Praia do Flamengo (Salvador): visite esta bela atração da terra do Axé

Escrito por Bruno Mendes

A Praia do Flamengo é um dos melhores destinos turísticos de Salvador. Afastado das áreas mais movimentadas da capital baiana, o local dispensa comentários em termos de belezas naturais e é perfeito para o viajante se divertir, relaxar e ainda provar deliciosos petiscos nos restaurantes de frente para o mar.

Continua após o anúncio

Onde fica e como chegar

Localizada na região norte de Salvador, perto da divisa com a cidade de Lauro de Freitas, a Praia do Flamengo fica a 24 km do centro da capital da Bahia, a 6 km da Praia de Itapuã e a 2 km da Praia de Stella Maris.

Atrações

Saiba onde aproveitar os dias ensolarados e a brisa fresquinha na Praia do Flamengo e nos atrativos próximos.

Ampla faixa de areia e muita brisa

Com bom espaço na areia, a Praia do Flamengo é contornada por belíssimos coqueiros e tem um mar azulado com leve transparência e corais na água. Para os viajantes com crianças ou que não gostam de ondas fortes, é preciso ter atenção, pois em períodos de maré baixa são formadas piscinas naturais em vários trechos.

Parque das Dunas

O Parque das Dunas é o mais extenso parque urbano com restingas, lagoas e dunas do Brasil. No passeio pelo complexo de seis milhões de metros quadrados, o visitante irá observar várias espécies de animais e insetos, caminhar pelas areias branquinhas e contemplar o deslumbrante repertório paisagístico do alto do mirante.

Barraca do Lôro

Na hora de tomar uma cervejinha, petiscar ou provar um autêntico prato da culinária baiana, nada melhor do que parar na Barraca do Lôro. O estabelecimento oferece excelente infraestrutura para o visitante ficar o dia inteiro na praia sem passar perrengues. Dica: não deixe de provar a elogiadíssima carne de sol, que é servida com banana da terra, purê de mandioca e arroz.

Praia Ipitanga

Situada a menos de 1 km da Praia do Flamengo, a Praia de Ipitanga fica na fronteira entre Salvador e Lauro de Freitas. Assim como a vizinha, por lá também existem piscinas naturais e o mar é calmo e bem quentinho, ou seja, ideal para idosos e casais com crianças.

Praia Stella Maris

A Praia Stella Maris fica a cerca de 10 minutos do aeroporto de Salvador e é cercada por moradias e hotéis de alto padrão. Famosa por sua limpeza, a praia tem um mar com ondas fortes, o que sempre agrada a turma que gosta de bodyboard e surfe. De todo modo, nos dias de maré baixa as sempre convidativas piscinas naturais aparecem.

Continua após o anúncio

Conseguiu imaginar os seus dias de folga em todos esses lugares? Aguarde, você vai descobrir da melhor maneira possível que não dá para ficar indiferente às maravilhas soteropolitanas.

Hotéis e pousadas

A região da Praia do Flamengo conta com ótimos hotéis e pousadas. Por isso, é uma boa ideia ficar hospedado nesse trecho pacato da capital.

Localizado em frente a praia Stella Maris, o Gran Hotel Stella Maris Urban Resort & Conventions tem ótimas comodidades, mas o preço das diárias não é dos mais altos. Assim, é uma excelente opção para quem está focado em custo-benefício. Já a pousada Sol de Bora Bora 101, é recomendada para quem quer ficar a poucos passos da Praia do Flamengo sem pagar caro e ainda contar com assistência nas excursões.

Por fim, o Deville Prime Salvador é a pedida certa para os hóspedes mais exigentes. Situado a 5 km da praia do Flamengo, este quatro estrelas impecável tem academia e dois restaurantes. Todas essas hospedagens estão imersas à atmosfera contagiante das praias mais bonitas de Salvador. Pode escolher qualquer uma que não tem erro, ok?

Saiba mais sobre a Praia do Flamengo

Agora, veja vídeos feitos por quem amou o passeio pela Praia do Flamengo e suas encantadoras vizinhas.

Um dia movimentado na Praia do Flamengo

O movimento das ondas, a turma jogando bola na areia, famílias confraternizando nas barracas de praia. Essas são algumas atividades de lazer que você irá vivenciar em breve. Aguarde.

Itapuã, Stella Maris e Flamengo: um trio nota 10

Este vídeo expõe ideias sobre as principais características das praias do litoral norte de Salvador.

Muito sol e boas informações históricas

Entenda sobre a origem do farol de Itapuã e confira informações sobre a praia que ficou eternizada na música de Vinicius de Moraes. Vai dar muita vontade de caminhar na areia ouvindo versos de Bossa Nova.

Pode ir separando o protetor solar, a roupa de banho e os óculos escuros, pois você vai ficar o dia inteiro no sol curtindo esses pedaços do paraíso.

11 fotos da Praia do Flamengo que vão fazer você viajar depressa

Fique com mais estas imagens e comece a planejar a sua viagem para Salvador!

1. Vai ser muito bom acordar cedo e ir logo para a praia

2. Até os cachorrinhos amam essa natureza

3. A criançada vai brincar até o pôr do sol

4. Coqueiros por todas as partes

5. Que tal caminhar até o Farol de Itapuã?

6. E descobrir os encantos da praia cantada em versos

7. Fique no aguardo por experiências gastronômicas inesquecíveis

8. Cerveja e petiscos, que combinação!

9. Olha só que mordomia você vai encontrar na Barraca do Lôro

10. Um pôr do sol diferenciado!

11. Volte sempre

Na hora de estender o passeio, não deixe de conhecer as outras praias de Salvador. A natureza da terra do Axé é um espetáculo.

 
   

PARA VOCÊ