5 programas para conhecer Anitápolis, sua história e sua beleza

Por                                
Em 16.12.21

Anitápolis é um município de Santa Catarina com pouco mais de três mil habitantes. Possui grandes áreas verdes, vales, picos, serras e cachoeiras. É de colonização ítalo-germânica e participa do projeto Acolhida na Colônia, que oferece hospedagem nas áreas rurais. A região é montanhosa o que é ótimo para atividades de motocross, rapel e mountain bike.

Publicidade

Onde fica Anitápolis

A cidade de Anitápolis está localizada a cerca de 100 km da capital do estado e fica entre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e a Serra Geral. A grande atração do município é o turismo rural e ecológico, sua economia é baseada na agricultura. Já dá para ter uma ideia de quão maravilhosa essa cidade é, né?

Como chegar

Para chegar, é recomendado que você voe até Florianópolis e pegue um ônibus para Anitápolis, você chegará após 3h 30 min. Uma boa opção é verificar pacotes de viagem.

Agora que você já sabe como chegar até esse destino conhecido como Paraíso de Rios e Cascatas, que tal conferir algumas dicas do que fazer?

O que fazer em Anitápolis para curtir a cidade catarinense

Atividades para você fazer em Anitápolis não faltarão. A cidade tem um turismo rural e ecológico bastante forte, então, oferece variadas atividades na natureza, incluindo trilhas, cachoeiras e esportes de aventura. Conheça algumas dessas atividades e prepare sua mala:

1. Apreciar o relevo e praticar esportes

Por conta do relevo montanhoso, muitos esportes radicais são realizados na cidade, vários circuitos de trilhas, montanhismo, caminhadas, além de várias cachoeiras na região. O Montanha Viva Trekking pode te ajudar com um ótimo passeio pelas trilhas montanhosas, o objetivo é incentivar a atividade física em conexão com a natureza.

2. Conhecer a cachoeira dos Pátera

A cachoeira dos Pátera tem uma grande queda d’água para você limpar toda energia negativa. Para chegar até essa maravilha natural você precisará percorrer um trajeto de terra pelo Vale do Rio da Prata e depois percorrerá um pasto até seguir mata adentro. O nível da trilha é moderado e exige roupas confortáveis, tênis e água.

Publicidade

3. Visitar a Cachoeira da Usina

O acesso a essa cachoeira é fácil, você pode ir de carro, fica a 1 km do centro da cidade. Para alcançar a queda d’água o caminho é por escada. O local é bem preparado para receber turistas, conta com bancos, lanchonete e churrasqueira. É ideal para ir com a família e as crianças.

4. Conhecer o Mirante da Bela Vista

O Mirante da Bela Vista está a 14 km do centro cidade e 85 km de Florianópolis, lá você pode ter uma visão deslumbrante do Vale do Rio do Meio, a Cachoeira da Serrinha e o Paredão da Serra Geral. Segundo geólogos, a Serra foi o maior derrame de basalto do mundo. Além disso, você pode avistar muitos animais, como tucanos, papagaios e bugios.

5. Aprender sobre lado histórico do estado

A Serra da Garganta fica a 18 km do centro da cidade e é um dos lugares históricos, em 1930 aconteceu um combate nessa Serra a partir de um levante das Forças Armadas do Rio Grande do Sul em apoio a Getúlio Vargas. Para além desse marco histórico, o local tem uma beleza natural extraordinária.

Com certeza Anitápolis é um lugar incrível para você se conectar com a natureza e curtir com a família. Agora que você já recebeu algumas dicas do que pode fazer por lá, que tal ver nossa seleção de lugares para se acomodar?

Onde se hospedar

Os locais de hospedagem que Anitápolis pode te oferecer são simples e confortáveis. Confira três dos melhores locais que podem te acomodar durante sua estadia na cidade:

  • Pousada Colonial Medeiros – $: Está localizada a 73 km do Aeroporto Internacional de Florianópolis e a 9 km do centro de Anitápolis. A Pousada oferece café matinal continental todos os dias, os quartos possuem cozinha compacta e varanda. Além disso, conta com restaurante e bar. A partir dos 11 anos de idade, as crianças pagam como os adultos, animais de estimação são permitidos e custos adicionais podem ser aplicados.
  • Pousada Esmeraldas – $$: É o local perfeito para um casal, vocês podem aproveitar a estadia para fazer trilhas. A pousada está localizada a 62 km do Aeroporto Internacional de Florianópolis e a 4,5 km do centro de Anitápolis. Os chalés ficam ao lado de um rio e você pode avistar diversos animais, é um ambiente de paz e tranquilidade. Crianças com mais de 11 anos pagam como adultos, aceitam apenas dinheiro como forma de pagamento e animais de estimação são aceitos mediante pedidos e com custo adicional.
  • Sítio Schlickmann – $$$$: Este sítio está a 850 m do centro da cidade de Anitápolis e 64 km do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Oferece casa de temporada, com dois quartos, cozinha, jardim, churrasqueira e terraço. É necessário pagar com antecedência e os animais de estimação são bem-vindos, sem custos adicionais.

Em Anitápolis você terá a melhor experiência com a natureza, tanto nas atividades como na acomodação escolhida. Quer saber mais sobre a cidade?

3 curiosidades sobre Anitápolis

Toda cidade tem algumas curiosidades que nem imaginamos, Anitápolis não poderia ficar de fora. Confira algumas curiosidades e saiba um pouco mais sobre esse paraíso de cachoeira e cascatas.

  • Como é chamada a população: você já pensou como se chama quem mora na cidade de Anitápolis? Você pode tentar das mais variadas formas adivinhar o termo, mas o nome correto é anitapolitano;
  • A altitude: a cidade conta com um relevo bastante montanhoso e alto. Possui uma altitude de 600 m no centro e no interior chega à 1.300 m;
  • O nome da cidade: uma das curiosidade mais legais é sobre o nome da cidade. Anitápolis possui esse nome em homenagem à Anita Garibaldi, considerada exemplo de coragem pelo Brasil e Itália, lutou pela independência gaúcha e participou de diversas outras lutas importantes.

Veja a seleção de fotos abaixo e se encante muito mais com essa cidade!

12 fotos encantadoras de Anitápolis para você se apaixonar pelo município

Se você ainda não colocou esse destino no seu roteiro de viagem, as fotos a seguir garantem que você coloque e fique morrendo de vontade de conhecer mais um cantinho lindo do Brasil.

Publicidade

1. Em Antápolis, as paisagens são tranquilizantes

2. Possui diversos lagos e águas para você apreciar

3. É um espetáculo da natureza

4. Você conhecerá a cidade

5. Poderá se conectar com a natureza

6. E se encantar a cada nova paisagem

7. Desfrutando das cachoeiras

8. E das trilhas mais incríveis

9. Além de encontrar tranquilidade em todos os cantos

10. Incluindo nas mais belas cachoeiras

11. E picos

12. Sem deixar de lado a história do local

Anitápolis é um belo destino para quem procura tranquilidade, descanso e aconchego, não é? A conexão com a natureza que a cidade pode oferecer a seus visitantes é espetacular. Se você gostou das dicas para essa viagem, não deixe de conferir também o roteiro de viagem da praia dos amores.