Búzios: 10 atrações para incluir em seu roteiro de viagem

Escrito por Flávia Resende

Praia, sol, mar, calmaria, feirinhas de artesanato, tudo isso você vai encontrar em Armação dos Búzios, mais conhecida como Búzios, na região dos Lagos no Rio de Janeiro.

O nome Armação dos Búzios conta um pouco de sua história com a pesca. Armação se refere a um método de pescaria e também faz referência à construção de baleeiros. De acordo com historiadores, Búzios (conchas) refere-se a grandes conchas de moluscos usadas como chifres por tribos locais indígenas para alertar a aproximação de portugueses.

Mapa de Búzios

Búzios é um dos destinos mais famosos da Costa do Sol, trecho de 305 quilômetros formado por 13 municípios do Rio de Janeiro: Armação dos Búzios, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Quissamã, Macaé, Maricá, Rio das Ostras, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, a cidade faz divisa com Cabo Frio, município do qual se tornou autônoma em 1995.

Como chegar

Saindo do Rio de Janeiro de carro (distância de 173 quilômetros): saindo do Rio, seguir em direção à ponte Rio-Niterói. Na descida da ponte, seguir o acesso à esquerda para a BR-101 (sentido Rio Bonito). Depois de 72 quilômetros de viagem, pegar o acesso à direita para a Via Lagos (RJ-124). No fim da Via Lagos, continuar por 5 quilômetros até o posto Ipiranga (na entrada do trevo de São Pedro da Aldeia). Seguir na RJ-106 na direção de Macaé/Búzios. Depois de 14 quilômetros, entrar à direita e seguir por cerca de 10 minutos até o Pórtico de Búzios, que fica na entrada da cidade.

Saindo do Rio de Janeiro de ônibus: o ônibus da viação 1001 sai da Rodoviária Novo Rio e a viagem dura cerca de 3 horas.

Saindo de São Paulo de ônibus (distância de 594,5 quilômetros): a linha de ônibus que faz o trajeto diário é a Autoviação 1001, com saída do Tietê, Jabaquara, Barra Funda, R. Treze de Maio, Praça do Patriarca e Aeroporto de Congonhas. A viagem dura em média 10 horas.

Saindo de São Paulo de avião: é só voar para o Rio de Janeiro e optar pelo traslado direto para Búzios ou ir até a Rodoviária Novo Rio e procurar o guichê da viação 1001.

Muitas pessoas que visitam o Rio de Janeiro querem saber a distância entre a capital e Búzios. Com as dicas acima, dá para escolher as melhores opções de viagem e chegar ao destino sem se perder.

O que fazer em Búzios

As atrações de Búzios vão além de lindas praias. Vamos conhecer o que mais a cidade tem a oferecer? Listamos 10 atrações pra você.

1. Praia da Ferradura

Uma das praias mais famosas de Búzios tem mais de 1 km de extensão de areia, um visual deslumbrante, pouco vento e águas calmas e cristalinas. Recebeu esse nome por ter um formato inconfundível de ferradura. A Praia da Ferradura é ideal para quem quer um lugar para passar o dia relaxando sozinho ou acompanhado.

Nas noites de quinta-feira, um bom programa é conhecer a Feira Livre Periurbana, que abre das 19h à meia noite e comercializa artesanato, trabalhos manuais e muitas lembrancinhas.

2. Praia da Armação

A praia se tornou uma das mais procuradas de Búzios após ter sido frequentada pela atriz Brigitte Bardot, na década de 60. Em sua homenagem, moradores batizaram a orla da praia de Orla Bardot, onde há uma estátua de bronze da atriz sentada em frente ao oceano.

A Praia da Armação, localizada no centro da cidade, tem 400 metros de extensão e somente alguns de seus trechos são tranquilos e próprios para banho de mar.

3. Rua das Pedras

Durante o dia, a rua fica vazia e com pouco movimento. À noite é quando o movimento acontece, com moradores e turistas subindo e descendo a rua.

A Rua das Pedras reúne, em seus poucos mais de 600 metros, restaurantes requintados, bares com música ao vivo, cafés, pousadas, boates, sorveterias, galerias de arte e muita animação. O local é um paraíso para quem gosta de fazer compras. Além da moda praia e das marcas de shopping, na Rua das Pedras os turistas encontram também grifes famosas como Animale, Farm, Lacoste e Osklen. E não para por aí, na rua tem também lojas de decoração, artesanato e ateliês de arte.

4. Praia Azeda

A Praia Azeda é uma faixa de areia com aproximadamente 200 metros cercada por paredões de pedras e uma vegetação densa. Para chegar à praia, é necessário ir de táxi marítimo ou barco.

5. Estátua de Brigitte Bardot

No verão de 1964, a atriz Brigitte Bardot foi para Búzios para fugir da imprensa que a perseguia no Rio de Janeiro. Ela foi na companhia de seu namorado Bob Zaguri, um marroquino que vivia no Brasil, e ficou encantada pela colônia de pescadores, prolongando sua viagem por vários dias.

