25 restaurantes em Brasília para você incluir no roteiro gastronômico

Escrito por Bruno Mendes

Durante viagens é bacana tirar um ou mais dias para conhecer a culinária local ou mesmo petiscar e tomar uma cerveja naquele bar mais despretensioso, certo? Se você pretende visitar a capital brasileira, boa notícia: existem muitos restaurantes em Brasília que vão te conquistar.

Refinados, opções baratas, estabelecimentos animados com música ao vivo… Brasília é completa e o seu roteiro gastronômico será nota 10, principalmente na Asa Norte e Asa Sul. Pronto para comer bem?

Restaurantes baratos em Brasília

A fama de cidade cara acompanha a cidade e não deixa de ser verdadeira. Por outro lado, o viajante que não pretende gastar muito em alimentação encontrará bons restaurantes em Brasília com preço super amigável e, assim, poderá economizar alguns trocadas para outros passeios. Pode incluir as cinco opções abaixo na sua lista sem medo.

1. Pizzaria Dom Bosco

A Pizzaria Dom Bosco abriu as portas em 1960 e até os dias de hoje mantém o mesmo perfil do ano da sua inauguração: balcão daqueles antigos, a famosa pizza de queijo mussarela e molho de tomate fresco, além das bebidas e salgados bem gostosos que agradam muita gente há mais de 50 anos. Simplicidade, tradição e preço camarada. Nada mal, né?

Localização: Há duas lojas na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra no setor Sudoeste. Não será difícil encontrar uma Dom Bosco perto de diferentes pontos turísticos brasilienses

2. Boteco do Juca

Ambiente charmoso e confortável; deliciosos caldos, diferentes tipos de carnes e saladas te aguardam no Boteco do Juca, mais um impecável estabelecimento indicado para o visitante que pretende economizar. Ideal tanto para tomar uma cervejinha com a turma, quanto para fazer uma refeição completa.

Localização: Asa Sul, perto da estação de metrô 102 Sul

3. Restaurante Bla’s

Se a ideia for jantar ou almoçar em restaurante com um quê a mais de sofisticação sem precisar abrir a carteira, a boa é ir ao Restaurante Blás. Aconchegante e bem decorado com móveis de madeira, o local conta com cardápio versátil, que disponibiliza saladas, frutos do mar, filé mignon, sucos deliciosos e muito mais. Sabe aqueles pratos fotogênicos? Há vários deles por valores acessíveis.

Localização: Asa Sul, próximo à estação de metrô 108 sul e do Cine Brasília

4. Überdog

Na hora do lanche entre um passeio e outro, a sugestão é optar pelo rodízio de cachorro quente do Überdog. São vários sabores, com combinações de molhos e temperos criativos, para o cliente que não gosta da mesmisse.

Localização: Asa Norte, perto da Universidade de Brasília(UNB)

5. Engenho

O Restaurante Engenho é a indicação perfeita pois consegue agradar os mais diversos gostos, oferecendo também opções veganas. Além de ser elogiado pelo ótimo atendimento, apresenta um menu variado e ótima estrutura. Uma dica? prove a pupunha assada com abobrinha.

Localização: Asa Sul, perto da estação de metrô 108 Sul.

Viu com existem restaurantes em Brasília onde é possível almoçar, jantar e fazer lanches caprichados sem exagerar na despesa? Pode apostar que você irá achar um ótimo restaurante bem pertinho do hotel escolhido ou da residência em que se instalar.

Restaurantes românticos em Brasília

Um jantar romântico é perfeito para casados, namorados ou mesmo solteiros que desejam impressionar alguém, certo? Olha só estes restaurantes charmosíssimos em Brasília que irão proporcionar uma noite para lá de agradável para você e sua companhia.

6. Parrilla Burguer

Hambúrgueres artesanais estão em alta e é difícil achar quem não gosta, certo? Dessa forma, ir a Parrila Burguer e saborear um delicioso Parrilla Burguer ou o The Big Burguer bem acompanhado será um programaço em Brasília. Aconchegante e bem tranquilo, o estabelecimento disponibiliza grande variedade de temperos e molhos.

Localização: Asa Sul, perto da estação de metrô 108 Sul

7. Vila Tevere


O clima intimista de luz indireta oferece amplas condições para um encontro inesquecível. Especializado em culinária italiana clássica, oferece pratos que contemplam o tempero brasileiro e até toques asiáticos. São muitas opções deliciosas e únicas. Imperdível.

Localização: Comércio Local Sul, perto da estação de metrô 104 Sul e do zoológico.

8. Saveur Bistrot

Se o desejo for ir a um restaurante refinado e com ótimos exemplares da gastronomia francesa, será uma sábia decisão conhecer o Saveur Bistrot. As receitas são elaboradas pelo chef Thiago Paraíso, que tem formação universitária no Brasil e Suíça, e no cardápio o visitante poderá escolher: ostras frescas, costela de javali, coelho braseado e tantas outras maravilhas.

Localização: Lago Sul, perto do Jardim Botânico.

