Quinta da Boa Vista: um parque carioca repleto de histórias

Por
Atualizado em 07.02.23

A Quinta da Boa Vista é um parque urbano repleto de história na cidade do Rio de Janeiro. O espaço rememora o Brasil Império por meio de atrativos que unem arquitetura, arte e belezas naturais. Além disso, possui outras atividades de lazer ideais para um programa em família. A seguir, conheça esse imperdível destino carioca.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Quinta da Boa Vista

O Parque da Quinta da Boa Vista está localizado no bairro de São Cristóvão, na zona norte do município do Rio de Janeiro. Ele fica a menos de 7 km do centro da cidade e a 9 km do Jardim Botânico.

Como chegar

Se estiver no Rio de Janeiro sem um carro próprio ou alugado, não precisa tirar esse ponto turístico do seu roteiro. O destino possui acesso facilitado. Você pode usar os seguintes transportes:

  • Metrô: o metrô é a forma mais comum de chegar ao parque, pois a estação de São Cristóvão fica a 5 minutos do local. Os ramais que fazem este trajeto são: Japeri, Saracuruna e Deodoro.
  • Ônibus: também é possível conhecer a Quinta da Boa Vista de ônibus. As linhas municipais que passam perto do local são: 209, 265, 275, 298 e 476.
  • Carro de aplicativo: se preferir, você também pode chegar ao parque de táxi ou carro de aplicativo. Como a atração fica próxima ao centro do Rio de Janeiro, a viagem até o local é rápida e acessível.

Com essas informações, será possível aproveitar seu passeio à Quinta da Boa Vista com mais tranquilidade. No tópico seguinte, conheça a história desse importante parque urbano carioca.

História da Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista é um dos parques urbanos mais visitados no Rio de Janeiro. A atração possui uma área de mais de 150 mil m² e reúne monumentos históricos da época do Império, jardins projetados, além de muitas belezas naturais. O espaço foi idealizado no século XIX pelo arquiteto John Johnston e abrigou a família imperial entre 1822 e 1889. No local, viveram personagens importantes da história do país, como Dom João VI, Dom Pedro I, a Imperatriz Maria Leopoldina e Dom Pedro II.

Atualmente, além de oferecer um passeio histórico marcante na cidade do Rio, o parque funciona como uma importante área pública de lazer. No local, há zoológico, restaurante e uma extensa área verde com árvores centenárias, lagos e belos jardins.

Museu Nacional

O Museu Nacional também é uma das atrações da Quinta da Boa Vista. O espaço foi inaugurado em 1818 para atender um pedido do Rei Dom. João VI. Além disso, o local era a Residência Real da família imperial no Brasil. O prédio do museu é tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan). Ao longo de 200 anos, abrigou um grande acervo de documentos e objetos importantes para a área da ciência e da antropologia.

Publicidade

Em 2 de setembro de 2018, o Museu Nacional foi atingido por um grande incêndio, o que dizimou boa parte do seu acervo histórico e científico. Atualmente, a atração está passando por reformas estruturais complexas. A expectativa é que o espaço volte a ser aberto ao público em 2027.

Como visitar a Quinta da Boa Vista

Antes de ir à Quinta da Boa Vista, confira algumas informações sobre as atrações e funcionamento do parque. Desse modo, você não correrá o risco de chegar ao destino e encontrar as portas fechadas. Além disso, algumas regras devem ser respeitadas.

  • Entrada: o passeio ao Parque da Quinta da Boa Vista é gratuito.
  • Horário de funcionamento: o espaço está aberto para visitação todos os dias, das 6h às 18h.
  • Quando ir: o melhor momento para visitar o parque é pela manhã e durante a semana, pois, nesse período, o número de visitantes é menor. Se quer evitar a movimentação, não marque o passeio para o fim de semana ou feriado.
  • Estrutura: o parque possui mais de 150 mil m² e uma área de lazer ampla cercada pela natureza. Além disso, no local, há estacionamento privativo e um ótimo restaurante.
  • Recomendações: como o parque é uma obra histórica a céu aberto, é preciso preservar os seus monumentos históricos e naturais. Por isso, durante o passeio, tenha total cuidado com o seu lixo.

Após anotar essas informações relevantes, você já pode conhecer todas as belezas que cercam o parque. No tópico seguinte, confira quais atrações merecem uma atenção especial durate o passeio.

