10 imagens para se surpreender com as maravilhas da Serra do Tepequém, em Roraima

Está buscando um novo lugar para passar suas férias? Conheça a Serra do Tepequém, uma joia natural brasileira, em Roraima, que carrega uma áurea inigualável! A seguir, saiba mais sobre esse destino!

Publicidade

Onde fica a Serra do Tepequém

Situada entre extremos, a Serra do Tepequém está localizada no limite da Venezuela com o estado brasileiro de Roraima. A região é transpassada pelo rio Amajarí, com a Ilha de Maracá como vizinha ao sul.

Como chegar

Há várias formas para chegar à Serra do Tepequém. Uma das principais é via carro, partindo de Boa Vista, capital do estado de Roraima, você precisará percorrer cerca de 200 km. O caminho é descomplicado, basta seguir pela BR-174 até a estrada RR-203. O trajeto leva em torno de 3h30.

Um destino incrível te espera! Prepare-se para viver uma experiência inesquecível. A seguir, continue descobrindo as belezas dessa serra.

A história de Serra do Tepequém

Carregada de histórias que remontam à tradição oral dos primeiros povos que pisaram no estado de Roraima, a Serra do Tepequém encanta pelos seus mitos. A lenda mais conhecida sobre o nome e a geografia única do lugar é de origem indígena. Reza a lenda que o nome “Tepequém” surgiu da união de duas palavras nativas: “tupã”e “queem”, isto é, “deus do fogo”. Os povos antigos acreditavam (e até hoje há o mito) que a serra abrigava um vulcão.

A história conta que o vulcão entrou em erupção no passado, varrendo quase toda a região. Para interromper a catástrofe, o Pajé realizou um ritual de comunicação com os deuses. Esses lhe disseram que a tribo deveria sacrificar três mulheres para o vulcão. Após realizado o feito, o vulcão cessou, e permanece assim até hoje. Atualmente, é possível ver, na vegetação, as três serras que representam as três mulheres.

O que fazer na Serra do Tepequém

Veja alguns dos passeios e atrações disponíveis para não perder nenhum minuto na Serra do Tepequém!

Publicidade

1. Platô da Serra do Tepequém

O cume da Serra do Tepequém é o ponto mais alto da região. Com uma vista incrível, o espaço perfeito para quem deseja se conectar com a natureza. Além disso, o Platô é um ótimo local para fotografias!

2. Cachoeira do Paiva

Com águas naturais riquíssimas, a Cachoeira do Paiva é um grande atrativo. Apesar do espaço ser pequeno, ele carrega um clima aconchegante e tranquilo. Com certeza, você terá um descanso perfeito.

3. Cachoeira do Funil

A cachoeira do Funil compõe as riquezas naturais da Serra do Tepequém. Muito popular entre os moradores, as quedas d’água, além de belas, vão renovar suas energias. Aproveite!

4. Mão de Deus

Para quem não tem medo de altura e gosta de aventura, a Pedra Mão de Deus é um ponto turístico que não pode ser esquecido. A experiência de estar diante de toda a serra, com uma visão tão privilegiada, é simplesmente transformadora!

5. Mirante do Paiva

Por último, mais um ponto alto para se perder na imensidão natural da Serra do Tepequém. O Mirante do Paiva é menos ameaçador que outros cumes da região, mas possui uma delicadeza única que vale a pena ser visitada.

Após conhecer alguns dos principais passeios da região, você já sabe que essa serra vai elevar o nível das suas férias. Antes de arrumar as malas, confira algumas informações que te ajudarão na viagem.

5 dicas e informações importantes para sua viagem

Toda viagem começa com os preparativos. Por isso, anote algumas dicas e informações importantes que vão garantir uma experiência extraordinária.

