Praias de Búzios: 20 opções paradisíacas que farão você se apaixonar

Escrito por Sheila Almendros

Não é a toa que as praias de Búzios caíram nas graças da atriz francesa Brigitte Bardot: este paradisíaco destino da região de Lagos, no Rio de Janeiro, possui encantos inexplicáveis! Fora que seus atrativos atendem todos os tipos de perfis de visitantes: há orlas mais agitadas e cosmopolitas, para quem busca azaração, mas também há muita tranquilidade a beira mar para quem quer curtir um momento a dois ou com a família.

Se você busca por um lugar perfeito para aproveitar a sua próxima temporada de folga, que tal conhecer um pouco mais de Búzios e estudar todas as suas possibilidades de incluir este destino em seu roteiro?

20 praias de Búzios para você conhecer

Os destinos mais paradisíacos do Brasil estão aqui:

1. Geribá

A praia de Geribá atende todos os perfis de turistas. Isso porque seus quase 2 quilômetros acomodam perfeitamente grupos de jovens que buscam um cantinho agitado para surfar ou paquerar (ali pelo lado direito), e as famílias com crianças encontram mais sossego do lado esquerdo da orla. Há diversas barraquinhas por toda a sua extensão, além de quiosques rústicos garantindo toda a autenticidade do local, e inúmeras pousadas no entorno para quem deseja se hospedar por ali.

2. João Fernandes

Outra praia cercada por pousadas é a de João Fernandes, que ainda conta com diversos restaurantes elogiados erguidos em decks bastante frequentados, principalmente por estrangeiros. Costuma ficar cheia durante o final de semana e feriados, e mais sossegada em dias comerciais — momento ideal para alugar por ali o seu equipamento de skorkeling, caiaque e SUP e curtir o mar sem maiores preocupações.

3. Azeda

Mesmo sendo uma praia mais escondida, Azeda não deixa de ser muito procurada pelos turistas. Ela pode ser acessada por uma caminhada de dez minutos, a partir da Praia dos Ossos, ou por aquatáxi. Para curtir a região com um pouco mais de sossego, vá de dia de semana, mas prepare-se para levar comes e bebes, pois as barraquinhas só funcionam nos dias mais agitados. O local não oferece nenhum tipo de estrutura — perfeito para quem busca uma experiência mais rústica, sem tirar o foco do incrível mar azulado.

4. Praia da Ferradura

O mar calmo e raso da Praia de Ferradura é o principal atrativo de famílias com crianças. O canto direito é mais tranquilo, com barracas, quiosques e banheiros que suprem a necessidade de todos durante o dia inteiro. Já o lado oposto é um pouco mais agitado, e o Eden Beach costuma fazer literalmente a festa da galera mais descolada, que busca um local descontraído e um pouco mais sofisticado.

5. Ferradurinha

Apesar do nome, Ferradurinha não é vizinha de Ferradura, e sim de Geribá, por onde ela é acessada. Os 400 metros asfaltados entre uma praia e outra possui diversas lanchonetes que ajudam a matar aquela fome durante a sua estadia por lá. Na pequena orla, há quiosques e barraquinhas que também vendem comes e bebes, além de oferecerem aluguel de cadeiras e equipamentos para esportes náuticos. Aproveite para levar a criançada nesta praia: o mar é tranquilo e incrivelmente cristalino.

6. Tartaruga

A beleza natural da praia de Tartaruga é garantida pela ausência de construções urbanas em seu entorno: isso quer dizer que ela é cercada pela natureza intacta, e oferece um belíssimo cenário, que ganha uma pitada ainda mais especial no pôr do sol. Os quiosques rústicos acompanham a atmosfera rudimentar, e o mar tranquilo é um deleite para as crianças, que curtirão melhor o local durante a semana, longe do agito dos demais dias e feriados.

7. Manguinhos

A praia de Manguinhos oferece uma experiência diferente das demais: lá não é um local frequentado por banhistas, e sim por turistas que querem curtir um passeio contemplativo, fazer uma longa e deliciosa caminhada, ou conhecer (e se deleitar) no principal polo gastronômico de Búzios. É em Porto da Barra que ficam os restaurantes mais deliciosos da região, e um local perfeito para admirar o pôr do sol, tomando uns bons drinks. A prática de windsurf, kitesurf e vela são as principais atividades praticadas por ali, já que os ventos fortes e o mar tranquilo são garantidos.

