Urubici: natureza, aventura e paisagens incríveis na Serra Catarinense

Escrito por Nicole Dias

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Urubici, mas depois de ler esse post estará de malas prontas e preparado para ir até Santa Catarina. Isso porque esse destino na Serra Catarinense conta com algumas das mais lindas paisagens naturais que se tem conhecimento. Sem brincadeira, tudo lá é belo demais.

Mirantes, cânions, trilhas, cachoeiras, contato direto com a natureza, tudo isso espera por você. Confira as principais atrações de Urubici, onde se hospedar, onde comer e diversas dicas para organizar já a sua viagem.

Mapa de Urubici

Pertinho de Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Grão-Pará, Santa Rosa de Lima e Anitápolis, Urubici fica no Vale do Rio Canoas. O caminho mais comum para ir até lá, vindo de Florianópolis ou Lages, é a partir da BR-282. No entanto, a fantástica estrada da Serra do Rio do Rastro é uma boa escolha devido ao seu visual.

É possível visitar Urubici o ano inteiro. No verão as temperaturas mais agradáveis são propícias para conhecer de perto as diversas cachoeiras. No inverno, porém, a dica é se preparar para curtir o frio. A região serrana já teve alguns registros de neve e é famosa pelas suas temperaturas baixas. Vai encarar?

O que fazer em Urubici

Prepare suas roupas mais confortáveis e a câmera fotográfica, pois é hora de desbravar os encantos de Urubici. Abaixo, os pontos mais visitados na cidade. E mais lindos também.

1. Morro do Campestre / Morro da Cruz

Sabe aqueles locais que parecem ter saído de um documentário sobre a natureza? O Morro do Campestre, que também é chamado de Morro da Cruz, é assim. O acesso ao morro é fácil e praticamente todo asfaltado. O restante da subida do morro, no entanto, é feito por uma estradinha seguida de uma trilha leve. O esforço compensa, hein? A vista do Vale do Rio Canoas é privilegiada e o pôr do sol é inesquecível. Como se trata de uma área particular, é cobrado um valor de entrada.

2. Morro da Igreja

Que tal ficar acima das nuvens? No Morro da Igreja isso é possível. No entanto, a visitação é restrita a alguns dias e é obrigatório solicitar autorização no ICMBIO (no centro da cidade). Compensa o esforço? Muito! Lá de cima é possível avistar a imensidão verde da natureza combinada com o azul do céu. Incrível! Curiosidade: o morro é o segundo maior cume do estado catarinense e já registrou algumas de suas mais baixas temperaturas. É de lá que se avista a famosa Pedra Furada.

3. Cascata Véu de Noiva

Urubici é uma cidade conhecida por ter muitas cascatas: são mais de 80! A Véu da Noiva, no entanto, é uma das mais visitadas. Isso porque sua água não cai em queda livre, e sim vai suavemente descendo pelas pedras e rochedos. Um charme. A dica é fazer as diversas trilhas do local para ver a cascata sob diversas perspectivas. É preciso pagar uma taxa de R$5,00 para chegar até a cascata, já que ela fica em propriedade particular.

4. Mirantes

Por ser uma cidade cravada na serra, Urubici conta com vários mirantes de onde é possível ter uma vista espetacular. Do mirante da Cascata do Avencal, por exemplo, é possível observar toda a impressionante cachoeira. Do mirante da Serra do Corvo Branco se vê os cânions e vales, é muito lindo. Há o mirante da cidade também, que é interessante para ver Urubici como um todo.

5. Cânion Espraiado

A mais de 30 quilômetros do centro de Urubici, seguindo por percursos de estrada de terra íngreme e cheia de pedras, é possível chegar até o Cânion Espraiado. Além disso tudo, é preciso ter autorização e pagar uma taxa, bem como seguir uma parte em veículo 4×4 ou caminhando. Lá de cima é possível ter uma vista maravilhosa e tirar uma foto no Balanço do Infinito. Periodicamente ocorrem atividades de aventura no local, bem como cavalgadas. O recomendado é usar calçados impermeáveis no passeio.

6. Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Quem gosta de um turismo religioso precisa dar uma passadinha na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Cercada por paredões, a gruta fica no caminho para o Morro da Igreja. A presença de uma cascata torna a experiência ainda mais mágica. Um espaço de silêncio, paz, contemplação e orações.

7. Inscrições Rupestres

Que tal ver de perto registros feitos há mais de 3 mil anos? Não deixe de conferir as Inscrições Rupestres no Morro do Avencal, na estrada que liga Urubici a São Joaquim. Entre os desenhos feitos pelos povos que viviam na região, destaque para a “Máscara do Guardião”. Há também várias linhas e formas geométricas. Um verdadeiro museu a céu aberto.

