Varadero: conheça o paraíso de belas praias em Cuba

Escrito por Gabriella Soares

Varadero é um dos pontos turísticos mais famosos de Cuba. Com praias de água turquesa e areia branca, esse é o destino ideal para quem quer curtir o verão e ainda ter a chance de praticar esportes aquáticos. Em Varadero é possível mergulhar, esquiar, viajar de caiaque e até saltar de paraquedas. Conheça um pouco dessa linda cidade cubana.

Continua após o anúncio

Como chegar

Varadero fica a uma distância de apenas duas horas de Havana, capital de Cuba. Assim, a melhor forma de chegar até lá é através do aeroporto internacional José Matí, o maior do país. Os voos do Brasil para Havana sempre fazem conexão em um país da América do Sul, mas a viagem costuma ser simples.

De Havana para a cidade de Varadero é uma viagem rápida que pode ser feita de carro em apenas duas horas. São 160 quilômetros que podem ser percorridos por um carro alugado ou por táxi, que custa cerca de CUC 60.

Informações para o viajante

Para se preparar para sua viagem a Varadero é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Listamos abaixo os mais importantes:

  • Quando ir: a melhor época para conhecer Varadero é entre dezembro e abril, quando as temperaturas estão mais amenas. Mas se desejar uma praia mais tranquila, sem tanta gente, o melhor é de maio a junho.
  • Clima: na maior parte do tempo, faz calor nessa região. As temperaturas podem chegar até 35ºC. Entre julho e novembro, além do sol, também há fortes ventos na área. Não se esqueça do protetor solar.
  • Moeda: em Varadero, assim como em toda Cuba, há duas moedas em circulação. Mas a melhor opção para turistas é levar euros e trocar pelo peso convertível (CUC) no próprio país.
  • Saúde: para entrar em Cuba é necessário ter um seguro saúde. A comprovação desse seguro é pedida no aeroporto, caso você não tenha, pode comprar no próprio local.
  • Internet: o acesso à internet no país é um item de luxo, então o Wi-Fi pode custar um pouco mais caro, cerca de CUC 1,50 por hora. Além disso, alguns aplicativos são bloqueados, como o Skype.

Preste atenção nesses pontos e garanta que sua viagem seja a mais tranquila possível.

O que fazer

Varadero é uma cidade península que é cercada por praias. São mais de 22 quilômetros das mais belas paisagens naturais para se aproveitar. Para te ajudar a planejar sua viagem, separamos algumas das melhores atrações da cidade:

Praia de Varadero

A Praia de Varadero é o destino mais popular da cidade e uma das mais importantes da região. Conhecida por muitos como a praia mais bonita do mundo, Varadero possuí águas de cor turquesa e areia branca, sendo o local perfeito para mergulhar e praticar esportes aquáticos. Além disso, é na orla dessa praia que os melhores hotéis e restaurantes cubanos estão. O conforto e a diversão estão garantidos.

Caverna Saturno

Outra atração importante de Varadero é a Caverna Saturno. A Caverna tem diversas estruturas geológicas e tem duas galerias submersas com água morna, ideais para se nadar e praticar mergulho. Além disso, é possível ter uma linda visão da vida marinha da caverna, que conta até com barracudas. O melhor é visitar a Caverna Saturno durante a manhã e o ingresso custa cerca de CUC 5.

Continua após o anúncio

Reserva Ecológica de Varahicacos

Para quem gosta de curtir o ar livre e a natureza, a Reserva Ecológica de Varahicacos é a melhor escolha. Com uma grande variedade na fauna e flora, é possível experimentar o melhor da vida ao ar livre cubana. Existem espécies de aves terrestres, aquáticas e migratórias, além de um cacto com mais de 600 anos. A Reserva de Varahicacos fica aberta para visitação todos os dias das 9h às 16h30 e o ingresso custa CUC 3.

Parque Josone

O Parque Josone é um conjunto que engloba uma antiga mansão, um jardim e um lago. Dentro do Parque é possível fazer um passeio de barco, fazer caminhadas e praticar esportes. Além disso, Josone conta com restaurantes e uma piscina. O local é aberto ao público das 9h à meia noite. Para passear de barco é cobrado CUC 0,50 e para entrar na piscina são CUC 2.

