Praia de Iracema: 9 pontos turísticos para incluir no seu roteiro

Escrito por Liz Santana

A Praia de Iracema é uma das mais famosas da cidade e reúne uma parte da história de Fortaleza. Embora seja imprópria para banho e tenha ondas muito agitadas, ela é perfeita para passar uma tarde, caminhar ou tirar algumas fotos. Por isso, vamos te recomendar alguns pontos no local que você não pode deixar de conhecer.

Continua após o anúncio

O que você precisa saber sobre a Praia de Iracema

Lugar quase sempre escolhido para abrigar os maiores eventos da cidade, a Praia de Iracema está bem próxima do centro. Aliás, ela está a 8 km da Praia do Futuro, 163 km de Canoa Quebrada e 300 km de Jericoacoara. A praia oferece uma paisagem incrível e uma ótima infraestrutura, além de ser local de concentração de blocos carnavalescos na folia.

Essa foi uma das primeiras regiões habitadas de Fortaleza e o local onde vivia a elite cearense. O bairro é cheio de história e encantos e, por isso, é quase impossível ir à cidade e não passar por lá. Então, se é a sua primeira vez em Fortaleza, escolha uma data no verão e comece a desbravá-la, partindo da Praia de Iracema.

9 atividades para fazer na Praia de Iracema enquanto curte suas férias

Certamente, a Praia de Iracema é o ponto de partida para quem quer conhecer algumas das atrações turísticas mais visitadas de Fortaleza. Então, comece seu roteiro descobrindo as belezas desse lugar.

1. Ponte dos Ingleses

Parte importante da história da cidade, a Ponte dos Ingleses foi primeiramente construída em 1921 e hoje é considerada um ponto turístico importante. Após o período de reforma, ela ganhou alguns quiosques, onde os turistas podem tomar uma água de coco enquanto caminham ou observam o mar. Vale muito a pena incluí-la no roteiro de locais a serem visitados, sobretudo no pôr do sol.

2. Estátua de Iracema

Se você iniciar o seu tour pela Praia de Iracema, comece por esse cartão postal. A Estátua de Iracema foi feita em 1965, com o intuito de homenagear o escritor José de Alencar, e sofreu uma reforma em todo o seu ambiente em 2006. Ela está localizada no aterrinho da praia e mostra uma índia olhando para o mar e segurando um arco, como se estivesse numa posição de guerra.

3. Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha

Bem pertinho da Praia de Iracema, está localizada a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha, mais um ponto turístico da cidade. A construção tem uma arquitetura histórica que recebeu reparos ao longo dos anos e, ao lado, está um seminário para educação dos padres. Mesmo que você não seja católico, esse é certamente um dos locais que devem ser incluídos em seu roteiro.

4. Espigão da João Cordeiro

Localizado na Avenida Beira Mar, o Espigão da João Cordeiro é ideal para curtir um final de tarde em casal ou em família. Ele serve para conter o avanço da maré, mas também proporciona aos visitantes a possibilidade de praticar esportes e pescar – de forma esportiva, é claro. Sendo assim, é provável que você fique encantado com a paisagem desse pedacinho da Praia de Iracema.

Continua após o anúncio

5. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Localizado bem perto da Praia de Iracema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é repleto de bares, teatros e cinemas. A região é ótima para passear, tirar fotos e tomar um café. No local, é possível encontrar exposições e apresentações artísticas, em sua maioria gratuitas. Assim sendo, você poderá visitar o local durante o dia e aproveitar a programação cultural à noite.

6. Feirinha da beira mar

As noites da Praia de Iracema não são as mesmas sem a Feirinha de artesanato. Localizada no calçadão da praia, a feira atrai turistas que estão em busca de artesanato local para levar como lembrança de viagem. Nos finais de semana, você encontrará exposições na rua, além de artesãos, pintores e artistas de rua. Ela é ótima para conhecer num passeio de fim de tarde com a família.

7. Show de Humor

A vida noturna na região de Iracema é bastante movimentada. Entre as várias opções do que fazer, estão os shows de forró e, sobretudo, os shows de humor nas casas de eventos localizadas por toda a orla. É provável que você já tenha ouvido falar dos humoristas cearenses. Então essa é, sem dúvidas, uma parada obrigatória para quem quer rir bastante e ter experiências inesquecíveis nessa cidade.

8. Rua Tabajaras

Você sabia que as ruas da Praia de Iracema têm nomes de tribos indígenas do Ceará? Isso intriga muitas pessoas e ajuda a construir o imaginário sobre o local. Uma dessas ruas famosas é a dos Tabajaras, local conhecido como ponto de encontro de turistas e moradores locais. A rua carrega uma memória afetiva por causa da sua história, e hoje faz parte do roteiro turístico de muitos visitantes.

