Pico da Caledônia: visite o ponto mais alto da Região Serrana do Rio

Escrito por Bruno Mendes
Atualizado em 02.12.20

Pronto para respirar ar puro, fazer trilhas e conferir paisagens impressionantes de montanhas, vegetação e nuvens? Então, veja como vale a pena ir ao Pico da Caledônia, um dos mais belos atrativos naturais do Rio de Janeiro. Prepare-se para tirar muitas fotos e guardar imagens na memória por muito tempo.

Continua após o anúncio

Como chegar ao Pico da Caledônia

Com 2257 metros, o Pico da Caledônia está localizado no Parque Estadual dos Três Picos, entre os munícipios de Nova Friburgo e Cachoeira do Macacu, no Rio de Janeiro. Para chegar lá a pé, o visitante precisa seguir de ônibus até o bairro Cascatinha, em Nova Friburgo, e caminhar por longo caminho de paralelepípedo até a entrada do parque. É possível chegar à guarita do parque de moto ou carro, mas tenha cuidado, pois, ocasionalmente, ocorrem deslizamentos na estrada.

O que você precisa saber antes de ir

Antes de você pegar a estrada rumo à exuberante região serrana do Rio, confira informações importantes sobre esse atrativo turístico.

  • O local: após passar pelo portão de entrada, o viajante caminhará por região com área verde preservada e muitos exemplares da fauna.
  • Horário de acesso: a visita ao Pico da Caledônia pode ser feita das 6h às 15h.
  • Entrada gratuita: boa notícia, você não paga nada para entrar na atração.
  • O que levar: é necessário apresentar a identidade na entrada e é recomendado levar kit de primeiros socorros, frutas, barras de cereais, garrafinhas de água e agasalho.
  • Menores devem estar acompanhados: menores de idade somente poderão acessar o Pico da Caledônia se estiverem acompanhados por quem tem 18 anos ou mais.

Chegou a hora de conhecer em detalhes os caminhos que levam cada visitante ao Pico da Caledônia!

A trilha do Pico da Caledônia

A trilha tem cerca de 5.5 km e intensidade densa, pois passa por áreas íngremes. Já o tempo do trajeto, varia entre 4 e 5 horas ida e volta. Ao longo do percurso, trilheiros e trilheiras se deparam com construções antigas, cerejeiras, pinheiros, araucárias e pássaros de variadas espécies e, no final, passam por uma escadaria com 630 degraus.

Lá do cume é possível observar trechos da Região dos Lagos, da Região Serrana e até mesmo da Baia de Guanabara que fica na capital carioca. Não se esqueça de usar um bom tênis durante antes a caminhada e, antes de ir, verifique as condições do tempo. Sem dúvida, é muito melhor fazer esse passeio em dias ensolarados.

Hotéis e pousadas

Selecionamos três ótimas hospedagens para você descansar com o merecido conforto entre um passeio e outro.

  • 746 Pousada – $: situado a apenas 4 km do Pico da Caledônia, eis o melhor estabelecimento para quem deseja qualidade, bons serviços e preços camaradas.
  • Hotel Fabris – $$: excelente opção para o hóspede que deseja ficar no centro de Nova Friburgo e aproveitar um pouco o núcleo urbano da charmosa cidade fluminense.
  • Hotel Fazenda Caledônia Inn – $$$$: esse hotel fazenda conta com variados serviços e fica a 1300 metros acima do nível do mar, ou seja, permite que cada hóspede se sinta imerso à atmosfera montanhosa da região o tempo todo.

Gostou? Saiba que, além desses locais listados, existem outros hotéis, pousadas e hostels muito bem recomendados perto do Pico da Caledônia.

Vídeos sobre o Pico da Caledônia para você viajar logo

Dá uma olhada nesses três registros inspiradores feitos por quem amou o Pico da Caledônia. Certamente você vai ficar com vontade de antecipar esse passeio!

A trilha do Pico da Caledônia

Aqui você vai ter uma ideia sobre a trilha. Além das imagens sublimes, o vídeo é muito informativo. Assista até o final, pois vale a pena.

Um passeio aéreo pelas serras

Nada de palavras, nesse vídeo você irá conferir o Parque Estadual dos Três Picos através de imagens captadas por um drone. Será que os flagrantes são convidativos? Assista e tire as suas conclusões.

Vai viajar de moto? Esse vídeo é para você

Esse material faz com que você imagine a experiência de percorrer a trilha do Pico da Caledônia de moto. Perceba como é uma sábia decisão ir ao local em dias ensolarados.

Já sabe qual a máquina você irá levar no passeio? Escolha a melhor que você tiver, afinal, esse pedacinho do Rio de Janeiro é para lá de fotogênico.

10 fotos encantadoras de Pico da Caledônia

Agora, confira imagens incríveis do Pico Caledônica que vão te deixar com vontade de fazer as malas e viajar hoje mesmo.

1. Um dos lugares mais incríveis de Nova Friburgo

2. Um destino que combina com aventura

3. Imagina só esse contato com a natureza

4. Esse repertório paisagístico não vai sair da sua memória

5. Prepare-se para um acampamento nota 10

6. A região serrana tem o clima mais agradável do Rio de Janeiro

7. Que tal chegar sentir essa energia?

8. Natureza, belas construções. Friburgo é um encanto!

9. Siga por essas trilhas

10. E descubra um paraíso apaixonante

Antes ou depois de conhecer o Pico da Caledônia, programe um tour completo por Nova Friburgo, a Suiça brasileira. Você vai amar o friozinho, o chocolate quente e muito mais.