Visite o Pontão do Lago Sul, a “praia” de Brasília que encanta a visão e o paladar

Por
Atualizado em 09.03.23

O Pontão do Lago Sul foi construído em uma das mais bonitas regiões de Brasília e conquistou o título de “praia” do Distrito Federal. Localizado às margens do famoso Lago Paranoá, a vibe se transforma ao anoitecer, com música ao vivo e um clima fresquinho. Confira um guia especial para tornar essa visita inesquecível.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o Pontão do Lago Sul?

O Pontão do Lago Sul é o maior centro de entretenimento de Brasília e fica localizado às margens do Lago Paranoá, com restaurantes, espaço para caminhadas, eventos em dias selecionados e um pôr do sol especial. A inauguração do Pontão, como é carinhosamente chamado pelos locais, foi em 2002, mas na época não era muito frequentado.

Ao longo dos anos, restaurantes e quiosques foram se instalando e a ótima infraestrutura começou atrair moradores e turistas. A vista da famosa Ponte JK complementa a paisagem magnífica do local. Por causa disso, a praia é considerada uma das atividades principais para fazer em Brasília e aparece frequentemente em diversos roteiros.

Onde fica o Pontão do Lago Sul

O endereço do Pontão do Lago Sul é SHIS Ql 10, Lote 1/30, Lago Sul, 71630-100. O centro de entretenimento fica às margens do Lago Paranoá, especificamente na região sul. Além disso, o espaço é lar das casas mais sofisticadas do Distrito Federal e fica a 4 km da Esplanada dos Ministérios.

Como chegar

Se você está de carro, basta inserir o endereço no GPS. Uma ótima referência é a Ponte Costa e Silva, que está ao lado do Pontão do Lago Sul. Também é possível utilizar o transporte público, é só escolher entre as linhas 147.3 e 147.4.

Como não há estação perto, o metrô não é muito indicado. Assim, utilizar aplicativos de corrida ou táxi podem ser ótimas opções para os viajantes que não estão dirigindo. Analise sua situação e decida o que é melhor para o seu contexto.

Como visitar o Pontão do Lago Sul

Você sabia que o Pontão é muito democrático? Além da variedade de horários de funcionamento, você não paga para entrar. Descubra outras dicas como essa e aprimore sua visita:

Publicidade

  • Valor da entrada: você não paga para entrar, mas se prepare para desembolsar alguns reais para visitar restaurantes e realizar atividades.
  • Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira das 7h à meia-noite e de sexta-feira a sábado das 7h à 1h. Além disso, cada restaurante ou quiosque possui horário próprio, então confira a rede social de cada estabelecimento.
  • Valor do estacionamento: você não paga para estacionar, é gratuito.
  • Banho no Pontão: o Lago Paranoá é ótimo para se refrescar, mas o Pontão do Lago Sul não tem estrutura para mergulhos nem guarda-vidas.
  • Animais de estimação: o espaço é pet friendly, mas cada restaurante ou quiosque possui normas próprias. Além disso, leve saquinhos para recolher as necessidades do seu animal, pois isso é lei em Brasília e pode até gerar multa.
  • Piqueniques: não é possível fazer piquenique por questões de higiene, mas é comum encontrar pessoas comendo alguma coisa que trouxeram de casa no gramado.
  • Melhor momento para ir: como é um local aberto, a melhor hora para visitar é no fim da tarde e à noite. Dessa forma, você foge do calor de Brasília e aproveita a vibe divertida do momento.

Por fim, fique de olho em programações especiais durante o ano, pois um palco costuma ser montado para oferecer música e apresentações ao vivo. Além disso, o Pontão organiza algumas corridas, maratonas ou competições de stand up paddle. A programação pode ser acompanhada nas redes sociais oficiais.

O que fazer no Pontão do Lago Sul

A principal atividade do Pontão do Lago Sul é a gastronomia, que reúne restaurantes, bares, sorveterias e quiosques. Além disso, há muitos barcos circulando pela orla e pessoas praticando esportes aquáticos. Veja o que fazer no centro de entretenimento mais divertido de Brasília:

1. Restaurante Fausto e Manoel

O restaurante Fausto e Manoel possui diversas unidades em Brasília. Contudo, no Pontão, a vista é espetacular. A estrutura conta com dois pavimentos, mesas ao ar livre e espaço interno. Já o cardápio reúne opções de comida brasileira, com buffet e pratos à la carte.

Além disso, o happy hour com dose dupla de chope acontece de segunda a sexta, das 16h às 20h. Experimente o baião de dois, o escondidinho de carne-seca, o bacalhau e o mix de pastéis. Os drinks possuem sabores diferentes, como maçã verde e gengibre.

2. Gran Bier

Um bar conhecido por ter um dos chopes mais gelados de Brasília, ideal para se refrescar do calor da capital. No almoço, costuma ter buffet, no sábado, há feijoada e o happy hour é das 16h às 20h. Aos domingos, as pizzas costumam ter 20% de desconto a partir das 17h.

As bebidas são o ponto forte, mas o cardápio à la carte não desaponta ninguém. O restaurante oferece pratos com salmão, arroz de polvo, carnes, paella e moqueca. A estrutura do Gran Bier é bonita e moderna e algumas mesas possuem vista para o Lago Paranoá, como a maioria dos restaurantes do Pontão.

