Pedra do Sal: um guia de visitação para celebrar a cultura brasileira

Por
Atualizado em 22.11.22

Muito conhecida como o ‘Berço do Samba’, a Pedra do Sal é um ponto turístico que carrega história e diversão no mesmo local. Afinal, foi nesse espaço que o samba de roda e alguns dos grandes sambistas populares surgiram. Neste guia de visitação, confira dicas essenciais para essa atração do Rio de Janeiro.

Publicidade

Onde fica o Pedra do Sal

A Pedra do Sal fica localizada no Rio de Janeiro, no centro do bairro Saúde. Por isso, a melhor opção de chegar na cidade é pelo Aeroporto do Rio de Janeiro Santos Dumont, que fica a apenas 4 km de distância do local. Essa região é muito frequentada pelos turistas e cariocas, pois esse ponto turístico carrega um ícone religioso extremamente importante para a cultura africana.

Como chegar

A melhor forma é partir do centro do Rio de Janeiro, pois essa opção fica apenas 5 km de distância da atração. Para chegar até a Pedra do Sal, parta do bairro da Gamboa e siga pela Rua Sacadura Cabral. Em seguida, vá para a Rua Argemiro Bulcão e passe pelo Largo de São Francisco da Prainha. Você ainda pode optar por chamar um táxi ou aplicativo de corrida, mas a cidade também oferece ótimas linhas de ônibus.

A Pedra do Sal é um ótimo ponto de encontro para entrar em contato com a cultura brasileira, pois reúne turistas do mundo inteiro e diversos artistas de rua se encontram para apresentar sua arte. Assim, siga para o próximo tópico e conheça um pouco da história desse local.

História da Pedra do Sal

A história da Pedra do Sal começou no Brasil Colônia, no século XVII. Na época, o local ficou conhecido porque era utilizado como ponto de embarque/desembarque de sal e havia ainda um grande mercado de escravos. Somente em 1600 que a história começou a mudar, quando um grupo de baianos começou a ocupar o bairro, consolidando cultivo e cultura para a população.

Em 1984, a atração foi reconhecida como Patrimônio Histórico devido a sua grande importância cultural. A área reconhecida começa na Pedra do Sal e se estende até a Cidade Nova, conhecida como a ‘Pequena África’. Essas duas regiões são muito famosas por sua grande população negra e quilombos, além dos belos terreiros de candomblé instalados no local.

A região também já foi palco do surgimento das primeiras escolas de samba do Rio de Janeiro e é um símbolo de resistência, que luta contra preconceitos e negação dos valores culturais brasileiros.

Publicidade

Como visitar a Pedra do Sal

Agora que você já conhece um pouco da história da Pedra do Sal, é importante ficar por dentro de dicas para realizar uma boa visitação. Afinal, o local é movimentado, perfeito para sair da rotina e curtir uma boa música. Confira as informações:

  • Opção de passeio econômico: apesar de estar localizado em uma região turística, os preços são bem em conta. Além dos diversos bares e restaurantes, você também encontra opções de comércio ambulante.
  • Como se locomover: a melhor maneira de se locomover é por táxi, carro particular ou aplicativo de corrida. O transporte público do Rio de Janeiro costuma ser bom, mas ele fica lotado em horários de pico.
  • Utilize roupas confortáveis: o clima do Rio de Janeiro costuma ser bem quente, mesmo à noite. Então, utilize roupas leves e confortáveis para aproveitar o seu passeio sem nenhum incômodo.
  • Confira a programação: sempre fique por dentro das novidades da atração, pois o local sempre organiza eventos diferenciados. Você pode conferir as novidades da programação local no perfil oficial da Roda de Samba da Pedra do Sal.
  • Contratar um guia turístico: considere contratar um guia turístico se quiser conhecer melhor a região da Pedra do Sal. Também existe possibilidade de fazer excursões particulares e aproveitar para visitar outras regiões do Rio de Janeiro.

  • Melhor época para ir: certamente, o carnaval é a melhor época do ano para visitar a Pedra do Sal, pois a atração recebe diversos visitantes e o clima fica ainda mais animado com programações únicas. Você também pode ir aos finais de semana ou no segundo sábado de cada mês.
  • Baile de Black Music: no segundo sábado de cada mês ocorre o Baile de Black Music. Esse evento propõe celebrar a cultura negra através de diversos gêneros musicais. O evento é gratuito, tem início às 18 h e não tem hora para acabar.

Anotou todas as informações essenciais para realizar sua visita? Agora você já está pronto para conhecer uma das maiores atrações do local, a Roda de Samba da Pedra do Sal.

Roda de Samba da Pedra do Sal

Se trata de um grupo formado por sete músicos. Eles se reúnem todas as segundas para tocar na Pedra do Sal e manter a cultura do samba viva na região. Os músicos tocam ao ar livre, em uma mesa central localizada próximo ao pé da pedra. Ali, o som de instrumentos famosos, como cavaquinho, violão, reco-reco de bambu, cuíca e pandeiro são amplificados, formando melodias bem conhecidas.

  • Horários: todas as segundas, às 18 h.
  • Preço: a entrada é franca e liberada para todas as idades.

O grupo também realiza palestras a respeito da história do lugar, a fim de resgatar a cultura e integrar as novas gerações. Donga, Teresa Cristina, João da Baiana, Pixinguinha, Heitor dos Prazeres são alguns dos grandes nomes que já se apresentaram na Pequena África.

8 fotos da Pedra do Sal para apreciar a arte popular

A Pedra do Sal é um ótimo local para reabastecer a criatividade. Se inspire nas influências artísticas e veja algumas fotos que resumem a essência do lugar:

1. A Pedra do Sal é um patrimônio histórico e cultural necessário

2. Pois a resistência resultou em um lugar para viver a cultura brasileira

3. Com manifestações artísticas singulares

4. Aqui, história e arte se misturam

5. Criando um ambiente colorido e agitado

6. As artes nas paredes dão um ar despojado e político

7. Afinal, a livre expressão não passa despercebida

8. Venha aproveitar a Roda de Samba em um lugar que respira cultura

2 de dezembro é considerado o Dia Nacional do Samba e é uma ótima data para visitar o local. Nesse dia, é realizado um ritual com a lavagem da Pedra do Sal, finalizado com uma festa comemorativa com diversas apresentações para celebrar a cultura do ritmo.

Vídeos sobre a Pedra do Sal para sentir a energia do local

Sempre é bom assistir vídeos de quem já passou pelo local para ter informações extras. Então, veja alguns vídeos da Pedra do Sal e confira mais detalhes sobre o berço do samba:

Mais um pouco sobre a história da Pedra do Sal

Publicidade

Conhecida como a antiga ‘Pedra da Prainha’, a Pedra do Sal guarda uma história muito importante para a cultura afro-carioca. Nesse vídeo, veja alguns dos principais aspectos deste patrimônio histórico do Rio de Janeiro e fique pronto para começar sua visitação.

Roda de Samba

Com esse vídeo você terá uma noção de como é a experiência de assistir a Roda de Samba da Pedra do Sal. A alegria e descontração do povo carioca é um grande destaque que torna o passeio ainda mais interessante. Confira!

Um passeio pela Pedra do Sal

Uma boa dica é visitar a Pedra do Sal durante o dia e aproveitar para provar a culinária local a noite. Além disso, você também pode conhecer alguns edifícios históricos, como a Igreja de São Francisco da Prainha. Ademais, você ainda conhece algumas curiosidades sobre a região.

Gostou de saber mais sobre a Pedra do Sal? Então confira outros lugares pouco conhecidos do Rio de Janeiro.