Os 15 melhores restaurantes em Curitiba para uma experiência única

Por
Atualizado em 29.01.24

Está de férias por Curitiba? Depois de visitar os principais pontos turísticos da cidade, como o famoso Jardim Botânico e os lindos parques e museus, nada melhor do que se sentar em um bom restaurante para relaxar e fazer uma ótima refeição. Confira a seguir uma seleção com as melhores opções que você precisa conhecer, das mais simples às mais sofisticadas!

1
Lisboa Gastronomia

Restaurante português em Curitiba

O Lisboa Gastronomia, certificado como patrimônio cultural e gastronômico português, está entre os 500 melhores restaurantes do mundo. Seu ambiente romântico, charmoso e elegante é ideal para encontros com pessoas especiais e experiências inesquecíveis. Além disso, o local é famoso por oferecer um atendimento excepcional aos seus clientes.

No cardápio, você encontra entradas frias e quentes, como carpaccio de filet mignon com queijo parmesão e molho pesto, salada de salmão defumado, bolinho de bacalhau e carne de siri servida em manga assada.

Os pratos principais abrangem bacalhau, peixes, risotos, massas e grelhados, incluindo opções vegetarianas, como o penne quatro queijos. Finalize a sua refeição com doces tradicionais portugueses, com destaque para o irresistível pastel de Belém.

O canal Brumar Alimentos visitou o restaurante, onde conversou com Adriano Barison sobre a sua história, e ainda aproveitou para mostrar os bastidores da cozinha na preparação do prato “Bacalhau à Beira Alta”. O resultado é de dar água na boca!

Funcionamento
Terça-feira a sábado, das 19h às 23h
Domingo, das 11h às 15h
Culinária
Portuguesa
Preços
Avaliação
Endereço
Alameda Princesa Izabel, 420, São Francisco
Redes Sociais
Você indica?
2
Poco Tapas

Restaurante de tapas em Curitiba

Se você busca por uma experiência gastronômica diferente, precisa conhecer o Poco Tapas! Ele oferece pratos internacionais preparados com a utilização da gastronomia molecular, que se trata da ciência que estuda os fenômenos físico-químicos que ocorrem no ato de cozinhar. Essa culinária garante melhor qualidade nutricional, maior precisão nos gestos culinários e melhor sabor, com novas texturas para os alimentos.

O ambiente do restaurante é aconchegante, com espaço bem decorado e som ambiente, perfeitos para te proporcionar a melhor experiência com amigos e familiares enquanto saboreia o menu degustação da casa. Nesse menu, são servidos 12 pratos, sendo 8 salgados e mais 4 sobremesas. Um ponto importante é que o menu pode ser adaptado para restrições a frutos do mar, carnes e lactose.

Além disso, que tal comer uma pipoca caramelizada deliciosa que faz você soltar fumaça pelo nariz? Essa é só uma das sobremesas criativas que têm por lá. O canal da Milena Beduschi experimentou e aprovou!

Funcionamento
Segunda-feira a sábado, das 19h às 23h
Culinária
Internacional
Preços
Avaliação
Endereço
Avenida Vicente Machado, 2855, Batel
Redes Sociais
Você indica?

Publicidade

3
Barolo Trattoria

Restaurante italiano em Curitiba

O Barolo é um dos restaurantes italianos mais chiques de Curitiba, perfeito para ir em ocasiões especiais e datas comemorativas. A casa faz o maior sucesso com as suas porções generosas de massas e saladas requintadas, que servem duas pessoas ou mais. Inclusive, o prato Conchiglia com recheio de camarão e molho San Marino, feito com mix de queijos e camarão, costuma ser servido cerca de 2 mil vezes por mês. Algo de especial ele tem, não é?

Ao todo, o cardápio oferece 29 massas, que podem ser combinadas com 33 opções de molhos. Entre os pratos mais pedidos, estão também o espaguete à carbonara, penne ao molho genovese e o robalo em crosta de castanha de caju. Um detalhe muito interessante do local é que os pratos são servidos em panelas de barro ou frigideiras, para que fiquem sempre quentinhos na mesa.

