Restaurantes em Curitiba: 25 opções do baratinho ao sofisticado para você escolher

Escrito por Nicole Dias

Depois de conhecer todas as belezas do Jardim Botânico, admirar o Palácio Avenida, passear pela Ópera de Arame e dar uma relaxada no Parque Barigui, a pedida é fazer uma boa refeição. Afinal, um dia de muito turismo em Curitiba pode dar fome. A sorte é que a capital do Paraná não brinca em serviço quando o assunto é gastronomia.

Continua após o anúncio

De estabelecimentos que estão na cidade há décadas até aqueles moderninhos e trabalhados na gastronomia molecular, não faltam boas opções para comer bem. Confira essa seleção de restaurantes em Curitiba e escolha já o seu favorito!

Restaurantes românticos em Curitiba

Ambiente intimista, cardápio especial: cenário perfeito para um pouco de romance. Prepare-se para surpreender quem você ama.

1. Lisboa Gastronomia

Especializado em gastronomia portuguesa e internacional, o Lisboa é o espaço certo para quem não abre mão de um atendimento atencioso, comida excelente e um ambiente aconchegante. A casquinha de siri e o bacalhau são imperdíveis. A casa não cobra taxa de rolha, então os clientes podem levar seus próprios vinhos ou cervejas gourmet.

Localização: Alameda Princesa Izabel, 420 – São Francisco.

2. Old West

Há décadas presente em Curitiba, o Old West Restaurant faz verdadeiras releituras de pratos da culinária clássica com uma pitada mexicana. Os pratos são preparados de forma artesanal e cheios de sabores únicos. Os steaks são os carros chefe da casa, com destaque para o Steak au poivre: filé ao molho de pimenta escura com batatas raladas e gratinadas e legumes na manteiga.

Localização: Rua São Januário, 248 – Jardim Botânico.

3. Terrazza 40

Uma vista espetacular tem o poder de deixar qualquer refeição mais especial, e isso o Terrazza 40 faz com maestria. Instalado na cobertura do Edifício Champagnat Tower, o estabelecimento oferece duas experiências: o restaurante e um bistrô romântico, que é um salão à parte com número reduzido de mesas. Os dois são incríveis.

Localização: Rua Padre Anchieta, 1287 – Bigorrilho.

Continua após o anúncio

4. Le Réchaud

Boa música, bons vinhos, você e quem você ama. Alguma dúvida de que o Le Réchaud é uma excelente pedida? O restaurante é conhecido pelo seu festival de fondue, que oferece fondue de queijo, peixe, carne, frango, verduras e legumes, além das versões doces com chocolate, caramelo e frutas da estação. O ponto alto fica por conta do inovador fonduta de queijo: fondue de queijo com pedaços de funghi.

Localização: Rua Julia Wanderley, 1050 – Mercês.

5. Porcini Trattoria

Se estar à mesa com pessoas importantes já é um momento único, melhor ainda quando o ambiente é impecável nos detalhes, a comida tem o tempero certo e a adega é selecionada para os mais exigentes paladares. Ir à Porcini Trattoria é a certeza de satisfação. Destaque para os pratos italianos clássicos, como polpettone e ossobuco com polenta cremosa.

Localização: Rua Buenos Aires, 277 – Batel.

Afinal, nada como um lugar ou experiência diferente para tirar o relacionamento da rotina.

Restaurantes de Curitiba que abrem aos domingos

Se existe um dia de preguiça, esse é o domingo. Sem preocupação: Curitiba conta com bons locais que abrem suas portas no domingão, seja no almoço ou no jantar.

6. Zapata Mexican Bar

Fechado apenas nas segundas-feiras, o Zapata Mexican Bar traz um cardápio com os melhores sabores da gastronomia mexicana, além de animadas noites latinas. Para os indecisos de plantão, a dica é escolher a sequência de pratos, que conta com taquitos, pastelitos, tacos, nachos e fajitas mistas.

Localização: Rua José Saboia Cortes, 383 – Centro Cívico.

7. Cantina do Délio

O almoço de domingo na Cantina do Délio faz parte da rotina de muita gente. E não é por acaso: o local conta com muita comida gostosa e toda a simpatia do anfitrião Délio Canabrava, que sempre teve o sonho de abrir um restaurante italiano. O menu executivo tem um preço justo e o cliente pode escolher a massa, o molho e a proteína (opcional) da sua preferência.

Localização: Rua Itupava, 1094 – Alto da Glória.

8. Yü Cozinha Oriental

Quando bater aquela vontade de uma comidinha japonesa em pleno domingão, dirija-se ao Yü, localizado na região central de Curitiba. Aos sábados e domingos, a casa está aberta do meio dia às 15:30 – dá até para dormir um pouco mais e aproveitar um almoço tardio. O buffet combina saladas, sushis e pratos quentes.

