Praias de Ilhabela: 13 opções paradisíacas que farão você arrumar a mala

Escrito por Bárbara Costa

As charmosas e paradisíacas praias de Ilhabela se dividem entre as mais bem estruturadas e urbanizadas ou aquelas de natureza intocada e quase selvagem. Portanto, você pode escolher entre ficar por perto do Centro Histórico, percorrer trilhas ou fazer passeios de barco.

De qualquer forma, os cenários do arquipélago encantam quem passa por lá. Está pensando em ir para Ilhabela? Confira as praias que você não pode deixar de conhecer!

Índice do conteúdo:

13 praias de Ilhabela para você conhecer

Ilhabela reúne praias muito bem preservadas, rodeadas de uma natureza exuberante, e outras perto do centrinho. Veja quais delas merecem uma visita!

1. Praia do Perequê

A Praia do Perequê fica no centro de Ilhabela e, portanto, conta com maior infraestrutura. Há quiosques, guarda-sóis e até espaços próprios para as crianças se divertirem. Os praticantes de wind surf, stand up paddle e caiaque também podem alugar os equipamentos necessários por lá.

Na hora das refeições, você encontrará várias opções por perto, como o Restaurante do Cura, o Pimenta de Cheiro e a Creperia N’areia. Para se hospedar, há lugares muito bem estruturados, como o Abayomi Hotel.

2. Praia da Vila

Essa charmosa praia fica bem no centro histórico de Ilhabela, ao lado do píer. O entardecer ou o pôr do sol no local costumam atrair os visitantes depois de um dia de passeio e compras na Rua do Meio. A vila também reúne cafés, bares e sorveterias, além de eventos culturais (como o Festival de Jazz).

Não deixe de ir ao Ponto das Letras (café e restaurante), à Hamburgueria da Ilha, ao Bar São Paulo e à Gelateria Tradizionale. Experimente também as massas do Mozzarello Restaurante & Pizzaria.

3. Praia da Ilha das Cabras

A Ilha das Cabras pertence ao Arquipélago de Ilhabela e fica ao sul do Centro Histórico. A região é uma das mais visitadas pelos turistas — que são atraídos pelo mar tranquilo e pela possibilidade de fazer snorkel.

Quando bater aquela fome, você pode aproveitar as opções do bairro Pedras Miúdas (como o Marujo Restaurante). A pouco mais de 500 metros da praia, está o requintado Barra do Piúva Porto Hotel, pronto para recebê-lo com todo o conforto.

4. Praia do Julião

Se você está em busca de um cantinho tranquilo em Ilhabela, não deixe de ir à Praia do Julião. A faixa de areia é pequena e fica um pouco mais escondida. Devido à quantidade de pedras no local, as águas são bem calmas e formam até piscinas naturais.

Ao redor da praia, a exuberante e preservada Mata Atlântica encanta os visitantes. Há algumas opções de restaurantes próximos (como o Prainha do Julião Bar & Restaurante) e barracas são montadas por lá na alta temporada.

5. Praia Grande

Trata-se de uma das maiores praias de Ilhabela, como você já deve ter imaginado. Por lá, a infraestrutura é completa, incluindo estacionamento próprio, duchas, quiosques, quadras de esportes e aluguel de equipamentos aquáticos.

Do lado esquerdo da praia, há um rio e um píer, por onde chegam embarcações turísticas. Para comer um bom tira-gosto e tomar aquela cervejinha gelada com os pés na areia, procure pelo Barba Frutos do Mar. Para almoçar ou comer uma boa pizza, experimente também o Restaurante Dona Malaguetta!

6. Praia da Feiticeira

A aconchegante Praia da Feiticeira é ideal para quem quer um dia relaxante ao lado da família ou dos amigos. São menos de 300 metros de areia, com águas bem calmas e azuis. Não há uma infraestrutura de quiosques ou bares, o que contribui com o clima de sossego do local.

Ao seu redor, há apenas um casarão colonial, que abrigava a Fazenda São Mathias, duas cachoeiras e um luxuoso condomínio. Portanto, se você busca por tranquilidade e natureza, inclua a Praia da Feiticeira no roteiro!

7. Praia de Castelhanos

A Praia de Castelhanos é considerada uma das mais bonitas do Brasil. A paisagem deslumbrante já começa no caminho: para chegar até a faixa de areia, é preciso contar com um veículo 4×4 (as agências da região oferecem o passeio) e atravessar o Parque Estadual de Ilhabela, permeado pela Mata Atlântica.

O mar é aberto e com ondas, ideal para surfistas, sendo que as águas (extremamente azuis!) encantam os visitantes. Do Mirante de Castelhanos, é possível avistar o formato de coração entre a areia e a água. Há uma vila de pescadores no local e os próprios moradores da região são responsáveis pelo atendimento nos quiosques.

