Restaurantes em BH: 25 opções imperdíveis para todos os gostos e bolsos

Escrito por Bárbara Costa

Cercada pela Serra do Curral, a charmosa capital mineira chama atenção não apenas pelas belas paisagens: sua gastronomia conquista qualquer visitante e já tem um lugar cativo entre os moradores.

Além dos pratos típicos, Belo Horizonte conta com uma diversidade de cozinhas de todos os cantos do globo. Ficou com água na boca? Veja, a seguir, as 25 melhores opções de restaurantes em BH!

Restaurantes aconchegantes e românticos

Está em busca de um lugar aconchegante para aquele jantar romântico? Confira as sugestões abaixo!

1. Birosca S2


Aqui, a comida é feita com amor e servida no charmoso bistrô, localizado em uma tradicional e boêmia região de BH — tudo isso ao som de um delicado piano. Não tem como não se apaixonar! Experimente as panquequinhas recheadas com queijo de cabra, ragu de linguiça e molho de tomate caseiro.

Localização: Bairro Santa Tereza, próximo à Praça Duque de Caxias.

2. Pizza Sur Cruzeiro


Delícias da culinária argentina, cortes de carne, empanadas e pizzas saborosíssimas são servidas nas mesas à luz de velas, em um ambiente bem intimista. Perfeito para levar seu amor, não é mesmo?

Localização: Bairro Cruzeiro.

3. Café com Letras Liberdade


Imagine um restaurante que fica dentro de um museu e reúne música instrumental, excelentes vinhos e um cardápio variado: ótimo para ir com seu par, concorda? O risoto de camarão com abóbora é uma das opções de prato principal e, para a sobremesa, os profiteroles recheados com sorvete de creme e calda de Nutella fazem sucesso. Arte e boa gastronomia esperam por vocês!

Localização: Praça da Liberdade, dentro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

4. Paradiso


O menu é francês e italiano, a adega conta com mais de 100 rótulos e o restaurante funciona na área externa de um antigo casarão da capital mineira. Parece romântico ou não? Escalope ao pesto e atum selado com gergelim são algumas das opções de prato principal. Já para a sobremesa, o petit gateau de goiabada cascão é a sugestão certeira.

Localização: Bairro Santo Antônio, próximo ao Mackenzie Esporte Clube.

5. L’Entrecôte


Esse clássico parisiense também conta com uma unidade em BH. Charme, elegância e boa gastronomia formam uma combinação perfeita para aquele jantar especial, não é mesmo? O cardápio com seu único prato principal (corte especial de carne, batatas fritas e o molho especial da casa) basta para levar os clientes à loucura.

Localização: Bairro de Lourdes, na Praça Marília de Dirceu.

Nada melhor do que comer com seu amor em um lugar charmoso e com comida boa!

Restaurantes para ir aos domingos

Não quer ir para a cozinha naquele domingão, mas não abre um almoço com a família? Os endereços abaixo são os ideais!

6. Est! Est!! Est!!!


Aqui, tudo é italiano: desde a forma de servir os autênticos pratos até a ambientação musical (são mais de 16 mil músicas!). Que tal uma imersão na Itália em pleno almoço de domingo? Mantendo a tradição do país, a carne é servida somente após a massa ou o risoto.

Localização: Bairro Funcionários, na Avenida Getúlio Vargas.

7. Dona Lucinha


Uma simpática salgadeira do interior de Minas trouxe para BH o melhor da culinária do estado. Até mesmo as panelas respeitam as características das cidadezinhas mineiras: são todas de pedra-sabão ou ferro. Esse é um ótimo lugar para reunir toda a família no fim de semana e se fartar no buffet com os refogados, a couve, o angu e o doce de leite.

Localização: Bairro São Pedro, próximo ao Hotel Ibis.

8. Restaurante do Porto


Se você aprecia um bom bacalhau e outras iguarias da cozinha portuguesa, não pode deixar de ir ao Restaurante do Porto. Inaugurada no ano de 1969, a casa baseia seu cardápio nos peixes — em especial, no bacalhau português. No domingo, ela fica aberta até 20h!

Localização: Bairro de Lourdes, próximo à Praça da Liberdade.

9. Bistrô Vila Rica


Já imaginou uma cidade cenográfica no meio da região da Pampulha, na capital mineira? Nesse lugar único, você pode provar o melhor da culinária francesa e italiana, com risotos, crepes, massas e carnes. Vai perder?

Localização: Bairro Ouro Preto, na agitada Avenida Fleming.

10. Salumeria Central

Um cantinho original e de proposta simples que fica na Rua Sapucaí (o atual point de BH): assim é o Salumeria Central. Como diferencial, o cardápio traz a seção “do balcão”, com lombo defumado, queijos e embutidos artesanais. A descontração é garantida por lá!

Localização: Bairro Floresta (do lado do Centro), atrás da Estação Central.

Já decidiu qual vai ser o escolhido do próximo domingo?

Restaurantes deliciosos e baratos

Quer comer bem e pagar pouco? Então, BH é o lugar ideal para você!

11. Bolão

O Bolão é um clássico reduto boêmio de BH. Além de tomar uma boa cervejinha em suas mesas na calçada, é impensável sair de uma festa ou um bar sem comer o macarrão de lá antes de voltar para casa.

Localização: Bairro Santa Tereza, na Praça Duque de Caxias.

12. Cantina do Lucas


Esse Patrimônio Gastronômico e Cultural de BH já completou 56 anos de comidas bem preparadas, clientes fiéis e preços honestos. O Filé à Parmegiana é um ícone da cidade, mas o menu também conta com opções como massas, Filé ao Molho de Jabuticaba e Risoto de Bacalhau ao Açafrão. Vale uma visita.

Localização: Centro, dentro do Edifício Maletta.