Com quase 300 rótulos, a carta de vinhos é impecável e, sem dúvidas, vai tornar a sua experiência no Barolo ainda melhor. Finalize a sua refeição com o petit gâteau de doce de leite com calda de frutas vermelhas!

Funcionamento
Segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 14h30 e das 19h à 0h
Sábado, das 12h às 15h30 e das das 19h à 0h
Domingo, das 12h às 16h
Culinária
Italiana
Preços
Avaliação
Endereço
Avenida Silva Jardim, 2487, Batel
Redes Sociais
Você indica?
4
Yü Cozinha Oriental

Restaurante oriental em Curitiba

O tradicional Yü é um restaurante que oferece tanto pratos à la carte quanto um delicioso buffet. Com raízes coreanas, o local leva o conceito original da cozinha oriental e gentilmente o adapta ao paladar ocidental, com opções japonesas, coreanas e chinesas.

Por lá, você vai encontrar muitos sushis, sashimis, pratos quentes e saladas, além de refogados de shiitake e shimeji, com couve chinesa e nirá. Outro prato que também faz muito sucesso no cardápio é o bibimbap, que significa “arroz mesclado” e consiste em arroz branco misturado com vegetais e carne. Os acompanhamentos são a pimenta coreana gochujang, óleo de gergelim e ovo frito.

A casa tem um ambiente muito agradável e conta com uma ampla cozinha aberta, onde você pode ver a os pratos sendo preparados, e o momento em que são servidos. Tem mais: um diferencial do Yü é que tudo é de fabricação própria, desde os molhos, guiozas e rolinhos primavera até as sobremesas.

Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 11h30 às 15h
Sábado, domingo e feriados, das 12h às 15h
Culinária
Oriental
Preços
Avaliação
Endereço
Praça General Osório, 485, Centro
Redes Sociais
Você indica?
5
Quintana Gastronomia

Restaurante de comida saudável em Curitiba

Para quem busca uma gastronomia saudável e deliciosa, que de quebra ainda fica ao ar livre em um ambiente leve e muito agradável, o Quintana é uma excelente opção de restaurante! As mesinhas de fora são cercadas de muita natureza e árvores, onde você poderá aproveitar as refeições preparadas com os ingredientes de cada estação, valorizando sempre os produtores locais, com novos aromas e sabores.

Em cada dia da semana você vai encontrar por lá pratos variados frios e quentes, com muitas opções vegetarianas e veganas. Entre os destaques, estão o pernil de cordeiro, falafel de grão de bico, polenta cremosa orgânica, risoto de grãos e ervas, diversas saladas, peixes, carnes e muito mais, sem esquecer o tradicional e amado arroz e feijão!

Para a sua refeição ficar ainda mais completa e nutritiva, você pode pedir sucos especiais, como o de laranja, maracujá, gengibre e mel de abelha, o mais pedido da casa.

Funcionamento
Diariamente, das 11h30 às 15h
Preços
Avaliação
Endereço
Avenida do Batel, 1440, Batel
Redes Sociais
Você indica?

Publicidade

6
Badida Barigui

Restaurante de carnes em Curitiba

Com espaços muito aconchegantes e elegantes, o Badida é o restaurante ideal para você aproveitar uma gastronomia bem requintada, acompanhada de um bom vinho. Isso porque esse restaurante especializado em carnes oferece, além dos cortes selecionados, um couvert delicioso e acompanhamentos que agradam todos os paladares. Aliás, a carta de vinhos conta com os melhores rótulos, nacionais e internacionais.

Entre as entradas e guarnições do cardápio, estão opções como bolinho de costela, linguiça toscana, creme de milho, polenta frita, arroz à grega, palmito pupunha e banana à milanesa. Já para quem vai só pensando nas carnes, tem bife de chorizo, entrecôte, bife de tira, filet mignon, lombo suíno, picanha, e muito mais! E para quem não come carne, você pode pedir ainda risotos, massas e peixes deliciosos.

Para fechar com chave de ouro, a casa tem uma “parede de vidro”, que proporciona uma vista apaixonante da natureza do lado de fora.

