5 passeios imperdíveis para aproveitar a Praia do Gonzaga, em Santos

Lar de águas cristalinas e paisagens naturais apaixonantes, a Praia do Gonzaga se destaca pela vista única que encanta diversos viajantes. Além da beleza inigualável, a região oferece uma infraestrutura completa para hospedagem dos turistas. Se você busca um destino ideal para aproveitar os dias ensolarados com a família, essa orla é para você. Confira um pouco mais desse paraíso:

Publicidade

Onde fica a Praia do Gonzaga

Localizada em Santos, no litoral do estado de São Paulo, a praia fica no coração da baixada santista. Sua distância para a capital paulista é de aproximadamente 74km.

Como chegar

Há algumas formas de se chegar até a Praia do Gonzaga. Caso você parta de São Paulo, uma opção muito praticada é ir via ônibus de viagem. A linha que leva até a cidade de Santos, percorrendo toda a ponta da praia, pode ser acessada exclusivamente pela Rodoviária do Jabaquara. Nessa modalidade de transporte, a viagem dura em torno de 1h. Ao chegar na ponta da praia, você terá de se locomover até a região que pretende ficar hospedado. Esse trajeto pode ser feito via transporte público ou transporte privado urbano.

Outra forma de se chegar à praia é via carro próprio ou alugado. Partindo de São Paulo, você pode chegar até a serra praiana por duas vias de acesso: a Rodovia Imigrantes ou a Via Anchieta. Em ambas, precisará passar por alguns pedágios, então é bom calcular bem os gastos antes de decidir tomar um caminho ou outro.

Uma coisa é certa: independente de qual percurso você decidir, sua viagem será coroada com uma estrada recheada de belas paisagens e um clima agradável. Portanto, aproveite o caminho para já ir se maravilhando com a praia que te espera!

O que fazer na Praia do Gonzaga

Agora que você já sabe como chegar, descubra alguns dos programas imperdíveis para curtir cada segundo na Praia do Gonzaga.

1. Passeio pela orla

Santos é reconhecida mundialmente por seus jardins gigantescos que enriquecem as orlas das praias, sendo detentora do recorde de maior jardim à beira mar do mundo. Na Praia do Gonzaga não é diferente! Com um calçadão muito bem cuidado e limpo, a orla é ponto marcado para uma boa caminhada ou corrida ao ar livre, cheio de frescor.

Publicidade

2. Parque Roberto Mário Santini: Emissário Submarino

Um outro destino essencial para quem se aventura pela praia do Gonzaga é o Parque Roberto Mário Santini. O local, conhecido popularmente como Emissário Submarino, apresenta muitas opções de lazer para se aproveitar sozinho ou em companhia, desde playgrounds até pistas de skate, passando por um fantástico mirante do qual se pode observar toda a praia. Além disso, no parque é possível ver de pertinho a encantadora estátua de Tomie Othake, que homenageia os 100 anos da imigração japonesa no Brasil. E o melhor: a entrada é gratuita!

3. Praça das Bandeiras

Ambiente clássico da cidade, a Praça das Bandeiras conserva um charme do passado, por meio da presença de carros antigos e o antológico bondinho que funcionava na região durante a década de 1970. Para além dos automóveis, a praça possui uma bela fonte que atrai a atenção de quem passa.

4. Orquidário Municipal de Santos

Saindo um pouco da beira do mar, você pode aproveitar outro locais maravilhosos de Santos. Um deles é o Orquidário Municipal (José Menino), um espaço incrível cheio de descobertas. Seus jardins coloridos são também a casa de diversas espécies de animais que podem ser observadas de perto. O espaço ainda conta com um minimuseu, salão de exposições, playgrounds e uma praça de alimentação. A entrada custa 8 reais. Menores de 8 anos e maiores de 65 anos não pagam.

5. Pinacoteca Benedicto Calixto

Construído em refinada arquitetura neoclássica, o formoso casarão, que conserva a estrutura das casas da época dos barões do café, é palco de muitas iniciativas culturais. Sua programação varia de exposições a cursos, contendo uma vasta biblioteca e uma galeria permanente dedicada às obras de Benedicto Calixto. Com entrada gratuita, a Pinacoteca é um atrativo para quem busca dar uma volta pelo passado brasileiro em grande estilo. Aproveite!

Depois de descobrir um pouco mais como aproveitar sua estadia, confira dicas importantes sobre a Praia do Gonzaga.