O que fazer na Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista reúne atrações históricas e belezas naturais que garantem uma experiência única. No local, é possível relaxar com a família, praticar esportes e ainda conhecer um pouquinho mais sobre a história do país. A seguir, veja quais programas você deve aproveitar quando estiver por lá:

1. Visitar o BioParque

Localizado no mesmo espaço do antigo Zoológico da Quinta da Boa Vista, o BioParque foi inaugurado em 2021. O novo zoológico oferece aos visitantes um contato único com a natureza e possui mais de 1.100 animais de 140 espécies diferentes. No local, é possível fazer um tour por uma Savana Africana, conhecer animais da fauna brasileira, bem como admirar um belíssimo aquário natural. Uma curiosidade é que o espaço não possui jaulas, mas barreiras naturais entre os animais. A visitação é diária, das 9h às 17h. A entrada custa R$ 46.

2. Relaxar e aproveitar a natureza

Além do zoológico encantador, a Quinta da Boa Vista possui uma extensa área de lazer ideal para descansar. Pelo parque, é possível relaxar, caminhar, soltar pipa e fazer piqueniques. O local também conta com lagos, fontes e belas árvores que deixam o espaço repleto de sossego.

3. Praticar esportes

Caso você prefira um pouco mais de diversão durante o passeio, pode praticar esporte no parque. O ambiente possui uma estrutura caprichada, com quadras poliesportivas, pedalinho e espaço para corridas. Além disso, permite realizar alguns esportes aquáticos, como o caiaque. Sem dúvida, a diversão está garantida!

4. Conhecer atrações históricas

Assim como as atrações naturais da Quinta da Boa Vista, as atrações históricas também prometem surpresas agradáveis. Pelo parque, é possível conhecer diversos monumentos e atrativos culturais. Visite o Museu Nacional de História Natural inaugurado em 1818. A construção é conhecida como a residência oficial da família imperial no Brasil e é tombada pelo Sphan. Além do museu, o parque também abriga o Portão Monumental, uma belíssima obra arquitetônica em estilo inglês.

5. Visitar o Templo de Apolo

O Templo de Apolo é um monumento histórico que também merece ser contemplado. Inaugurado em 1920, o atrativo está localizado em uma ilha artificial e é cercado por belezas naturais. No espaço, é possível relaxar, fazer piqueniques e, claro, caprichar nos registros. Uma curiosidade é que o templo foi projetado inicialmente para receber concertos musicais.

Publicidade

6. Conhecer o Pagode Chinês

Inaugurado em 1910, o Pagode Chinês é uma construção projetada para homenagear a população chinesa na Quinta da Boa Vista. Construído em formato hexagonal pelo arquiteto Paulo Villon, o atrativo reproduz as construções orientais e garante uma bela vista do parque. A dica é aproveitar o local em boa companhia e aproveitar a paisagem para garantir lindas fotos.

7. Conhecer o Restaurante Quinta da Boa Vista

O Restaurante Quinta da Boa Vista oferece uma experiência gastronômica ao estilo da culinária portuguesa. O estabelecimento fica dentro do parque e preserva a arquitetura de uma antiga Capela da época do Brasil Império. No cardápio, há caldeirada, rabada com polenta e a tradicional feijoada. Além disso, o espaço serve massas, peixes, frutos do mar e sobremesas variadas. Uma curiosidade é que os funcionários do restaurante usam trajes de época, permitindo uma imersão ao Brasil do século XIX. Sem dúvida, é uma experiência marcante para fechar o seu roteiro.

A partir dessas dicas de passeios, certamente seu dia no Parque da Quinta da Boa Vista será inesquecível. A atração reúne histórias, belezas naturais e descobertas únicas na cidade do Rio de Janeiro!

10 fotos da Quinta da Boa Vista para você se apaixonar por esse destino histórico

Para inspirar ainda mais o seu passeio pela Quinta da Boa Vista, admire alguns cliques lindos do espaço. Você encontrará muita natureza, beleza histórica e calmaria:

1. Se você pretende conhecer o centro histórico do Rio de Janeiro

2. E está em busca de um destino perfeito

3. O parque da Quinta da Boa Vista é a melhor opção

4. Além de ser público, o parque conta com atrações incríveis

5. Você conhecerá de pertinho um pouco da história do Brasil!

6. Os monumentos históricos são surpreendentes

7. Você pode se divertir com os amigos

8. Ou levar um bom livro para acompanhar seu sossego

9. Além disso, o parque abriga lugares inesquecíveis, como o Zoológico do Rio!

10. Sem dúvida, você vai amar conhecer esse belo destino carioca!

A Quinta da Boa Vista é realmente um lugar único! Com certeza, você vai adorar descobrir todas as belezas e histórias que cercam o local. Depois de curtir esse passeio, aproveite para conhecer as praias do Rio de Janeiro. Além de muitas histórias, a “Cidade Maravilhosa” possui um litoral marcante.