Funcionamento
Segunda a quinta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 23h
Sexta-feira e sábado, das 12h à 0h
Domingo, das 12h às 22h
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê
Redes Sociais
Você indica?
7
Baba Salim

Restaurante libanês em Curitiba

Bateu vontade de comer uma deliciosa comida tradicional libanesa? Então o Baba Salim é o seu destino certo nestas férias. Ele é, na verdade, um restaurante-bar, com ar de boteco boêmio, perfeito para uma refeição simples, saborosa e com ótimo custo-benefício!

A decoração do local tem uns toques “das arábias” com itens como narguiles, jarros, espadas, fotos, quadros, luminárias coloridas, câmeras fotográficas “retrôs” e bonequinhos de camelos no balcão. O ambiente é aconchegante, e ainda dá para ouvir uma música baixinha ao fundo.

O cardápio é bem diverso e você encontra muitas opções de saladas, carnes, pastas, sanduíches, quibes, esfihas, porções e pizzas. Não deixe de experimentar o famoso prato Fate Salim, que é uma carne fatiada temperada com grão de bico, amêndoas fritas, pão árabe torrado e molho de tahine - responsável por levar o restaurante a vencer o concurso “Comida di Buteco”, em Curitiba.

Funcionamento
Segunda-feira a sábado, das 18h às 2h
Culinária
Libanesa
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Amintas de Barros, 45, Centro
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

8
Cordon Blanc

Restaurante francês em Curitiba

O Cordon Blanc fica em uma casa de três andares com arquitetura francesa e conta com uma decoração muito sofisticada e elegante, com ambiente intimista, colunas no meio e no entorno, lustres de cristal à meia luz e velas à mesa. As paredes e mobílias são escuras, contrastando com as cortinas brancas.

Neste pedacinho da França, você encontrará desde os pratos de carne mais tradicionais, como cordeiro, frutos do mar, entrecôte e filet mignon, até os mais exóticos, como coelho, jacaré, javali e rã.

Uma curiosidade é que, no Cordon, o couvert é individual e empratado, com torradas, manteiga provençal e espeto de azeitonas, queijo defumado e pimenta biquinho. Já as entradas que mais fazem sucesso são a terrine de foie grais e a pata de caranguejo à milanesa com mix de folhas. Para quem não come carne, tem opções deliciosas, como o minifondue de queijo ementhal, pães, azeitonas e cogumelos gratinados.

Outro ótimo ponto do restaurante é que a rolha é livre, então você pode levar o seu vinho de casa sem pagar a mais por isso!

Funcionamento
Terça-feira a sábado, das 19h às 23h
Culinária
Francesa
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Equador, 181, Bacacheri
Redes Sociais
Você indica?
9
Frères Gastronomia

Restaurante de comida brasileira em Curitiba

O principal objetivo do Frères Gastronomia é oferecer uma comida afetiva aos seus clientes, desde o preparo do pão de fermentação natural servido no couvert até os pratos inspirados na comida da família dos dois irmãos que comandam o local juntos.

O ambiente, que é aconchegante, sofisticado e de muita qualidade, é uma ótima alternativa para uma refeição especial em família, oferecendo deliciosas entradas, saladas, massas, risotos, carnes, além de opções veganas e vegetarianas. Entre os mais pedidos, estão a burrata em confit de tomates-cereja, croquete de bacalhau, carne de onça, pato com laranja, galinha caipira ao molho, feijoada, risoto de limão siciliano e tilápia grelhada ao molho de camarões.

E não para por aí: o Frères oferece aos clientes água filtrada de graça e, também, um couvert cortesia com pão da casa, manteiga e compota. Fora o restaurante, o espaço conta ainda com café e bar com opções de folhados, sanduíches artesanais, cafés especiais e drinks clássicos e autorais.

Funcionamento
Diariamente, das 11h30 às 23h
Culinária
Contemporânea
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600, Mossunguê
Redes Sociais
Você indica?
10
Gas Food

Hamburgueria em Curitiba

O Gas Food é um restaurante de hambúrguer que faz muito sucesso em Curitiba. Ele é pet friendly e tem espaços kids, ou seja, é ideal para ir com toda a sua família.

