Praias de Salvador: as melhores opções para curtir na terra da alegria

Escrito por Marta Stegani

Salvador é conhecida como a terra da alegria, do carnaval e da diversão. Além de todas as suas atrações culturais, as praias da capital baiana são o que mais atraem os turistas, afinal de contas, são aproximadamente 50 km de litoral com praias de águas mornas e cristalinas, que inclusive foram a inspiração de muitos poetas, como a Praia de Itapuã.

Com sol quase o ano inteiro, a cidade é sempre convidativa para um mergulho em suas praias banhadas pela Baía de Todos-os-Santos e pelo Oceano Atlântico. Descubra aqui as praias de Salvador que não podem ficar fora do seu circuito!

15 praias de Salvador para você conhecer

Salvador tem muitas praias urbanas, porém, em algumas delas o banhista deve ficar atento por conta do mar agitado. Mas fique tranquilo, listamos aqui as que você pode aproveitar sem medo!

1. Praia do Porto da Barra

Banhada pela Baía de Todos-os-Santos, a Praia do Porto da Barra fica na parte urbana de Salvador e é uma das que não pode ficar fora do seu roteiro. Possui uma pequena extensão de areia, águas calmas e mornas, perfeita para banho de mar, o que faz com que ela seja sempre cheia aos finais de semana. Na avenida da orla, você encontra bons hotéis e restaurantes.

Em 2007, foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como uma das dez melhores praias do mundo. Não deixe de contemplar um fim de tarde nesta praia, que tem um dos pores do sol mais lindos que você vai ver!

2. Praia do Farol da Barra

Na sequência da Praia do Porto da Barra, está a Praia do Farol da Barra, palco de grandes eventos, como o Réveillon. Entre elas, está o Farol de Santo Antônio da Barra, um dos cartões postais da cidade. Também é uma praia bastante frequentada por famílias, especialmente por quem viaja com criança. Possui maré baixa e piscinas naturais para relaxar e deixar os pequenos à vontade.

Na areia você encontra ambulantes vendendo petiscos e pode alugar cadeira e guarda-sol. Se quiser, pode optar por fazer suas refeições no calçadão, que possui algumas opções de restaurantes.

3. Praia de Ondina

A Praia de Ondina está localizada em uma região nobre de Salvador, onde ficam muitos hotéis de luxo e bons restaurantes. Para os foliões, é lá que fica o último trecho do circuito Barra-Ondina durante o carnaval.

A praia é pequena e o mar, de um belo tom de azul, é bom para banho, apesar de ser repleto de pedras, o que por um lado é bom, pois formam-se piscinas naturais, mas quando a maré está alta, é necessário tomar cuidado, especialmente com as crianças.

4. Praia do Buracão

No Rio Vermelho, um boêmio bairro de Salvador, entre casas e prédios residenciais, está a pequena e pouco explorada Praia do Buracão. Por ficar escondida, é menos frequentada que suas vizinhas e ideal para quem busca tranquilidade. O único porém é a forte correnteza, que exige cuidados dos banhistas. Fora isso, tem boa estrutura, com ambulantes que oferecem cadeira, guarda-sol e petiscos.

5. Praia de Amaralina

A Praia de Amaralina é democrática: do lado direito, o mar é agitado, bom para a prática do surf. Já para o lado esquerdo, as águas são tranquilas e o banhista pode ficar tranquilo. É nesse canto também que está o Quiosque das Baianas, onde o visitante pode se deliciar com acarajés e pratos típicos da Bahia.

Fique atento, pois em determinadas épocas do ano parte da praia é tomada por um tapete de algas, o que faz com que o cheiro do azeite de dendê, utilizado para fritar o acarajé, somado ao cheiro das algas, deixe parte da orla com um odor característico.

6. Praia de Piatã

Ao contrário da vizinha Amaralina, a Praia de Piatã atrai muitos visitantes graças à sua beleza: possui uma extensa faixa de areia, coqueiros e mar tranquilo, perfeito para se refrescar com tranquilidade e para famílias que estão com crianças e idosos.

A praia possui boa infraestrutura, como estacionamento, orla com ciclofaixa, fácil acesso ao transporte público, além de ambulantes que oferecem bebidas, alimentos e aluguel de cadeira e guarda-sol.

7. Praia de Itapuã

Chegando em Itapuã, não há como não se lembrar da canção de Vinícius de Moraes e logo entender o que fez o poeta se apaixonar pelo local. A praia tem todas as características de um cartão postal: mar azul, coqueiros altos e o charmoso farol. Por estar mais afastada da área urbana de Salvador, a praia costuma ser mais tranquila e conta com barracas para o aluguel de acessórios e comida para saborear com o pé na areia.

As pedras favorecem a formação de piscinas naturais para relaxar e tomar sol. Experimente a sensação de passar uma tarde em Itapuã.

8. Praia de Stella Maris

Com uma estrutura crescente de resorts, hotéis e casas de veraneio, a Praia de Stella Maris vem atraindo muito turistas. Vale a pena passar o dia na praia de águas claras, longe de aglomeração e com boa estrutura ao visitante. Apesar do mar agitado, também é indicada para famílias com crianças graças às piscinas naturais que se formam nas pedras, além de possuir uma extensa faixa de areia.

