Restaurantes em São Paulo para um tour gastronômico completo

Por
Atualizado em 07.02.24

A cidade de São Paulo é conhecida por sua vida agitada, mas ela também está recheada de atrativos para quem quer desacelerar e degustar deliciosos pratos. Os restaurantes em São Paulo oferecem uma culinária sofisticada, com ambientes que vão te encantar. Abaixo, confira uma lista com as melhores referências na capital paulista!

1
Restaurante Lassù

Restaurante italiano em São Paulo

O Lassù oferece uma vista única da cidade de São Paulo. Ele se encontra no 28° andar de um prédio e é um restaurante giratório. O movimento do estabelecimento é lento, portanto é quase imperceptível. Lá de cima, você tem a visão do Pico do Jaraguá até a Serra do Mar. No 29° andar está o Rooftop do Lassù, onde há um bar com terraço a céu aberto, piano, música ao vivo e feijoada em dias selecionados.

O restaurante ainda é reconhecido por seus pratos italianos típicos, que são muito elogiados. A especialidade da casa é a lasanha, que possui em sua receita ragu de carne, creme de grana padano e trufas pretas. No menu, há diversos outros pratos para sentir um gostinho da culinária italiana, como ravioli de moqueca, spaghetti mare, frutos do mar e peixes.

A carta de vinho não decepciona, com mais de 70 rótulos para sua escolha, com ênfase ao mundo velho. Também há uma carta de drinks autorais, para melhor experiência do cliente. O canal Turistando SP conheceu a incrível vista do restaurante e mostrou como funciona a rotação do piso. Também falaram sobre o cardápio e deram opinião sobre os pratos e preços.

Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 12h às 15h, e das 18h à 0h
Sábado, das 12h às 16h, e das 18h à 0h
Domingo, das 12h às 17h
Culinária
Italiana
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Conselheiro Saraiva, 207, Santana
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

5 pessoas indicam este local

2
Biyou'Z Gastronomia Africana

Restaurante africano em São Paulo

Você quer comer uma comida diferente e apimentada? Visite o Biyou'Z, comandado pela chef Melanito Biyouha. O restaurante é único e marcante, com seus pratos coloridos e sabores fortes. A ambientação é feita para você conhecer um pedacinho dos países da África, com diversos objetos que representam a cultura pendurados nas paredes.

A seção de entradas no cardápio é bastante rica, com bolinho de peixe frito, banana-da-terra frita, peixe frito, jiló recheado com carne desfiada, entre outras delícias. Alguns dos pratos principais são o abisse (arroz refogado com curry, tomate, cebola, molho de amendoim, castanha e camarão) e samaki (peixe desfiado refogado com espinafre, acompanhado de arroz com curry).

No menu, também há saladas, pratos vegetarianos e sobremesas. Você pode experimentar bebidas africanas como drink de mandioca, maracujá e cachaça. As youtubers Erika e Sheyla foram até o local e falaram sobre os diferentes pratos. Elas elogiaram bastante a comida e disseram que os temperos são saborosos.

Funcionamento
Diariamente, das 12h à 0h
Preços
Avaliação
Endereço
Alameda Barão de Limeira, 19, Campos Elíseos
Rua Fernando de Albuquerque, 95, Consolação
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

2 pessoas indicam este local

Publicidade

3
Iron Burguer

Hamburgueria em São Paulo

O Iron Burguer é uma hamburgueria temática em São Paulo. É o lugar ideal para levar a criançada e comer um delicioso hambúrguer, com preços justos. Ele é todo decorado para o público infantil e, em alguns dias, aparecem personagens pelo local para alegrar os visitantes. Além disso, o espaço kids conta com fliperama e tobogãs.

A comida não deixa a desejar, com milkshakes temáticos e hambúrguer que dão água na boca. Um dos hambúrgueres mais saborosos é o Iron Burger, com pão australiano, duas carnes de 80g, queijo cheddar, bacon em cubos e onion rings.

Quer comer outro prato além do hambúrguer? Você pode pedir a picanha na tábua, manta de linguiça, costela e diversos aperitivos, como dadinho de tapioca e asinha de frango. A diversão é garantida tanto para os pais quanto para os filhos!

Funcionamento
Segunda a quinta-feira, das 17h às 23h
Sexta-feira, 17h à 0h
Sábado, das 12h à 0h
Domingo, 12h às 23h
Preços
Avaliação
Endereço
Rua São Felipe, 325, Parque São Jorge
Redes Sociais
Você indica?

