Serra do Roncador: conheça as cachoeiras mais lindas do Mato Grosso

Escrito por Liz Santana

A Serra do Roncador é um ponto turístico ainda pouco explorado, que mescla belezas naturais, aventuras e misticismo. O local abriga sítios rupestres, cachoeiras, trilhas e outras atrações que fazem o visitante querer voltar outras vezes. A seguir, conheça essa região encantadora e também cheia de mistérios!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica

A atração fica localizada no meio da Floresta Amazônica do Mato Grosso. O local possui uma extensão de cerca de 800 km, entre Barra do Garças e a Serra do Cachimbo, e ganhou o nome de “roncador” por causa do barulho que os ventos fortes fazem quando passam pelos paredões rochosos.

Como chegar

A porta de entrada da Serra do Roncador é a cidade de Barra do Garças. Se estiver partindo de Brasília, Cuiabá ou Goiânia, é possível pegar um ônibus da rodoviária dessas cidades ou então ir de carro. Independente da sua escolha, você levará pelo menos 5h no trânsito até chegar ao destino.

História e curiosidades sobre a Serra do Roncador

O turismo esotérico é um dos maiores motivos que fazem com que as pessoas visitem a Serra do Roncador. O local é cercado de mistérios que atraem curiosos, pesquisadores e místicos para conhecer mais sobre as lendas locais. Por exemplo, muitos acreditam que lá é possível observar extraterrestres ou realizar limpezas espirituais.

Além disso, a região ainda possui diversas áreas de preservação protegidas por populações indígenas, cuja entrada para exploração e turismo não é permitida. Embora boa parte das histórias contadas sejam lendas, conhecer tudo isso de perto é uma experiência muito interessante.

O que fazer na Serra do Roncador

Lindas cachoeiras para se refrescar, paisagens incríveis e trilhas emocionantes. Com tantas atrações na Serra do Roncador, será difícil escolher por onde começar. Por isso, é muito importante que você tenha um roteiro em mãos para te ajudar. Sendo assim, listamos os pontos principais que o visitante não pode deixar de conhecer. Confira:

1. Parque Estadual da Serra Azul

Se você está buscando aventuras, trilhas ecológicas e cachoeiras incríveis, certamente vai amar o Parque Estadual da Serra Azul. O local é enorme e abriga várias espécies de animais, sítios arqueológicos e paleontológicos, cavernas com formações rochosas e outros atrativos, incluindo a Serra do Roncador. Por fim, o parque fica bem pertinho de Barra do Garças e tem como objetivo a preservação da natureza local.

2. Furna do Mineiro

A Furna do Mineiro é um sítio onde é possível passar o dia e experimentar as delícias que são feitas por lá. No local, há uma família que produz alimentos orgânicos, um belíssimo poço para se refrescar e cenários lindíssimos, como os paredões de arenito que se formam ao lado da cachoeira. Será preciso fazer uma leve caminhada para chegar a esse lugar, mas a visita vale super a pena.

Continua após o anúncio

3. Barra do Garças

Provavelmente você vai se encantar quando conhecer as praias dos rios Araguaia e Garças, na Barra do Garças, pertinho da Serra do Roncador. O nome é esse mesmo, “praia de rio”. O local é perfeito para tomar um banho, praticar esportes (como stand up paddle) e aproveitar os shows nos restaurantes que ficam na beira do rio. Portanto, coloque essa atração no seu roteiro.

4. Fazenda Recanto da Serra

A Fazenda Recanto da Serra é uma propriedade que fica localizada na Serra do Roncador e possui muitas atrações para o visitante. Lá, o turista pode tomar um banho de cachoeira, andar de caiaque, experimentar um prato no restaurante e tirar lindas fotos. Aliás, vale salientar que a cor da água do poço chega a ser hipnotizante e atrai muitas pessoas para o local.

5. Cachoeira Água Limpa

Esse é um dos lugares mais lindos que você vai conhecer perto da Serra do Roncador. O local é perfeito para praticar turismo de aventura, sobretudo para quem ama rapel. Ou seja, enquanto aproveita as paisagens, é possível se aventurar no meio da natureza do Mato Grosso.

6. Complexo de cachoeiras do Bateia

A Serra do Roncador abriga um complexo com aproximadamente quinze cachoeiras, que podem ser alcançadas através de trilhas. Várias delas possuem piscinas naturais de águas cristalinas, de coloração azulada ou esverdeada, além de escorregadores naturais que fazem a diversão dos visitantes. Por fim, bem perto das cachoeiras, há um cânion que pode ser contemplado durante o seu passeio.