Dicas e informações

Que tal algumas informações e dicas extras para a viagem? Veja aqui:

  • Balneabilidade: apesar de ser conhecida pela sua limpeza nos entornos, a Praia do Gonzaga recentemente enfrentou problemas sérios. Em finais de 2020, as águas da praia foram apontadas como um local inapropriado para banhos, devido ao descuido no monitoramento do mar. Entretanto, a situação atual é outra: após uma intensa jornada de limpeza e cuidados realizados pela prefeitura de Santos, a praia se encontra em perfeito estado para o banho.
  • Fluxo de carros: caso você esteja pensando em ir para a Praia do Gonzaga via carro, já se acostume com a ideia de que não será tarefa simples encontrar um local para estacionar o seu veículo. Isso ocorre porque a região é bastante movimentada, abrigando grandes centros comerciais que giram em torno da vida marítima.
  • Duchas próprias: como forma de facilitar a vida dos banhistas, a Praia do Gonzaga é equipada com duchas públicas, distribuídas ao largo da orla. Uma ótima pedida para quando se está com pressa ou simplesmente querendo ter um esquenta antes de mergulhar no mar.
  • Explore a região: pela grande extensão da praia e sua centralidade em relação à cidade de Santos, há sempre o que ser descoberto pela região ao redor da orla. Na distância de poucos passos, você irá se deparar com pequenos centros comerciais, parques, jardins naturais, quiosques, restaurantes diversos e muito mais!
  • Alugue uma bicicleta: outro atrativo interessante da orla é a presença de uma grande ciclovia, bastante arejada. Pensando nisso, por que não se aventurar a conhecer melhor a região via bicicleta? Pela praia é possível encontrar pontos de aluguéis de bicicleta. Aproveite a oportunidade e pedale também por esse paraíso!

Agora que você aprendeu algumas dicas de viagem, confira ótimas opções de hospedagem.

Onde se hospedar

Antes de fechar as malas e cair na estrada, conheça algumas opções de hospedagem que irão te fazer experimentar as maravilhas da praia.

  • Pousada Beira Mar – $: charmosa e convidativa, a Pousada Beira Mar, localizada há 500m da orla, é a opção ideal para quem busca custo-benefício sem abrir mão de comodidade. A casa ainda dispõe de WiFi gratuito, com ar-condicionado e frigobar em todos os quartos.
  • Ibis Budget Santos Gonzaga – $$: ainda dentro das opções econômicas, o Ibis Budget Santos Gonzaga é um prato cheio. Se encontra bem próxima do Miramar Shopping e do Shopping Parque Balneário. Além de boas acomodações, o espaço é amigável aos pets. Imperdível, não?.
  • Sheraton Santos Hotel – $$$$: opção de luxo, o Sheraton Santos Hotel é um espaço monumental para quem deseja usufruir de instalações luxuosas. O local contém, dentre outras coisas, o próprio restaurante, Spa, academia e lounge dedicado. Se puder ter essa experiência, não deixe passar a chance!.

Depois de marcar algumas opções de hospedagem, que tal visualizar melhor a praia que te espera?

Publicidade

10 fotos para se apaixonar pela Praia do Gonzaga

Se encante pelo litoral paulista da Praia do Gonzaga com as belas imagens a seguir!

1. Mergulhe na beleza profunda

2. Das paisagens da Praia do Gonzaga

3. Você pode aproveitar de bicicleta

4. Ou a pé, observandoa a beleza do local

5. Se deixe levar pela visão do mar

6. Se arrisque nos exercícios físicos

7. O pôr do sol é de encher os olhos

8. Assim como a areia da praia

9. Aproveite o paraíso

10. Na linda Praia do Gonzaga

Maravilhoso, não é mesmo? Na sequência, dê uma olhada em alguns vídeos que abordam a praia. Assim, você se apaixonará mais um pouco por esse destino!

Alguns vídeos para você conhecer melhor a Praia do Gonzaga

Veja, a seguir, vídeos que ilustram os encantos da praia e saiba mais informações sobre esse local.

Um passeio pela orla

Publicidade

Nesse vídeo, o viajante percorre a orla da praia, nos mostrando muito dos pontos marcantes da região. As paisagens são de encher os olhos. Assista e se apaixone!

Um guia recheado sobre a Praia do Gonzaga

Nesse vlog detalhado, acompanhe o trajeto de casa até a praia. A família percorre pontos turísticos, caminhando pela orla para mostrar os encantos da área. Ao fim do vídeo, a mulher comenta um pouco sobre como foi a experiência, elencando os prós e contras. Só dando play para conferir!

Um passeio de bicicleta pela região

Como se sabe, a região do Gonzaga não é isolada. Pelo contrário, sua área se divisa com outros pontos famosos de Santos. Nesse vídeo, um ciclista nos convida a conhecer a região do Gonzaga, do Boqueirão e do Embaré. O passeio é muito informativo, cheio de comentários sobre a história da cidade com curiosidades imperdíveis. Vem ver!

Depois de conhecer tanto sobre o local, fica impossível não ter vontade de ir visitar a Praia do Gonzaga, não é mesmo? Não perca tempo! Aproveite as informações e monte o roteiro de viagem ideal para você. E já que a Praia do Gonzaga despertou sua atenção, não deixe de conferir 25 restaurantes em Santos para saber onde comer bem. Boa viagem!