7 atividades para fazer em Piraju, cidade em que a natureza e a história se encontram

Piraju é um dos municípios considerados Estância Turística pelo Estado de São Paulo. Acredita-se que a cidade teve seu início por volta de 1800, por conta de uma estrada que existia ali e era utilizada pelos viajantes. A fertilidade da terra chamou a atenção de alguns colonos que acabaram por se estabelecer na região. A Estância conta com diversas atividades, confira!

Publicidade

Onde fica Piraju

Está localizada no sudoeste do estado de São Paulo, no Vale do Paranapanema, próximo a divisa com o estado do Paraná, a 323 km da capital.

Como chegar

Para chegar, você deverá seguir pela Rodovia Raposo Tavares e pela João Melão. A rodovia é margeada alguns quilômetros pela represa Jurumirim, o que garante uma bela paisagem aos viajantes.

Você saberá que chegou ao avistar um grande peixe amarelo, monumento de boas-vindas da cidade.

O que fazer em Piraju para se divertir e aproveitar

Cercada por represas, a cidade conta com diversas cachoeiras e programas ao ar livre. Confira algumas atividades que você não pode perder:

1. Conhecer a Cachoeira do Castelo

Conhecida também como Cachoeira do Cisne, é o local perfeito para você curtir um banho e descansar. Está a 4 km da cidade, o acesso é fácil e é necessário pagar uma taxa na portaria, pois fica em propriedade privada. A partir dali você caminha pouco menos de 1 km para chegar até a queda d’água. Andando um pouco mais você encontrará a Cachoeira do Arco-Íris, que faz parte dessa mesma fazenda.

2. Apreciar a Garganta do Diabo

Parte de um trecho de uma corredeira conhecida internacionalmente como uma das melhores para canoagem da América Latina, a Garganta do Diabo, ou Salto de Piraju, está localizada no recinto FECAPI, área de eventos onde temos também espaços para caminhada e restaurantes. As águas desse trecho do Rio Paranapanema são agitadas e se afunilam em um pequeno cânion, tenha cuidado ao se aproximar.

Publicidade

3. Voe com a Tirolesa das Corredeiras

Uma das atividades que você pode aproveitar para se divertir é a Tirolesa das Corredeiras. Voar por essa tirolesa é uma grande e bela aventura, ela possui uma elevação de 81 m acima do Rio Paranapanema e tem uma distância de 500 m. Você paga uma taxa de acordo com a quantidade de descidas.

4. Visitar a Floresta das Corredeiras

A Floresta das Corredeiras é uma área de preservação ambiental permanente, protegida por lei. Ela e a cidade de Piraju despertam a curiosidade de muitos observadores de aves. A Estância possui 48 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada e foram fotografadas mais de 190 espécies de aves nessa região e diversos animais silvestres.

5. Vá na Usina Hidrelétrica

A Usina Hidrelétrica de Piraju foi a primeira construída no Rio Paranapanema, ainda na época da expansão cafeeira. Tem capacidade de 80 MW, possui uma barragem de 38 m de altura e seu reservatório tem área igual a 12,75 km². De lá, os visitantes podem se encantar com paisagens e vistas únicas, como na imagem acima.

6. Curtir no Parque Dourado

É um lindo local margeado pelas corredeiras do Rio Paranapanema, a 4 km da cidade de Piraju, ideal para quem gosta de acampar ou fazer observação de aves. O Parque não tem muita infraestrutura, mas possui quiosques com churrasqueira e é rodeado pela natureza.

7. Praticar esportes no rio

O Rio Paranapanema é a principal paisagem da cidade e o menos poluído do estado de São Paulo. Nele você poderá fazer passeios de lancha, caiaque, pedalinho e várias outras atividades.

Em Piraju não faltarão atividades para você e sua família! Confira algumas dicas importantes que ajudarão você nessa viagem.

