7 atividades que fazem da Praia do Sonho um sonho para amantes da natureza

O nome da praia entrega o motivo: a natureza exuberante e um mar calmo tornam a Praia do Sonho um verdadeiro sonho para passar as férias. Você pode descansar na areia, realizar atividades em um parque estadual, ir até Florianópolis e até mesmo conhecer ruínas de uma fortaleza. Venha se encantar com a Praia do Sonho, em Santa Catarina.

Publicidade

Onde fica a Praia do Sonho

A Praia do Sonho pertence ao município de Palhoça, que por sua vez faz parte da Grande Florianópolis. Então, esse destino de férias está em Santa Catarina, há aproximadamente 30 km do centro da Palhoça, 50 km de Floripa, 100 km de Balneário Camboriú e 430 km de Porto Alegre. A Praia do Sonho faz parte do Balneário Ponta do Papagaio, que reúne também as praias da Pinheira e a da Ilha do Papagaio.

Como chegar

A melhor opção é pousar no aeroporto de Florianópolis e depois seguir de carro, ônibus ou transporte por aplicativo até o município de Palhoça, que é acessado pela BR-101. Mas atenção, pois essa rodovia costuma ter bastante trânsito.

Agora que você já sabe um pouco sobre este destino de férias, é só seguir as placas para chegar nas praias espetaculares da Palhoça e inclusive, na Praia do Sonho.

O que fazer na Praia do Sonho

As atividades na Praia do Sonho se concentram na própria praia e em opções de entretenimento ao redor, pois afinal, se trata de Santa Catarina. Conheça o que você pode fazer por lá para ter as férias perfeitas:

1. Praia Tranquila

Tomar sol, praticar esportes e dar um mergulho. A faixa extensa de areia convida os turistas e moradores a relaxarem nesta praia que é o paraíso para quem não gosta de movimento. A parte sul da praia é incrível, pois você vai se aproximando de uma península e é possível ter duas vistas para o mar, ao norte e ao leste. Você vai encontrar um posto salva vidas e locação de cadeiras e guarda-sol. A praia não tem muita estrutura já que na maior parte é você e a natureza, com o barulho das ondas.

2. Ilha de Araçatuba e as Ilhas das Três Irmãs

Alguns pescadores da região oferecem passeios de barco até a Ilha de Araçatuba, onde está localizada a Fortaleza da Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba. A construção, que foi desenvolvida entre 1742 e 1744, está em ruínas e em processo de restauração, mas é possível dar uma pequena parada para fotos. Você também passará pela Ilha das Três Irmãs, um conjunto de ilhas que pertence ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Publicidade

3. Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior Unidade de Conservação de proteção integral, ocupando 1% do estado de Santa Catarina. O parque abrange vários municípios e a sede está localizada em Palhoça. Você poderá se dirigir até o Centro de Visitantes e se divertir em trilhas educativas para conhecer a biodiversidade do parque. Há também trilhas mais pesadas pelo parque, mas que devem ter o acompanhamento de guias especiais. Você pode fazer por conta própria, contudo é preciso ter experiência em trilhas mais pesadas.

4. Visitar a praia de Naufragados em Florianópolis

Se você olhar no horizonte da Praia do Sonho, verá a Praia de Naufragados em Florianópolis. Há alguns pescadores e empresas que realizam o passeio de barco até Naufragados. Essa praia é incrível, com paisagens espetaculares e uma das trilhas mais bonitas de Floripa com direito a fotos em frente a um farol.

5. Conhecer a Praia Ponta do Papagaio e Ilha do Papagaio

Ao se dirigir mais para o sul da Praia do Sonho, você chega até a Ponta do Papagaio, local com bares e restaurantes, é onde a badalação acontece. Você também pode conhecer a Ilha do Papagaio com atividades de práticas esportivas e trilhas.

6. Visitar outras praias de Palhoça

Existem outras praias incríveis para visitar em Palhoça. Você pode ir para a Guarda do Embaú, Praia da Pinheira, Praia do Maço (onde está o Vale da Utopia), Praia de Cima, Prainha, a Enseada de Brito. Cada uma dessas praias possui uma característica própria, mas todas possuem paisagens espetaculares e que guardam histórias e atividades próprias.

7. Visitar Florianópolis

Todo mundo deve conhecer Floripa de nome. Local com 42 praias, atrações, restaurantes… Muita gente se hospeda nas praias de Palhoça e faz um bate volta até a capital catarinense. Veja o que fazer em Florianópolis: um guia completo para a sua viagem.

Todas essas atividades se complementam quando você está na Praia do Sonho, formando um destino incrível para as férias.

Onde se hospedar

A Praia do Sonho é tipicamente uma vila de pescadores. Ou seja, você não vai encontrar muitas opções na própria praia, mas há hospedagens em regiões próximas que são um ótimo custo benefício. Confira!

