Praias de João Pessoa: muita beleza, tranquilidade e diversão

Escrito por Juliana Trinci

Férias lembra sombra e água fresca, não é? Se este é seu objetivo, uma boa dica de roteiro são as praias de João Pessoa, capital da Paraíba. Jampa, como é carinhosamente chamada, foi eleita uma das cidades que oferece a melhor qualidade de vida para seus moradores. Além disso, também é conhecida como a Porta do Sol, por ser o primeiro lugar onde o astro-rei dá as caras no nosso continente.

Continua após o anúncio

Com toda essa boa fama, João Pessoa abriga também as mais belas praias do Nordeste brasileiro, além de ter uma comida de primeira e ser uma cidade super hospitaleira. Que tal conhecer um pouco sobre este maravilhoso lugar?

15 praias de João Pessoa que merecem sua visita

Jampa tem belíssimas praias, e para todos os gostos: as próximas do centro, as mais badaladas, as mais tranquilas, e até praia de nudismo! Pronto para conhecer?

1. Tambaú

Tambaú é uma praia bem movimentada, por conta de toda sua infra estrutura. A praia tem águas limpas, cristalinas e sua orla é totalmente ornamentada com coqueiros e também tem uma pista para quem gosta de andar de bicicleta, patins, skate, correr ou fazer caminhada.

O calçadão da praia oferta milhares de quiosques, o que faz da praia uma atração imperdível à noite para desfrutar comes e bebes maravilhosos, ao som de muita música ao vivo.

2. Praia Bela

Não fica em João Pessoa, mas vale a esticadinha. Com uma faixa de areia cercada pelo verde das matas e banhada pelas águas verdes e cristalinas do mar, a praia encanta a todos.

Localizada em Pitimbu, a mais ou menos 50 quilômetros de João Pessoa, tem infraestrutura de bares, restaurantes, duchas e banheiros. Um programa para toda a família.

3. Cabo Branco

Esta praia é muito bonita, com mar relativamente calmo e águas esverdeadas. Faz divisa com a praia do Tambaú, o que a leva a ter bastante movimento e pontos comerciais em parte de sua extensão. Conforte vai ficando mais afastado dessa divisa, o movimento tende a diminuir e as ofertas de comércio também.

Se você quiser, pode conhecer a praia de ponta a ponta através da pista de ciclismo que se estende por toda sua orla.

4. Manaíra

Manaíra é uma praia urbana, mas pouco movimentada. O mar é impróprio para banho, mas a praia é muito bonita: vale a pena ir para passear, apreciar a beleza natural e conhecer um pouco mais do bairro.

Continua após o anúncio

O bairro de Manaíra tem os melhores restaurantes de João Pessoa, o que compensa não poder tomar um banho de mar.

5. Praia do Bessa

Esta praia fica perto da praia do Tambaú, porém é mais calma: uma ótima opção para levar as crianças e ficar tranquilo, porque não tem muito agito.

A praia é limpa, com mar calmo e a areia com bastante conchinhas. Além disso, possui boa infraestrutura para receber os turistas com quiosques de bares e restaurantes.

6. Ilha da Areia Vermelha

Um montinho de areia no meio do oceano, com areia vermelinha… esse lugar dos sonhos existe e fica em João Pessoa. A Ilha da Areia Vermelha só fica visível em temporada de maré baixa, e por lá você vai encontrar águas calmas, apreciar peixinhos, enquanto toma um drink e saboreia alguns petiscos.

O acesso à ilha é a partir da Praia do Poço, de barco, ou andando a partir da praia de Camboinhas, quando a maré está baixa.

7. Praia da Areia Dourada

Cabedelo é um município bem próximo a João Pessoa, então dá para dar uma esticadinha até lá. A Praia da Areia Dourada é bem procurada, pois na maré baixa o mar é bem calmo e com águas bem morninhas, uma ótima opção para quem está viajando com crianças.

Apesar de não ser muito agitada, tem uma boa estrutura com bares e restaurantes. Dá para passar o dia por lá.

8. Intermares

Local para quem gosta de praticar esportes aquáticos como surfar, velejar ou até mesmo correr na areia, a praia de Intermares fica no litoral norte de João Pessoa. Lá também é local de desova das tartarugas marinhas, então se você estiver por lá no momento certo pode apreciar este espetáculo.

Esta praia é bem pouco movimentada e limpa, e ao longo da sua orla você pode caminhar pelo calçadão e apreciar os coqueiros que se estendem por toda a costa.