4
Sal Gastronomia

Restaurante contemporâneo em São Paulo

Este renomado restaurante é comandado pelo chef Henrique Fogaça, jurado do MasterChef Brasil. Espere encontrar no Sal Gastronomia um cardápio variado e ambiente descolado, com vista para a Ponte Estaiada. O local possui dois salões, bar, jardim e terraço. O mais legal é que a cozinha é aberta, permitindo com que os clientes vejam o famoso chef preparando o seu prato.

Uma das entradas mais degustadas do cardápio é a polenta cremosa com linguiça e requeijão ao molho de tomate. Já dentre os pratos principais, um dos mais famosos é o aligot, que consiste em lombo de cordeiro com purê de dois queijos, cogumelos e molho de jabuticaba. Para a sobremesa, há diversas opções, como brigadeiro com sorvete de paçoca ou mousse de chocolate belga.

Os drinks são sofisticados e alguns são autorais, criados pela equipe do restaurante. A cerveja artesanal também foi criada exclusivamente para o Sal Gastronomia; em sua composição há tomilho, alecrim, capim santo, limão-siciliano e semente de coentro. Além disso, você pode escolher entre 150 rótulos de vinhos.

Funcionamento
Segunda a quarta-feira, das 12h às 15h30, e das 18h às 23h
Quinta-feira a sábado, das 12h às 23h
Domingo, das 12h às 21h
Preços
Avaliação
Endereço
Av. Magalhães de Castro, 12000
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

4 pessoas indicam este local

5
A Bela Sintra

Restaurante português em São Paulo

Este restaurante é referência em culinária portuguesa, tanto é que já foi eleito por 5 anos consecutivos pela Revista Veja SP como o melhor da especialidade. Ele se destaca pela sofisticação e costuma receber celebridades, como Adriane Galisteu, Lulu Santos e o cantor sertanejo Leonardo.

Na carta de vinhos, há bebidas portuguesas, chilenas, espanholas, italianas, francesas e argentinas. Escolha entre vinhos tintos, verdes, brancos e champagnes. No menu, além das comidas portuguesas, tem pratos internacionais e receitas autorais e contemporâneas da chef Ilda, que leva em consideração o seu tempo em Portugal para montar os pratos.

Se delicie com diferentes sopas, como a de frutos do mar ou a de caldo verde com chouriço. Como todo ótimo restaurante português, A Bela Sintra serve diversas receitas com peixes - a moqueca de peixe com camarão e robalo com molho de camarões e alho-francês, por exemplo, são excelentes pedidas.

Funcionamento
Segunda a quinta-feira, das 12h às 15h30, e das 19h às 23h
Sexta-feira, das 12h às 15h30, e das 19h à 0h
Sábado, das 12h à 0h
Domingo, das 12h às 18h
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Bela Cintra, 2325, Jardim Paulista
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

Publicidade

6
A Figueira Rubaiyat

Restaurante mediterrâneo em São Paulo

Da fazenda ao prato - é o que promete o Rubaiyat, restaurante conhecido como um dos mais tradicionais e premiado por ter uma das melhores carnes de São Paulo. O espaço oferece uma experiência única: uma figueira centenária está dentro do próprio restaurante. As mesas ficam em torno da árvore, proporcionando um ambiente romântico e perfeito para ir com a pessoa especial.

Além das carnes da fazenda, o menu inclui pratos mediterrâneos, como o saboroso robalo acompanhado de batatas crocantes, tomates e pimentões assados. Mas o destaque fica para os sábados em que oferecem feijoadas. Já na seção de bebidas, há diversos tipos de drinks, cervejas especiais e uma extensa carta de vinhos de variados países.

Funcionamento
Domingo a quinta-feira, das 12h às 23h
Sexta-feira e sábado, das 12h à 0h
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Haddock Lobo, 1738, Jardins
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

5 pessoas indicam este local

7
Komah

Restaurante coreano em São Paulo

O Komah foi inaugurado na capital paulista em 2016 e é um restaurante ganhador da estrela Michelin. A decoração é pensada para te levar a Nova Iorque, com inspiração nas construções industriais da cidade. Além disso, ele possui uma área interna aberta, que permite a entrada de pets. Também há um parklet na calçada.