Delfinário

Conhecer o Delfinário de Varadero é uma experiência única. Ali, é possível nadar com golfinhos, além de observar a inteligente espécie interagir entre si. Esse é um destino turístico muito popular em Cuba e também é uma ótima opção para crianças, já que tem um espaço dedicado aos pequenos. O Delfinário fica aberto todos os dias das 9h às 17h e para nadar com golfinhos durante 15 minutos custa CUC 75 por pessoa.

Centro Internacional de Paraquedismo

Para quem adora se aventurar, o Centro Internacional de Paraquedismo de Varadero é uma parada obrigatória. Ali, é possível saltar de paraquedas com a ajuda de instrutores especializados. Também dá para fazer um passeio de avião e aproveitar a bela paisagem da cidade litorânea.

Cueva de Ambrosio

Já a Cueva de Ambrosio é um sítio arqueológico cubano de mais de 300 metros de comprimento. A caverna conta com 47 desenhos pré-colombianos em suas paredes e foi o refúgio de africanos escravizados durante a colonização espanhola. Visitar a Cueva de Ambrosio é uma viagem pela história.

Aproveitar a cidade de Varadero vai além de suas lindas praias. Prepare seu roteiro e aproveite o melhor da história, da natureza e do verão cubano!

Onde ficar

Uma das melhores opções para quem quer conforto e ainda ter acesso ao melhor de Varadero é se hospedar em alguns dos vários resorts que existem na cidade. Mas há opções para quem quer pagar um pouco mais barato e ainda ter muito conforto também.

O resort Melia Varadero fica próximo às praias e tem uma bela vista para o mar do Caribe. O resort oferece um serviço completo com refeições, academia, piscina, televisão e serviços de babá, ar condicionado e massagem.

Um hotel resort mais acessível em Varadero é o Starfish Las Palmas. Ele fica um pouco mais distante das praias, mas é uma caminhada de apenas cinco minutos. O Starfish tem um bar próprio com happy hour todos os dias, além de quartos com ar condicionado, televisão e banheiro privativo.

Outra opção é o Be Live Experience Varadero, que fica próximo ao centro de Varadero. O resort conta com uma área privativa de praia com bar, além de uma piscina ao céu aberto e serviço de aluguel de carros. O conforto e a facilidade são garantidos.

Na orla da praia está o Blau Hotel, um resort apenas para adultos. Nele, o hóspede encontra área para piquenique, fácil acesso às praias, terraços e jardins. Cada quarto pode ser ocupado por até três adultos. Além disso, o Blau tem também piscina com bar molhado, sauna e SPA.

Uma opção um pouco mais cara apenas para adultos é o Royalton Hicacos, que aceita apenas duas pessoas por quarto. Os serviços são similares ao do Blau Hotel, mas além disso o hospede também tem acesso à uma casa noturna, quadra de tênis e serviços de beleza.

Outro hotel muito frequentado pelos turistas é o Iberostar Varadero, que oferece um espaço confortável e elegante para toda a família. Ele fica em frente à praia e tem diversos restaurantes e um bar com happy hour. Seu preço é mais acessível do que os resorts, mas ainda garante um serviço de qualidade.

Se você for viajar com a família, sozinho ou acompanhado, o melhor é pesquisar sobre as diferentes opções de hospedagem e conforto que são oferecidos em Varadero.

15 fotos de Varadero para você se apaixonar por suas belezas naturais

Varadero é um dos locais mais lindos de Cuba e a prova disso são essas imagens:

1. As praias são as principais atrações da cidade litorânea

2. E a diversão é garantida para toda a família

3. É possível mergulhar nas claras águas de Varadero

4. As belezas naturais da cidade vão além de suas praias

5. Varadero tem belas paisagens

6. E locais ideias para aproveitar o verão

7. Varadero também é uma oportunidade de conhecer um pouco da cultura e vida cubana

8. A culinária cubana é um grande atrativo

9. Assim como os drinks servidos por toda Varadero

10. Os happy hours dos resorts garantem muita diversão

11. E os próprios resorts são um sucesso entre os turistas

12. A natureza é algo muito presente em Varadero

13. Por toda a cidade, as belezas naturais são uma atração

14. Essa é uma cidade tranquila, colorida e cheia de vida

15. Varadero é um autêntico paraíso cubano

E aí? Tudo pronto para você conhecer esse paraíso cubano? E caso queira aproveitar a localização privilegiada de Varadero, você pode conferir essas dicas para visitar também a capital de Cuba, Havana.

 
   

PARA VOCÊ