  • Altitude: dividida entre biomas distintos, a Serra do Tepequém apresenta uma altitude de incríveis 1200 m.
  • Melhor época do ano: para aproveitar todos os passeios da região, o indicado é viajar entre os meses de setembro e dezembro.
  • Vestuário: é recomendado trajar roupas mais fechadas, pois, durante a subida da montanha, você entrará em contato com uma vegetação diferente, que pode conter espinhos ou causar alergias. Dê preferência aos sapatos fechados, pois as elevações podem se tornar úmidas conforme o clima.
  • Repelente: como já é de se esperar, o clima serrano, com matas altas, é o “habitat” de diversas espécies de insetos. Pensando nisso, é recomendável utilizar um repelente de confiança para evitar maiores problemas durante sua estadia na região.
  • Protetor solar: mesmo úmido, o caminho pela serra costuma apresentar altas temperaturas. Como alguns passeios exigem exposição ao sol, é importante não esquecer o protetor solar.

Anotou as dicas? Ótimo! Agora, continue descobrindo mais sobre o seu destino.

Onde se hospedar

Não faltam opções de hospedagens na Serra do Tapequém. Confira três pousadas para descansar com conforto, aconchego e ótimas recepções.

Publicidade

  • Pousada Sossego do Tepequém – $$: com um vasto descampado e um clima refrescante, a Pousada Sossego do Tepequém apresenta um serviço completo de turismo pelos pontos da região. Além disso, o local possui quartos amplos e arejados.
  • Pazini Falls – $$$: com a proposta de vender uma experiência completa, o Pazzini Falls se destaca entre as hospedagens da região. Suas instalações são charmosas e modernas, mas o grande diferencial é o ambiente natural bem conservado e cheio de belezas.
  • Pousada da Tepequém – $$: localização privilegiada e clima descontraído definem a Pousada do Tepequém. Além de ótimas instalações, o local possui uma piscina externa e Wi-Fi gratuitos.

Hospedagens aconchegantes, não é mesmo? Sua estadia será muito agradável em qualquer uma das opções. Já atualiza seu planejamento e escolha aquela que cabe no seu orçamento.

10 fotos encantadoras da Serra do Tepequém que irão motivar sua viagem

Prepare a emoção, pois, com a seleção de fotos a seguir, seu coração baterá ainda mais forte. Confira paisagens belíssimas e os principais pontos turísticos da serra.

1. Com um encanto único

2. A Serra do Tepequém

3. Guarda paisagens deslumbrantes

4. Verdadeiras obras-primas

5. Que enchem os olhos de todos

6. A Serra do Tepequém é ideal para relaxar

7. E deixar seu pensamento te guiar por esse ecossistema

8. Embarque em uma aventura

9. Pelas terras místicas e lindas

10. Sob a proteção do guardião da floresta, que você pode conhecer

As fotografias são simplesmente deslumbrantes! Para conhecer um pouquinho mais das belezas naturais da serra, acompanhe o próximo tópico.

Um pouquinho sobre a Serra do Tepequém para se aprofundar na região

História, contato com a natureza e muita brasilidade, você encontra na Serra do Tepequém. A seguir, confira uma seleção de vídeos que capturam o clima espetacular desse destino.

Publicidade

Uma visão detalhada da Serra do Tepequém

Nesse vídeo, impecávelmente editado, um casal apresenta muitas informações sobre a serra. Além disso, as paisagens capturadas são espetaculares! Um ótimo vídeo para se inteirar mais sobre o destino.

Dois dias de muita emoção

Está com o roteiro apertado? Não se preocupe! Nesse vídeo, você encontrará ótimas dicas para montar um roteiro de dois dias. Além das informações relevantes, os passeios filmados são maravilhosos.

Subindo a trilha

Nesse vlog, o destaque é a trilha que leva ao Platô da Serra do Tepequém. Toda a extensão da subida ao morro é registrada. Assista ao vídeo e se prepare para uma caminhada, com uma vista final, que fará sua viagem valer muito a pena.

Agora que você já conheceu com mais profundida a Serra do Tepequém, confira também outros destinos que oferecem uma viagem pelas montanhas. Com tantas opções, você poderá ir cada vez mais longe e mais alto.