Nova Veneza: conheça essa charmosa cidade italiana em Santa Catarina

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Considerada a primeira colônia italiana a se estabelecer no país, Nova Veneza traz o charme da Itália para o Sul do Brasil. Localizada em Santa Catarina, a cidade encanta os visitantes com suas tradições, gastronomia assim como muitos destinos marcantes. Ideal para uma viagem romântica, você certamente vai adorar conhecê-la. Confira abaixo o nosso roteiro desse belo destino.

Continua após o anúncio

Onde fica Nova Veneza

A cidade de Nova Veneza está situada no sul do estado de Santa Catarina. Para chegar até ela, a melhor forma é iniciar o trajeto partindo de Criciúma. Você pode seguir de carro pela rodovia SC-446 ou ainda de ônibus por meio do Terminal Rodoviário do município. De lá, existe uma boa variedade de horários e passagens até o nosso destino.

O que fazer em Nova Veneza

A princípio, Nova Veneza é um destino que tem muito a oferecer aos seus visitantes. Romântica e cheia de charme, a cidade reúne histórias, passeios culturais e atrações simplesmente fascinantes. Perfeita para uma viagem a dois, você certamente vai gostar de seus programas. Confira, a seguir, o que não pode faltar em seu roteiro:

1. Pórtico de Nova Veneza

O Pórtico de Nova Veneza é a primeira atração que você vai conhecer ao chegar à cidade. Construído em arquitetura italiana, o monumento é um verdadeiro cartão-postal que recebe os visitantes. Muito admirado, o local traz ainda símbolos típicos da Itália que revelam os costumes da cidade. Sem dúvidas, as suas primeiras fotos de viagem devem começar por esse atrativo.

2. Praça Humberto Bortoluzzi

Acolhedora e muito convidativa, a Praça Humberto Bortoluzzi é o destino ideal para a sua família em Nova Veneza. O espaço é uma ótima opção para passear, descansar, bem como curtir o charme da cidade. Uma boa dica, é visitá-la no fim da tarde para aproveitar melhor o comércio local, e, assim, deixar o seu passeio ainda mais agradável.

3. Gôndola Veneziana

A Gôndola Veneziana é um dos principais atrativos da cidade, e por isso entra para o nosso roteiro. Localizada na praça Humberto Bortoluzzi, a atração é um símbolo marcante da Itália e veio diretamente do país para o nosso destino. Ideal para fazer belas fotos, a embarcação é decorada em estilo bem romântico. Portanto, vale a dica de conhecê-la em boa companhia.

4. Ponte dos Namorados

Outro destino romântico de Nova Veneza é a Ponte dos Namorados, conhecida também como Ponte Dei Morosi. Esse atrativo foi inspirado em uma antiga ponte da época da colonização que atraía muitos jovens apaixonados. Hoje, com estrutura moderna e charmosa, o local é conhecido por encantar visitantes que buscam um momento especial na viagem. De fato, essa é mais uma atração que pede uma visita a dois.

5. Museu do Imigrante

Inaugurado em 1991, o museu do Imigrante é um dos programas mais marcantes de Nova Veneza e revela muito sobre a história da cidade. No espaço, é possível conhecer sobre a imigração italiana por meio de documentos, móveis, assim como uma série de objetos tradicionais. Sendo um ótimo passeio cultural, o atrativo fica no centro da cidade e possui entrada gratuita.

Continua após o anúncio

6. Casas de Pedra

As Casas de Pedra de Nova Veneza também destacam a história do município, e por isso entram para a nossa lista. Consideradas monumentos raros da tradição italiana, as construções foram tombadas como Patrimônio Arquitetônico da cidade. O grande destaque desse atrativo está nos detalhes de cada casa, que mantém cenários fiéis da época. Para visitar o local, é preciso pagar uma taxa de R$5.

7. Igreja Matriz de São Marcos

Pertinho do Museu do Imigrante, a Igreja Matriz de São Marcos une história e fé em nosso destino. Construída em 1912, a igreja possui uma arquitetura bem conservada, e se destaca com belas imagens e pinturas sacras em seu interior. Uma curiosidade é que o local possui sinos e um relógio vindos diretamente da Itália, que mantém a tradição do país. O espaço funciona diariamente das 8h às 19h.

8. Vinícola Borgo

A Vinícola Borgo é mais um destino que mantém a cultura veneziana, mas também traz muitos sabores ao nosso roteiro. Localizado a 7 km do centro, o atrativo é um grande polo de produção de vinhos, licores e outros produtos tipicamente artesanais. No local, é possível fazer degustação, e, além disso, realizar ótimas comprinhas. O espaço funciona de terça a domingo das 8h às 18h.

9. Aguaí Santuário Ecológico

Da mesma forma que existem bons programas culturais em Nova Veneza, é possível encontrar muitas belezas naturais na cidade. O Aguaí Santuário Ecológico, por exemplo, é um destino que combina natureza e aventura e proporciona ótimos momentos. Por lá é possível fazer trilhas ecológicas e também praticar esportes como tirolesa e rapel. Sem dúvidas, o atrativo é ideal para um fim de semana em família.

