênis. Ele é mais luxuoso que os anteriores e o visitante ainda pode desfrutar da degustação de bebidas no bar.

Se for viajar com animais de estimação, não deixe de consultar se o hotel é pet friendly. Da mesma forma, se for fazer uma viagem de lua de mel, pesquise as comodidades disponíveis em cada hospedagem para que sua viagem seja perfeita!

15 fotos encantadoras de Nova Friburgo

Picos lindíssimos, atrações imperdíveis e outros passeios sensacionais é o que você vai encontrar em Nova Friburgo. Então, se apaixone ainda mais pelas imagens dos pontos turísticos da cidade!

1. Conheça os encantos

2. E belezas naturais

3. De Nova Friburgo

4. Visite a Rota Cervejeira

5. A Praça do Suspiro

6. E as feirinhas locais

7. Desça no teleférico

8. E conheça a Casa Suíça

9. Pelas redondezas

10. Aproveite as paisagens incríveis

11. Os parques

12. As montanhas

13. Pontos turísticos

14. E pedras perfeitas

15. Você vai ficar encantado com esse destino!

As imagens das belezas de Nova Friburgo são de tirar o fôlego. Você vai poder andar de teleférico, fazer trilhas e outros passeios incríveis, sobretudo se estiver em família. Sem dúvidas, seu final de semana vai ser inesquecível!

Mais um pouquinho de Nova Friburgo para admirar

Muitos turistas buscam a opinião de outras pessoas antes de viajar para um local novo. Se você também é assim, confira abaixo vídeos com as dicas principais dos visitantes que estiveram por lá!

Melhores trilhas e atividades

Precisa de dicas do que fazer, para onde ir e onde realizar compras em Nova Friburgo? Então, confira as dicas dos viajantes do vídeo!

Um passeio de teleférico

Para quem gosta de aventuras nas alturas, vamos conhecer aqui um dos pontos turísticos mais procurados da cidade: o Teleférico da Praça do Suspiro.

Trilha para o Pico da Caledônia

Se você ama trilhas e aventuras na natureza, descubra as melhores dicas de quem já visitou essas atrações em Nova Friburgo!

Imagens aéreas da cidade

Agora, quer se apaixonar de verdade por essa cidade? Então, veja as imagens mais lindas de cada pedacinho de lá, feitas por um drone!

Agora que você já sabe o que visitar em Nova Friburgo, que tal dar um pulinho nas cidades vizinhas? Aproveite para conhecer também os melhores restaurantes em Petrópolis!