8. Praia do Curral

Se o assunto for agito e um pouco mais de badalação em Ilhabela, a Praia do Curral é parada obrigatória. É por lá que os jovens em busca de barzinhos se encontram, sendo possível também se hospedar em algum dos hotéis ou pousadas locais.

Não deixe de conhecer os restaurantes e quiosques Dedo de Moça, Papagaio Bar, Lourinho e Comandante Adriano. O requintado DPNY Beach Hotel & SPA (que conta com um Sushi Bar em seu interior) e a Pousada Fascino Del Mare são algumas das opções de hospedagem.

9. Praia do Bonete

Essa belíssima e encantadora praia é habitada por uma tradicional comunidade caiçara — que preserva seus costumes até hoje. O mar é mais agitado e agrada bastante aos surfistas, enquanto as cachoeiras e trilhas ao redor enchem os olhos dos amantes do ecoturismo.

O acesso ao local ocorre pelo mar, com canoas ou nos passeios de lancha oferecidos pelas agências de turismo da região, e por terra (em uma trilha de 12 km por dentro do Parque Estadual de Ilhabela, que leva de três a seis horas para ser finalizada). E então, como você prefere chegar até a Praia do Bonete? Só não vale deixar de ir!

10. Praia das Enchovas

A partir da Praia do Bonete, uma trilha de aproximadamente 50 minutos leva a uma pequena (porém encantadora) faixa de areia: a Praia das Enchovas. Esse paraíso praticamente selvagem e deserto é habitado apenas por uma família caiçara e ideal para aqueles que amam o contato com a natureza.

Por lá, um rio encontra com as águas cristalinas do mar e forma uma piscina natural. O prato típico do local é a anchova, preparada em folhas de bananeira e servida com pirão. Se você não está disposto a enfrentar a trilha, pode optar por chegar à Praia das Enchovas pelo mar, saindo de barco do Perequê.

11. Ponta das Canas

A praia de Ponta das Canas é privilegiada pelas correntes de ventos. Por isso, a região atrai praticantes de wind e kitesurfe, além de sediar algumas regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. Mas mesmo quem não é adepto dos esportes náuticos deve conhecer esse cantinho paradisíaco.

O visual é muito bem preservado e ótimo para um dia relaxante. O Farol da Ponta das Canas, o último a ser construído em Ilhabela, é mantido até os dias de hoje. Vale uma visita!

12. Praia da Figueira

Esse recanto de águas verdes fica um pouco escondido (pertence ao Parque Estadual de Castelhanos) e é bastante charmoso. A natureza exuberante promete não decepcionar quem escolhe visitar essa praia nada óbvia de Ilhabela. Mergulho, pesca e esportes náuticos são as atividades que predominam no local.

Há apenas uma casinha de pescadores, um quiosque de sapê e uma casa colonial por lá, então você deve cuidar da própria alimentação e hidratação. Para chegar, é preciso escolher entre trilha e barco. Mas o cenário é recompensador — e você certamente não se arrependerá de conhecê-lo!

13. Praia do Jabaquara

A faixa de areia é larga, mas tem apenas 500 metros de extensão. Esses detalhes, junto à fartura de árvores ao redor e às águas transparentes, contribuem para deixar a Praia do Jabaquara ainda mais paradisíaca e exclusiva. Para completar, o mar é cortado por dois riachos e há uma bela lagoa de água doce em uma de suas extremidades.

O melhor é que todo esse contato com a natureza dispensa trilhas: Jabaquara é a última praia acessível de carro (pela estrada que leva ao lado sul de Ilhabela). A infraestrutura local não deixa a desejar, com restaurantes, estacionamento e duchas. Perfeito para um dia de descanso com toda a família, não acha?

Com tantas opções deslumbrantes de praias, fica até difícil escolher quais visitar, não é?

15 fotos de praias de Ilhabela que são tentadoras

A beleza de Ilhabela é tanta que uma imagem supera a outra. Você também vai se surpreender!

1. O entardecer de lá é belo e acolhedor

2. A cor do céu fica simplesmente surreal

3. Quando os barquinhos entram em cena então…

4. As pedras também dão um toque especial

5. Já as árvores são um capítulo à parte

6. De todas as formas

7. E independentemente do tipo

8. Elas vão surpreender

9. E a mistura desse céu com o mar?

10. Chega a ser indescritível

11. Deu vontade de pegar um barquinho e chegar logo a Ilhabela?

12. Que tal deitar nessa rede?

13. Ou, então, sentir essa água nos pés?

14. Contemplar a paisagem já pode ser suficiente, não?

15. Jogue-se no paraíso!

Convenceu-se de que as praias de Ilhabela são paradas obrigatórias no litoral brasileiro? Arrume as malas e caia na estrada!

PARA VOCÊ