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor

Para que você aproveite ainda mais não deixe de conferir essas 5 dicas preciosas:

  • Conheça a Prainha: a aproximadamente 16 km do centro da cidade, a prainha é uma das atrações mais conhecidas em Piraju. É a opção perfeita para curtir e se refrescar à beira da represa Jurumirim.
  • Visite o Museu Constantino Leman: ótima opção para você conhecer mais Piraju. O museu possui um pequeno acervo contando a história da cidade e das pessoas que viveram ali.
  • Pratique esportes radicais: se você gosta de aventuras, pratique esportes no Paranapanema. Além da tirolesa, você poderá praticar outros esportes radicais, como rapel, rafting, boia cross e outros. Aproveite!
  • Passeie de Jipe: você pode fazer um passeio de Jipe que dura em torno de 3 horas e te leva para conhecer lugares encantadores, propiciando experiências únicas junto as belezas de Piraju e região.
  • Vá ao Centro Regional de Arqueologia Ambiental: conhecido como Casa da USP, é um espaço ligado ao Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Você conhecerá objetos interessantes e fascinantes.

Essas dicas são para deixar a sua viagem ainda mais inesquecível. Agora que você já tem diversas informações sobre esse destino, confira onde se hospedar:

Onde se hospedar

Acomodações confortáveis é o match perfeito para uma viagem em um lugar com tanta beleza natural e preservação. Veja algumas opções de hospedagem que cabem no seu bolso:

Publicidade

  • Hotel Fazenda e Pesqueiro Recanto do Monte Alegre – $: É o local ideal para aproveitar com a família. O café da manhã está incluso na diária e animais de estimação são permitidos, com taxas adicionais. O hotel oferece trilhas, lagos de pesca, piscina externa aquecida, playground e muito mais.
  • Pousada Manacá – $$: É uma opção um pouco mais elevada que a anterior, a Pousada Manacá tem um café da manhã incrível e incluso na diária, possui piscina e bar. Porém, animais de estimação não são permitidos.
  • Espaço Império – $$$: Essa acomodação é para quem quer ter privacidade completa ou que viaja com a galera. É uma casa inteira disponível, com churrasqueira e piscina. Assim, você pode levar seu animal de estimação sem custo adicional nenhum.

Que tal saber ainda mais sobre a cidade? Confira abaixo 5 curiosidades de Piraju!

Curiosidades sobre Piraju

Para além das informações necessárias para marcar sua viagem, veja algumas curiosidades sobre a Estância e conheça ainda mais!

  • Cidadão de Piraju: o nome que se dá para o cidadão de Piraju é pirajuense.
  • Origem do nome: Piraju em língua tupi significa “peixe amarelo”.
  • Número de habitantes: a cidade possui em torno de 30 mil habitantes.
  • Pioneiro na abolição: foi o primeiro município a abolir a escravidão antes da Lei Áurea.
  • Café de qualidade: a cidade é conhecida internacionalmente pela sua produção de café de alta qualidade. Não deixe de experimentar!

Confira a seleção de fotos abaixo e se deslumbre com as belezas de Piraju.

10 fotos de Piraju para te impressionar!

Essas fotos te deixarão morrendo de vontade de conhecer a cidade o mais rápido possível.

Publicidade

1. Aprecie as águas agitadas!

2. Se encante com as cachoeiras

3. Percorra paisagens incríveis

4. Conheça a história

5. Se encante mais ainda!

6. Aproveite para se refrescar

7. E usufruir dos melhores momentos

8. Junto com as melhores vistas

9. E as cores mais lindas

10. Aproveite e pesque um trairão!

Piraju é uma ótima alternativa para se conectar com a natureza e se divertir com a família, não é mesmo? Aproveite e coloque esse destino no seu roteiro de viagem!

Um pouquinho mais de Piraju

Agora que você já sabe onde fica a cidade, o que fazer, onde se hospedar e ainda recebeu dicas preciosas, confira os vídeos abaixo e faça as suas malas:

Voando por Piraju

Essas imagens aéreas da cidade são de fazer qualquer um se apaixonar. Voe com as mais belas paisagens da cidade e conheça Piraju de cima!

Conheça os principais pontos turísticos

Essa matéria do programa Revista de Sábado mostra alguns pontos turísticos da cidade e atividades que você pode fazer. Confira!

Saiba como chegar na cidade

No vídeo acima você acompanha três amigos de moto indo até a Prainha de Piraju para conhecer. Conheça também e já fique atento em como chegar até a cidade.

Gostou de conhecer Piraju? Conheça também a cidade de Avaré e se refresque na represa Jurumirim.