10 melhores atrações de Itapoá para você se encantar

Por
Atualizado em 02.08.21

Itapoá é o destino de verão preferido dos catarinenses. O local vem se tornando cada vez mais famoso por causa das praias tranquilas e águas limpas, além dos preços serem justos. O turista ainda encontrará muitas opções de lazer e gastronomia na região. Por isso, conheça tudo sobre esse local!

Publicidade

Onde fica Itapoá

O município fica localizado a 253,5 km de Florianópolis e 135 km de Curitiba. Sua população é de aproximadamente 22 mil pessoas e a extensão territorial é de 257.158 km². Inicialmente, o local era pouco conhecido nacionalmente. Porém, após a construção do porto, essa região ganhou mais importância e notoriedade.

Como chegar

Para chegar em Itapoá será necessário pegar a BR-101 saindo de Curitiba. Em seguida, o viajante deverá entrar na SC-415, em Guaruva, e seguir até o município. Aliás, vale mencionar que para desafogar essa rodovia na alta temporada, foi construído o Contorno Sul, outra opção de caminho.

Sendo assim, você poderá ir de ônibus ou de carro para o seu destino. Saindo de Curitiba, você passará por São José dos Pinhais, enquanto que de Florianópolis é possível conhecer as cidades Jaraguá do Sul, Blumenau e Brusque.

O que fazer em Itapoá

Itapoá é o local preferido dos amantes de águas salgadas e de atividades na natureza e ecoturismo. Essa região é repleta de praias, que são consideradas as mais quentes do sul do país. Por isso, listamos os pontos turísticos mais bonitos para você conhecer na sua primeira viagem a essa cidade encantadora.

1. Farol da Praia Pontal

Essa praia possui águas calmas e é ótima para levar crianças. Você poderá contemplar a vista, ler um livro sentado na grama e praticar stand up paddle e caiaque. Além disso, esse é o local preferido da cidade para ver o pôr-do-sol e tirar foto no farol, que é o principal cartão postal. Aliás, esse lugar é bem cuidado, possui uma sorveteria e uma igreja católica bem perto.

2. Porto de Itapoá

O porto de Itapoá fica localizado na praia principal da cidade. Essa atração é bastante visitada por pessoas que gostam de ver os navios saindo e entrando, ou descarregando produtos. Além disso, o local é muito bonito para tirar fotos, então aproveite a visita para fazer vários registros.

Publicidade

3. Balneário Praia do Imperador

Esse é um dos locais mais lindos da cidade e fica localizado bem perto da Praia de Itapoá. Se você deseja uma praia tranquila para caminhar, descansar e curtir a paisagem, certamente encontrará nesse destino tudo o que deseja. Porém, tenha cuidado com o mar, pois as ondas são fortes para quem não sabe nadar e há muita correnteza.

4. Praia Barra do Saí

Essa praia possui uma longa faixa de areia, ideal para quem gosta de caminhar ou dar uma corrida. O local é aconchegante e não possui uma estrutura com restaurante ou bares, então, o interessante é que você leve seus alimentos e coisas que for utilizar na praia, como sombreiros, cadeiras e cangas. Ao lado, você ainda encontrará um rio para admirar e ver os pescadores puxando a rede.

5. Praia Figueira

Já esse local não possui ondas fortes e é ótimo para brincar com crianças nas areias. Quem gosta de ver os barquinhos no mar vai adorar essa parte de Itapoá, que é tranquila e possui uma grande calmaria. Vale salientar que a praia é deserta, então não é seguro ficar até muito tarde. Além disso, a água não é considerada muito boa para banho.

6. Praia de Itapema do Norte

Essa é uma das praias mais fantásticas de Itapoá, não só pela sua beleza como também pela boa estrutura que ela oferece ao visitante. O local possui águas limpas e quentes, além de uma trilha bem próxima para reservas naturais. No entanto, no verão esse lugar costuma ficar bem cheio, então, se você busca calmaria, certamente esse não é o lugar mais indicado.

7. Balneário Rainha

Se você ama praias sem muita agonia de barracas, certamente vai amar essa opção. O Balneário Rainha costuma ser visitado por moradores locais, que gostam de passar uma tarde tomando um sol ou admirando a paisagem sentado na areia embaixo do sombreiro. O local é lindo, possui uma faixa de areia grande e o mar é convidativo para um mergulho refrescante.

8. Rio Saí Mirim

O Rio Saí Mirim corta diversas praias da região de Itapoá e é um destino maravilhoso para contemplar a natureza. O local não possui muitas atrações, mas se você estiver com sua família, não deixe de dar um pulinho nessa parte da cidade para ver os moradores realizando a pesca.

9. Balneário Paese

Essa parte de Itapoá é tranquila e menos movimentada que outras. Ela possui acesso para outras praias e está localizada entre a praia da Figueira e a Praia da Primeira Pedra. O local não possui uma boa estrutura, porém, vale a pena passar uma tarde descansando nas areias contemplando o mar.

