Aparados da Serra: 10 atrações imperdíveis para quem curte aventuras

Escrito por Liz Santana

O Parque Nacional Aparados da Serra é uma das regiões mais espetaculares do sul do Brasil. Repleto de paisagens naturais e passeios para quem gosta de aventuras, como caminhadas, esportes radicais e cavalgadas, o local parece ter sido desenhado à mão. Se você precisa de sossego, que tal incluir essa atração na sua lista de destinos? Veja mais a seguir:

Continua após o anúncio

Mapa e como chegar

Aparados da Serra está localizado entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A região tem mais de 30 mil hectares e possui uma vasta área de preservação natural. Então, para chegar, você pode ir tanto de carro quanto de excursão, partindo de ambos os estados. Porém, o melhor caminho é pelo Rio Grande do Sul.

Quando ir

Se você prefere temperaturas mais amenas, deve ir entre os meses de novembro e fevereiro. Nesse período, a região costuma estar mais quente, e o trajeto das trilhas até as cachoeiras é mais agradável. Mas se você prefere os períodos de chuva, saiba que as nuvens podem impedir a vista para os grandes cânions e o local fica bastante frio.

10 atividades imperdíveis em Aparados da Serra

O Parque Nacional Aparados da Serra possui uma diversidade de atrações e lugares perfeitos para praticar atividades esportivas. Sendo assim, você poderá fazer trilhas, mergulhar em cachoeiras, andar a cavalo e fazer rapel. Por isso, listamos os principais passeios para te deixar com vontade de viajar. Confira:

1. Poço do Cânion Malacara

Atração cheia de belezas naturais, a trilha que leva ao Poço do Cânion Malacara possui várias piscinas naturais próprias para banho e outros encantos. Vale mencionar que o trajeto deve ser feito com um guia turístico, mesmo sendo uma trilha rápida, pois o local possui pedras e travessias com água. Por fim, não se esqueça de levar uma mochila com lanches, água e seus itens pessoais.

2. Cânion Itaimbezinho

Localizado a 18 km de Cambará do Sul, o Cânion Itaimbezinho é um dos vários que existem pela região de Aparados do Sul. A vista para o local é linda e a paisagem é hipnotizante, pois os paredões são enormes, parecendo que foram cortados a facão. É daí que vem o nome do local: em tupi, a palavra “ita” quer dizer pedra e, “aimbé”, objeto afiado.

3. Cachoeira dos Venâncios

Outra atração imperdível em Aparados da Serra é a Cachoeira dos Venâncios. Localizada dentro da Fazenda Cachoeira, a 23 km da cidade de Cambará do Sul, ela possui quatro quedas d’água e acesso a várias trilhas e pontos para contemplar e tirar fotos. Aliás, nos finais de semana, ainda é possível se deliciar com o café colonial preparado pelos donos da fazenda.

4. Cânion Índios Coroados

O Cânion dos Índios Coroados está localizado bem próximo do Parque Aparados da Serra e se parece muito com uma garganta estreita. Para chegar, é preciso fazer a trilha superior partindo de Cambará do Sul, que dura cerca de 15 minutos. Por fim, não é necessário contratar um guia para fazê-la, mas vá com roupas e calçados confortáveis para facilitar a caminhada.

Continua após o anúncio

5. Trilha do Rio do Boi

Essa é uma das trilhas mais famosas de Aparados da Serra, e também uma das mais difíceis. Com um trajeto de 14 km e travessias em rios, essa opção é ideal para quem já pratica trilhas há algum tempo e deseja se superar. Portanto, esteja preparado, pois a sua duração é de 5 a 8 horas, passando por lindos cânions, poços, cachoeiras e vistas perfeitas.

6. Trilha da Pedra Branca

Se você gosta de admirar paisagens e lindos vales, vai amar conhecer a Pedra Branca. Essa é uma das atrações mais bonitas de Aparados da Serra, e a sua vista de cima é o refúgio para muitos que adoram contato com a natureza. Aliás, além de fazer a caminhada, é possível se refrescar nas águas do rio e contemplar a natureza. No entanto, essa trilha exige bastante esforço físico.

