Analândia: um destino que une natureza e aventura no interior paulista

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Se o estado de São Paulo é a sua próxima rota turística, então você precisa colocar Analândia em sua lista de destinos. A cidade traz o melhor do turismo de aventura e combina diversão, lazer e muitas belezas naturais. Ideal para uma viagem de fim de semana, você certamente vai adorar conhecê-la. Para isso, acompanhe o nosso roteiro!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Analândia

Analândia está localizada no interior de São Paulo, a cerca de 220 km da capital. A cidade é considerada uma importante estância climática do estado e possui pouco mais de 4700 habitantes.

Para chegar até lá, a melhor forma é iniciar o trajeto partindo da cidade de São Paulo. De carro, você deve seguir pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) até a Rodovia Washington Luís (SP-364). Depois, deve continuar pela SP-225, que leva diretamente ao nosso destino. Toda a sua viagem levará, em média, 3 horas, porém vai contar com belos cenários do interior paulista.

Roteiro: o que fazer em Analândia

Montanhas, cachoeiras, opções de lazer e muita aventura esperam por você em Analândia. A cidade conta com muitas belezas naturais e, dessa forma, oferece uma rota incrível de passeios. Confira, a seguir, quais são os destinos que não podem faltar em seu roteiro por lá!

1. Morro do Cuscuzeiro

O Morro do Cuscuzeiro é um dos destinos mais marcantes de Analândia e, por isso, abre o nosso roteiro. Localizado a poucos minutos do centro, esse atrativo natural é o lugar preferido dos mais aventureiros na cidade. Se você curte fazer trilhas ecológicas em meio à natureza, vai adorar conhecer as belezas do local. Uma boa dica é não dispensar um guia para se aventurar pela atração.

2. Morro do Camelo

Pertinho do Morro do Cuscuzeiro, o Morro do Camelo é mais uma rota natural indispensável do nosso destino. O local chama a atenção dos amantes de uma boa aventura, mas também atrai muitas famílias. O motivo é que a atração tem trilhas de fácil acesso e garante bons momentos de lazer e diversão. Localizado no interior de Analândia, o atrativo ainda possui uma das vistas mais bonitas da cidade.

3. Cachoeira da Bocaina

Localizada em meio à Mata Atlântica, a Cachoeira da Bocaina é a atração que melhor une natureza e adrenalina em nosso roteiro. Isso porque a queda d’água possui muitas belezas naturais, mas também oferece boas opções de aventura. No local, você pode tomar um bom banho de cachoeira ou, se preferir, curtir esportes como rapel e cascading. Sem dúvidas, é um programa perfeito para quem curte natureza.

4. Cachoeira do Salto Major Levy

A Cachoeira do Salto Major Levy é outra que também garante bons momentos em Analândia. O atrativo é considerado um dos lugares preferidos dos visitantes, já que representa uma ótima opção de lazer. Além de possuir quedas d’água muito convidativas, o espaço oferece um bom restaurante que deixa o passeio ainda mais agradável. Certamente, esse é um ótimo destino para um fim de semana em família.

Continua após o anúncio

5. Cachoeira do Escorrega

Outra opção de passeio perfeita para a família é a Cachoeira do Escorrega. Ideal para crianças, essa queda d’água é uma das mais seguras e tranquilas de Analândia. O grande diferencial da atração está em sua boa infraestrutura, que conta com restaurante, estacionamento e camping. Aberto apenas aos finais de semana, o local também representa uma boa escolha para reunir os amigos.

6. Reserva Natural da Ponte Amarela

A Reserva Natural da Ponte Amarela conta com muitas belezas naturais e, por isso, também entra para a nossa lista. Esse belo centro ecológico possui 15 mil m² de pura natureza e proporciona momentos muito agradáveis. Entre as atividades que você poderá apreciar por lá, estão caminhadas, trilhas ecológicas e banhos refrescantes em belíssimas cachoeiras. Pertinho do centro, o espaço tem entrada gratuita.

7. Igreja Matriz de Sant’Anna

Da mesma forma que Analândia garante bons momentos em meio à natureza, a cidade também encanta pela sua história. A Igreja Matriz de Sant’Anna, por exemplo, fecha o nosso roteiro como um ótimo passeio cultural. Nesse centro religioso, você poderá apreciar belas imagens sacras e conhecer um pouco mais da arquitetura local. Além disso, terá o melhor recanto para um momento de fé e meditação na cidade.

