Águas da Prata: 8 passeios incríveis nessa bela cidade paulista

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Localizada aos pés da Serra da Mantiqueira, Águas da Prata é um destino único no interior de São Paulo. A cidade possui dezenas de cachoeiras, trilhas e mirantes que encantam os visitantes e atraem muitos aventureiros. Ideal para uma viagem de fim de semana, você certamente vai adorar conhecê-la. Para isso, acompanhe o nosso roteiro.

Continua após o anúncio

Onde fica Águas da Prata e como chegar

A cidade de Águas da Prata está localizada no interior do estado de São Paulo. Ela fica a aproximadamente 238 km da capital e a 30 km da cidade mineira de Poços de Caldas.

Para chegar a essa cidade, a melhor forma é iniciar o trajeto partindo da cidade de São Paulo. De carro, basta seguir pela Rodovia Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-342), que liga o estado até Minas Gerais. Se preferir, você também pode chegar de ônibus por meio do Terminal Rodoviário do Tietê, que conta uma variedade de horários e passagens até nosso destino.

O que fazer em Águas da Prata

A princípio, Águas da Prata é um destino que tem muito a oferecer aos seus visitantes. Com aconchego do interior e paisagens inesquecíveis a cidade conta com cachoeiras, trilhas ecológicas e ótimos programas para quem curte natureza. Veja, a seguir, as atrações que não podem faltar em seu roteiro:

1. Cachoeira das Sete Quedas

A Cachoeira das Sete Quedas é uma das atrações mais conhecidas de Águas da Prata, e é por isso que abre o nosso roteiro. Essa queda d’água possui mais de 35 metros de altura e é a preferida dos mais aventureiros. No local, é comum a prática de cascading que traz ainda mais adrenalina ao passeio. Com uma beleza muito particular, a cachoeira tem acesso por uma trilha de nível médio.

2. Cachoeira Cascatinha

A Cachoeira Cascatinha é uma opção de passeio mais tranquila em relação ao ponto turístico anterior. Ela conta muitas belezas naturais e, por ser bem rasa, é uma ótima escolha para a família. Com estacionamento e boa sinalização, você certamente vai querer aproveitá-la durante um dia inteiro. Localizada a 5 km do Centro, a atração tem acesso por uma trilha de nível leve.

3. Cachoeira do Coqueiro Torto

Embora esteja um pouco mais distante, a Cachoeira do Coqueiro Torto é mais uma atração obrigatória em Águas da Prata. Localizada no meio da Mata Atlântica, a queda d’água possui águas cristalinas e representa um local de muito sossego. Uma boa dica é conhecê-la de bike mediante expedições turísticas na cidade. Afinal, esse tipo de passeio revela belas paisagens, e você certamente vai curtir a aventura.

4. Pico do Gavião

Localizado na divisa de São Paulo com Minas Gerais, o Pico do Gavião conta com uma das vistas mais bonitas do nosso destino. O atrativo possui mais de 1600 metros de altitude e atrai jovens e famílias que buscam contemplar a região. No local, também é comum a prática de voo livre. Então, se você curte adrenalina e tem experiência, vale a dica de se aventurar pela atração.

Continua após o anúncio

5. Mirante do Cristo

Outro destino que promete uma visão única de Águas da Prata é o Mirante do Cristo, pertinho do centro da cidade. O atrativo é um cantinho ideal para uma passeio romântico e sempre garante ótimas fotos. Uma boa dica é visitar o local ao entardecer, e assim, apreciar o belíssimo pôr do sol da cidade.

6. Espaço Cultural Boca do Leão

O Espaço Cultural Boca do Leão traz arte e cultura para o nosso roteiro. O local conta com um museu cheio de histórias, oficinas de artes e uma boa programação de eventos durante o ano inteiro. Além disso, oferece um espaço agradável de lazer que é cercado pela natureza. Se você deseja fazer um passeio divertido com família e amigos, certamente também vai gostar desse destino.

7. Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes

Considerada um dos templos mais bonitos da cidade, A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes é um importante destino histórico de Águas da Prata. O centro religioso representa uma opção de passeio muito agradável e fica na região central da cidade. Além disso, conta com um belo jardim e uma gruta que tornam o local ainda mais bonito.

8. Fontes de Água Mineral

Por fim, Águas da Prata é considerada uma das 11 estâncias hidrominerais de São Paulo. Portanto, não termine a sua viagem sem antes provar a famosa água mineral do município. Por toda a região, é possível encontrar fontes que contam com propriedades curativas e garantem momentos bem refrescantes. No seu roteiro, devem estar a Fonte do Padre, Fonte Vilela e a Fonte Vitória que são as mais conhecidas na cidade.