7. Cachoeira do Bateia

Uma das principais atrações dentro do complexo é a Cachoeira do Bateia. Ela possui 72 metros de altura e suas águas formam lindas piscinas naturais, ótimas para fazer hidromassagem e flutuação. Vale mencionar que o acesso não é difícil, porém, como se trata de trilha, consulte um guia turístico antes de se aventurar pela mata.

8. Trilhas da Serra do Roncador

A Serra do Roncador possui uma série de trilhas incríveis para o turista conhecer. Entre elas, estão a das Torres Gêmeas e a Dedo de Deus. As duas proporcionam vistas incríveis e paisagens inesquecíveis, além de abrigar um sítio arqueológico com diversas pinturas rupestres datadas de muitos anos atrás. Além disso, as trilhas levam a cachoeiras onde é possível se reenergizar em meio à natureza.

9. Parque das Águas Quentes

Vai viajar com seus filhos e precisa de um local mais tranquilo? Então, dê um pulo no Parque das Águas Quentes. Lá há um rio de água corrente, um bar molhado, restaurantes e tobogãs, além de outras atrações. O local costuma ser bem limpo, além de barato, pois você pagará apenas R$ 5 para ter acesso ao parque.

10. Cachoeira Ilha do Coco

Por fim, a Cachoeira Ilha do Coco é uma das principais paradas que você precisa fazer na Serra do Roncador. Também conhecida como Cachoeira da Saudade, a atração possui três quedas d’água e paredões perfeitos para a prática de rapel. Como ela fica localizada em uma região de propriedade particular, é cobrado um valor de R$ 2 por pessoa para manutenção.

Os passeios na Serra do Roncador são realmente maravilhosos! Vale salientar que boa parte das atrações pode ser visitada por conta própria, mas você pode contratar um guia para se sentir mais seguro – sobretudo se a dificuldade das trilhas for maior do que você está acostumado.

Vídeos sobre a Serra do Roncador

A Serra do Roncador possui um alto potencial turístico, embora seja pouco conhecida. Se você ficou curioso e quer conhecer mais um pouquinho sobre a região, confira esses vídeos feitos por visitantes:

Um outro olhar da Serra

Se você está em busca de lugares novos, certamente vai amar conhecer as histórias e a energia do Mato Grosso. Veja esse vídeo e se apaixone pelo local!

Conheça Barra do Garças

Tem curiosidade de saber mais sobre a região de Barra do Garças? Então, confira esse vídeo e descubra como chegar e o que fazer na região da Serra do Roncador.

Complexo de cachoeiras do Bateia

O Complexo do Bateia é um dos lugares mais incríveis que você vai conhecer nesse destino. Portanto, arrume suas malas e vá em direção a esse destino mágico!

Imagens vistas de cima

Quer conhecer a região do alto? Então, fique com as imagens mais lindas da Serra do Roncador vistas através de um drone. Sem dúvidas, você vai amar os registros!

Se é a sua primeira viagem para essa região, tenha em mente que é necessário tomar alguns cuidados. Leve roupas e calçados específicos para trilhas e caminhadas, além de outros itens essenciais como garrafa de água, mochila impermeável e protetor solar. Por fim, quando chegar ao local, procure um guia turístico para acompanhar sua trajetória.

15 fotos perfeitas da Serra do Roncador

As belezas naturais da Serra do Roncador são energizantes. Se você gosta de lugares mais tranquilos, certamente vai amar conhecer cada pedacinho desse paraíso. Por isso, listamos imagens das maravilhas do local para te deixar com mais vontade ainda de visitá-lo. Acompanhe:

1. Essa é a sua primeira viagem

2. Ao Mato Grosso?

3. Então, desbrave a Serra do Roncador

4. No Parque Estadual da Serra Azul

5. A região é repleta de belezas naturais

6. Como cachoeiras

7. Trilhas para lugares incríveis

8. E paisagens naturais perfeitas

9. Se você gosta de esoterismo

10. Misticismo e lendas

11. Certamente vai adorar

12. Conhecer essa região mágica

13. Então, não perca tempo

14. Planeje já a sua viagem

15. E parta para esse destino incrível!

O centro do país é repleto de atrações incríveis, e a Serra do Roncador é apenas um deles. Por isso, quando for desbravar a região, coloque também no seu roteiro a Chapada dos Guimarães. Sua viagem vai ser perfeita!