9. Avenida beira Mar

Por fim, a Avenida Beira Mar é ótima para dar um passeio, andar de bicicleta ou fazer uma caminhada com a família no final da tarde. É só andar um pouco para encontrar barzinhos, restaurantes e uma diversidade de coisas para fazer na região da orla da Praia de Iracema. E, se você estiver hospedado num dos hotéis próximos da Beira Mar, ainda terá mais vantagens.

E, por falar em hotéis, você já escolheu onde irá se hospedar na sua viagem para Fortaleza? Se ainda não sabe, confira nossas dicas de locais e as comodidades oferecidas por cada um deles.

Onde se hospedar por lá

Se você vai se hospedar na Praia de Iracema, listamos algumas opções de hotéis com diárias de valores variados. Portanto, escolha o que melhor atender às suas expectativas de hospedagem.

  • Tabajara Praia Hotel – $: essa opção possui um ótimo custo benefício. Os quartos são modernos e têm vista para o mar, além do restaurante, onde é possível se deliciar com a variedade gastronômica. Por fim, o local fica bem perto das principais atrações turísticas de Fortaleza.
  • Pousada Fortal Villa Praia – $$: a Fortal Villa Praia fica a 100 metros da areia da praia. Além disso, é ideal para famílias e viajantes que gostam de caminhadas pelo calçadão, compras e atividades ao ar livre.
  • Maredomus Hotel – $$$: o Maredomus é bastante buscado por suas comodidades, como piscina, sauna, academia e, sobretudo, por oferecer estrutura para reuniões e congressos. O local possui salão de eventos, espaços de convivência e café da manhã variado.
  • Portal da Praia Hotel – $$$$: com ambiente simples, porém bastante confortável, o hotel recebe casais em lua de mel e possui uma ótima infraestrutura. Os quartos são todos equipados e o café da manhã é considerado muito bom.
  • Carmel Express – $$$$$: dos hotéis citados, o Carmel é o mais luxuoso e, também, o que possui a diária mais cara. Os quartos são bastante confortáveis, limpos e o local ainda oferece serviço de quarto na Praia de Iracema. Você só precisa solicitar na recepção.

Antes de tudo, é importante salientar que, por toda a Praia de Iracema, é possível encontrar opções bem variadas de hotéis e pousadas. Existe também a possibilidade de se hospedar em um hostel, caso você esteja economizando na sua viagem.

Vídeos com dicas sobre a Praia de Iracema

A Praia de Iracema possui muitas atrações imperdíveis. Para te ajudar a montar um roteiro com o máximo de atrações, confira algumas dicas dos visitantes sobre locais para comer e se divertir.

Tour Gastronômico pelo bairro de Iracema

Quer saborear os pratos mais deliciosos do Ceará? Acompanhe algumas dicas de restaurantes espalhados pela Praia de Iracema, para você aproveitar e desfrutar novos sabores.

Uma voltinha por Fortaleza

Vamos conhecer alguns pontos turísticos próximos ao bairro de Iracema? Aqui, você vai conhecer a região de Iracema, o Dragão do Mar, o Mercado Municipal, entre outros locais.

Uma visita ao Dragão do Mar

O Centro Cultural Dragão do Mar é um dos pontos imperdíveis próximos à Praia de Iracema. Portanto, se tiver mais um tempinho na cidade, não deixe de conhecer esse lugar.

Conheça a Feirinha da Beira Mar

Um dos pontos turísticos mais buscados pelos visitantes que gostam de artesanato é a Feirinha da Beira Mar. Saiba algumas dicas do que encontrar no local.

Toda visita à Fortaleza vale uma caminhada pela Praia de Iracema, uma comprinha na feira de artesanato ou um chopp num bar local. Sem dúvidas, esse passeio será inesquecível.

12 fotos da Praia de Iracema para se apaixonar por Fortaleza

Depois de todas essas dicas, será que você consegue identificar os locais que citamos apenas pelas fotos? Confira essas imagens belíssimas feitas por moradores e turistas.

1. Quer conhecer um lugar novo nas próximas férias?

2. Pois coloque em seu roteiro a Praia de Iracema!

3. Sabe aquele lugar perfeito para relaxar

4. E ver o entardecer?

5. Perfeito para uma voltinha de bike

6. Ou uma corrida de leve no calçadão

7. O que não pode faltar é a parada pra foto

8. Com poses divertidíssimas

9. E admirar a bela paisagem

10. Então não perca tempo

11. E venha ver de perto esse lugar lindo

12. A Praia de Iracema vai te conquistar!

É uma imagem mais linda do que a outra, não é mesmo? Por isso, se você estiver na cidade, saiba o que fazer em Fortaleza e se encante por cada pedacinho desse local.