8. Praia das Caravelas

Quem não conhece a região pode nem perceber a existência da praia de Caravelas. Isso porque ela fica tão escondida que se torna praticamente desconhecida! O acesso é feito beirando um condomínio residencial, e apesar da cancela presente na entrada, o local é público. A infraestrutura conta com um restaurante, banheiros para os banhistas, cadeiras e guarda-sol, mas é importante levar dinheiro em espécie porque geralmente nunca há sinal da maquininha de cartão. Como o mar de vez em quando costuma ficar mais agitado, não é aconselhado levar crianças, a não ser que elas gostem de se divertir apenas na areia.

9. Praia do Forno

Se você quer fugir das grandes movimentações das praias de Búzios aos finais de semana, opte pela Praia do Forno. Ela não é a das mais populares entre os turistas, mas possui tudo o que qualquer banhista busca em uma praia: cenário paradisíaco, infraestrutura completinha e mar tranquilo. Apesar de pequena, é possível encontrar um restaurante de boa qualidade, que também oferece aluguel de cadeiras, guarda-sóis e equipamentos de esportes náuticos, e de quebra, achar um bom local na faixa de areia para assistir ao espetáculo do pôr do sol.

10. Praia Brava

A praia preferida dos surfistas é também um local tranquilo, já que a distância do centro da cidade inibe um pouco a presença de turistas. Apesar disso, é um dos locais, digamos, mais chiques de Búzios! Em uma das extremidades da orla há alguns restaurantes de decorações caprichadas e com uma vista para lá de privilegiada. Na baixa temporada, o aluguel de cadeiras e guarda-sóis por ali acaba saindo muito mais em conta, garantindo os mesmos privilégios e bom atendimento dos dias mais agitados (que costumam triplicar os seus preços). Mas se a ideia é curtir com simplicidade, basta ir até a ponta oposta.

11. Praia do Canto

Mesmo sendo tão próxima do centro e com um mar tranquilo e cristalino, a Praia do Canto é uma opção bastante tranquila, em todos os sentidos. Ela não é muito frequentada por turistas, e ainda por cima há diversas piscinas naturais que são um verdadeiro convite para momentos de relaxamento. Há um quiosque simples por lá, mas se deseja ter um almoço mais elaborado, procure por um restaurante nas proximidades. Uma opção perfeita para quem quer curtir a praia sem precisar ir muito longe.

12. Praia José Gonçalves

A praia mais vazia de Búzios faz parte da Reserva Ecológica das Emerências, e possui um quiosque mais famoso que a própria orla: você com certeza ouvirá falar da casquinha de mariscos do Quiosque Raniere, uma das iguarias mais premiadas da região. O mar agitado é ideal para a prática de surfe, mas se pretende se banhar, é melhor dar uma conferida no humor da maré em seu canto direito: dependendo do dia é possível encontrar piscinas naturais por lá.

13. Praia da Foca

Para quem busca privacidade e sossego, a Praia da Foca é a pedida. Ela não é uma praia comum, já que a maré é quem dita as regras por ali (não há faixa de areia e só é possível ficar entre as pedras com a maré baixa), e por ser isolada, é pouco conhecida entre os turistas. Não conte com infraestrutura no local: há apenas o Sr. Lancaster por ali vendendo bebidinhas e churrasco em uma barraca improvisada sobre a pedra, e o acesso é feito por uma trilha curta, porém íngreme.

14. Praia Olho de Boi

Conhecida pela prática do nudismo, a Olho de Boi é um local com bastante privacidade e tranquilidade, muito frequentada por casais. Ela é acessada por uma trilha íngreme de 20 minutos a partir do canto direito da Praia Brava, e possui faixa de areia estreita e mar calmo. Não há quiosques no local, mas alguns vendedores ambulantes costumam circular por ali.

15. Praia dos Ossos

A Praia dos Ossos não é o melhor local para tomar um banho de mar, devido as inúmeras embarcações que por ali circulam, mas é uma ótima pedida para quem deseja contemplar uma paisagem sem igual. É também onde o turista terá acesso às outras praias de Búzios, como Azeda, Azedinha, João Fernandes, Tartaruga e Manguinhos, e por ficar próxima ao centro (precisamente ao lado da Praia da Armação), oferece inúmeras opções de comércio, entre eles antiquários e ateliês.

