7 atrações imperdíveis para aproveitar em Saquarema

Por                                
Em 24.02.21

Saquarema é um destino amado pelos surfistas e leva em seu nome um significado bastante propício: aquele que vive fora dos centros urbanos. Os primeiros habitantes do município foram os índios, e hoje o lugar tornou-se um refúgio para quem busca sossego e belíssimos cenários naturais. Acompanhe mais detalhes a seguir!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Saquarema

Saquarema pertence ao estado do Rio de Janeiro, precisamente à Região dos Lagos. O aeroporto mais próximo é o de Cabo Frio, a 66 km. Caso a ideia seja ir de carro, o acesso partindo da cidade do Rio de Janeiro é feito pela ponte Rio-Niterói – estrada Niterói-Manilha – RJ-124 (Via Lagos). De São Paulo, basta partir pela BR-116 e RJ-124 e, de Belo Horizonte, pela BR-040 e RJ-124.

O que fazer em Saquarema durante a sua viagem

Saquarema é conhecida por seus moradores e frequentadores como uma cidade pacata, mas que oferece opções de lazer que garantem uma estadia bem tranquila e inesquecível. Confira as opções:

1. Igreja Nossa Senhora de Nazareth

Essa simpática igrejinha fica no alto do morro e é facilmente avistada de diversos pontos de Saquarema. Construída em 1640 na ponta da Praia da Vila, é considerada o principal cartão-postal da cidade. Durante a sua visita, você poderá curtir dois atrativos: a vista incrível da região e a gruta Nossa Senhora de Lourdes, que abriga a imagem da santa e é muito visitada pelos peregrinos devotos.

2. Praça da Vila

A Praça da Vila é aquela parada obrigatória de toda cidade litorânea – fica no centrinho do bairro, com arquitetura pitoresca e parquinho para as crianças. Aos finais de semana, o local abriga a tradicional feirinha de artesanato. É o evento ideal para garantir algumas lembrancinhas e acessórios regionais.

3. Templo do Rock

A casa do cantor Serguei tornou-se um museu em sua homenagem e foi batizada de Templo do Rock. Lá, você encontrará diversos artigos do artista, como roupas, livros, discos, fotos, entre outros objetos pessoais. Quando vivo, o próprio Serguei recebia seus visitantes e contava um pouco de suas histórias no mundo da música.

4. Mirante Morro da Cruz

A primeira missa realizada no Brasil é representada por uma cruz de 15 metros de altura, instalada no alto do Morro da Cruz. Lá, você ainda encontrará um mirante, com uma vista privilegiadíssima da cidade, e o famoso letreiro “Eu amo Saquarema”, que renderá muitas fotos.

5. Serra do Roncador

Para acessar as 6 cachoeiras escondidas em mata preservada, é necessário fazer uma trilha com a ajuda de um guia. O local fica a 29 km do centro de Saquarema e oferece um clima típico das montanhas. Separe o seu calçado mais confortável, o protetor solar e o repelente e divirta-se.

6. Sambaqui da Beirada

Esse museu a céu aberto é uma ótima oportunidade para você conhecer mais dos primeiros habitantes da cidade. De quebra, você confere de perto esqueletos pré-históricos, sambaquis de quatro mil anos, vestígios de fogueiras, ossadas, artefatos de pedras, entre outros artigos encontrados na escavação protegida com toras de madeira.

7. Praias

Saquarema é conhecida como o paraíso do surf, pois suas praias oferecem as melhores ondas para a prática do esporte. Confira as principais delas:

  • Praia da Vila: essa é a principal orla de Saquarema, sendo bastante frequentada por moradores e, aos finais de semana, preenchida por turistas. A areia é fina, a água é bem limpinha e bastante agitada e seu entorno é bastante preservado.
  • Prainha: seu nome não é no diminutivo em vão. A pequena orla fica entre a Praia da Vila e a Igreja Nossa Senhora de Nazareth e, apesar de ter o mar agitado, é mais indicada para o banho, mas é necessário saber nadar.
  • Praia da Barrinha: essa é uma das poucas orlas que oferece um mar tranquilo, já que fica no encontro da lagoa com o mar. Famílias com crianças e praticantes de stand-up paddle adoram essa opção.
  • Praia do Itaúna: essa é a melhor praia para a prática de surf, que já abrigou diversos campeonatos nacionais e mundiais do esporte. Se a intenção é surfar a melhor onda, é para lá que você deve seguir!
  • Praia de Jaconé: orla bastante agitada por surfistas e também por festas comemorativas da cidade. Aqui, a água é bem geladinha – ótima para os dias mais quentes no Rio.