Localização: Praça Osório, 485 – Centro.

9. Madalosso

Perfeito para um almoço em família sem hora para acabar, o Madalosso conta com aquele atendimento atencioso que faz todo mundo se sentir em casa. A casa oferece comida italiana em rodízio. Ou seja, comidinha boa e em grande quantidade. Deixe a dieta de lado e delicie-se com as polentinhas fritas, as diversas massas com molhos e as saladas com um toque de bacon.

Localização: Avenida Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade.

10. Restaurante Orgânico Ohana

O almoço do final de semana pode ser saudável, nutritivo e cheio de sabores interessantes. E isso pode ser encontrado no Ohana Restaurante, que oferece alimentação orgânica. Todos os produtos utilizados nas receitas são livres de agrotóxicos. No horário do meio dia há buffet com várias saladas, massas, carnes e peixes, além de sucos com frutas da estação. O ambiente é um charme.

Localização: Rua Benjamin Lins, 774 – Batel.

Ambientes legais, comida gostosa e nada de louça para lavar no final de semana. Como não amar?

Restaurantes baratos em Curitiba

Comer bem sem estourar o orçamento? Pode sim! De comida oriental a um bom hambúrguer, Curitiba é o lugar certo para refeições gostosinhas e com preços legais.

11. Tuk-Tuk

Preço bom e aquele tempero que só uma comida oriental pode garantir. Como não gostar? O Tuk-Tuk conta com as delícias do chef Yuri Ogurtsova, um dos poucos profissionais de Curitiba que domina a culinária indiana e a tailandesa. A ideia do local não é simplesmente fazer uma refeição, e sim envolver todos os sentidos: do aroma dos pratos até o visual das cores dos legumes. Algumas receitas contam com mais de 20 ingredientes. Vá sem pressa.

Localização: Rua Camões, 1888 – Hugo Lange.

12. Ca’dore Comida Descomplicada

Que tal uma praça de alimentação gigante, com comida boa e preço justo? Esse é o conceito por trás do Ca’dore, que é pioneira no conceito de vila gastronômica em Curitiba. Com estacionamento próprio, espaço kids e toda uma vibe alto astral, o local é composto por mais de 40 opções de alimentação e bebidas, de culinária japonesa a croissants.

Localização: Av. José Gulin,105 – Bacacheri.

13. Whatafuck

Um mix de bar com hamburgueria, o Whatafuck é um lugar descolado e sem nada de frescuras. A ideia é pegar o lanche e comer na rua mesmo, de pé, entre amigos e cervejas loucamente geladas. Dentro do estabelecimento há poucas mesas, para quem prefere ter um lugarzinho para sentar. O valor do hambúrguer não passa de R$20 e há versões diferentes, até mesmo vegetarianas.

Localização: Avenida Vicente Machado, 845 – Batel.

14. Cantinho da Bica

Como resistir a um lugar que oferece a melhor costelinha de porco de Curitiba e que, de quebra, tem um preço amigo? Com comida bem temperada, o Cantinho da Bica oferece almoço caseiro de segunda a sexta-feira e feijoada na cumbuca aos sábados. Aos sábados também são servidas carnes na chapa com acompanhamentos diversos. Hmmmm….

Localização: Rua João Tschannerl, 1009 – Vista Alegre.

15. Cantina Tarantella

Um restaurante com bom custo-benefício é aquele que conta com comida deliciosa a um preço justo. Não tenha dúvidas: a Cantina Tarantella é uma boa escolha. A ideia é pagar um valor fixo e comer o quanto quiser, do buffet de massas ao rodízio de pizzas. E as sobremesas servidas por lá são muito elogiadas. Ou seja, depois de toda a comilança, guarde um espacinho para o doce!

Localização: Rua Paulo Setúbal, 5262 – Boqueirão.

Conhece outro lugar acessível e imperdível em Curitiba? Coloque nos comentários e ajude outros viajantes!

Restaurantes sofisticados em Curitiba

Existem ocasiões que pedem um visual mais legal, um prato diferente, uma experiência nova. Para quem quiser uma noite elegante em Curitiba, eis cinco sugestões.

16. Badida Barigui

Um bom vinho, gastronomia requintada, espaço aconchegante e decorado com bom gosto. A Badida tem como premissa oferecer cortes de carnes selecionadas e acompanhamentos especiais. Entre as guarnições, destaque para a salada de palmitos, exclusividade Badida. Já entre as carnes, o medalhão de mignon com bacon é sensacional.

Localização: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Loja 303 – Barigui.

