10 passeios em Salesópolis para curtir as belezas do interior paulista

Por                                
Em 28.08.21

Salesópolis é uma cidade do interior de São Paulo que oferece diversas atrações ao visitante. Ela possui igrejas históricas, fazendas que servem um delicioso café colonial e trilhas que levam até cachoeiras incríveis. Se você tem curiosidade de saber mais sobre esse destino, acompanhe a matéria a seguir!

Publicidade

Onde fica Salesópolis

A cidade fica localizada em São Paulo, a 616 km da capital. É nessa região que nasce o maior rio paulista, o Tietê. Salesópolis também faz parte dos 29 municípios que são estâncias turísticas do estado, o que garante ao local um status positivo em relação ao turismo de natureza e uma referência no interior.

Como chegar

Existem várias maneiras de chegar a Salesópolis, a primeira delas é de carro próprio. A viagem levará aproximadamente 1h 30min para chegar ao local. Caso o visitante preferir ir de ônibus, a duração é de cerca de 3h 55min. Quem optar por esse transporte, deverá ir até a rodoviária de São Paulo e comprar uma passagem direta para a cidade.

Outra alternativa é sair das cidades próximas de carro ou de ônibus. Além disso, o turista que estiver num grupo grande, poderá fretar uma van turística. Isso dará mais conforto e comodidade ao grupo para conhecer a cidade, pois não vão precisar se preocupar com a condução.

O clima de Salesópolis

O clima da cidade é considerado subtropical, ou seja, as temperaturas anuais vão até 20ºC por conta da latitude. Por esse motivo, mesmo que esteja viajando para Salesópolis no verão, leve roupas de frio, pois à noite a temperatura pode baixar.

O que fazer em Salesópolis

Você é daquelas pessoas que adora pedalar ou caminhar pelas trilhas, enquanto aproveita a natureza ao redor? Também não dispensa um café no meio da tarde, com todas as delícias do interior? Salesópolis é um destino que você precisa conhecer! Confira a seguir as melhores atrações para fazer durante sua visita:

1. Parque Nascentes do Rio Tietê

O parque fica localizado no Alto Tietê, no meio da fauna e flora da Mata Atlântica. O espaço possui 1,34 milhão de m², é bem preservado e recebe aproximadamente 30 mil turistas no ano. O parque contém várias atividades como museu, trilhas e visita guiada. Além disso, ele funciona todos os dias, durante o horário comercial. O visitante precisa pagar a entrada ($) para entrar e curtir as atrações.

Publicidade

2. Igreja Matriz de São José

A igreja foi construída na parte central de Salesópolis e possui uma arquitetura imponente que pode ser vista de vários pontos da cidade. A atração possui um estilo neoclássico, com colunas greco-romanas, e chama a atenção de quem estuda arte e arquitetura. Ela é considerada um marco importante da religiosidade do município e por esse motivo, é um dos principais pontos turísticos da região.

3. Museu da Energia de Salesópolis

Essa atração oferece atividades culturais e educativas em Salesópolis e é muito visitada pelas famílias. O local fica dentro de um parque com vegetação da Mata Atlântica e perto de uma usina hidrelétrica que foi inaugurada em 1913. Para visitar, o turista deve entrar em contato com o Museu com antecedência para agendar uma visita guiada pelo espaço e conhecer melhor a sua história.

4. Alambique Canabella

O Alambique Canabella é um espaço que produz e vende cachaça artesanal e oferece visita guiada. Há também um empório com licores, doces, cachaças, entre outros produtos artesanais. A estrutura é muito boa, assim como a limpeza e o atendimento dos funcionários. Sem dúvidas, um lugar incrível para conhecer em Salesópolis.

5. Casarão do Café

Se você está procurando um local diferenciado para experimentar um café colonial, certamente vai gostar do Casarão do Café. A atração fica dentro de uma fazendinha que produz diversos tipos de produtos artesanais, como cafés, bolos, pães e doces. Segundo os visitantes, o valor do café colonial é justo e vale a pena, ou seja, esse é um ótimo programa para fazer ao lado da família e dos amigos.

6. Mirante da Torre

O Mirante da Torre proporciona uma visão privilegiada de Salesópolis. Essa é uma opção maravilhosa para visitar durante o final de tarde para aproveitar o pôr do sol e admirar as paisagens da cidade. Só não esqueça de tirar muitas fotos, combinado? Aliás, vale mencionar que esse nome é por causa das torres de transmissão que existem na região.

7. Parque do Pinheirinho

O local possui uma área verde de 300 hectares de florestas naturais e de reflorestamento de eucaliptos, entre outras espécies de árvores. Além disso, conta com uma praia artificial, que atrai muito visitantes. A região é linda e encanta com sua natureza exuberante, o que é perfeito para passar uma tarde. Não há ônibus que leve até o local, ou seja, é necessário ir de carro.