16. Praia da Armação

Por ser um ponto turístico bastante famoso, a Praia da Armação chama a atenção por suas inúmeras atrações, como as esculturas de diversas figuras importantes para a cidade (a estátua da atriz Brigitte Bardot, — responsável por popularizar o local internacionalmente — do presidente Juscelino Kubitschek, e de pescadores locais). Não deixe de passear pela Rua das Pedras e conferir os principais comércios das redondezas e contemplar o pôr do sol na Orla Bardot: um espetáculo sem igual.

17. Praia Rasa

Praticantes de kitesurf e windsurf adoram esta praia, pois além de ventar bastante, o mar é extremamente raso (perfeito também para a criançada se divertir sem perigo). A Praia Rasa fica colada em Manguinhos, e está escondida atrás das centenas de casas que contornam a região. Como não há nenhuma infraestrutura no local, é importante que você leve tudo: desde comes e bebes até cadeiras e guarda-sol.

18. Tucuns

Se afastar um pouco do centro de Búzios geralmente rende passeios mais tranquilos, sem muito tumulto. E é exatamente isso que Tucuns oferece: tranquilidade! Ela possui uma enorme faixa de areia, ideal para o banhista que deseja voltar para casa com a cor do verão (são 3 quilômetros de extensão praticamente desertos). Quem gosta mesmo de frequentar esta praia são os praticantes de surf, kitesurf, windsurf e parapente, pois o mar aberto e ondas fortes são um verdadeiro convite para os esportes náuticos. Não espere muita infraestrutura deste lugar selvagem: os quiosques e vendedores ambulantes costumam aparecer só na alta temporada.

19. Praia dos Amores

A Praia dos Amores é um daqueles paraísos que se tornam recompensas depois de uma cansativa trilha. Isso porque para acessá-la é necessário percorrer um caminho a partir da Praia do Canto e repleto de pedras, que além de exigir bastante cuidado e um bom calçado, também requer atenção com a maré. Pode apostar que todo esforço valerá a pena: você encontrará uma natureza nativa e preservadíssima, um local bastante reservado (que até rende um clima romântico para casais apaixonados) e um cenário inesquecível. Mas atenção: não há nenhum tipo de infraestrutura por lá, e por conta do trajeto, não é ideal para crianças.

20. Praia das Virgens

Falando em clima romântico, é na Praia das Virgens que você garantirá um inesquecível momento a dois, pois estamos falando da menor e mais deserta praia de Búzios. Seu acesso é bem difícil, através de uma trilha estreita e bastante rochosa, saindo pela praia do Canto ou pelo costão da Praia da Tartaruga, e nem há espaço para comportar algum tipo de infraestrutura. Imagine quantos pedidos de casamento já devem ter sido feitos nesta reservada praia?

20 fotos de praias de Búzios que são de tirar o fôlego

Não é preciso de muito para se apaixonar por Búzios. Basta conferir estas imagens e sair deste post completamente rendido!

1. As belezas de Búzios podem ser conferidas em qualquer horário

2. Não há um dia que o céu esteja “mais ou menos”

3. Espia só que delícia que é a praia de João Fernandes

4. A vista de cima já comprova que Búzios é um paraíso

5. Você passa a entender o nome da Praia de Ferradura quando a avista por esta perspectiva

6. Não se esquecendo que também há uma versão mais compacta: a Praia da Ferradurinha

7. O pôr do sol é fantástico, não acha?

8. A estrutura rudimentar mantem todo o aspecto selvagem do local

9. As construções costumam se confundir com a natureza

10. Espere para encontrar em Búzios um mar azul admirável

11. Apesar do nome, a Praia Brava é bem convidativa ao descanso

12. Este é o visual incrível da Praia do Canto

13. As embarcações circulando pelo mar fazem parte do espetáculo

14. A paisagem de Búzios garantirá seus melhores cliques

15. A Praia dos Ossos é ponto de partida para várias outras praias

16. Há várias estátuas icônicas na Praia da Armação, entre elas, os pescadores dentro do mar

17. Em Tucuns o seu sossego será garantido

18. É na deserta Praia dos Amores que o romantismo é garantido

19. Afinal de contas, como não se sentir apaixonado em um cenário desses?

20. E para estender o clima, que tal adicionar a Praia das Virgens ao passeio?

Búzios é, com certeza, o destino brasileiro ideal para os amantes de praias. É ou não é um lugar encantador?

E se estiver a fim de colocar o pé da estrada, veja 10 motivos para conhecer Cabo Frio e explore as maravilhas da região dos Lagos.

PARA VOCÊ