17. Nomade

Localizado no elegante hotel Nomaa, o restaurante Nomade oferece um cardápio cheio de surpresas, assinado pelo chef Lênin Palhano. Aos sábados e domingos, a pedida é aproveitar o famoso brunch, com pães artesanais, brioche na chapa, rabada com milho, chips de batata doce, entre outras delícias. À noite, o cardápio é à la carte. Entre os pratos principais está o imperdível camarão rosa na brasa com abóbora e arroz de coco.

Localização: R. Gutemberg, 168 – Batel.

18. Poco Tapas

Daqueles lugarzinhos que você não dá nada ao passar pela frente e se surpreende totalmente quando adentra. Aberto de segunda a sábado, o Poco Tapas oferece ambiente charmoso e a ideia de comer as tapas, como são conhecidas as pequenas porções na Espanha. Mas não espere apenas isso. As tapas desse local contam com técnicas da gastronomia molecular, que leva o ato de cozinhar a outro nível. Pipoca Bafo de Dragão, Delmônico Barbecue e Quesadilla de Pato com Duo de Queijos são algumas das opções diferentonas do cardápio.

Localização: Avenida Vicente Machado, 2786, Batel.

19. Durski

O Durski é a pedida para quem não abre mão de um ambiente requintado e culinária diferenciada. Os preços são elevados, mas vale pelo ambiente neoclássico chique pensado nos mínimos detalhes, o atendimento excepcional e a comida internacional de alto nível, especialmente a eslava. Uma boa dica é escolher a sequência de pratos, que inclui salada, pratos quentes e sobremesa.

Localização: Avenida Jaime Reis, 254 – São Francisco.

20. Barolo Trattoria

Vencedor de alguns prêmios de gastronomia e considerado um dos melhores restaurantes italianos do Paraná, o Barolo conta com um clima aconchegante e cardápio apaixonante. O conchiglia quatro queijos com molho rosatto della casa é uma daquelas escolhas inesquecíveis. Aberto para o jantar de segunda a sábado e para almoço todos os dias.

Localização: Avenida Silva Jardim, 2487 – Batel.

Vale a pena gastar um pouco mais para viver algo tão único. Nem que seja uma vez na vida!

Restaurantes de comida típica em Curitiba

Carne de onça, barreado ou uma boa comida caseira. Conheça os endereços certos para comer uma comidinha com toda a tradição do Paraná.

21. Mercearia Fantinato

Era uma mercearia, foi transformada em um boteco. Mas por mais que o tempo e as mudanças aconteçam, algumas coisas nunca mudam: como o sabor e a simpatia. A Mercearia Fantinato oferece simplicidade com qualidade e por lá é possível experimentar iguarias tradicionais de Curitiba, como carne de onça. O happy hour por lá costuma ser bem lotado.

Localização: Rua Mateus Leme, 2553 – São Francisco.

22. Restaurante Casa do Jão

Por trás das portas dessa casinha azul, um mundo de sabor. A Casa do Jão é um gastrobar que oferece comida boa e barata em um clima de simplicidade. O carro chefe da casa é o rodízio de costelas, que acompanha arroz, salada, farofa, maionese e aipim. No inverno é servido um buffet de cremes caipiras, que são sopas saborosas e quentinhas.

Localização: Avenida Três Marias, 287 – São Braz.Y

23. Restaurante Morretes

É possível comer um excelente barreado sem sair de Curitiba. O prato, que é típico do litoral, consiste em uma carne que é cozida em panela de barro e que se desmancha na boca. Além do barreado, o Restaurante Morretes é elogiado por seu buffet com preço em conta.

Localização: Rua Euzébio da Motta, 783 – Juvevê./p>

24. Dalí da Esquina

Outro prato que faz sucesso em Curitiba é o pão com bolinho – e no Dali da Esquina é possível comer um excelente. O local, que é um pouquinho de padaria e um pouquinho de restaurante, serve boas opções de almoço e ainda conta com cervejas geladas e pães fresquinhos. O sanduíche de barreado e o lanche de pernil são muito elogiados.

Localização: Alameda Prudente de Moraes, 433 – Centro.

25. Bar Mignon

Quase um retorno ao passado, o Bar Mignon está presente no mesmo endereço desde 1946. Excelente local para desfrutar de um bom sanduíche de pernil, bife de chourizo ou o tradicional cachorro-quente, que vale por uma refeição completa.

Localização: Rua XV de Novembro, 42 – Centro.

Depois de comer bem, ainda é possível aproveitar um pouquinho mais. Vamos nessa? Descubra 30 bares em Curitiba que você deve conhecer para uma noite divertida.

 
   

PARA VOCÊ