Com todas essas opções de passeios e destinos, certamente o seu tour por Analândia tem tudo para ser marcante. O melhor é que essa charmosa cidade é ideal para ser visitada o ano todo. Ou seja, tanto no calor como no friozinho, a diversão dos seus programas vai estar garantida!

Hotéis e pousadas

Embora seja uma cidade pequena, Analândia conta com boas opções de estadia. Pela cidade, é fácil encontrar hospedagens que garantem muito conforto por um ótimo preço. Veja, a seguir, as melhores sugestões para você considerar em seu roteiro:

  • Casarão Hostel – $: essa opção é ideal para quem deseja viajar gastando pouco, já que conta com quartos e ambientes confortáveis por um preço acessível. O principal destaque está em sua localização, que fica no centro e está próxima dos principais atrativos turísticos.
  • Hotel Alto da Boa Vista – $$: essa sugestão é uma das melhores escolhas para casais. Situada no centro, ela conta com quartos bem equipados e comodidades como piscinas e bar. Um diferencial do espaço é a sua boa hospitalidade, que é muito elogiada pelos visitantes.
  • Pousada Villa Donn’Anna – $$$: essa é uma das principais escolhas dos visitantes na cidade. Com restaurante, piscina e muitas atividades de lazer, a pousada é uma opção perfeita para a família. Além disso, ela se destaca com acomodações modernas e ótimas refeições.

Com essas sugestões de estadia, certamente os seus dias de descanso estão garantidos em Analândia. Se preferir, você também pode se hospedar em espaços de camping pela cidade, já que suas belezas naturais são ideais para esse tipo de acampamento.

14 fotos encantadoras de Analândia para você apreciar

Depois de conhecer boas sugestões de passeios e estadia em Analândia, chegou o momento de apreciar a cidade em detalhes. Separamos, a seguir, uma série de registros que representa muito bem o nosso destino. Veja e apaixone-se!

1. Cercada por muitas belezas naturais

2. Atrativos marcantes

3. E aquele aconchego do interior

4. Analândia é um destino fascinante para conhecer em São Paulo

5. A cidade é repleta de belíssimas cachoeiras

6. Que encantam por suas diferentes quedas

7. Cores e contornos

8. E, claro, diversas belezas

9. Além disso, a cidade também oferece muitas aventuras

10. Que garantem bons momentos

11. E sempre em cenários inesquecíveis!

12. Ideal para a família

13. E para aquele passeio de fim de semana

14. Você certamente vai se apaixonar pelo nosso destino!

Cada detalhe de Analândia é mesmo apaixonante, não é? De fato, a cidade sabe como encantar seus visitantes com tanta beleza. Veja no próximo tópico o que ainda espera por você nesse paraíso!

Um pouquinho mais de Analândia para inspirar a sua viagem

Que tal se inspirar ainda mais para o seu tour por Analândia? Nesse tópico, separamos ótimas dicas e informações que vão deixar o seu roteiro supercompleto. Acompanhe:

Tour pela Cachoeira do Salto Major Levy

Nesse vídeo, um casal de visitantes descobre as belezas da Cachoeira do Salto Major Levy e revela detalhes impressionantes do local. De bônus, o vlog traz ainda um pouquinho da charmosa Ponte Amarela, que também é única na região. Certamente, você vai se apaixonar ainda mais pelas duas atrações!

Conheça o Camping Pedra Viva

O camping é um tipo de acampamento muito procurado em Analândia. Por isso, separamos esse vídeo que traz uma boa sugestão: o espaço Pedra Viva. Perto do Morro do Cuscuzeiro e cercado pela natureza, o local é lindo e cheio de atividades. Vale a pena conhecer, mesmo que só para uma visita!

Imagens aéreas fascinantes de Analândia e região

Por fim, esse vídeo reúne belas imagens aéreas dos destinos de Analândia. Além disso, revela algumas novas atrações e lugares que você também pode incluir em seu roteiro. Com essas dicas, você vai se encantar ainda mais com o nosso destino!

Repleta de cachoeiras, montanhas e passeios incríveis, Analândia é mesmo um destino inesquecível no interior de São Paulo. Outro recanto que também garante bons programas é Águas de São Pedro. A cidade possui agradáveis fontes termais que, certamente, vão render mais uma bela viagem!