São José da Coroa Grande: visite esse paraíso em Pernambuco

Por
Atualizado em 02.12.20

O município pernambucano de São José da Coroa Grande conta com piscinas naturais de águas transparentes, belas praias e um clima perfeito para quem gosta de sossego. Ainda que não seja dos mais disputados destinos turísticos do Nordeste, é um lugar que merece ser descoberto. Confira essas informações e veja como vale a pena programar um passeio.

Publicidade

Onde fica São José da Coroa Grande

Localizado no litoral sul de Pernambuco, São José da Coroa Grande fica a 119 km de Recife e a apenas 17 km de Maragogi (Alagoas). Para chegar lá saindo da capital pernambucana, é preciso guiar pela rodovia Pe-060 e no km 114 seguir por estrada de terra, por mais 5 km, até o destino.

O que fazer em São José da Coroa Grande

Em São José da Coroa Grande cada viajante poderá aproveitar as maravilhas da natureza e boas atrações festivas. Destacamos seis opções de lazer que você precisa incluir na sua programação na cidade e em regiões próximas, veja só.

1. Praia da Coroa Grande

A principal praia da cidade tem bons quiosques e restaurantes para o visitante aproveitar o dia ensolarado com toda comodidade que merece. Além disso, o mar é calmo e muito bom para banhos. Em razão das características naturais, no verão a praia é bastante procurada por praticantes de windsurfe.

2. Praia de Gravatá

Pouco conhecida e com perfil desértica, a Praia de Gravatá é aquele destino paradisíaco perfeito para quem deseja descansar longe de áreas urbanas. Além de tomar banho no mar quentinho, o visitante vai amar a brisa fresca e, provavelmente, vai querer tirar fotos perto dos fotogênicos coqueiros do entorno. Não tenha dúvida, o cenário é unico.

3. Praia do Porto

A Praia do Porto fica no município de Barreiros, que está localizado a apenas 9 km de São José da Coroa Grande. Cercada por exuberantes formações rochosas, tem como mais famoso atrativo a Ilha do Coqueiro Solitário, um dos cenários da novela A Indomada, da Rede Globo.

4. Piscinas Naturais

Definitivamente, não dá para visitar São José da Coroa Grande sem fazer o passeio de catamarã até as encantadoras piscinas naturais, que ficam a apenas 1 km da costa. É apaixonante nadar nas águas transparentes e observar os peixes de perto. Dica: programe o passeio com antecedência para evitar contratempos.

5. Festival de Verão

É claro que a calmaria é um dos destaques de São José da Coroa Grande, mas quem gosta de badalação e boa música precisa ir ao Festival de Verão da cidade. Realizado normalmente em janeiro, o evento reúne prestigiados artistas do axé, pagode e sertanejo.

Publicidade

6. Várzea do Una

Várzea da Una é um vilarejo que contempla o rio homônimo e uma praia paradisíaca. Eis um recanto incrível para o viajante passear de canoa ouvindo o assobio dos pássaros, saborear as delícias gastronômicas locais em estabelecimentos simples e, mais uma vez, sentir aquela paz de espírito tão presente em ambientes naturais diferenciados.

7. Museu do Una

Vale reservar um dia da viagem para visitar o Museu do Una e conhecer um pouco da história e das refências culturais de São José da Coroa Grande. O acervo do espaço tem fósseis, conchas, objetos de pesca, esqueletos de peixes e itens de artesanato.

E aí, gostou das atrações turísticas apresentadas? Sugerimos um bate e volta até Maragogi, município famoso no Brasil inteiro por suas impressionantes piscinas naturais.

Onde ficar

Fique certo de que os seus dias serão movimentados na cidade pernambucana. Por essa razão, é importante escolher uma boa pousada perto dos pontos turísticos. Olha só o que separamos para você.

  • Pousada Marinah – $: excelente opção para quem pretende economizar nas diárias, sem perder em qualidade. O estabelecimento fica de frente para o mar e dispõe de jardim e bar.
  • Pousada Vila Goyá – $$: restaurante, piscina ao ar livre e um buffet sensacional presenteiam o hóspede nessa hospedagem muita elogiada.
  • Pousada Vivenda Oriente – $$$: esse estabelecimento fica a 8 km da Várzea do Una e oferece quartos confortáveis e atmosfera nota 10.

Você vai ficar muito satisfeito em relaxar, entre um passeio e outro, nessas pousadas.

Vídeos sobre São José da Coroa Grande para você viajar logo

Aí estão três registros para você contemplar essa bela região de Pernambuco por perspectivas diferentes.

O município visto de cima

O céu azul, as águas esverdeadas, os quiosques na faixa de areia e o núcleo urbano de São José da Coroa Grande são apresentados lindamente nesse vídeo em que qualquer narração é dispensada. É uma boa assistir mais de uma vez.

Um casal em São José da Coroa Grande

Publicidade

Aqui temos um registro simples, mas feito com muito carinho por um casal que teve a excelente ideia de curtir a Praia da Coroa Grande. Agora é a vez de vocês, hein!

A tour pela Praia de Gravatá

Esse vídeo mostra como a Praia de Gravatá é bonita, relaxante e com diferentes variedades em termos de lazer. Certamente, você vai ficar com vontade de arranjar uma prancha de stand up paddle depois de assistir.

Nem precisa dizer que esses e outros pontos turísticos de São José da Coroa Grande são ainda mais belos de perto. Você vai saber disso!

Publicidade

10 fotos encantadoras de São José da Coroa Grande: boa viagem!

Agora, fique com essas imagens e convide, o mais breve possível, amigos e familiares para passar uns dias nesse pedacinho do paraíso do Nordeste brasileiro.

1. Praias, rio, áreas verdes preservadas, muitas surpresas

2. Hospede-se de frente para o mar

3. E encontre paz em uma região de múltiplos encantos

4. São José da Coroa Grande é puro romantismo

5. A igreja matriz e marco zero da cidade

6. O sol brilha praticamente o ano inteiro por aqui

7. Vai querer com ou sem emoção?

8. Chegue cedinho às piscinas naturais

9. Que nota você daria para esse entardecer?

10. Você poderá sentir o clima dessa imensidão natural

Após a experiência em São José da Coroa Grande, será uma ótima decisão programar uma tour prolangada e conhecer as melhores praias de Pernambuco. Vai ser uma aventura e tanto!