Praia do Português: conheça o paraíso escondido no litoral de Ubatuba

Escrito por Nicole Dias
Atualizado em 02.12.20

Os lugares mais escondidos costumam guardar incríveis tesouros. A Praia do Português, em Ubatuba, é um deles. Com acesso feito apenas através de trilha, esse pedacinho do litoral encanta pela sua linda paisagem. Gostou da ideia? Então continue lendo este post para descobrir como chegar e o que fazer por lá.

Continua após o anúncio

Localização

A Praia do Português fica coladinha com a Praia do Félix, em Ubatuba. Por isso a mesma também costuma ser chamada de Prainha do Félix (e até mesmo Praia Esquecida). Ela fica a cerca de 17 quilômetros de distância do centro de Ubatuba, São Paulo.

Como chegar à Praia do Português

Não há carro ou ônibus para chegar na Praia do Português. O acesso é feito através da Praia do Félix, no lado direito, por dentro da água e por cima de pedras. É um percurso com um nível médio de dificuldade, mas que vale a pena.

O recomendado é ir de manhã cedo, quando a maré está mais baixa, e não levar muitas coisas para facilitar a caminhada.

O que fazer na Praia do Português

Por ser uma praia bem pequena e não tão movimentada, a Praia do Português não oferece atrações de lazer para os visitantes. No entanto, é possível aproveitar de diferentes formas esse belo oásis secreto.

Curtir o visual

A Praia do Português é bem pequena e não possui nada de estrutura, como banheiros ou lanchonetes. O melhor a fazer é se deixar levar pelo cenário incrível. O céu, as águas, a areia, as pedras, a natureza nos arredores… A soma de tudo isso é simplesmente exuberante.

Tomar banho de mar

As águas cristalinas da Praia do Português são um verdadeiro convite ao banho. No entanto, há muitas rochas por lá, então é importante tomar cuidado. Há momentos de calmaria e momentos de ondas fortes, o que agrada aos mais variados tipos de visitantes.

Praticar snorking

Observar as rochas submersas – e alguns peixinhos – na Praia do Português é um programa e tanto. Porém, não há aluguel de equipamentos no local, sendo necessário que você tenha a sua máscara de snorkel.

Tirar fotos

As definições de Caribe brasileiro foram atualizadas. A Praia do Português é tão bela que você vai desejar tirar mil fotos e manter esse local sempre dentro da memória. Vá cedinho para pegar a praia mais vazia e garantir cliques exclusivos! Vale a pena subir nas pedras – com cuidado, claro – para fotografar em ângulos diferentes.

Conhecer as praias que ficam perto

A própria Praia do Félix, ponto de partida para se chegar até a Praia do Português, é uma maravilha. Além dela, aproveite para conhecer também a Praia das Conchas e, mais adiante, a Praia do Prumirim.

Tirar um cochilinho ouvindo o barulho das ondas do mar também é um programa e tanto. Apenas evite fazer isso embaixo de sol forte, hein?

Hotéis e pousadas

Há diferentes opções de hospedagens nas proximidades da Praia do Português – muitas delas bem pertinho da orla.

A Pousada Todas as Luas é indicada para quem quer descansar: oferece sauna, hidromassagem, espaço para meditação e vasta natureza. O Chalés e Suites Manacá, por sua vez, conta com acomodações bem equipadas e linda vista para as montanhas, enquanto a Pousada Bawa é ótima para toda a família, com piscina, buffet de café da manhã e localização privilegiada.

Se você está em busca de opções mais econômicas, vale a pena ficar no Camping Tio Gato, que fica na Praia de Itamambuca. O espaço conta com área para acampamento e motorhome, bem como restaurante, lanchonete e chalés simples.

Vídeos para te convencer a conhecer esse paraíso

Confira vídeos de outros turistas na Praia do Português e anote as dicas para que seu passeio por lá seja inesquecível:

Indo a pé para a Praia do Português

https://www.youtube.com/watch?v=ZSWHtG-EuE8

A Praia do Português fica coladinha com a Praia do Félix, sendo possível ir caminhando de uma até a outra com certa facilidade. O vídeo acima mostra esse percurso, além de belas imagens do litoral de Ubatuba.

Dicas, o que fazer e quando ir

https://www.youtube.com/watch?v=TO5rJy0x_PM

Se você procura um guia completo sobre esse destino, também conhecido como Praia Esquecida, precisa dar play no vídeo do Ubatuba Guide. Ele mostra algumas dicas de como aproveitar o passeio e diferentes atividades, como observação de tartarugas marinhas.

Desbravando a Praia do Português

https://www.youtube.com/watch?v=ErsdltwplTg

Se você ainda não se convenceu de que a Praia do Português é um local que vale a pena ser conhecido, as imagens do vídeo acima vão fazer você se apaixonar. O paraíso pode estar mais próximo do que você imagina!

Agora já está liberado começar a fazer as malas. Bora?

Mais fotos da Praia do Português para te mostrar as belezas desse local

Será que vale a pena enfrentar uma caminhada pelas pedras para chegar até a Praia do Português? Bem, deixe que essas fotos expliquem um pouco mais…

1. A Praia do Português é linda

2. E essas imagens estão aqui para provar isso

3. A praia fica escondida

4. Mas vale a pena fazer o percurso até lá

5. Dependendo da época, você terá a praia só para você

6. Dá para acreditar nesse lugar?

7. As areias são branquinhas

8. E as águas transparentes

9. Imagina ver isso ao vivo?

10. Praticamente uma obra de arte

11. Partiu riscar esse destino da lista de lugares para conhecer?

12. Uma coisa é certa: você vai se apaixonar

Curtiu? Pois saiba que há muito mais a ser explorado. Estas fotos de Ubatuba, por exemplo, vão te deixar ainda mais encantado pelo litoral paulista. Confira!