3. Same Same

O restaurante surgiu devido a uma viagem à Ásia, quando a arquiteta e economista Raquel Siqueira ficou encantada com a culinária local. Ao retornar, decidiu criar um restaurante com pratos típicos da Tailândia, do Vietnã e da Coreia. O nome foi inspirado na expressão tailandesa ‘Same Same, but different’, que pode ser traduzida como ‘igual, mas diferente’.

O espaço pequeno é acolhedor, com uma decoração que remete ao sudeste asiático. Já o cardápio conta com sopas, saladas e frutos do mar. Se você procura uma culinária mais saudável, esse é o destino certo no Pontão do Lago Sul.

4. Mormaii Surf Bar

A famosa marca de artigos esportivos reúne os visitantes em um ambiente relaxante. O destaque fica por conta da música ao vivo, que acontece todas as noites a partir das 20h. No almoço, há buffet de saladas e festival de sushi; à noite, combinados de sushi, sanduíches e crepes. Além disso, o Mormaii Surf Bar organiza aulas de stand up paddle às margens do Lago Paranoá em dias selecionados e tem uma lojinha anexa ao bar.

Publicidade

5. Sallva Bar e Restaurante

O restaurante lembra um beach club, pois possui decoração simples e luxuosa. A boa notícia é que todas as mesas e sofás estão voltados para a vista do Lago Paranoá. Sobre o cardápio, o famoso restaurante paulistano Sallvattore Bar e Ristorante oferece peixes, frutos do mar, petiscos, saladas, massas, carnes e pratos para a família.

Também há oções veganas, vegetarianas e low carb. Além disso, é possível comprar lembrancinhas na famosa loja de Trancoso, Jacaré do Brasil, que possui uma unidade no interior do estabelecimento.

6. Soho

O Soho é uma opção para executivos, famílias e casais, pois o ambiente é bem requintado. O luxo começa logo na entrada, com uma estrutura contemporânea e esculturas modernas. A culinária internacional é o carro-chefe, oferecendo diversos pratos com filé, picanha e bacalhau. O local também possui um sushi bar no interior e oferece um vasto catálogo de vinhos, com mais de 150 rótulos no cardápio.

7. Izzi Wine Garden

O Izzi Wine Garden recria um jardim com vista para o Lago Paranoá, com a maioria das mesas em ambientes externos. Os pratos também são sofisticados: você encontra pizzas, massas e peixes. Nas quartas-feiras, os drinks costumam ter 50% de desconto e a música ao vivo acontece em dias selecionados. Uma dica de sobremesa é o cheesecake com calda de framboesa.

8. Manzuá

O ambiente do Manzuá remete a um hotel fazenda, e a especialidade da casa são frutos do mar e culinária brasileira. O salão principal comporta 200 pessoas, há uma varanda para aproveitar a vista com capacidade de 77 pessoas e a infraestrutura ainda possui o Quiosque do Acarajé. Não sabe o que pedir? Experimente camarão, carne de sol, frango a passarinho e dadinhos de tapioca.

9. Quiosques

Os quiosques ao longo do Pontão do Lago Sul são perfeitos para quem procura lanches rápidos e opções mais em conta. Experimente um açaí no Oakberry, peça hambúrguer e batatas rústicas no Geléia, deguste paletas mexicanas no La Paleta ou beba um cafezinho no Quiosque Náutico. Para experimentar deliciosas sobremesas, quiches e gelatos, vá ao Stonia Ice Creamland ou ao Bacio Di Latte

10. Passeio de barco

O Pontão do Lago Sul não disponibiliza passeios de barco oficialmente, mas há empresas privadas que oferecem essa atividade por lá. A dica é prestar atenção na sua escolha, mas o Paranoá Navegação e o Passeio Barco Pôr do Sol são opções.

Há ainda o Barco Pirata de Brasília e o passeio de Catamarã no Lago Paranoá, esse último realizado pelo Barco White Swan. Você pode ligar ou mandar mensagem para reservar com antecedência ou se dirigir ao deck do Pontão e descobrir as disponibilidades.

11. Esportes aquáticos

É comum você olhar para o Lago Paranoá e ver praticantes de windsurf, stand up paddle, caiaque e outros esportes aquáticos. Ao chegar perto do deck, você encontra pessoas que oferecem locação de equipamentos para a prática desses esportes. O Mormaii Surf Bar costuma emprestar pranchas para stand up paddle e o Quiosque Náutico Café conta com aulas de alguns esportes. Pesquise também as empresas Flyboard Brasília, Katanka e Clube do Vento.

12. Pôr do sol

Todos que visitam o Distrito Federal elogiam o pôr do sol de Brasília, e o Pontão do Lago Sul é um dos melhores locais para terminar o dia em grande estilo. Assim, programe-se para assistir ao sol se pondo no Lago Paranoá, com um céu alaranjado perfeito para fotos. Sente-se no gramado ou reserve mesas nos restaurantes para curtir esse momento.

Por fim, acesse o site oficial e as redes sociais do Pontão do Lago Sul para saber mais informações. Se você adora experiências grastronômicas, confira agora os melhores restaurantes em Brasília para incluir no seu roteiro!