7 razões para você visitar São José do Barreiro, na serra paulista

Por                                
Em 01.09.21

Se o interior paulista é a sua próxima rota de viagem e você quer descobrir um lugar único no estado, saiba que você precisa visitar São José do Barreiro. Essa cidade está localizada na Serra da Bocaina e tem passeios incríveis. Além disso, é o melhor lugar para quem ama ecoturismo. Animou em conhecer? Então, confira mais detalhes do destino:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica São José do Barreiro

A cidade de São José do Barreiro está localizada no interior do estado de São Paulo, a 268 km da capital. Ela fica na região da Serra da Bocaina e está a 36 km de Resende (RJ) e 47 km de Bananal (SP).

Como chegar

A melhor maneira de chegar até São José do Barreiro é partindo do centro de São Paulo. De carro, basta seguir pela Rodovia Presidente Dutra, com sentido ao município de Queluz, que leva diretamente ao destino. Se preferir, você também pode optar pelo transporte público. Para isso, é preciso embarcar da capital para Guaratinguetá e, de lá, pegar uma das diversas linhas de ônibus da cidade.

Caso você venha do Rio de Janeiro, precisa ir pela Rodovia Presidente Dutra até a altura da RJ-157, chegando na cidade de Bananal e depois seguindo até São José do Barreiro.

Seja qual for a sua forma de chegar, uma coisa é certa: você vai se surpreender com as paisagens do caminho. Afinal, o interior paulista é cheio de belezas naturais e garante sempre boas descobertas. Aproveite a viagem!

O que fazer em São José do Barreiro

Trilhas ecológicas, cachoeiras, destinos históricos, realmente não faltam opções de atrações para você curtir em São José do Barreiro. A cidade é conhecida por ser uma excelente estância turística e por isso oferece os melhores programas. Confira, a seguir, o que te espera em seu passeio:

1. Parque Nacional da Serra da Bocaina

São José do Barreiro é conhecida por ser a porta de entrada para a Serra da Bocaina, então aproveite para iniciar a sua viagem conhecendo esse belo destino. O parque tem paisagens lindas da Serra do Mar e possui muitos atrativos. No local, é possível fazer trilhas ecológicas, praticar esportes e descobrir cachoeiras incríveis. Além disso, a fauna e flora da região são exuberantes, o que vale muito a visita.

Publicidade

2. Cachoeira Santo Izidro

Localizada dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Cachoeira Santo Izidro é uma das mais belas da região. Com 60 metros de altura, a queda d’água surge em meio à natureza e encanta os visitantes. No local, é possível relaxar e ainda curtir um banho muito refrescante. Vale lembrar, que para chegar até lá, é preciso fazer uma pequena trilha em meio à mata nativa.

3. Cachoeira das Posses

Outra cachoeira que pede uma visita em São José do Barreiro é a Cachoeira das Posses. Ela também faz parte da Serra da Bocaina e tem muitas belezas naturais. No espaço, você pode desfrutar de corredeiras relaxantes e poços d’água que são ideais para banho. Por fim, para chegar ate o local é necessário fazer uma trilha que tem, em média, 3h de duração.

4. Fazendas históricas

Além de atrações naturais, São José do Barreiro possui atrativos históricos valiosos. As fazendas da região são lindas e também oferecem muitos passeios. A maioria fez parte do Ciclo do Café e algumas aliás, têm mais de 200 anos de história. Duas propriedades que vale a pena conhecer são a Fazenda da Barra e a Fazenda São Francisco, que são cercadas pela natureza e também oferecem ótimos programas.

5. Ecoturismo

Caso você prefira curtir momentos de aventura, saiba que pode aproveitar também o destino para praticar ecoturismo. Afinal, a região de São José do Barreiro é rica em natureza e conta com roteiros incríveis. Pela cidade, você pode praticar mountain bike, vôo livre e ciclismo e assim se divertir bastante. Uma dica de passeio é a Trilha do Ouro, que guarda muitas surpresas pela serra paulista.

6. Igreja Matriz de São José

Se você optar por descobrir um pouco mais sobre a cultura local, saiba que vale a pena conhecer a Igreja Matriz de São José. O centro religioso foi construído em 1881 e diz muito sobre a história da cidade. No espaço, é possível apreciar uma bela arquitetura, vitrais, assim como imagens sacras. Por fim, a igreja está localizada no centro, na Praça Coronel Cunha Lara, que também é muito aconchegante.

7. Culinária local

Por fim, não encerre o seu dia de passeios sem antes provar a culinária típica de São José do Barreiro. Afinal, a cidade tem restaurantes que servem pratos regionais muito saborosos. Um cantinho que merece a sua visita é o Restaurante Rancho, que serve pratos da culinária caipira, tem música ao vivo e conta com um espaço agradável. Sem dúvida, essa vai ser a melhor forma de encerrar a viagem.