Um dos grandes diferenciais de lá é a linha Smoker, em que os hambúrgueres são feitos com um toque defumado que deixa a carne com um gosto ainda mais saboroso. O restaurante também serve outras opções de carnes nesse mesmo estilo, como a costela e a paleta de porco defumada.

Entre os destaques do cardápio estão o prato Mumu Chorão, que tem dois discos de carne, molho especial da casa, cheddar e cebola na chapa, e o Pippo, que faz uma releitura do tradicional lanche Quarteirão, que leva pão de leite, maionese da casa, dois discos de carne, duas fatias de cheddar, molho de pepino, cebola, ketchup e mostarda.

Além disso, o preço é muito bom e o ambiente lembra as decorações de hamburguerias americanas antigas, o que faz a experiência de comer por lá ainda melhor! O proprietário da casa, Carlos Fogo, é considerado um dos melhores churrasqueiros do Brasil. Então, já sabe, né? Não deixe de conhecer!

Funcionamento
Terça a sexta-feira, das 11h às 14h30 e das 18h às 23h
Sábado, das 12h às 23h
Culinária
Hamburgueria
Preços
Avaliação
Endereço
Rua José Merhy, 1605, Boa Vista
Redes Sociais
Você indica?
11
Mercearia Bresser

Pizzaria em Curitiba

Está em busca de uma pizzaria tradicional e de qualidade por Curitiba? Você acaba de encontrar a Mercearia Bresser!

Em um ambiente acolhedor, que retrata os antigos armazéns e mercearias dos bairros italianos da Mooca e do Brás, em São Paulo, a casa produz a centenária pizza paulistana em seus fornos a lenha. Preparadas com ingredientes de alta qualidade, elas são feitas pelos melhores pizzaiolos do Brasil, com segredos como a leveza da massa de fermentação lenta e a doçura do molho de tomates italianos San Marzano.

São mais de 20 sabores de pizza para todos os gostos, com a opção de inserir coberturas adicionais. Tem também “pizzas fechadas”, os famosos calzones, com sabores como muçarela, Catupiry e presunto, ou muçarela, escarola, ricota, aliche, pinolis e azeitonas pretas.

Mas nem só de pizza se vive neste restaurante em Curitiba: no cardápio, você pode pedir diversas entradas, porções e saladas. E, claro: sobremesas para fechar a noite no melhor estilo!

Funcionamento
Diariamente, das 18h30 à 0h
Culinária
Pizzaria
Preços
Avaliação
Endereço
Avenida Sete de Setembro, 5831, Água Verde
Redes Sociais
Você indica?
12
GreenGo

Restaurante vegetariano em Curitiba

Que tal você conhecer um restaurante onde encontra opções de comidas deliciosas, que cuidam não só do seu corpo e saúde, como também do planeta? Essa é a proposta do GreenGo, especializado em pratos veganos e vegetarianos.

O local é ótimo para ir em dias mais quentes, quando procuramos uma comida mais leve, mas sem perder o sabor! Por lá você encontra um cardápio com muitos sanduíches, sucos, saladas e porções, tudo a preço bem justo. Porém, os carros-chefe da casa são mesmo os bowls: você pode montar com os acompanhamentos, carboidratos, leguminosas e proteínas que preferir, para uma refeição bem colorida e nutritiva!

Entre as opções à la carte que se destacam, estão também o burrito recheado com jaca, falafel com pastinhas e sanduíche com cogumelos. Além disso, eles fazem também releituras da cozinha clássica mexicana, com opções de tortillas, nachos e guacamole.

Então, se você busca um lugar bonito, com ambiente agradável, cardápio extenso e opções que agradem todo mundo, o GreenGo é a pedida certa!

Funcionamento
Terça-feira a sábado, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h
Domingo, das 11h30 às 15h
Culinária
Vegetariana e vegana
Preços
Avaliação
Endereço
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1282, Bigorrilho
Redes Sociais
Você indica?
13
La Linda

Restaurante argentino em Curitiba

Ir ao La Linda é como fazer uma visita à casa dos avós. O estabelecimento traz um pouco do charme da Argentina para Curitiba. O ambiente, com decoração tradicional rústica e móveis antigos, é muito aconchegante e familiar.