A pacata Saquarema te oferecerá férias de descanso e contato com a natureza de uma forma única. Aproveite cada segundo!

Hotéis e pousadas

Independentemente do seu perfil de viajante, Saquarema oferece diferentes tipos de hospedagens, para todos os orçamentos e exigências. Confira:

  • JP Palace Hotel – $$: esse hotel fica próximo de diversos pontos de interesse do viajante, como a praia de Itaúna e a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth. Conte com banheiros privativos nos quartos, wi-fi gratuito e custo-benefício acessível.
  • Pousada Algas Marinas – $$$: a apenas 50 metros da praia de Itaúna, está essa confortável pousada, muito procurada por casais e por pessoas que não abrem mão de praticidade. O local oferece aluguel de pranchas, café da manhã incluso na diária e até pizzaria.
  • Pousada das Garças – $$$$: essa opção é perfeita para quem vai a Saquarema para recarregar as energias. O local possui spa, piscina ao ar livre, centro de bem-estar e ainda fica à beira-mar.

Ao escolher sua hospedagem, tenha em mente quais oferecerão facilidades para a sua viagem: se for de carro, um hotel ou pousada com estacionamento é fundamental. Se for a pé, uma boa localização deve ser levada em conta. Assim, você garantirá que sua estadia será perfeita!

11 fotos encantadoras de Saquarema que vão fazer você se apaixonar

Quando os registros fotográficos mostram toda a beleza natural de um destino, é inevitável não sentir a vontade de viajar crescendo, não é mesmo? Olha só:

1. Diretamente do fundo do coração…

2. Diversos pontos da cidade te oferecem o melhor pôr do sol

3. Espia só este mar. Não é de tirar o fôlego?

4. Uma paisagem bucólica e cheia de conforto

5. Você também poderá embarcar em atrações culturais diferenciadas

6. De que os amantes do bom e velho rock não abrirão mão

7. À noitinha, você terá uma vista maravilhosa do Morro da Cruz

8. E durante o dia também

9. Em Saquarema, você entrará em contato direto com a natureza

10. E entenderá por que a cidade é a capital do surf

11. Mas podemos também nomeá-la como cidade paraíso

Se, com fotos, já temos uma ideia do que esperar de Saquarema, imagina conferir mais da cidade em vídeos?

Um pouquinho de Saquarema para aumentar sua vontade de viajar

Confira os vídeos a seguir, que trazem imagens lindíssimas de Saquarema, dicas de como curtir ao máximo a cidade e, de quebra, aumentam a ansiedade para fazer as malas e aproveitar ao máximo essa viagem!

Saquarema em imagens aéreas

As imagens registradas por um drone mostra, em menos de 4 minutos, todas as belezas naturais que Saquarema tem a oferecer. Não é necessário moderação para apreciar essa lembrança!

Saquarema em família

Esse diário de viagem oferece diversas dicas de Saquarema, incluindo passeios fantásticos que podem ser curtidos com crianças pequenas. O spoiler é que as imagens registradas são apaixonantes!

Conhecendo Saquarema

Aqui, você conhecerá a infraestrutura de diversos pontos turísticos de Saquarema, incluindo praias, a lagoa, edifícios históricos, entre outras opções de diversão da cidade. Confira!

Saquarema, sem dúvidas, é um destino perfeito para aproveitar de qualquer maneira – seja sozinho, com amigos, em casal ou em família. E, para desbravar toda a região, não deixe de conferir as melhores dicas para curtir a Região dos Lagos em grande estilo!