10 motivos para conhecer Ushuaia, a cidade conhecida como fim do mundo

Escrito por Caroline Hecke

O Ushuaia não é um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros, mas talvez isso seja apenas falta de conhecimento. A região é cheia de bons atrativos para quem gosta de qualquer tipo de programa e, o melhor de tudo: é pertinho do Brasil. Listamos aqui 10 ótimas razões para você conhecer a Terra do Fogo.

1. Gastronomia

Se você pensa que tudo no Ushuaia se resume a aventuras na neve, está enganado. Alguns dos melhores programas são, na verdade, gastronômicos. Com a enorme variedade de peixes e frutos do mar extremamente frescos, você vai se deliciar com alguns dos melhores pratos que já comeu. Experimente os pratos locais, como a merluza negra e a centolla, um caranguejo gigante típico da região. Se você não é fã de frutos do mar, vai gostar de provar o tradicional cordeiro da patagônia, assado em uma fogueira – semelhante ao nosso “fogo de chão”. Para aquecer uma tarde fria, abuse do chocolate quente. Ushuaia conta com incríveis confeitarias e chocolaterias, onde você pode provar uma bela caneca de chocolate quente acompanhada de tortas e bolos deliciosos.

2. Rios e lagos

Se você é fã de mergulho, prepare-se para as aventuras no Ushuaia. O verão é a melhor época para a prática do esporte, já que as águas ficam em temperaturas na faixa dos 4 graus e a luz do sol deixa os lagos totalmente cristalinos.

3. O Trem do Fim do Mundo

O trem, no maior estilo “Hogwarts Express”, funcionava exclusivamente para o transporte de prisioneiros e carregamento de lenha, mas hoje é um passeio histórico. Ao longo do trajeto, você vai ouvir a história da ferrovia e terá uma parada para fotografar a região.

4. Atrações diversas

Como já citamos, o Ushuaia não se resume à curtir a neve. É possível fazer cruzeiros pela região, observar pinguins em reservas ecológicas, patinar no gelo, ver jogos de Hockey, passeios de barco para observar leões marinhos, enfim: são dezenas de opções para quem quer ir em grupos de amigos, família ou casais.

5. O Parque Nacional Terra do Fogo

O Parque Nacional Terra do Fogo se divide entre os territórios de Argentina e Chile e é o destino ideal para os mais aventureiros. Por lá, é possível fazer caminhadas, trekking e passeios de caiaque. A paisagem por si já é um grande atrativo: o visual da montanha contrastando com a neve branca é inesquecível.

6. Cruzeiros para a Antártida

Durante o verão, é possível partir de Ushuaia para um cruzeiro pela Antártida. Existem várias opções de roteiro e você pode, até mesmo, ir até as Ilhas Malvinas.

7. Os ótimos museus

Se você gosta de roteiros culturais, o Ushuaia não decepciona. A cidade tem uma série de museus interessantes, principalmente para quem se interessa em conhecer as origens do povo da região, a história de Ushuaia e entender melhor a cultura local.

8. Estações de esqui

O Ushuaia é uma ótima opção para quem gosta de esquiar. As colinas da região são perfeitas para a prática do esporte e muitos consideram essa como a melhor neve da América do Sul.

9. Canal de Beagle

O já famoso Canal de Beagle é o marco da fronteira entre o Chile e a Argentina. Lá se encontra o belo Farol do Fim do Mundo. No verão, o passeio de barco vai até Harberton, local em que viveu o primeiro homem branco a chegar na Terra do Fogo.

10. A zona franca de Ushuaia

Como todo bom brasileiro, não podemos dispensar a possibilidade de fazer algumas compras durante a viagem. Ushuaia tem uma zona franca, livre de impostos – o único imposto é o de importação. A distância diminui um pouco a competitividade dos preços, então nunca será tão barato quanto fazer compras nos Estados Unidos, por exemplo, mas é uma ótima opção para quem está disposto a garimpar e encontrar ofertas de bons produtos. A dica aqui é pesquisar o mesmo produto em várias lojas, pois a variação de preço pode ser grande.

PARA VOCÊ