20 restaurantes em Pinheiros que prometem surpreender você

Escrito por Bárbara Costa

Sabia que é possível encontrar uma gastronomia diversificada no bairro de Pinheiros, em São Paulo? Isso mesmo! A região conta com estabelecimentos que atendem a todos os gostos e bolsos, passando pela culinária italiana, francesa, baiana, mineira… Quer ver quais restaurantes em Pinheiros valem uma visita? Confira a relação a seguir!

Índice do conteúdo:

Restaurantes em Pinheiros para almoço

Na correria do dia a dia, nada melhor do que um restaurante que faça você se sentir em casa na hora do almoço, não é mesmo? Veja as melhores opções em Pinheiros!

1. Casa Jaya

Se o estabelecimento em que você vai almoçar tiver belos jardins e um ambiente bem agradável, sua refeição se tornará bastante prazerosa, certo? A Casa Jaya é um espaço eco-cultural que abriga um restaurante, um café e um empório 100% veganos.

Em meio às flores e árvores do local, é possível escolher entre duas opções de pratos quentes (que variam conforme o dia), feitos com ingredientes orgânicos. Além disso, há um farto buffet de saladas à sua disposição. Para fechar, experimente o cheesecake de frutas vermelhas!

  • Endereço: R. Capote Valente, 305.

2. Consulado Mineiro

Um bom almoço mineiro pode salvar sua semana caótica ou trazer aquele aconchego que um fim de semana pede, não acha? Além do tempero único de Minas, o ambiente acolhedor torna o Consulado Mineiro um ponto de encontro para gente de todo o país.

Você pode optar pelo buffet e servir quantas vezes quiser ou, então, pedir os pratos à la carte. Não deixe de provar iguarias como: Tutu à Mineira, Leitão à Pururuca, Vaca Atolada e, claro, o Feijão Tropeiro. Deguste também a boa e velha cachacinha de Minas!

  • Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 504.

3. Santinho Tomie Othake

O Santinho ITO abriu as portas em 2011, unindo arte gastronomia, design e entretenimento. Um variado e delicioso buffet, que explora o conceito de cozinha gourmet, é oferecido em uma bancada de dez metros de comprimento.

O diferencial da casa é que ali, onde o público serve sua comida, os próprios cozinheiros finalizam seus pratos e podem interagir com você. Nas opções servidas, é possível perceber que a culinária brasileira contemporânea preserva suas raízes por lá. De sobremesa, experimente o cuscuz de tapioca com coco!

  • Endereço: Rua Coropés, 88 – Instituto Tomie Othake.

4. Consulado da Bahia

No melhor estilo “Pelourinho”, o Consulado da Bahia fica na movimentada Rua dos Pinheiros. A fachada e a varandinha do estabelecimento, além das máscaras de orixás que decoram as paredes, já bastam para que você se sinta nesse estado nordestino.

Mas a comida, é claro, será a responsável por uma verdadeira experiência gastronômica baiana. No cardápio, os clássicos acarajés (acompanhados por vatapá e camarões frescos no dendê) e as moquecas são os destaques. Ficou com água na boca? Vá experimentar!

  • Endereço: R. dos Pinheiros, 534.

5. Nou

Esse cantinho especial do bairro de Pinheiros tem uma cozinha simples, mas leves toques de requinte aparecem nos ingredientes e acabamentos dos pratos. O espaço conta com um terraço charmoso e mesas ao ar livre, em um ambiente moderno e descontraído.

O menu traz opções como risoto negro com frutos do mar, tortelloni de cordeiro, robalo ao molho de açafrão com risoto de grãos, paleta de cordeiro ao molho do assado com purê de batata, entre outras. Para fechar, peça a torta de maçã com pistache!

  • Endereço: R. Ferreira de Araújo, 419.

E então? Já decidiu onde vai ser seu almoço em Pinheiros?

Restaurantes em Pinheiros para jantar

Após um longo dia de trabalho ou no fim de semana de descanso, tudo o que você menos quer é ir para a cozinha, certo? Confira onde jantar em Pinheiros!

6. Bovinu’S

A Bovinu’S é perfeita para você reunir toda a família em um farto jantar. A churrascaria oferece o sistema de rodízio, com os melhores cortes, e um buffet com saladas, pratos quentes e até comida japonesa.

Entre as opções de carnes, estão: carré de cordeiro, alcatra, bife ancho, costela e fraldinha. Além disso, o buffet de sobremesas está incluso no rodízio e o estacionamento é cortesia da casa!

  • Endereço: R. João Moura, 257.