13. Bar e Restaurante Zé Pretinho


Ao pé do Aglomerado da Serra, você encontra uma vista sensacional da cidade e pode se deliciar com porções típicas dos bares mineiros, como chouriço e linguiça ao molho. Mas a feijoada é o ponto alto do lugar, servida com todos os acompanhamentos que o tradicional prato pede.

Localização: Bairro Serra, na entrada da comunidade.

14. Gusto Osteria


O local até parece um bistrô francês, mas conta com mesas na rua. O cardápio inclui massas, carnes, peixes e frutos do mar. O Filé ao Molho Sangiovese, acompanhado de risoto de açafrão e berinjela parmegiana, se destaca entre os pratos principais. E o melhor: o preço não vai impedir você de experimentar todas as opções!

Localização: Bairro de Lourdes.

15. Surubim no Espeto


Pelo nome, você já deve ter imaginado que o peixe é o forte da casa, não é? Na moqueca, grelhado ou assado, o surubim promete agradar até os amantes mais exigentes da iguaria. Para acompanhar, o cardápio conta com cervejas artesanais.

Localização: Bairro Ouro Preto, na Avenida Fleming.

Comida gostosa e barata é mesmo tudo de bom! Risque esses nomes da sua lista de restaurantes para conhecer!

Restaurantes sofisticados

A alta gastronomia também marca presença na capital mineira. Veja para onde ir naquela ocasião especial!

16. Vecchio Sogno


Referência de cozinha criativa italiana, brasileira e internacional, o Vecchio Sogno traz um requinte na medida certa à capital mineira. O chef Ivo Faria acompanha não só a montagem dos pratos, mas o atendimento aos clientes. No cardápio, uma das opções é o Risoto de camarão e lagostim com açafrão-da-terra e molho de cheiro-verde, gengibre e limão.

Localização: Bairro Santo Agostinho, próximo à Praça da Assembleia.

17. Taste-Vin


O Taste-Vin conta com um cardápio refinado e uma completa carta de vinhos. No menu, há soufflés, peixes, frutos do mar, aves, carnes e queijos. Se você quer se deliciar com especialidades francesas, não deixe de conhecer o restaurante e sua loja de vinhos.

Localização: Bairro de Lourdes.

18. La Macelleria Anchieta


As especialidades da casa são as carnes nobres (sim, o local também funciona como um açougue gourmet!). Entre as opções, estão os cortes bovinos e suínos, além do cordeiro. Pela parede, há uma boa variedade de vinhos suspensos.

Localização: Bairro Anchieta, próximo ao Anchieta Garden Shopping.

19. Glouton


Alta gastronomia, sofisticação e precisão técnica: esse restaurante franco-mineiro tem tudo para encantar você! Na entrada, experimente o Salmão defumado na casa, com maionese de maxixe e salada anisada. Para a sobremesa, a goiabada em calda, com creme de mascarpone, suspiro e chá mate, promete surpreender.

Localização: Bairro de Lourdes

20. Au Bon Vivant


O casal Silvana e Philippe Watel comanda a casa desde sua inauguração, em 2013. Os toques pessoais dela estão presentes nos pratos preparados, enquanto ele escolhe cuidadosamente os rótulos para o bar de vinhos. Quer saborear a culinária francesa em um ambiente descontraído e com um ótimo custo-benefício? Conheça esse “bistrô sem frescura”!

Localização: Bairro Cruzeiro, próximo à OAB/MG

Para os dias em que estiver afim de comer em um lugar mais refinado, já pode adicionar esses como opção!

Cozinhas típicas

Para quem pensa em dar uma variada e conhecer cozinhas típicas, o que não falta é opção em Belo Horizonte. Veja algumas abaixo!

21. Maurizio Gallo Lourdes


As deliciosas massas caseiras, típicas da cozinha italiana tradicional, são servidas em uma cantina familiar e aconchegante. Maurizio cozinhava para os amigos em casa, aos finais de semana, mas mais pessoas queriam provar seus pratos italianos: daí veio a ideia de um laboratório culinário para preparar massas congeladas (que, mais tarde, deu lugar ao restaurante).

Localização: Savassi.

22. Udon


A culinária japonesa está muito bem representada em BH: o Udon traz combinações exclusivas de chefs no menu, junto a um bar badalado. Se você quer uma imersão na cultura oriental, esse é o lugar certo!

Localização: Bairro de Lourdes.

23. Xapuri


Dona Nelsa é o nome por trás do sucesso desse restaurante mineiro, inaugurado em 1987. No ambiente rústico, que conta com fábrica de doces e “linguiçário” próprio, os pratos típicos do estado são preparados com muito cuidado. A Costelinha da Sinhá é uma das iguarias mais pedidas pelos fiéis clientes.

Localização: Pampulha, próximo ao Granada Iate Clube.

24. Indian Gourmet

Na casa, os tradicionais temperos indianos foram adaptados ao paladar mineiro. O mutton rogan josh (cordeiro cozido) e o gourmet shrimp (camarão assado no tandoor, acompanhado de pão e arroz especial, estão entre os pratos principais. Há também opções vegetarianas, como a chickpea with masala, feita com grão-de-bico.

Localização: Bairro de Lourdes.

25. Maria das Tranças


Já experimentou frango ao molho pardo? Não? O restaurante Maria das Tranças é o lugar certo para você ter uma experiência única com a cozinha mineira. Com mais de 60 anos de presença em Belo Horizonte, a casa também traz o frango com quiabo ou à moda caipira com fubá de moinho d’água no cardápio.

Localização: Bairro São Francisco.

Viu só como BH não decepciona quando o assunto é gastronomia? Tá esperando o que para conhecer esses deliciosos restaurantes? Bom apetite!

PARA VOCÊ