Com essas opções de atrações e passeios incríveis, certamente o seu tour por Águas da Prata será marcante! Seja para uma viagem de fim de semana ou mesmo aquele bate-volta, você vai curtir bastante os programas dessa bela cidade.

Hotéis e pousadas em Águas da Prata

Embora seja uma cidade pequena, Águas da Prata traz o aconchego do interior para as suas hospedagens. Pela região é fácil encontrar opções variadas de estadia que combinam bom custo-benefício com muitas comodidades. Veja, a seguir, as melhores sugestões para você incluir em seu roteiro:

  • Pousada Pouso do Beija Flor – $: essa sugestão é ideal para a família porque conta com quartos grandes e bem equipados e uma boa área de lazer. Localizada em meio à natureza, é uma boa escolha para quem deseja relaxar e apreciar as belezas naturais da cidade.
  • Hotel Pousada do Casarão – $$: essa pousada tem um bom custo-benefício, uma vez que oferece quartos confortáveis e muitas comodidades por um preço acessível. Perto do centro, é uma ótima opção para quem pretende curtir melhor os atrativos da cidade, como o Bosque Estadual.
  • Pousada Rural Águas da Prata – $$$$: por fim, essa sugestão é uma das principais escolhas dos visitantes, a preferida dos casais. Ela conta com acomodações modernas, quartos aconchegantes e ótimas opções de lazer. Além disso, possui restaurante e bar que garantem refeições muito saborosas.

A partir dessas sugestões de estadia muito aconchegantes, certamente os seus dias de descanso estão garantidos em Águas da Prata. Se preferir, você também pode se hospedar em campings pela cidade, já que a natureza é perfeita para esse tipo de acampamento.

Vídeos sobre Águas da Prata para inspirar a sua viagem

Para tornar o seu passeio por Águas da Prata mais interessante, separamos ótimas dicas de quem já visitou a cidade. Use as informações, a seguir, para enriquecer o seu roteiro e trazer ainda mais diversão a sua viagem.

Como chegar ao Pico do Gavião

Esse vlog conta com boas dicas e informações de como se aventurar pelo Pico do Gavião. Além disso, traz imagens impressionantes da atração, que é uma das mais visitadas da cidade. Certamente, a partir desses registros, você vai desejar conhecer o local o quanto antes!

Trilha para a Cachoeira das Sete Quedas

Já esse vídeo traz detalhes de como é a trilha para a Cachoeira das Sete Quedas, e também prova como vale a pena visitar o local. Com uma natureza encantadora destacada nas imagens, você certamente vai querer se aventurar pela atração.

Imagens fascinantes do Mirante do Cristo

Por fim, o Mirante do Cristo possui uma das vistas mais bonitas de Águas da Prata. Portanto, vale a pena conhecer um pouco mais das belezas naturais desse destino.

Por meio dessa série de dicas e detalhes sobre Águas da Prata, você está pronto(a) para curtir melhor as atrações da cidade. Atente-se às dicas, aprecie as imagens e, assim, aproveite muito o seu roteiro!

12 fotos encantadoras de Águas da Prata para você apreciar

Certamente, você já notou que Águas da Prata é de fato um destino único, não é? No entanto, acreditamos que você ainda precisa conhecer mais detalhes que destacam as belezas da cidade. Separamos, a seguir, uma série de imagens que melhor representam o nosso destino. Veja só!

1. Se você deseja fazer uma viagem para um destino inesquecível

2. Que contemple muitas belezas naturais

3. Atrativos históricos marcantes

4. Mas também possua aquele aconchego do interior

5. Então, você precisa conhecer Águas da Prata, em São Paulo

6. Essa bela cidade é agraciada pela natureza com lindas paisagens

7. E faz da arte e cultura um charme de seus programas

8. Além disso, possui cachoeiras encantadoras

9. Que sempre garantem ótimos momentos!

10. Sem dúvidas, você certamente vai se apaixonar por nosso destino

11. Então, não deixe de conhecê-lo o quanto antes!

12. Afinal, uma cidade encantadora te espera!

Com muitas cachoeiras, mirantes e uma série de programas imperdíveis, Águas da Prata é mesmo um destino fascinante no interior de São Paulo. Outro recanto que também chama a atenção no estado é São Bento do Sapucaí. Um município que transforma natureza, cultura e história em passeios inesquecíveis!