7. Bráz Pizzaria

Que tal uma pizza para fechar a noite na capital paulista? A Bráz já tem 20 anos de história e ficou entre as dez melhores pizzarias do mundo pelo The Guardian. A receita para o sucesso é a combinação de ingredientes selecionados, inspiração e hospitalidade em cada detalhe.

Entre os sabores tradicionais, você encontra: marguerita, aliche italiano e portuguesa. Já a seção de especiais traz opções como a premiada caprese (com pesto de azeitona preta), Bráz (com abobrinha e grana padano) e calabresa speciale (com calabresa artesanal seca e erva-doce fresca).

  • Endereço: R. Vupabussu, 271.

8. Dom Molinero

O Dom Molinero é o lugar perfeito para quem prima por receitas cuidadosamente preparadas e ambientes rústicos, porém aconchegantes. Isso porque o piso é de cimento queimado e as paredes têm tijolos e madeiras visíveis.

Aproveite os saborosos croquetes de carne na entrada e, como prato principal, peça o risoto de cogumelos, a moqueca vegana de palmito ou o risoto de camarão ao limão siciliano. Para arrematar, experimente o pudim de leite com calda de vinho do Porto.

  • Endereço: R. Capote Valente, 550.
    • 9. Empório Alto dos Pinheiros

      Quer aproveitar o jantar para tomar aquela cerveja artesanal? Então, a dica é ir ao EAP e se esbaldar com as 43 torneiras de chope. Na carta de bebidas, há rótulos como: Cantillon Gueuze (belga), Bold Brewing (pernambucana) e Da Lama ao Caos (mineira).

      Para comer, prove a costelinha de porco assada (marinada na cerveja Brown Ale), os escalopinhos de filé acompanhados de nhoque ao molho gorgonzola ou a polenta cremosa com ragu de carne. De sobremesa, peça o brownie de cerveja stout com chocolate.

      • Endereço: R. Vupabussu, 305.
        • 10. Che Bárbaro

          Esse charmoso “restobar” fica na Vila Madalena, bem próximo ao bairro de Pinheiros, e oferece o melhor da culinária portenha. Há mais de 40 anos sob o comando do argentino Juan Germán Seoane, a casa é reconhecida por suas carnes, empanadas e sangrias.

          Na seção de empanadas gourmet, você encontra os sabores de matambrito e requeijão ou caprese. Entre os cortes nobres, os destaques vão para o bife de chorizo ancho, a picanha de cordeiro, o biscuit e o bife de chorizo angosto.

          • Endereço: Rua Harmonia, 277 – Vila Madalena.
            • Restaurantes baratos em Pinheiros

              Tem dias em que tudo o que queremos é matar a fome de maneira prática e econômica, não é? Mas onde fazer isso em Pinheiros?

              11. Boteco Mano do Céu

              A irreverência do estabelecimento começa pelo nome e permeia as reverências à expressão, a exemplo da imagem de um Jesus sorridente que compõe a decoração da casa. Um de seus pontos fortes são os drinks, como o bombeirinho e o rabo de galo.

              Mas os destaques que vão agradar a quem gosta de comer bem e pagar um preço honesto são os hambúrgueres. O X-chimichurri com tomate chapeado, o X-salada e o X-salada bacon têm feito sucesso entre o público.

              • Endereço: R. Ferreira de Araújo, 1007.

              12. Dona Vitamina

              O lema da casa é: “a alimentação saudável e equilibrada é o segredo para uma vida feliz”. Entre as opções oferecidas, encontram-se saladas, lanches, sucos e vitaminas. Perfeito para quem está com o tempo cronometrado e quer fazer uma refeição rápida, não?

              Mas o melhor é que, ainda assim, você não precisa deixar de comer bem. Para beber, o cardápio traz chocolate gelado batido e os sucos de melancia com berries ou abacaxi com morango, entre outros. Experimente o rosbife caseiro, o quibe de abóbora e a tapioca de salmão.

              • Endereço: R. Mateus Grou, 152.
                • 13. Vila das Rosas

                  Esse simples e charmoso restaurante vegano oferece comidas “amorosas e saborosas” em um ambiente acolhedor e descontraído. O espaço também recebe eventos relacionados a temas como sustentabilidade e vegetarianismo.

                  No cardápio, o carro-chefe é o árabe falafel, mas as opções de burguers também chamam atenção: de grão-de-bico (com especiarias), lentilha (com canela e pimenta caiena) ou feijão fradinho (com gengibre e cheiro-verde). Para fechar, experimente a paçoca vegana!

                  • Endereço: R. Padre Carvalho, 117.
                    • 14. Guacamole Cucina Mexicana

                      Esse lugar cheio de cores e sabores se tornou um pedacinho do México no Brasil. Por lá, além de uma gastronomia de qualidade, você encontra muita diversão com os tequileiros e mariachis.

