20 passeios imperdíveis em Ilhabela que você deve colocar no roteiro

Escrito por Sheila Almendros
Atualizado em 02.12.20

Viajar até Ilhabela é ter descanso garantido. Suas belas praias paradisíacas garantem momentos de relaxamento, além de oferecer ótimos restaurantes, pousadas, hotéis e entretenimento no centro da cidade. Confira algumas sugestões que podem enriquecer o seu roteiro de viagem a esta belíssima cidade:

Continua após o anúncio

1. Bistrô Marina Porto

O casal de velejadores Gunnar e Virginia Möller inauguraram o bistrô dentro da Marina Porto e ficaram conhecidos por servirem o Poke, prato tradicional do Havaí feito com atum, salmão e outras iguarias conhecidas da culinária japonesa. E, depois deste maravilhoso almoço, não deixe de aproveitar também o passeio na…

2. Marina Porto Ilhabela

… e desfrutar de um maravilhoso pôr do sol assistido em uma das docas. A vista é tão surpreendente que o local recebe várias cerimônias de casamentos durante o ano.

3. Jabaquara

Uma praia super preservada, abraçada pela Mata Atlântica. Separe seu melhor repelente e desfrute de ótimos mergulhos.

4. Trilha da Água Branca

O caminho é super acessível de mais ou menos 40 minutos (contando com a parada para as fotos). A recompensa é a bela paisagem formada por cinco poços dentro do parque.

5. Praia Pedra do Sino

Também conhecida como Praia de Garapocaia, a Pedra do Sino é uma das maiores atrações de Ilha Bela, e segundo a lenda que deu origem ao nome, se você bater levemente em uma das pedras desta praia, ela emitirá um som de sino. Portanto, providencie o seu martelinho quando for visitá-la.

6. Praia da Armação

Quem vai à Praia da Armação volta maravilhado por sua calmaria e águas tranquilas, ideal para praticar esportes náuticos e levar a criançada.

7. Praia do Perequê

iStock

Como toda praia localizada na região central da cidade, a Perequê possui uma infraestrutura completa, com ciclovia, playground para as crianças, bares, restaurantes, estacionamento e até aluguel de equipamentos para a prática de wind surf, caiaque e stand up paddle.

8. Praia da Feiticeira

Para quem procura tranquilidade, a Praia da Feiticeira é visita obrigatória. Para entrar nela, é preciso passar por um Casarão de estilo colonial, que já foi sede da Fazenda São Mathias. Não deixe de curtir também as duas cachoeiras que desaguam por lá.

9. Praia do Bonete

iStock

Considerada pelo jornal The Guardian como uma das 10 praias mais bonitas do Brasil, Bonete preserva a cultura local com maestria. Grande parte dos caiçaras de Ilhabela vivem por lá, e suas ondas agitadas atraem muitos surfistas e simpatizantes do esporte.

10. Baía de Castelhanos

iStock

Você só consegue chegar em Castelhanos de jipe, de moto, de barco ou a pé por uma trilha. São 22km percorridos dentro da Mata Atlântica, mas vale a aventura: o destino possui água cristalina e areia limpinha! Várias agências de viagens promovem passeios para esta praia.

11. Praia do Portinho

Aqui a pesca e altamente proibida, já que a Praia do Portinho pertence ao Santuário Ecológico Submarino da Ilha das Cabras. Aproveite para avistar diversas espécies marinhas e passear pelo píer construído próximo à praça.

12. Praia da Fome

Desfrute de um passeio de escuna pelas águas claras da Praia da Fome, e aproveite para conhecer o Casarão que faz parte do patrimônio histórico de São Sebastião, feito de paredes de pedra e cal.

13. Praia do Curral

Esta é a praia mais badalada de Ilhabela, com seus bares e restaurantes com serviço pé na areia e milhares de jovens curtindo a música ambiente. Não deixe de curtir o pôr do sol nas escadarias da Capela de Santa Cruz, que fica ao lado esquerdo da orla.

14. Fazenda Lage

O camping de frente para o mar da Praia do Bonete oferece além de hospedagem, passeios de trilha com destino à cachoeira da Laje, repleto de poços e escorregadores naturais.

15. Pasta del Capitano

Há 45 anos, o Capitano Fabio Piscioto comanda a cozinha desta elogiada cantina, com pratos super bem servidos de massa caseira, além das carnes e frutos do mar. O restaurante ainda oferece música ao vivo e excelentes vinhos.

16. Cumbuca da Ilha

Situada na região central da cidade, a Cumbuca da Ilha serve ótimas opções com carnes e frutos do mar, tudo isso degustado de frente para a praia do Saco da Capela.

17. Cachoeira da Toca

Uma opção para quem gosta de cachoeiras, mas não é muito fã de trilhas. O acesso é fácil mas é necessário pagar para entrar. As pedras são usadas como tobogãs naturais com destino à água funda.

18. Centro Histórico de Ilhabela

iStock

As construções antigas e tombadas do centrinho dão uma atmosfera singular a cidade. Há a antiga cadeia, que hoje é aberta ao público e abriga algumas exposições de artistas locais, uma charmosa pracinha, que na alta temporada é abarrotada de visitantes, feirinhas de artesanato e também a…

19. Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda

Construída por escravos entre 1697 e 1718, a igreja matriz de Ilhabela é feita de pedras, conchas e óleo de baleia, e seu teto recebeu uma pintura de sua padroeira.

20. Museu Náutico

Ilhabela é conhecida por ser um verdadeiro cemitério de barcos e navios, e em seus registros há centenas de naufrágios ocorridos por sua redondeza. Diante disso, a cidade recebeu o Museu Náutico, que conta com um acervo recheado de objetos resgatados destes acidentes. O famoso navio Príncipe de Asturias está entre eles.

Anotada as dicas? Agora é só reservar a roupa de banho, o protetor solar e curtir a viagem!