9. Coqueirinho

Coqueirinho é uma das mais belas praias de todo o litoral nordestino. Possui uma água calma e cristalina, com diversos tons de azul. Por lá você poderá fazer passeios de buggy também. Uma praia sob medida para quem está atrás de muita diversão.

10. Tambaba

Tambaba é uma bela praia onde a natureza produziu um cenário com rochas, mata nativa, areias douradas e águas cristalinas. A praia é dividida em duas partes: de um lado, a parte naturalista (comumente conhecido como praia de nudismo) e do outro mais convencional, onde estão os turistas com trajes de banho.

Em ambos os lados tem muita tranquilidade e respeito. A infraestrutura da praia é bem simples, com alguns quiosques e restaurantes.

11. Camboinha

Uma praia limpa, tranquila, com mar calmo e areia fofa. Se você está com crianças e fugindo do agito, a praia Camboinha é uma boa pedida. Além de ser um espetáculo natural, com sua paisagem magnífica, também serve como ponto de partida para quem vai visitar a Ilha da Areia Vermelha.

12. Caripibus

Carapibus faz o estilo de praia mais rústico: tem pouco movimento e não oferece muita estrutura como bares e restaurantes. Quando a maré está baixa, forma pequenas piscinas naturais, e a água do mar é bem tranquila e limpa. Lugar certo para quem procura menos movimento e para ter uma maior conexão com a natureza.

13. Praia do Jacaré

Por do sol já é um espetáculo em qualquer local do mundo, mas na praia do Jacaré, ele se supera. O adormecer do astro-rei é embalado por um show de saxofone em uma canoa, protagonizado pelo saxofonista Jurandir.

Você pode fazer plateia à este show através do mar, ou apreciar de algum dos muitos bares do local, que fazem a transmissão ao vivo através de seus rádios. Uma experiência imperdível.

14. Praia do Poço

A praia do Poço é mais um destino para quem busca um local tranquilo, com águas calmas e quentinhas. Além de muito limpa, a praia oferece boa infraestrutura para o turista com restaurante e bar no local. Mas se quiser, pode levar um lanchinho na beira da praia.

Como o mar não é muito agitado, é uma boa para quem procura lugar para tomar banhos mais seguros.

15. Ponta do Seixas

Este é o lugar onde o sol nasce primeiro em todo o continente americano, por isso que é conhecido como o “ponto mais ocidental da América”. A praia tem uma beleza natural de cair o queixo! Na maré baixa, formam-se piscinas naturais que podem ser visitadas através de embarcações (você pode pedir indicação de embarcações no quiosques da praia).

A praia tem mar calmo, uma orla com estrutura de comércio e restaurantes. É um pouco longe do centro da cidade, por isso, você precisa chegar até lá de carro, mas vai valer muito a pena.

Com certeza você vai se encantar por uma dessas praias… ou por todas!

34 fotos das praias de João Pessoa para se apaixonar

1. As pedras de Tambaú

2. Um bom lugar para caminhar

3. Fique tranquilo com toda a infraestrutura desta praia

4. “Um barquinho a velejar, no vazio azul do mar”

5. Pegadas na areia

6. Parece um paraíso, não?

7. Você falou coqueirinhos?

8. Parece um quadro pintado à mão, mas é de verdade

9. Imensidão…

10. Que tal uma volta nestes barcos?

11. Azul!

12. O colorido dessa praia é de cair o queixo

13. Areia fofa e visão do paraíso

14. Dá até gosto fazer uma caminhada neste calçadão de Cabo Branco

15. Esses rochedos são de tirar o fôlego

16. A beleza dos detalhes

17. Já dá para se imaginar escrevendo o nome do amado nesta areia, né?

18. Diversos tons de azul

19. Águas calminhas

20. Muita diversão para as crianças

21. Contrastes de cores

22. Mar verde esmeralda

23. Areia, céu e mar

24. Só se deixar relaxar e acalmar

25. Uma beleza de mar

26. Beleza infinita

27. Pedrinhas

28. Andar de buggy por aqui é pura emoção!

29. Parece que o paraíso está na terra

30. Que tal um final de tarde por aqui?

31. Um jazz no meio do mar

32. Não tem como ir a Praia do Jacaré e não fazer um passeio de barco

33. O sol está se pondo, prometendo um belissima noite

34. Jampa está te esperando

Gostou? Faça seu roteiro, coloque o protetor solar na mala e boa viagem! Se você ama viajar para lugares com praias belíssimas, também vai se apaixonar pelas praias de Porto de Galinhas.