                      Se a intenção for economizar, então, os sistemas de buffet e rodízio adotados são os ideais! Além disso, a casa costuma fazer promoções de bebidas e pratos. O cardápio está dividido entre nachos, tacos, totopos, antojitos, flautas, quesadillas, burritos e chilaquilles.

                      • Endereço: Rua Girassol, 354.

                      15. Meat Chopper

                      O Meat Chopper se define como uma alternativa descolada às lanchonetes de São Paulo. A decoração do espaço segue o estilo Manhattan, remetendo a um loft com pé direito alto e inscrições dos nomes dos pratos (inspirados, é claro, em NY).

                      Entre as opções do cardápio, figuram o Manhattan, o Blue Velvet, o Calabresa Burger, o Veggie Burger (de soja) e o Chicken Tomato Crisp. A maionese e a mostarda servidas são de fabricação própria! E o melhor: o preço não vai decepcionar você.

                      • Endereço: R. dos Pinheiros, 507.

                      Prontinho! Agora você já sabe onde matar a fome sem gastar muito em Pinheiros!

                      Restaurantes românticos em Pinheiros

                      Mas e para aquele encontro romântico? Pinheiros também tem boas opções de restaurantes? Descubra abaixo!

                      16. Vinheria Percussi

                      Esse restaurante italiano contemporâneo é voltado à enogastronomia, dedicando-se à harmonização entre o vinho e os pratos servidos. A mistura de requinte com um ambiente aconchegante promete deixar seu encontro ainda mais especial!

                      Experimente o Bauletti di Baccalà & Patate Dolce alle Erbe (massa fresca recheada com bacalhau e batatas doces, servida na manteiga de ervas) ou o Corzetti Liguri & Gamberi al Curry (massa fresca exclusiva com camarões e curry cremoso).

                      • Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 523.

                      17. Più Restaurante

                      O Più tem dois salões pequenos de decoração rústica e cuidadosamente projetados para proporcionar a você uma experiência única. Para completar, a trilha sonora é embalada por vinis. Quer combinação melhor para um jantar ao lado do seu amor?

                      A mistura de semolina italiana e farinha brasileira é a base para as massas artesanais servidas por lá todos os dias. No menu, receitas como agnolotti de lagostim, ravioli com recheio de pera e tortelloni recheado com pernil de vitelo se destacam.

                      • Endereço: R. Ferreira de Araújo, 314.

                      18. Canaille

                      Esse espaço intimista, que segue a culinária contemporânea francesa e internacional ao som de um ótimo jazz, fica do lado do bairro de Pinheiros. A carta de vinhos traz rótulos cuidadosamente selecionados.

                      Prove delícias como o Entrecôte e Gratin Dauphinois (filé de costela de boi e batatas gratinadas com molho bechamel), o Stinco de Cordeiro (servido com purê de batatas, crumble au poivre e demi-glace) ou o Arroz Negro Cremoso. Para fechar, peça o Crême Brulée de Cumaru. Bom apetite!

                      • Endereço: R. Cristiano Viana, 390 – Cerqueira César.

                      19. Le Jazz Brasserie

                      Essa pequena e boêmia casa segue o estilo dos cocktail-bars, investindo em uma seleção de nada menos do que 40 coquetéis. O clima de bistrô parisiense é reforçado pelo jazz ao fundo e, claro, pelas deliciosas receitas servidas.

                      No menu, você encontra Croquetes de Bacalhau, Petit Plats, Foie Gras, Lula à la Plancha e Sanduíche de Leitão. Experimente também os Croquetes de Chorizo Espanhol e o Camembert Empanado. Para fechar, não deixe de provar a tradicional receita francesa de mousse de chocolate!

                      • Endereço: R. dos Pinheiros, 262.

                      20. Gardênia

                      Esse charmoso bar/restaurante do Alto de Pinheiros lembra um café italiano, com mesas na calçada e móveis antigos. As receitas são preparadas com todo o capricho pela chef Mônica Falcone, que morou no país europeu por 20 anos.

                      Entre as massas, você pode escolher pelo ravioli de abóbora e nozes com molho cremoso e tomilho ou o talharim carbonara com abobrinha e azeite trufado. Prove também o carré de cordeiro com manteiga de especiarias. De sobremesa, que tal um petit gateau de doce de leite com sorvete de maracujá?

                      • Endereço: Praça dos Omaguás, 110.

                      Ufa! Como você viu, os restaurantes em Pinheiros são democráticos e atendem a diversos gostos. Mas uma característica é comum a todos eles: a qualidade. Vá conferir!

PARA VOCÊ