8. Centrinho de Urubici

Nem só de paisagens naturais fantásticas vive Urubici. O centrinho da cidade é um charme à parte. Muitas lojinhas, cafeterias e restaurantes estão concentrados na Avenida Adolfo Konder. Ali por perto também fica a linda Igreja Matriz de Urubici, Nossa Senhora Mão dos Homens. Seus vitrais coloridos chamam a atenção. Vale a pena passear por ali, descobrir locais novos e aproveitar o dia.

Você tem fôlego para encarar essas trilhas, alturas e aventuras?

Pousadas e hotéis em Urubici

Em Urubici é possível encontrar diferentes opções de hospedagem. A seguir, alguns hotéis e pousadas que colecionam elogios.

1. Pousada Cantos e Encantos – $$$$$

Em viagem romântica e em clima de lua de mel? A Pousada Cantos e Encantos é a escolha certa. Atendendo apenas maiores de 13 anos, a hospedagem oferece ambientes tranquilos e de bom gosto, com uma vista inesquecível para as montanhas. O café da manhã com delícias caseiras e produtos orgânicos do próprio jardim local é uma maravilha. Há suítes com piso aquecido, banheira de hidromassagem e roupas de cama de linho.

  • Endereço: SC 110 KM 391 – Cambuim.

2. Cambuim – $$$$

Mais uma opção perfeita para curtir momentos de romance, Cambuim fica em um espaço maravilhoso nas montanhas, pertinho de cachoeiras e piscinas naturais. As cabanas são confortáveis e bem decoradas. Vá preparado para curtir momentos de desconexão, já que por lá o sinal de internet é fraco. Não há café da manhã.

  • Endereço: Rodovia SC 390, km 110.

3. Urubici Park Hotel – $$$

Na principal avenida da cidade, o Urubici Park Hotel chama a atenção por sua localização privilegiada e sua grande estrutura de hospedagem. São 41 apartamentos e várias áreas de lazer, como sala de jogos e piscina coberta. São quatro categorias de apartamentos: Classe Turismo, Classe Standart, Classe Master I e II e a disputada Suíte Alpino, que fica no último andar e tem a vista de um pôr do sol inesquecível.

  • Endereço: Av. Adolfo Konder, 2278.

4. Pousada Pica-Pau – $$$

Acolhedora, campestre, com ambiente familiar. A Pousada Pica-Pau oferece um local simples, mas muito agradável. Os proprietários são atenciosos e quase dá pra se sentir na casa de parentes. A pousada se destaca pelas atividades que proporciona. De dezembro até maio, por exemplo, é possível colher frutas na chácara durante um passeio de trator. O café da manhã caseiro é uma delícia.

  • Endereço: Estrada Geral, Km 439.

5. Pousada Recanto da Serra – $$

Alternativa com bom custo-benefício em Urubici, a Pousada Recanto da Serra fica à caminha de São Joaquim. O atendimento se destaca, tendo atenção especial por parte dos proprietários. Há estacionamento e os quartos são aconchegantes, quentinhos, limpos e bem decorados. Café da manhã básico e caseiro, porém satisfatório.

  • Endereço: Av. Adolfo Konder, 180.

6. Pousada Kiriri-Ete – $$

“Lugar do verdadeiro descanso”. Esse é o significado de Kiriri-Etê, palavra que vem do tupi-guarani. E é exatamente essa a promessa da pousada, que fica em belíssima área de Urubici. A hospedagem oferece 15 suítes, sendo que a maioria delas conta com vista panorâmica para as montanhas. A pousada é simples, mas agradável, com staff atencioso e café da manhã bem servido.

  • Endereço: Rod. SC 430 | Km 15.

Já escolheu qual é a sua cara? Lembre-se de reservar com antecedência, especialmente se quer curtir por lá o friozinho do inverno.

Restaurantes em Urubici

Caminhar em meio à natureza dá uma fome… Sorte que em Urubici são vários os restaurantes para o almoço, o jantar ou mesmo um lanche especial. Da pizza ao risoto, escolha onde será sua próxima refeição!

1. Restaurante Château du Valle

Para uma noite fria, nada como um atendimento cordial e muita comida gostosa. Rodízio de fondue está entre as especialidades servidas no Château du Valle, que também oferece boas opções de massas. Destaque para a Avencal: massa com camarões ao molho de tomate, nata, requeijão e ervas finas. A carta de vinhos não deixa a desejar.

  • Endereço: Rod. SC 430, 15 Km 35 – São Cristóvão.
  • Horário de funcionamento: terças a domingos, das 19h às 23h. Aos sábados há almoço das 12h às 15h.

2. A Taberna Bistrô

Pequeno, aconchegante e com estilo rústico, esse restaurante conta com cardápio enxuto, mas cheio de sabor. Os pratos trazem inspirações de várias nacionalidades e são bem servidos. É interessante fazer reserva, especialmente se você estiver com grupos grandes. No inverno o espaço é aquecido com lareira. Um charme!