A famosa estátua de bronze da atriz francesa, sentada em frente ao oceano na Orla Bardot, foi esculpida pela escultora Christina Motta.

6. Igreja de Sant’Anna

A igreja, construída em 1740 por Brás de Pina em homenagem a Santa Ana, é parte importante da história da cidade, pois foi a primeira manifestação cristã de Búzios. Construída no alto, entre a Praia da Armação e a Praia dos Ossos, a igreja abriga um antigo cemitério dos escravos, que ainda é usado atualmente. Segundo a lenda, pescadores acharam a imagem de Santa Ana no mar e, desde então, não faltou mais pesca para a população. Também contam que o motivo da igreja ter sido construída virada para o mar é que, durante a construção da mesma, a imagem da santa mudava de posição sem explicação e, à noite, sempre se virava em direção ao mar.

A igreja tem uma arquitetura simples, típica do século XVIII, e seu interior é bem pequeno, bem cuidado e tranquilo. Do lado de fora, os visitantes têm uma vista privilegiada da Praia dos Ossos e de várias embarcações.

7. Radical Parque

Para quem gosta de aventura, Búzios tem um parque de esportes radicais cuja construção teve início em 2006. Algumas de suas atrações que podem ser praticadas por toda a família são pista de kart, cama elástica, tirolesa, escalada, paintball, jogos eletrônicos, tiro ao alvo, bungee trampolim, cine 6D, minikart para as crianças, aquaboat, minibuggy e escalada. Diversão garantida para a família toda.

8. Mirante de João Fernandes

Um dos melhores pontos para admirar a vista de Búzios é o Mirante de João Fernandes. O local oferece uma vista de 180 graus das praias João Fernandinho e João Fernandes.

9. Praia da Ferradurinha

Apesar do nome, a Praia da Ferradurinha não fica ao lado da Praia da Ferradura. Como o nome já diz, ela também tem formato de ferradura e é bem pequena, com apenas 100 metros de extensão. Cercada por um paredão, é um lugar excelente para quem viaja com crianças pela tranquilidade do local.

10. Praia de Geribá

A praia é uma das mais frequentadas de Búzios devido à boa infraestrutura e à extensa faixa de areia (quase 2 km de extensão), e fica do ladinho da Praia da Ferradurinha. Geribá tem uma ampla área de estacionamento e muitas barracas de praia, desde as mais calmas até as mais frequentadas.

Agora que você conhece um pouquinho mais sobre Búzios, como chegar e o que visitar na cidade, veja algumas opções de onde se hospedar na região.

Pousadas e hotéis em Búzios

Ainda está em dúvidas de onde se hospedar na cidade? Selecionamos algumas opções de hospedagem pra você.

Pérola Búzios Hotel – $$$$$

Localizado próximo à Praia do Canto, o hotel conta com wi-fi gratuito, piscina ao ar livre, sauna, banheira de hidromassagem e estacionamento privativo gratuito. Os quartos são equipados com TV a cabo, frigobar, ar-condicionado e banheiro privativo.

Além disso, possui restaurante próprio que tem em seu menu pratos da culinária brasileira.

Unicornio & Spa By MN Hotéis – $$$

O hotel está localizado em um local estratégico, em uma colina ao lado da Praia da Ferradura. Todas as suítes possuem varanda para os hóspedes apreciarem a vista panorâmica da baía, TV a cabo, ar-condicionado e outras comodidades.

O estabelecimento tem uma piscina no terraço e também oferece um serviço gratuito de traslado à noite para o centro de Búzios.

Pousada Praia João Fernandes – $$$$$

A pousada fica a 2 km do centro da vila, a 1,6 km da Praia dos Ossos, a 1,3 km da Praia Azeda e Azedinha e a penas 40 metros da Praia João Fernandes. Opções de praia não faltam!

O estabelecimento tem piscina, restaurante cinco estrelas, café da manhã gratuito e todos os quartos possuem frigobar, ar-condicionado, TV de tela plana e canais a cabo.

Pousada Casa do Molino – $

A Pousada Casa do Molino está localizada próxima à Praia da Ferradura e do centro da cidade, e também fica perto de lojas e restaurantes da Rua das Pedras. Todos os quartos possuem vista para os jardins, TV, ar-condicionado, frigobar e TV.

Além disso, os hóspedes têm à disposição uma piscina ao ar livre, que possui cachoeiras e espreguiçadeiras.

Pousada Janellas do Mar – $$

A pousada fica localizada em João Fernandes, a apenas 15 minutos a pé da Praia Azeda e Praia de João Fernandes. A Praia dos Ossos e a Orla Bardot também ficam perto para uma caminha a pé.

A pousada oferece piscina externa, piscina infantil, terraço na cobertura, café da manhã gratuito, restaurante, estacionamento gratuito e bar/lounge. Todos os quartos possuem wi-fi grátis, banheiros, cofres e serviço de quarto.