O restaurante oferece pratos produzidos com produtos orgânicos, de cultivo próprio. Também há opções vegetarianas e veganas para atender todos os clientes. No cardápio, você pode escolher o prato coreano japchae, que consiste em macarrão de batata-doce salteado com cebola, pimentão, abobrinha, ervilha torta, cogumelos grelhados e mel.

Mas o prato mais famoso da casa é a omeleta grossa e macia, com interior úmido e cremoso - praticamente escorrendo - acompanhada de salada verde. Se programe para ir ao restaurante, pois é um estabelecimento concorrido, portanto é comum ter longas filas em frente ao local.

Funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 12 às 15h, e das 18h30 às 23h
Sábado, das 12h às 16h, e das 19h às 23h
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Cônego Vicente Miguel Marino, 378, Barra Funda
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

8
Jun Sakamoto

Restaurante japonês em São Paulo

O Jun Sakamoto, ganhador da estrela Michelin, é conhecido por ter o melhor sushi da cidade. É um local para experimentar uma explosão de sabores. O restaurante oferece omakase no menu degustação, que é quando o chef define quais serão os seus pratos. Há dois chefs oferecendo essa mobilidade no local, Jun Sakamoto e Ryuzo Nishimura.

Para experimentar o menu omakase, é necessário fazer reserva. São permitidas apenas 8 pessoas no balcão. Esse menu degustação possui 16 etapas, com sushis, pratos quentes e sobremesa. Também há mesas privativas com cardápio à la carte e comidas preparadas pelos funcionários do local.

Funcionamento
Segunda-feira a sábado, das 19h às 22h
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Lisboa, 55, Pinheiros
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

1 pessoa indica este local

9
Hou Restaurante

Restaurante chinês em São Paulo

Um restaurante chinês com um toque de modernidade e decoração toda inspirada na cultura chinesa. Com o chef Xuan Hou comandando, o restaurante recebeu prêmio de melhor restaurante chinês de SP pela Veja Comer & Beber diretamente das mãos do famoso chef Jacquin, jurado do MasterChef Brasil.

O Hou oferece pratos deliciosos, como o porco agridoce e lombo empanados, que são uma tentação. Há pratos que servem tranquilamente duas pessoas. Entre as receitas, há o delicioso prato chamado Família Feliz, que consiste em carnes, frutos do mar, vegetais, cogumelos champignon, “orelha de pau” e tofu frito com molho de ostra e shoyu, servidos na chapa quente. Além disso, o menu executivo - entrada, prato principal e sobremesa - é oferecido por um valor único e acessível.

Funcionamento
Segunda e quarta-feira, das 18h às 22h
Terça, quinta e sexta-feira, das 12h às 14h30 e 18h às 22h
Sábado, 12h às 15h e 18h às 22h
Domingo, das 12h às 15h30 e 18h às 21h30
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Capitão Manuel Novaes, 203, Santana
Redes Sociais
Você indica?
10
Maripili

Restaurante espanhol em São Paulo

O Maripili é um ambiente modesto e despojado, que serve pratos e petiscos espanhóis. Pelas paredes, há quadros e fotos pendurados que lembram a Espanha. É uma ótima maneira de conhecer a culinária internacional sem sair do país ou gastar muito.

Há pratos fixos, como bacalhau à vizcaína, assim como os sazonais, como o ragu ou a sopa castellana feita de alho, pão do dia anterior, pimentão, presunto e caldo de carne. Um dos pratos mais diferentes e esporádicos da casa é a língua bovina cozida, um clássico do restaurante. Tudo isso com um preço acessível.

Funcionamento
Segunda-feira, das 12h às 23h
Terça a quinta-feira, das 18h às 23h
Sexta-feira e sábado, das 12h às 15h, e das 18h às 23h
Domingo, das 8h às 15h
Preços
Avaliação
Endereço
Rua Alexandre Dumas, 1152, Santo Amaro
Redes Sociais
Você indica?

eu indico

2 pessoas indicam este local

Gostou de conhecer esses restaurantes em São Paulo? Há diversas opções para montar um tour gastronômico riquíssimo, ótimo para conhecer a região e provar pratos de diferentes culturas. Convide os amigos, a família ou vá sozinho saborear essas delícias! Agora, confira o que fazer em São Paulo e complemente seu roteiro de viagem.