Praia do Português: conheça o paraíso escondido no litoral de Ubatuba

Escrito por Nicole Dias

Os lugares mais escondidos costumam guardar incríveis tesouros. A Praia do Português, em Ubatuba, é um deles. Com acesso feito apenas através de trilha, esse pedacinho do litoral encanta pela sua linda paisagem. Gostou da ideia? Então continue lendo esse post para descobrir como chegar e o que fazer por lá.

Localização

A Praia do Português fica coladinha com a Praia do Félix, em Ubatuba. Por isso a mesma também costuma ser chamada de Prainha do Félix (e até mesmo Praia Esquecida). Ela fica a cerca de 17 quilômetros de distância do centro de Ubatuba, São Paulo.

Como chegar à Praia do Português

Não há carro ou ônibus para chegar na Praia do Português. O acesso é feito através da Praia do Félix, no lado direito, por dentro da água e por cima de pedras. É um percurso com um nível médio de dificuldade, mas que vale a pena.

O recomendado é ir de manhã cedo, quando a maré está mais baixa, e não levar muitas coisas para facilitar a caminhada.

O que fazer na Praia do Português

Por ser uma praia bem pequena e não tão movimentada, a Praia do Português não oferece atrações de lazer para os visitantes. No entanto, é possível aproveitar de diferentes formas esse belo oásis secreto.

Curtir o visual

A Praia do Português é bem pequena e não possui nada de estrutura, como banheiros ou lanchonetes. O melhor a fazer é se deixar levar pelo cenário incrível. O céu, as águas, a areia, as pedras, a natureza nos arredores… A soma de tudo isso é simplesmente exuberante.

Tomar banho de mar

As águas cristalinas da Praia do Português são um verdadeiro convite ao banho. No entanto, há muitas rochas por lá, então é importante tomar cuidado. Há momentos de calmaria e momentos de ondas fortes, o que agrada aos mais variados tipos de visitantes.

Praticar snorking

Observar as rochas submersas – e alguns peixinhos – na Praia do Português é um programa e tanto. Porém, não há aluguel de equipamentos no local, sendo necessário que você tenha a sua máscara de snorkel.

Tirar fotos

As definições de Caribe brasileiro foram atualizadas. A Praia do Português é tão bela que você vai desejar tirar mil fotos e manter esse local sempre dentro da memória. Vá cedinho para pegar a praia mais vazia e garantir cliques exclusivos! Vale a pena subir nas pedras – com cuidado, claro – para fotografar em ângulos diferentes.

Conhecer as praias que ficam perto

A própria Praia do Félix, ponto de partida para se chegar até a Praia do Português, é uma maravilha. Além dela, aproveite para conhecer também a Praia das Conchas e, mais adiante, a Praia do Prumirim.

Tirar um cochilinho ouvindo o barulho das ondas do mar também é um programa e tanto. Apenas evite fazer isso embaixo de sol forte, hein?

Hotéis e pousadas

Há diferentes opções de hospedagens nas proximidades da Praia do Português – muitas delas bem pertinho da orla.

A Pousada Todas as Luas é indicada para quem quer descansar: oferece sauna, hidromassagem, espaço para meditação e vasta natureza. O Chalés e Suites Manacá, por sua vez, conta com acomodações bem equipadas e linda vista para as montanhas, enquanto a Pousada Bawa é ótima para toda a família, com piscina, buffet de café da manhã e localização privilegiada.

Se você está em busca de opções mais econômicas, vale a pena ficar no Camping Tio Gato, que fica na Praia de Itamambuca. O espaço conta com área para acampamento e motorhome, bem como restaurante, lanchonete e chalés simples.

Vídeos para te convencer a conhecer esse paraíso

Confira vídeos de outros turistas na Praia do Português e anote as dicas para que seu passeio por lá seja inesquecível:

Indo a pé para a Praia do Português

A Praia do Português fica coladinha com a Praia do Félix, sendo possível ir caminhando de uma até a outra com certa facilidade. O vídeo acima mostra esse percurso, além de belas imagens do litoral de Ubatuba.

Praia do Português: dicas, o que fazer e quando ir

Se você procura um guia completo sobre esse destino, também conhecido como Praia Esquecida, precisa dar play no vídeo do Ubatuba Guide. Ele mostra algumas dicas de como aproveitar o passeio e diferentes atividades, como observação de tartarugas marinhas.

Desbravando a Praia do Português

Se você ainda não se convenceu de que a Praia do Português é um local que vale a pena ser conhecido, as imagens do vídeo acima vão fazer você se apaixonar. O paraíso pode estar mais próximo do que você imagina!

Agora já está liberado começar a fazer as malas. Bora?

Mais fotos da Praia do Português para te mostrar as belezas desse local

Será que vale a pena enfrentar uma caminhada pelas pedras para chegar até a Praia do Português? Bem, deixe que essas fotos expliquem um pouco mais…

1. A Praia do Português é linda

2. E essas imagens estão aqui para provar isso

3. A praia fica escondida

4. Mas vale a pena fazer o percurso até lá

5. Dependendo da época, você terá a praia só para você

6. Dá para acreditar nesse lugar?

7. As areias são branquinhas

8. E as águas transparentes

9. Imagina ver isso ao vivo?

10. Praticamente uma obra de arte

11. Partiu riscar esse destino da lista de lugares para conhecer?

12. Uma coisa é certa: você vai se apaixonar

Curtiu? Pois saiba que há muito mais a ser explorado. Estas 20 fotos de Ubatuba, por exemplo, vão te deixar ainda mais encantado pelo litoral paulista. Confira!

PARA VOCÊ