12 imagens eletrizantes para conhecer a Pedra da Mina, em São Paulo

Se você precisa de um novo destino para suas viagens, considere se aventurar pela Pedra da Mina. Conhecida por ser a quarta montanha mais alta do Brasil, a Pedra da Mina é o passeio perfeito para quem quer sair da rotina. Confira abaixo mais informações desse local.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Pedra da Mina

Localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, a Pedra da Mina é parte da Serra Fina, uma divisão pertencente à Serra da Mantiqueira.

Como chegar

São muitas formas de se chegar até a Pedra da Mina. Partindo de São Paulo, você pode viajar via ônibus. A opção mais procurada saindo da capital paulista é tomar um ônibus, na estação rodoviária Tietê, sentido Cachoeira Paulista. A viagem leva em torno de 3 horas.

O caminho mais rápido, no entanto, para se chegar até o local é partir da cidade de Passa Quatro (MG). Dirigindo pela Av. Cel. Ribeiro Pereira você levará menos de uma hora de viagem até seu destino.

Agora que você conhece bem o caminho, sua viagem está ainda mais próxima. Em caso de dúvidas, não deixe de utilizar seu GPS durante o percurso.

5 dicas e informações para aproveitar seu passeio

Algumas dicas são importantes para usufruir melhor da Pedra da Mina e o que ela tem para te oferecer. Confira:

1. Acampamento

A forma mais indicada para curtir a viagem é subir o pico aos poucos, respeitando os limites. Se você for alguém com pouca prática em trilhas, considere levar uma barraca para acampamento.

Publicidade

2. Dificuldade

Especialistas consideram a Pedra da Mina como uma trilha de nível alto. Seu percurso é marcado por aclives, falsos cumes e terreno escorregadiço. Portanto, é aconselhável ter um preparo físico e psicológico antes de encarar essa aventura.

3. Melhor época do ano para ir

A época mais adequada para excursionar até a Pedra da Mina é durante os meses de Maio a Setembro, na temporada de inverno. Isso se dá pelo fato de que a região é afetada por muitas chuvas durante o verão, o que torna o terreno muito perigoso.

4. Quanto tempo para subir a Pedra da Mina

Estando entre os pontos mais altos do país, a Pedra da Mina possui uma extensão gigantesca que torna sua trilha um desafio também em relação ao tempo exigido. A média de horas, contando a subida e descida, varia entre 8-10h.

5. Vestimenta

Para se manter seguro e bem protegido durante a trilha, são indicados os trajes fechados, como agasalhos e calças grossas. Para os pés dê preferência aos sapatos altos como botas.

Anotou as dicas? Ótimo! Agora você está ainda mais preparado para embarcar nesse desafio recompensador.

Onde se hospedar

Existem muitas hospedagens na região. Veja algumas opções que podem te agradar. Tem para todos os bolsos e necessidades.

  • Pousada Vale das Orquídeas – $: situada em Lavrinhas (SP), a Pousada Vale das Orquídeas se destaca pelo custo benefício em relação a outras opções. Seus valores são consideravelmente mais acessíveis para o serviço oferecido. O espaço é bastante aconchegante, contando com comodidades como banho turco e mais.
  • Pousada Recanto da Mantiqueira – $$: localizada em Passa Quatro, a Pousada Recanto da Mantiqueira alinha boas instalações com preço razoável. Entre os serviços ofertados se encontram piscina e academia. Além disso, o espaço é pet friendly.
  • Fazenda Casa Nova – $$: tranquilidade é a palavra de ordem na Fazenda Casa Nova, localizada em Queleuz (SP). Apostando nas instalações simples, mas confortáveis, os quartos são amplos e bem arejados. Outro destaque fica por conta do café da manhã muito elogiado por quem experimenta.

Essas são apenas algumas das opções possíveis. Escolha aquela que mais te agrada e se adequa às suas demandas.

12 fotos encantadoras da Pedra da Mina para você se encantar

Para ilustrar a sensação de estar na Pedra da Mina, nada melhor do que algumas imagens apaixonantes. Confira algumas:

1. Imponente em sua grandeza

2. A Pedra da Mina é uma aventura única

3. Se deixe levar por esse monumento

4. E abrace a sensação de liberdade

5. Perante a grandeza da natureza

6. O caminho é de tirar o fôlego!

7. A experiência é transformadora

8. Com paisagens que mais parecem pinturas

9. Aproveite o sentimento eletrizante

10. Para desafiar seus limites

11. Nessa odisseia maravilhosa

12. Da Pedra da Mina

É difícil passar por essas imagens de forma neutra. Muito provavelmente você deve estar morrendo de vontade de embarcar nessa jornada.

Publicidade

Um pouquinho sobre a Pedra da Mina para aprofundar sua experiência

Para além das imagens, os vídeos também são ótimos para se conhecer mais sobre o destino. Assista:

Desbravando o Pico da Pedra da Mina

Nesse vídeo, o viajante demonstra alguns detalhes sobre a trilha da Pedra da Mina. Junto do grupo que o acompanha, ele captura imagens deslumbrantes da escalada. Imperdível!

Um ponto de vista único

Publicidade

O destaque desse vídeo fica por conta do ponto de vista privilegiado da Pedra da Mina. Nele, um drone captura as belezas da Serra da Mantiqueira em ângulos exclusivos, que demonstra a extensão da região.

Um pouco mais sobre a Pedra da Mina

Nesse vlog, o viajante dá suas impressões acerca do trajeto da Pedra da Mina enquanto percorre o caminho. Detalhes sobre as condições do percurso são citados, sendo um vídeo indicado para quem deseja ter conhecimento mais aprofundado sobre o local.

A Pedra da Mina é simplesmente incrível. Agora que você já sabe tanto sobre ela, você está com seu roteiro de viagem bem encaminhado. Mas antes, confira também o Poço das Antas. Boa viagem!