10. Barragem de São Bento

Por fim, a Barragem de São Bento fecha o nosso roteiro oferecendo uma das paisagens mais bonitas da região. Localizada a 9 km do nosso destino, o atrativo reúne belos cenários da Serra do Mar que conta com vales, montanhas e muita natureza. Ideal para fazer belos registros, o local é perfeito para ser visitado no fim da tarde, já que possui um pôr do sol inesquecível.

Com todas essas opções de atrativos e destinos, certamente a sua viagem por Nova Veneza será marcante. O melhor é que a cidade pode ser visitada em qualquer época do ano, ou seja, você poderá aproveitá-la em cada estação.

Restaurantes em Nova Veneza

Além de ótimas opções de passeios, Nova Veneza também é destaque por sua excelente gastronomia. A cidade é conhecida como a Capital Nacional da Culinária Italiana e por isso possui ótimos restaurantes. Confira, a seguir, algumas sugestões que merecem a sua visita:

  • Restaurante Veneza: com ambiente acolhedor e atendimento elogiado, esse restaurante possui pratos da cozinha italiana e se destaca com ótimas opções de carnes e massas. O carro-chefe do espaço é o tradicional nhoque, que é muito saboroso e apreciado pelos visitantes.
  • Trattoria Montalccino: esse restaurante também valoriza a culinária italiana. Ele se destaca com um cardápio diversificado que conta com uma boa variedade de vinhos e fondues. Com ambiente bastante romântico e tradicional, o local representa um dos melhores destinos para um jantar a dois.
  • Restaurante Bodega do Zeca : com opções vegetarianas, essa sugestão traz os sabores da Itália para o cardápio de uma forma moderna. O espaço se destaca com rodízio de carnes nobres e massas que possui um preço muito acessível. Sem dúvidas, é uma boa opção para reunir a família.

Todas essas opções marcantes de restaurantes, tornam, de fato, o nosso destino um pedacinho da Itália em Santa Catarina. Não restam dúvidas que, ao aproveitar os muitos sabores da cidade, a sua viagem terá ainda mais momentos inesquecíveis.

Videos de Nova Veneza com mais dicas para o seu roteiro

Para tornar o seu tour por Nova Veneza ainda mais completo, separamos, a seguir, ótimas dicas e informações que certamente serão úteis para o seu roteiro. Através de considerações de quem já visitou o nosso destino, você poderá aproveitar melhor os programas e atrativos da cidade. Veja só!

Tour Romântico por Nova Veneza

Neste vídeo, um casal de visitantes conhece as atrações mais românticas de Nova Veneza e destaca uma rota interessante para curtir no centro da cidade. O passeio é mais uma boa sugestão para você incluir em seu roteiro, principalmente, se for curti-lo a dois.

Um passeio pelas Casas de Pedra e Museu do Imigrante

As Casas de Pedra e o Museu do Imigrante são dois destinos imperdíveis em Nova Veneza. E este vídeo traz detalhes únicos de cada atração. Por meio de belas imagens e muitas histórias, você certamente vai se encantar ainda mais pelos dois programas. Por isso, vale a pena conferir.

Conheça mais sobre o Aguaí Santuário Ecológico

Cheio de belezas naturais e atividades perfeitas para quem ama aventura, o Aguaí Santuário Ecológico é um passeio e tanto em Nova Veneza, não é? Neste vídeo, você vai conhecer mais detalhes da atração e saber um pouco da história que cerca o local.

A partir dessas informações valiosas, o seu roteiro por Nova Veneza está ainda mais completo. Use cada nova dica para conhecer melhor a cidade, e, assim, aproveitá-la bastante!

10 fotos de Nova Veneza que mostram as belezas desse destino

Depois de conhecer Nova Veneza por suas melhores atrações e histórias, chegou o momento de apreciá-la um pouco mais. Dessa vez, através de uma série de imagens. Veja, a seguir, os melhores registros de quem já visitou essa charmosa cidade. Confira:

1. Com influência italiana

2. Destinos muito charmosos

3. Assim como belíssimas atrações históricas

4. Nova Veneza é um destino único em Santa Catarina

5. A cidade traz a riqueza da colonização em seus atrativos

6. E, aliás, faz questão de manter viva as suas histórias

7. Muito aconchegante e cheia de charme

8. Você certamente vai se apaixonar por seus encantos

9. Está esperando o quê para conhecer logo esse paraíso?

10. Experiências inesquecíveis te aguardam em sua próxima viagem!

Com ótima gastronomia e passeios incríveis, Nova Veneza é de fato um destino imperdível em Santa Catarina. A cidade é mesmo um pedacinho da Itália no Brasil. Outro destino único no estado é a charmosa Guarda do Embaú, que conta com muitas belezas naturais, e, dessa forma, também pede uma visita.