Rodeada por coqueiros e com areia fofinhas, a Praia de Stella Maris tem todos os ingredientes para se tornar uma das suas preferidas.

9. Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo possui características semelhantes às de sua vizinha, Stella Maris. É mais uma opção para quem busca um lugar mais sossegado. Pela agitação de suas ondas, é procurada por praticantes de esportes, o que não impede a visita de famílias, que se beneficiam das piscinas naturais. Oferece boa estrutura e entre as barracas mais famosas estão a Barraca do Lôro e Pipa, que oferecem alimentação, bebidas e outros serviços.

10. Praia de Jaguaribe

A Praia de Jaguaribe tem espaço para todos os gostos: ao norte, mar com ondas fortes, o que atrai muitos surfistas e praticantes de esportes aquáticos – não à toa já sediou campeonatos de surf – mas se você caminhar para o centro, encontra águas propícias para banho e melhor estrutura para visitantes. Tem também uma ampla faixa de areia para aproveitar o sol e deixar as crianças brincarem.

A praia é bastante frequentada, principalmente aos finais de semana. Uma boa pedida também é caminhar no calçadão cercado por coqueiros e sentir a brisa do mar.

11. Praia de Pituba

Apesar de ser um bairro com muita infraestrutura, com bares, restaurantes, lojas e hotéis ao redor, a praia não é recomendada para banho por conta do esgoto clandestino que é jogado no mar. Você pode aproveitar o calçadão para fazer uma caminhada e praticar exercícios físicos na orla.

12. Praia Jardim de Alá

A Praia Jardim de Alá é daquelas de visual incrível, com um extenso gramado com coqueiros, localizado em uma pequena falésia que serve como mirante para apreciar as belezas naturais. Apesar de seu mar agitado, o que requer atenção, as águas são mornas e, em alguns trechos, formam-se piscinas naturais.

A praia é movimentada e oferece alguns atrativos para o visitante, como aulas de aeróbica, dança, capoeira e massoterapeutas que prestam serviço à sombra do coqueiral.

13. Praia da Armação

Se você quer um relaxante banho de mar, há outras praias mais convidativas em Salvador. A Praia da Armação tem mar agitado e ondas fortes e alguns pontos não são indicados para banho, por esse motivo, costuma estar mais vazia. Por outro lado, tem uma bela vista e uma ampla faixa de areia, onde se pode colocar o bronzeado em dia e praticar vôlei e beach soccer.

Na orla, foi construída uma pista de cooper muito utilizada para quem gosta de caminhar e pedalar sentindo a brisa bater no rosto.

14. Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é uma praia pequena e charmosa localizada na Cidade Baixa. É indicada para um relaxante banho de mar graças a suas águas tranquilas e limpas. Através dela é possível ter acesso ao Mont Serrat e a Ponta Humaitá e ter uma bela vista da Baía de Todos-os-Santos e contemplar um pôr do sol espetacular.

Costuma ser cheia aos finais de semana e tem boa infraestrutura, com barracas que servem deliciosos petiscos típicos. É também conhecida por ser o ponto de chegada da Procissão Marítima do Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no primeiro dia do ano.

15. Praia do Forte

Aqui vai um bônus para quem está em Salvador: um dos destinos mais procurados pelos soteropolitanos aos finais de semana e feriados é a Praia do Forte, localizada a 80 km da capital baiana, no município de Mata de São João.

A antiga aldeia de pescadores ainda preserva suas características. É cercada por coqueiros, tem água morna, cristalina e a formação de piscinas naturais que fazem a gente esquecer o tempo. No local também há uma vila onde ficam restaurantes, lojinhas de artesanato e muito mais. Para quem está com crianças, uma boa pedida é visitar o Projeto Tamar e se encantar com as tartarugas.

Não é por acaso que o mar da Bahia é o cenário das obras de grandes nomes da música e da literatura.

20 imagens que vão fazer você sentir a energia das praias de Salvador

Imagens valem mais que palavras, então já pode ir acostumando os olhos para o que te espera.

1. Como resistir à cor dessa água e a esse cenário?

2. Tem cenas que só a Bahia proporciona

3. As ondas e o Farol de Itapuã vistos de cima

4. Stella Maris espera por você com esse cenário… vai dizer não?

5. Se você é das ondas, se liga nessas ondas da Praia Jardim de Alá

6. “É bom passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã…”

7. Tem dias que tudo o que a gente quer é correr pro mar

8. Um mar para observar e um coqueiro para fazer sombra

9. O sucesso das praias são os espetinhos de queijo. Não vá embora sem experimentar!

10. Tudo azul na terra das cores!

11. Contemplar um pôr do sol em Salvador é um presente!

12. Do Farol da Barra ainda, nem se fala…

13. Os coqueiros são um dos charmes da Praia do Forte

14. Tudo fica mais leve depois de um banho de mar…

15. Saia do circuito para viver um entardecer na Praia de Boa Viagem

16. Já se convenceu a colocar o pôr do sol da Barra no roteiro?

17. Ah, tem também os barquinhos que completam a paisagem do mar baiano

18. Entregue-se à calmaria de Salvador

19. Deixe o visual te surpreender…

20. E volte com as energias renovadas!

Deu vontade, né? Então aproveite para se banhar nessas águas salgadas e renovar as energias e ainda se encantar com a simpatia do soteropolitano!

PARA VOCÊ