8. Cachoeira da Porteira Preta

Salesópolis também é repleta de cachoeiras e a Porteira Preta é apenas uma delas. O local é visitado por pessoas que querem descansar, praticar atividades na natureza ou fazer um passeio divertido. Há um estacionamento pago antes da trilha e a caminhada costuma ser bem fácil. Também há uma lanchonete e banheiros no local. Um alerta: tome cuidado com a correnteza das águas.

9. Cachoeira do Ponto

A Cachoeira do Ponto possui fácil acesso e fica a 7 km de Salesópolis. O visitante terá que passar pela Estrada das Pitas, porém, o trajeto é bem sinalizado. Essa é uma cachoeira bem frequentada pelos turistas e moradores locais, mas vale a pena conhecer a atração.

10. Cachoeira do Tobogã

A cachoeira é um lugar agradável para ir com a família e é bastante visitada por aventureiros que amam uma boa pedalada. O caminho é marcado por subidas e descidas, além de trechos com estrada de terra. Ao final, é possível se refrescar na cachoeira e aproveitar o banho renovador nas águas de Salesópolis.

Publicidade

Gostou das atrações de Salesópolis? Agora já é possível montar o seu roteiro e passar dias agradáveis nesse lugar encantador. A cidade ainda possui muitas outras atrações que são perfeitas para pessoas de todas as idades. Então não deixe de conversar com os moradores e guias para conhecer mais locais.

Dicas e informações importante para aproveitar melhor o seu passeio

Antes de começar a arrumar as suas malas e planejar a sua viagem, é muito importante saber algumas informações importantes sobre Salesópolis. Veja as dicas abaixo:

  • Conheça a culinária local: além do café colonial de Salesópolis, visite também os restaurantes de comida caseira para experimentar outras delícias típicas;
  • Contrate um guia turístico para as trilhas: se você não possui experiência com caminhadas na natureza, entre em contato com um guia para te acompanhar e trazer mais segurança ao seu passeio;
  • Evite viajar no inverno: durante o inverno algumas atrações podem estar fechadas. Prefira os meses de verão ou primavera, onde as temperaturas estão mais altas;
  • Visite o centro da cidade: nos dias que estiver mais livre, dê uma caminhada no centro de Salesópolis. Certamente você encontrará locais muito interessantes;
  • Conheça os museus: nada melhor que visitar os museus para conhecer mais sobre a cultura e história das cidades.

Vale mencionar que os habitantes de Salesópolis costumam ser tranquilos e hospitaleiros. Além disso, o visitante encontrará um turismo religioso e festividades anuais como a festa de São José e do Divino.

Onde se hospedar

Salesópolis dispõe de campings, hotéis e casas de temporada para o visitante que está buscando hospedagem. Conheça algumas opções para descansar na cidade:

Publicidade

  • Hotel Soares Camargo – $: o hotel possui uma ótima localização e quartos para famílias. Além disso, o local aceita animais de estimação;
  • Estância Caminho das Nascentes – $$: essa opção é confortável e possui restaurante, bar e piscina ao ar livre. O lugar ainda oferece café da manhã aos hóspedes;
  • Chalés em Salesópolis – Recanto da Barra – $$$: os chalés são confortáveis e atendem às expectativas de casais e famílias. O local é amplo, bonito e possui uma grande área externa;
  • Chácara Recanto França – $$$$: a chácara possui estacionamento privativo, cozinha equipada e 3 quartos. A casa está preparada para receber famílias e grupos maiores;
  • Sítio Caminho Divino – $$$$$: esse sítio é uma propriedade privada, ótima para grupos de amigos. O lugar oferece comodidades como jardins, sala de lazer e um espaço com 9 quartos.

Caso você tenha apenas um dia para conhecer Salesópolis, é possível fazer um bate volta das cidades vizinhas. Mas o ideal é que o visitante possa ficar pelo menos um final de semana para aproveitar todas as atrações.

10 fotos de Salesópolis para se apaixonar ainda mais

Confira algumas fotos vão te deixar de queixo caído com as belezas naturais de Salesópolis:

1. Salesópolis é uma cidade fantástica

2. Com diversão para todo mundo

3. Desde os mais aventureiros

4. Que curtem trilhas e caminhadas

5. E cachoeiras refrescantes

6. Até aqueles que querem sossego

7. E preferem contemplar as paisagens e belezas naturais

8. Com certeza você vai ficar encantado com o munícipio paulista

9. Aproveite as possibilidades de passeio

10. E explore muito esse lugar lindo!

Salesópolis é uma cidade boa para curtir, descansar e aproveitar as férias em família. E se você está em busca de outros locais tranquilos no interior de São Paulo, conheça também as belezas de Guararema.