  • Pousada Lagoa Azul – $: Pousada na Praia do Sonho que oferece quartos simples, com cozinha equipada e está bem próximo da praia. É uma opção sem muito luxo, mas que é ideal para descansar após a praia.
  • Cabanas da Vó Nena – $:Na Praia do Sonho quase na Praia da Pinheira é possível encontrar essa opção com quartos em cabanas de madeira. Quartos simples com cozinha.
  • Zuzuland – $$:Pousada localizada na Guarda do Embaú, bem próximo da Praia do Sonho. O espaço foi idealizado pelo modelo, ator e apresentador Paulo Zulu. O local oferece cabanas simples que comportam até 7 pessoas.
  • Pousada Xaxá – $$$:Pousada também localizada na Guarda do Embaú, bem próximo da Praia do Sonho. Uma das melhores opções na região com suítes modernas que acomodam até 5 pessoas. Tem café da manhã e uma cozinha comunitária para quem precisar cozinhar algo.
  • Pousada Ilha do Papagaio – $$$:Se você procura uma opção mais privativa pode se hospedar em uma pousada particular que fica na Ilha do Papagaio com quartos luxuosos e aconchegantes e com muitas atividades para fazer na própria ilha.

Também há algumas opções de locação por temporada e por Airbnb na Praia do Sonho. As casas são simples, mas você encontra um local para descansar depois da praia. Vale a pena dar uma conferida antes de chegar até o destino final.

Bares e restaurantes na Praia do Sonho

Como a Praia do Sonho é mais residencial – pois é onde os pescadores moram – há algumas opções de frutos do mar, mas é no entorno da praia que você encontra restaurantes com pratos deliciosos.

Publicidade

  • Restaurante e Petiscaria Canoa Quebrada – $:Essa opção fica mais perto da Ponta do Papagaio. Você encontra essa opção pé na areia, em que os drinks são o carro-chefe, e também encontra frutos do mar. Além disso, o local é pet friendly.
  • Cozinha da Mama – $$: localizada na Pinheira, um lugar simples que oferece buffet a quilo e também pratos individuais.
  • Casa Vicenza Pizzeria – $$: localizada também na Pinheira, o carro chefe é a pizza com diferentes opções de sabores em um ambiente acolhedor.
  • Big Bamboo – $$$: uma das melhores opções da região que fica localizada na Guarda do Embaú. Com 49 pratos no cardápio e você também pode se deliciar com drinks, vinhos e cervejas.

Agora que você já sabe dessas opções, escolha a melhor que se encaixa no seu bolso e vá experimentar os pratos deliciosos que você pode comer na região. Afinal, a refeição também faz parte do passeio.

10 fotos encantadoras da Praia do Sonho para despertar a vontade de conhecer a região

Conhecer o destino de férias por fotos é uma das opções para quem nunca pisou no local. Veja fotos que vão fazer você querer visitar esse paraíso localizado na Grande Florianópolis.

1. Venha conhecer a Praia do Sonho, um local com mar incrível

2. Pratique esportes aquáticos nas águas calmas da praia

3. Visite o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

4. Conheça outras praias da Palhoça, como a Guarda do Embaú

5. Embarque até as ruínas de uma fortaleza na Ilha de Araçatuba

6. Visite Florianópolis e dê uma chance para conhecer a Praia de Naufragados, em Floripa

7. Volte para a Praia do Sonho para relaxar

8. Na baixa temporada, a praia fica quase deserta

9. A região é moradia de muitos pescadores e, por isso, a movimentação na região não é tão intensa

10. Descanse nesse pedacinho de paraíso

Santa Catarina reúne paisagens únicas, como a Praia do Sonho que fica no município de Palhoça e que merece ser desbravada.

Descubra um pouquinho da Praia do Sonho para planejar a sua viagem

Vídeos oferecem uma ótima noção para conhecer um local ideal para descansar. Então, confira abaixo alguns que vão fazer você querer ir até a Praia do Sonho.

Publicidade

Confira como é o trajeto até a praia do Sonho

Neste vídeo, você confere como é a estrada que conecta até a praia, o estacionamento e até mesmo a faixa de areia para relaxar. Aperte o play e venha desbravar a Praia do Sonho com essa família.

A Praia do Sonho e a Ponta do Papagaio são o destino certo para quem ama natureza

A natureza que rodeia a região convida turistas de todo o lugar do Brasil, inclusive esse carioca que mostrou que mesmo em um dia nublado, a praia é perfeita para descansar e se conectar com a natureza.

Um passeio renovador pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro tem a sede em Palhoça, bem próxima da Praia do Sonho. Assim, confira o que você pode fazer por lá para se conectar com a natureza e relaxar o máximo possível.

Desbrave as praias de Palhoça

Agora, se você quer conhecer outras praias do entorno da Palhoça, aperte o play e assista esse vídeo feito por uma família que adora natureza e encontre locais para relaxar de uma maneira simples.

Visite essa praia para relaxar e se encantar com as belezas naturais que são incríveis. Agora que você já conhece a Praia do Sonho, que tal conferir as 17 praias de Santa Catarina que você deveria dar uma chance.