10. Reserva Volta Velha

A Reserva Volta Velha é uma área de proteção ambiental da Mata Atlântica. O local possui 8.500 m² e uma vegetação repleta de bromélias, além de diversos animais. Geralmente esse lugar é visitado por pesquisadores e estudantes das áreas de Ecologia e Biologia, além de visitantes que desejam realizar atividades voltadas ao ecoturismo e turismo de aventura. Aliás, essa é uma ótima opção para levar crianças.

Ainda existem muitas outras opções de praias para conhecer em Itapoá. Por isso, o interessante é que você consiga ficar pelo menos uma semana na cidade para desbravar tudo. Mas antes de te indicar as melhores opções de pousada, conheça a seguir algumas dicas importantes para aproveitar melhor o seu passeio.

Publicidade

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor sua viagem

Você tem dúvidas em relação ao que fazer em Itapoá? Então separamos algumas informações que são necessárias a todo turista. Certamente você poderá organizar melhor a sua viagem após essas dicas.

  • Quando ir: o melhor período do ano para conhecer Itapoá é no verão, que é quando o comércio está aberto e há muita atividade nas praias. No Inverno, o local costuma ficar vazio e sem movimento.
  • Alugue um carro: para facilitar a locomoção, vale muito a pena alugar um carro se você desejar conhecer todas as praias da região. Isso porque elas são um pouco distantes umas das outras.
  • Atividades aquáticas: durante a alta temporada, você verá muitas pessoas praticando esportes na praia ou no mar, como surf e windsurf. Além disso, as “bananas boat” são muito famosas e divertidas.
  • Conheça o centro: o centro de Itapoá fica bastante movimentado à noite e é repleto de barzinhos, lojas e restaurantes. Por isso, faça um passeio nessa região também.
  • Onde comer e beber: existem muitas opções bacanas para comer na cidade. Os locais mais famosos costumam ficar cheios, como a Adega La Bella Itália e o restaurante Oceano.

Não deixe de experimentar os sabores da culinária local. Aproveite também para conhecer a noite de Itapoá e os barzinhos com música ao vivo da região. Certamente essa cidade vai te encantar do início fim da sua viagem.

Onde se hospedar

A escolha da hospedagem é um dos pontos mais importantes a ser considerado durante um planejamento de viagem. Então, anote todas as vantagens dos hotéis que listamos a seguir.

  • Pousada Vila Oeste – $: a pousada é simples, mas oferece quartos confortáveis e um bom custo benefício para família. O local ainda possui estacionamento gratuito e café da manhã.
  • Hotel Rainha – $$: já essa hospedagem fica localizada de frente para o mar. Os quartos são limpos e os funcionários são bastante solícitos e educados.
  • Partner Itapoá by Marina – $$$: o hotel possui piscina, serviço de quarto e restaurante. Essa opção é muito bem avaliada pelos hóspedes por causa do bom atendimento. Aliás, ela também aceita animais de estimação.

Vale salientar que você deve avaliar o conforto e custo benefícios do hotel que escolher se hospedar. E se você for com criança, avalie a distância dos principais pontos turísticos e as comodidades do local.

Publicidade

10 fotos encantadoras de Itapoá para se encantar

Fizemos uma seleção com as imagens mais bonitas de Itapoá para você ficar com gostinho de quero mais. Certamente sua vontade viajar para esse destino será ainda maios depois de ver essas fotos.

1. Sejam bem vindos a Itapoá

2. Praia para respirar, andar, imaginar e acalmar!

3. O local possui um litoral lindo

4. E é repleto de atrações maravilhosas

5. Paisagens encantadoras para admirar

6. E pontos turísticos marcantes

7. Como a Reserva Volta Velha

8. Para você passar férias incríveis

9. E tirar fotos lindas!

10. Você vai ficar apaixonado!

Que tal já começar os preparativos para sua viagem para Itapoá? Sem dúvidas, viajar para esse destino será uma experiência fantástica para você e sua família.

Um pouquinho de Itapoá para conhecer

Você adora ver referências de viajantes antes de escolher o seu destino? Pois então anote todas as dicas que separamos para você ficar por dentro do que Itapoá tem para te oferecer quando se trata de lazer.

Conheça a Praia de Itapoá

Descubra alguns pontos turísticos de Itapoá e o que você poderá fazer na região. Certamente você encontrará atrações perfeitas para se divertir com sua família.

Belezas de Itapoá

Quer conhecer melhor esse destino especial? Então veja nesse vídeo as paisagens de Itapoá, as belezas das praias e um tour pela região do centro.

Curiosidades sobre a cidade

Você quer saber dicas e as principais curiosidades sobre esse local? Veja aqui tudo o que você precisa saber para conhecer melhor a cidade.

Agora que você já conhece todos os cantinhos de Itapoá, que tal se aventurar em terras vizinhas? Saiba agora mesmo o que fazer em Joinville, cidade localizada a 77 km desse município praiano.