9. NAU Frutos do Mar

O NAU Frutos do Mar é lugar certo para você e seu amor saborearem receitas com camarão. Disponibilizando cardápio variado – com entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas – o local é amplo e indicado para um encontro leve e animado.

Localização: SCE Sul , Trecho 2, perto da ponte JK.

10. Casa de Madeira Restaurante e Empório

Esse cantinho rústico tem todo aquele clima romântico fundamental nos melhores momentos a dois. Além de apetitosas receitas com carnes, como o scalope de frango com páprica e cuscuz e o ravióli de brie trufado, os veganos não ficarão sem ter o que pedir: o risoto vegano de ratatouille é sensacional. O estabelecimento ainda é sonorizado com ótimos exemplares da MPB e do Jazz e tem uma varanda que oferece linda vista para a região de São Sebastião.

Localização: bairro Jardim Botânico, perto do Lago Sul.

Brasília tem áreas verdes bonitas e bem adequadas para um passeio romântico, mas os casais bons de garfo não vão ficar decepcionados. Deu para ter uma ideia, né?

Restaurantes sofisticados em Brasília

Quando o assunto é requinte e sofisticação, existem muitos Restaurantes em Brasília que também tem muito a oferecer em termos de gastronomia. Estes são alguns os recomendados aos paladares mais exigentes.

11. Restaurante Gero

O tradicional restaurante Gero, que tem unidades em São Paulo e Rio de Janeiro, possui ambiente que mescla com perfeição a informalidade com sofisticação. Já o cardápio apresenta o melhor da culinária italiana com leituras contemporâneas e criativas. Dica? Não perca a oportunidade de provar o elogiado Risotto de Provolone com Ragu de Cordeiro.

Localização: Lago Norte, dentro do Shopping Iguatemi.

12. Restaurante Oliver

O aprazível restaurante Oliver une rusticidade e tons contemporâneos, e é um show em termos de decoração. Ele é indicado para o visitante que pretende saborear exemplares da alta culinária em ambiente tranquilo. Prove receitas internacionais, como o carpaccio, carneiro com risoto e o bacalhau com spaghetti, além de vinhos e sobremesas.

Localização: Asa Sul, dentro do Clube de Golfe de Brasília.

13. Taypa

Ingredientes autênticos da culinária peruana estão presentes nos pratos do restaurante Taypa, mais um exemplar de alto nível entre os estabelecimentos de Brasília. Lá, o visitante poderá saborear uma paleta de cordeiro, peixe grelhado em molho de rocoto, camarões e açafrão, costela de porco com molho apimentado de tamarindo e algumas outras surpresas.

Localização: Lago Sul, situado no Shopping Fashion Park.

14. Soho

O deslumbrante visual do lago Paranoá é um dos pontos altos, do restaurante Soho, mais uma opção gastronômica da capital federal que os mais exigentes não podem deixar de visitar. Com unidades em Fortaleza, Salvador e em Miami, o local é especializado em frutos do mar e elementos da culinária asiática. Graciosa mescla de sofisticação e simplicidade te aguardam nesse restaurante que também oferece ótimo atendimento.

Localização: Pontão do Lago Sul, bem pertinho do lago Paranoá

15. Trattoria da Rosario

Esse premiado restaurante de Brasília faz enorme sucesso junto aos moradores locais e turistas, tanto pelos sabores quanto pelo ambiente acolhedor e atendimento impecável. A experiência gastronômica será guiada por um cardápio versátil e muito bem elaborado. Você pode pedir: carpaccio com alcachofra; spaghetti a carbonara com bacon e outras opções. A regra é uma só: comer bem!

Localização: Lago Sul, situado no Shopping Fashion Park.

E aí, ficou curioso para provar estes exemplares da alta gastronomia de Brasília? Se não der para ir em todos esses, pode escolher qualquer um dos cinco que não terá erro. Acredite!

Restaurantes em Brasília com música ao vivo

A cidade da praça dos três poderes também é divertida e congrega alguns restaurantes com música ao vivo. Se você gosta de um bom samba, pop rock, MPB ou mesmo outros estilos, dá uma olhada nessa lista com atenção.

16. Bar Santa Fé

Inspirado em bares paulistas dos anos 1960, esse ilustre representante da boemia de Brasília tem excelente opções de chopps, cervejas especiais, cachaça, whisky, caipirinhas, sucos e refrigerantes em geral. Já o cardápio possui peixes, massas, galetos, hambúrgueres e, de segunda à sexta, há pratos executivos oferecidos no almoço. Para curtir, o local oferece o melhor do MPB, Rock, Blues e Jazz. Pode ir que o lugar é bem charmoso e os garçons muito solícitos.

Localização: Bairro Jardim Botânico, no condomínio San Diego.

17. Feitiço Mineiro

Leitão à pururuca, feijoada completa, pernil e diferentes petiscos de uma das melhores culinárias do Brasil te esperam no Feitiço Mineiro, bar que é um ícone na capital da República. Organizado e ao mesmo tempo descontraído, o espaço apresenta música ao vivo, com muito samba e chorinho. E o melhor de tudo: há programação de segunda à sábado.