Antes de escolher onde ficar, além de avaliar o valor da hospedagem e os benefícios oferecidos pelo estabelecimento, leve em conta também a localização. Se você gosta de ambientes mais tranquilos, por exemplo, evite os hotéis localizados próximos a ruas e praias mais movimentadas.

Restaurantes em Búzios

Listamos algumas opções de restaurantes de estilos variados para você selecionar o que mais se encaixa em seu perfil. Frutos do mar, pizzas, massas, cafés, tortas e hambúrgueres são algumas das opções. Como a cidade tem muitos restaurantes, dá para conhecer vários deles durante a viagem.

Mistico Sunset Lounge & Restaurant

Considerado um dos melhores da cidade, o restaurante proporciona uma vista privilegiada da Baía da Armação. São servidos os melhores pescados da região, produtos frescos e pratos que unem sabores da gastronomia mediterrânea e a cozinha contemporânea.

Taverne 67

Inaugurado em 2010, o restaurante tem seu cardápio receitas da cozinha francesa e pratos com frutos do mar como a moqueca, paella e risoto. Mas não é só isso, o restaurante também serve feijoada aperfeiçoada com adição de lula, mexilhões e peixe.

Primitivo

Localizado na Rua das Pedras, o restaurante conta com decoração italiana. O menu é assinado pelo chef Mauro Vettori e contém pizzas preparadas no forno a lenha, massas produzidas artesanalmente como o Ravioli Gamberetti (recheado com camarão e queijo cremoso) e o Gnocchi verdi Asparagi (nhoque de espinafre e batata com aspargos frescos). Uma extensa carta de vinhos está disponível para acompanhar as refeições e, como sobremesa, deliciosos picolés da Diletto são algumas das opções.

Mr. Dian

A hamburgueria é parada obrigatória para quem adora um fast food. No menu, sanduíches, tapiocas, acompanhamentos, açaí e sucos. Para quem está hospedado próximo à Rua das Pedras, é só fazer os pedidos online e aguardar o lanche.

Maria Maria Café

Localizado em um cantinho da Rua das Pedras, o estabelecimento oferece aos clientes, além de suas famosas tortas, mesas na varanda para terem a companhia de uma bela vista da Praia do Canto. O menu possui cafés, chocolate quente, chá, torta quente de chocolate com banana (que ficou famosa ao ser mostrada no programa Mais Você) e torta de limão feita em casa. Quer mais? o Maria Maria Café também serve petiscos e vinhos.

Búzios oferece várias opções gastronômicas que agradam a todos os gostos e bolsos. Possivelmente uma delas vai agradar você!

Dicas de quem já visitou a cidade

Quem vai a Búzios não deixa de registrar os bons momentos da viagem e as inúmeras praias paradisíacas e atrações da região. A seguir mostramos alguns vlogs pra te inspirar na hora de fazer sua viagem.

Búzios, RJ: Rua das Pedras, Orla Bardot e Praia da Armação – vlog (2019)

O vídeo mostra a Orla Bardot, a Rua das Pedras e a Praia da Armação durante o dia e à noite. Além disso, são mostradas opções de onde ficar na cidade e o que fazer em Búzios.

O que fazer em Búzios? Os passeios mais legais, com Bruno De Luca

Acompanhe o apresentador Bruno De Luca mostrando a Feira Livre Periurbana de Búzios, o que fazer na cidade, onde comer, o que visitar e algumas curiosidades sobre a cidade.

Melhores praias de Búzios – Onde comer e o que visitar

No vídeo, um casal mostra seus dias em Búzios e o que fazer na cidade durante o dia e à noite. Além disso, contam o que estão achando da cidade.

Mais fotos de Búzios para te encantar

Com muitas atividades para fazer, Búzios tem tudo o que é necessário para atrair muitos turistas de várias partes do mundo. Comprove nas fotos a seguir.

1. Sol, tranquilidade e uma piscina natural só pra você

2. Viajar para Búzios é passar dias em constante contato com as belezas da natureza

3. Lugares escondidos e poucos frequentados para viver aventuras

4. Alguns lugares de Búzios vão testar o seu preparo físico. Preparado?

5. A cidade mantém suas características de colônia de pescadores

6. O pôr do sol é um espetáculo à parte em Búzios

7. Com tantas opções fica difícil escolher o que visitar primeiro

8. É fácil entender porque Brigitte Bardot se encantou pela cidade

9. As águas calmas proporcionam também a prática de atividades no mar

10. Búzios é o lugar ideal para relaxar em praias que parecem intocadas pelo homem

Chamada de St. Tropez brasileira, Búzios encanta com sua pitoresca orla e as pequenas ruas de paralelepípedos. É o destino ideal para qualquer época do ano, seja para uma esticada durante uma visita ao Rio ou para uma viagem de maior duração!

PARA VOCÊ