Com essas opções de passeios, com certeza o seu tour por São José do Barreiro será incrível, não é? Para curti-lo melhor, escolha viajar entre os meses de maio e agosto, pois nessa época chove menos na cidade e a sua estadia estará garantida!

Onde se hospedar em São José do Barreiro

A região de São José do Barreiro conta com boas opções de hospedagens. Então vai ser fácil encontrar uma acomodação agradável para a sua viagem. A seguir, confira algumas sugestões para você considerar em seu roteiro:

  • Hotel Resende Inn – $$: essa opção fica em Resende, a 30 km da cidade, mas é uma escolha acessível e com bom custo-benefício. Ela conta com quartos confortáveis, bom atendimento, assim como variadas opções de lazer. Por fim, o seu destaque está no café da manhã, que é excelente, segundo os visitantes.
  • Pousada Fazenda São Benedito – $$$: essa opção é ideal para a família. Ela tem quartos completos e bem equipados, ambientes agradáveis e um café da manhã tradicional. O seu diferencial está na estrutura, que é aconchegante e deixa o visitante muito próximo da natureza.
  • Pousada Fazenda da Barra – $$$$: essa escolha é perfeita para casais, pois tem quartos confortáveis e bem equipados. O espaço também conta com boas opções de lazer e serve refeições típicas da região. O seu destaque está em oferecer passeios para curtir na cidade.
  • Pousada Encanto da Bocaina – $$$$$: essa sugestão é ideal para quem busca sossego, pois está localizada em meio à natureza. Ela conta com quartos de luxo, restaurantes e boas atividades de lazer. Por fim, o seu diferencial fica por conta da localização, que tem vista privilegiada para as montanhas.

Seja qual for a sua escolha, certamente você vai curtir se hospedar em São José do Barreiro. Afinal de contas, a cidade tem opções acessíveis e variadas, que sempre agradam os visitantes.

Publicidade

10 fotos lindas de São José do Barreiro para você admirar

Depois de conferir as melhores dicas de passeios e hospedagens, que tal conhecer mais detalhes de São José do Barreiro? A seguir, veja imagens lindas da cidade e se apaixone ainda mais pelo destino:

1. Se você ama estar em contato com a natureza

2. E curte admirar belas paisagens

3. Então saiba que você precisa fazer uma visita à São José do Barreiro!

4. Esse destino é cercado de belezas naturais e tem atrações únicas

5. Na cidade, você pode fazer passeios em meio à natureza

6. Conhecer atrativos históricos

7. E também descobrir mais sobre a cultura local

8. Além disso, um horizonte incrível também está a sua espera!

9. Pronto para curtir as belezas desse destino encantador?

10. Então é só programar o tour e se aventurar pelo interior paulista!

São José do Barreiro é de fato um destino incrível, não é? As suas belezas naturais somadas aos seus passeios são realmente a garantia de curtir momentos únicos!

Vídeos de São José do Barreiro para inspirar ainda mais o seu passeio

Por fim, para inspirar ainda mais a sua viagem, fique com novas dicas e curiosidades sobre São José do Barreiro. As informações, dadas pelos próprios visitantes, certamente vão deixar o seu roteiro ainda melhor:

Como chegar à Cachoeira Santo Izidro

Publicidade

Nesse vlog, um casal de visitantes conhece a Cachoeira Santo Izidro, que é uma das mais belas do Parque Nacional da Serra da Bocaina. No vídeo, é possível conferir como chegar à atração e ver detalhes da trilha. Se você quer curtir essa mesma aventura, com certeza vale muito a pena assistir ao passeio!

Aventura pela Trilha do Ouro

Já nesse vídeo, um grupo de visitantes resolve percorrer a Trilha do Ouro, que é um dos passeios mais conhecidos da Serra da Bocaina. No vlog, é possível ver detalhes dessa aventura e ainda ficar por dentro de novas dicas de passeios. Se você pretende ficar mais tempo em São José do Barreiro, vale a pena curtir o programa, que percorre até 3 dias pela região.

Belas imagens da Cachoeira da Usina

Aqui, você vai conferir imagens áreas da Cachoeira da Usina, outra atração que pede uma visita em São José do Barreiro. A queda d’água é cercada pela natureza e também revela belas paisagens. Com certeza, apenas pelas cenas, o seu guia vai ganhar mais um destino de viagem!

Mais passeios na Serra da Bocaina

Por fim, fique com mais uma lista de programas para curtir na Serra da Bocaina. Nesse vídeo, uma visitante conheceu a região através da cidade de Bananal, que também é linda. Se você quer novos destinos para continuar curtindo a natureza, então vai aprovar as sugestões.

Curtiu o roteiro? Então programe o quanto antes a sua viagem para São José do Barreiro. Afinal, atrações e passeios incríveis te esperam! Outro destino que também vale a pena visitar é Salesópolis. A cidade é cheia de atrações históricas e naturais únicas. Sem dúvida, essa vai ser mais uma viagem marcante para a conta!