Localização: Asa Norte, perto do Centro Universitário de Brasília.

18. Mormaii Surf Bar

Ainda que Brasília não tenha mar, a cidade conta com certa atmosfera praiana, pois o Mormaii Surf Bar sedia alguns campeonatos de wakesurf e wakeboard que acontecem nas margens do lago Paranoá. A atmosfera desse badalado restaurante é descontraída e são vendidos sushis e alguns frutos do mar. Durantes alguns dias da semana acontecem shows de rock, pop rock e surf music. Nem parece que você está no meio do Centro Oeste brasileiro.

Localização: Lago Sul, às margens do lago Paranoá.

19. Pinella

O Pinella reúne um público na faixa dos 30 anos e é um dos points mais badalados da cidade. Conta com atrações que vão do forró ao rock nacional, e por lá você poderá consumir porções de sanduíches, frango defumado e, é claro, cervejas e diferentes tipos de drinks!

Localização: Asa Norte, perto da Universidade de Brasília.

20. Dolce Far Niente

O visitante que conhecer o restaurante Dolce Far Niente terá a oportunidade de provar uma das melhores pizzas artesanais de Brasília. E, enquanto agrada o paladar em ambiente tranquilo e cômodo, poderá apreciar apresentações de Jazz, Soul e ritmos brasileiro no piano ou até em shows com ótimos cantores.

Localização: Asa Sul, perto da estação de metrô 114 sul

Sendo baladeiro ou sossegado, você terá amplas oportunidades de se divertir com as opções da vida noturna brasiliense.

Restaurantes de comida típica em Brasília

Brasília é uma capital nova e, portanto, não reúne hábitos gastronômicos centenários como outras cidades mais antigas. De todo modo, pelos recantos turísticos, existem ótimos restaurantes que oferecem comidas típicas de distintas regiões e até de outros países, com o especialíssimo tempero do cerrado.

21. Restaurante Sabor Goiano

Experimente o tradicional arroz com pequi (uma frutinha típica do cerrado), leilão à pururuca, feijoada caseira e outras delícias da culinária do centro-oeste brasileiro nesse restaurante aconchegante, simples e muito agradável. É um pouco mais longe, mas vale a pena seguir estrada para conhecer!

Localização: Rodovia BR – 060, ente Brasília e Anápolis

22. El paseo – Cocina Mexicana

O restaurante mais recomendado aos amantes de comida mexicana é o El Paseo, que é decorado com o colorido normalmente presente em outros estabelecimentos latino-americanos e conta com deliciosos pratos dessa culinária picante: enchilhadas, burritos, fajitas, tequilas e por aí vai. Você escolhe!

Localização: há três lojas, na Asa Norte (CLN 110), Asa Sul (SCLS 404) e no Terraço Shopping (Octogonal 2/8 lote 5).

23. Restaurante Roma

Inaugurado em 1960, o restaurante Roma está entre os mais tradicionais da capital brasileira e já teve clientes ilustres como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Jorge Ben Jor, Ângela Maria e Tônia Carrero. Hoje, essa atração de Brasília ainda mantém a qualidade que cativou tanta gente e disponibiliza pizzas, filé à parmegiana, contra-filé, caldos saborosos, etc. Não volte para casa sem passar por lá!

Localização: Asa Sul, perto da academia Smart Fit Asa Sul 2

24. Restaurante Xique Xique

Assim como a mineira, a culinária dos estados do Nordeste está no grupo das mais prestigiadas do Brasil e o Xique Xique é o melhor lugar para você saborear um prato espetacular, que passeia por sabores tão familiares. Em ambiente muito agradável você poderá pedir bolinhos de charque, carne de sol sertaneja, paçoca e mais algumas mostras bem apetitosas da gastronomia nordestina.

Localização: Asa Norte( St. de Habitações Coletivas e Geminadas Norte 708) / Asa Sul ( Quadra 107, sul Bloco E 2) / Rua 02, chácara 35, lotes 11 e 12 Vicente Pires

25. Bar Beirute


Para encerrar a lista, a indicação é o Bar Beitute, um tradicionalíssimo ponto de parada para o happy hour brasiliense e que funciona desde a década de 1960. Ir a um barzinho para bater papo com a turma e tomar uma cervejinha saboreando um kibe bem temperado, ou até aquele prato de batatas-fritas é um desses programas bem comuns, porém imperdíveis, concorda?

Localização: Asa Norte (CLN 107) e Asa Sul (SCLS 109)

Viu como Brasília é completa? Mesmo sendo uma cidade nova, tem suas características próprias, sua assinatura. Você descobrirá todas as nuances da capital da República ao visitar os pontos turísticos e conhecer os sabores de seus restaurantes. Boa viagem e ótimo apetite!

Conheça também algumas opções de restaurantes em Belo Horizonte e facilite sua vida na próxima viagem até a capital mineira.

PARA VOCÊ