O local é bem famoso pelo seu excelente atendimento, cardápio diferenciado e, claro, sua boa carta de vinhos. A especialidade da casa são as carnes preparadas na parrilla, mas quem não come carne não precisa se preocupar - lá tem também opções deliciosas para os vegetarianos.

Desde as entradas e acompanhamentos até os cortes nobres e famosas sobremesas, o restaurante é uma verdadeira experiência gastronômica. Entre os destaques da casa estão as empanadas (de carne, cebola, queijo ou cordeiro) e o queijo provolone feito na grelha com ótimos temperos. Pratos como bifes de chorizo, oio de bife e as papas soufflé são as especialidades do local. Já as sobremesas são uma atração à parte, então não deixe de experimentar o delicioso pudim de doce de leite!

Ah, a rolha é livre para os vinhos argentinos!

Funcionamento
Terça a sexta-feira, das 19h às 23h
Sábado e domingo, das 12h às 15h
Culinária
Argentina
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Presidente Rodrigo Otavio, 835, Alto da XV
Redes Sociais
Você indica?
14
Nuu Nikkei

Restaurante nipo-peruano em Curitiba

A missão do Nuu Nikkei é levar aos seus clientes uma experiência única na gastronomia, unindo as culturas peruana e japonesa. É uma cozinha moderna e sofisticada, que prepara pratos deliciosos e diferenciados.

O ambiente por lá é íntimo, acolhedor e cosmopolita, perfeito para um jantar em casal ou entre amigos. Para acompanhar a comida, o restaurante oferece ainda uma maravilhosa carta de coquetéis, com criações autorais e clássicos que marcam a casa desde sua abertura.

No cardápio, você encontra diferentes combinações de ceviches, entradas frias, como carpaccios e polvos, bar de sushis variados, sashimis com direito a adicional de trufas, makis, assim como entradas quentes, carnes na grelha e incríveis sobremesas. Inclusive, uma delas é o famoso Carpaccio Apple Missô, que é uma maçã grelhada acompanhada de caramelo de missô, creme de queijo doce, sorbet de baunilha e pó de bacon. Vale muito a visita!

Funcionamento
Terça a quinta-feira, das 18h às 23h
Sexta-feira, das 18h às 23h30
Sábado e domingo, das 12h às 15h e das 18h às 23h30
Culinária
Peruana
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Fernando Simas, 333, Mercês
Redes Sociais
Você indica?
15
La Santa Bar y Cocina Mexicana

Restaurante mexicano em Curitiba

O La Santa é um bar que pode ser pequeno em questão de tamanho, mas é muito famoso na região por oferecer deliciosos pratos da culinária tipicamente mexicana.

Já imaginou comer tacos, burritos, nachos e quesadillas com ingredientes especialmente escolhidos por você? Lá você consegue fazer isso, já que tem a opção de personalizar com o que você quiser, selecionando na hora o acompanhamento e a proteína.

Entre os destaques da casa, estão o Burrito Juarez, feito com tortilla de trigo, chilli de carne, frijoles, papas fritas, salada verde e pico de gallo. Tem opção vegana também! De sobremesa, eles servem churros de doce de leite. E tem os drinks mexicanos tradicionais, como mojito, margarita, palomita e o michelada, que leva cerveja, suco de limão, pimenta, molho inglês e sal.

Além disso, o ambiente é cool e superdescontraído, se estendendo também para a rua. Essa é uma tendência amada pelos curitibanos e que deve ganhar ainda mais força com a busca por entretenimento em locais abertos. Para completar o programa descolado de comer sentado na calçada, o restaurante oferece cervejas de garrafa!

Funcionamento
Terça a quarta-feira, das 18h às 22h
Quinta-feira, das 18h às 23h
Sexta-feira e sábado, das 18h às 2h
Domingo, das 18h às 22h
Culinária
Mexicana
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Paula Gomes, 485, Centro
Redes Sociais
Você indica?

E aí, qual desses restaurantes você já não vê a hora de conhecer? É um melhor do que o outro! Curitiba é uma cidade perfeita para você aproveitar as suas férias em qualquer estação do ano, tanto em temperaturas quentes quanto frias. Boa viagem!