  • Endereço: Av. Prefeito Natal Zili, 3330.
  • Horário de funcionamento: sextas e sábados, das 18h às 22h. Sábados e domingos, almoço das 12h às 15h.

3. Bodegão da Serra

Não se deixe levar pelo nome: o Bodegão da Serra oferece ambiente agradável e culinária de qualidade. Para a entrada, peça o mix de queijos coloniais. Uma das sugestões da casa para o prato principal é o Filet au poivre acompanhando arroz e purê. As caipirinhas do local também são divinas. Além de fazer uma ótima refeição, por lá ainda é possível adquirir queijos, geleias, vinhos e diversos outros souvenires.

  • Endereço: Av. Adolfo Konder, 1900.
  • Horário de funcionamento: fechado nas quartas-feiras. Nos outros dias, aberto das 12h às 22h.

4. Montês Restaurante

Considerado o terceiro melhor restaurante de Urubici no site Trip Advisor, o Montês conta com comida saborosa, atendimento gentil e bom custo-benefício. Entre os pratos que se destacam está a truta com molho de limão siciliano. Massa ao funghi e risotos também são boas opções. As porções são muito bem servidas e os vinhos oferecidos pela casa harmonizam muito bem com a refeição.

  • Endereço: R. Policarpo de Souza Costa, 01.
  • Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 12h às 16h e das 18h às 22h. Domingos, apenas das 12h às 16h.

5. Semola – Culinária Italiana

O melhor da culinária italiana tem endereço certo em Urubici: no Semola! O carro-chefe da casa é a pizza, que tem massa fininha, molho e muito recheio. Os ingredientes são muito bem selecionados e o atendimento é rápido. As massas também são muito boas, desde a tradicional bolonhesa até opções com camarão e gorgonzola. Carta de vinhos completa e cardápio com boas cervejas artesanais.

  • Endereço: Av. Adolfo Konder, 1597.
  • Horário de funcionamento: todos os dias, exceto terças-feiras, das 18h30 às 22h30.

6. Posto Serra Azul

Para um lanche, o Posto Serra Azul é uma excelente alternativa. O local é todo decorado dentro de uma temática de carros antigos – até os pratos do cardápio contam com nomes especiais. O atendimento é muito bom e há opções interessantes de cervejas artesanais.

  • Endereço: Praça Caetano Vieira de Souza, 101.
  • Horário de funcionamento: em dias de semana, das 6h30 às 21h. Sábados das 7h às 21h. Domingos das 8h30 às 20h.

Viu só? Opções para todos os paladares e bolsos.

Vídeos para te convencer a visitar Urubici

Sempre é bom conferir as experiências de quem já esteve no local que você quer conhecer. Anote as dicas a seguir!

Urubici: road trip pelas Serras Catarinenses

O vídeo feito pelo canal Um Viajante vai deixar você com vontade de conhecer Urubici o quanto antes. Trilhas, estradas, cachoeiras e cânions se destacam em imagens de tirar o fôlego.

Serra Catarinense: conhecendo a região de Urubici

Urubici é um dos locais mais frios do Brasil – e o vídeo acima mostra isso. Os aventureiros do Sobrevivencialismo contam um pouco sobre suas aventuras nessa bela região da Serra Catarinense, onde ficaram acampados em uma temperatura quase negativa. Vale a pena conferir.

Urubici: onde ver neve e paisagens de cinema no Brasil

Em vídeo muito bem produzido, Marcela Lahaud, do Embarque Imediato, mostra um pouco da Pousada Il Rifugio, onde se hospedou em Urubici, bem como restaurantes e atrativos. É bacana também pois é possível conferir a trajetória do Rio de Janeiro até Santa Catarina.

Agora que você já tem todas as dicas necessárias, já pode começar a fazer as malas e organizar o seu próprio roteiro!

Mais fotos de Urubici que vão fazer você se apaixonar

Se você ainda não colocou Urubici na sua lista de próximos locais e conhecer, as imagens abaixo farão você mudar de ideia instantaneamente.

1. Não é por acaso que Urubici atrai tantos visitantes

2. Trata-se de um destino incrível para quem quer contato com a natureza

3. Quer cachoeira? Lá tem!

4. Quer conferir paisagens de cair o queixo? Pode ir pra lá!

5. Quer se hospedar com conforto? Com certeza ficará satisfeito

6. Na verdade, são muitos os encantos do município

7. Dos seus principais pontos turísticos

8. Passando pela gastronomia

9. Sem esquecer de mencionar, claro, a possibilidade de viver aventuras inesquecíveis

10. Imagina ver isso tudo com seus próprios olhos?

11. Você não vai se arrepender de colocar esse destino na sua lista de locais a conhecer

12. Partiu Urubici?

Quer trocar a serra pelo litoral? Tudo bem! Confira uma lista com praias de Santa Catarina que você deveria dar uma chance.

PARA VOCÊ