7. Cânion Fortaleza

Estar de férias no sul do país e poder conhecer o Cânion Fortaleza é um privilégio enorme. O local possui uma das vistas mais lindas, com quedas d’água. Você poderá estacionar o seu carro no início da trilha e, depois, seguir a pé por um caminho que é considerado fácil. Além disso, o local não é equipado com banheiros e restaurantes, portanto é importante que você leve as suas coisas.

8. Cânion Josafaz

O Cânion Josafaz é o maior de Aparados da Serra, com uma extensão de 16 km. Embora seja pouco explorado, suas belezas naturais deixam os visitantes de queixo caído, sobretudo aqueles que estão indo em busca de belas paisagens. Aliás, o local é ideal para praticar caminhadas e trekking, desafios que instigam os mais aventureiros. Portanto, não deixe de registrar cada pedacinho desse paraíso.

9. Cavalgada

Além das trilhas e cachoeiras, é possível realizar cavalgadas nos campos de cima e visualizar as cachoeiras, poços naturais e cânions. Você poderá contratar um pacote com diversas atrações com um agência de turismo de Aparados da Serra, fazer passeios de 1 ou 2 dias ou apenas curtir um bate e volta para um dos pontos turísticos. Por isso, consulte os valores com uma das empresas de Cambará do Sul.

10. Parque Nacional da Serra Geral

Bem ao lado de Aparados da Serra, está localizado o Parque Nacional da Serra Geral, outra unidade de conservação de animais e vegetação no sul. O seu acesso é gratuito e, logo na entrada, os visitantes são recebidos por um guarda, que indica os melhores pontos da região.

Existem muitas atrações para conhecer nessa região, então o ideal é que você reserve o máximo de dias das suas férias para descobrir outros passeios incríveis. Se tiver tempo, você ainda poderá desbravar os parques vizinhos ou até mesmo conhecer as cidades próximas. Portanto, anote as dicas que daremos a seguir!

6 dicas essenciais para quem está indo conhecer os Aparados da Serra

  1. Guia: para a realização de trilhas, é fundamental que você contrate um guia através de uma agência de turismo. Aliás, somente três passeios podem ser feitos sem a ajuda de um profissional.
  2. Quanto tempo ficar: o tempo ideal nessa região vai depender muito de quantas atrações você deseja visitar. É possível fazer um roteiro de 5 a 10 dias e conhecer muitos lugares.
  3. Valor da entrada: não é cobrada nenhuma taxa para ter acesso às atrações do Parque Aparados da Serra.
  4. Clima: antes de planejar a sua viagem, é muito importante que você saiba como estará o clima em determinada época do ano. Isso porque não valerá a pena querer conhecer os cânions com o local nublado, não é mesmo?
  5. Camping: vale salientar que é totalmente proibido acampar dentro do Parque Aparados da Serra, por uma questão de proteção.
  6. O que levar: é importante que você leve seu lanche, água e itens de proteção, como protetor solar, chapéu e repelente. Isso porque, no trajeto, não existe nenhuma estrutura com quiosques ou pontos de parada.

Assim que chegar à cidade, lembre-se de buscar uma agência de turismo ou guia turístico confiável. Além disso, leve todos os seus equipamentos de segurança, para que dê tudo certo nos seus passeios e não haja nenhum imprevisto.

Hotéis e pousadas

A hospedagem é um dos itens mais importantes que você deve levar em consideração na sua viagem. Por isso, escolha um local que esteja dentro das suas expectativas quanto ao conforto, atendimento e facilidades de acesso aos pontos turísticos. Confira nossas sugestões a seguir:

  • Cambará Lodge Pousada Rústica – $: a pousada é bastante confortável e possui café da manhã gratuito. Além disso, o local ainda possui áreas comuns para os hóspedes, como bar, lounge e restaurante.
  • Refúgio da Floresta Hotel – $$: com um ótimo custo-benefício e serviço de traslado por um custo extra, essa é uma opção perfeita para quem está viajando com a família. Aliás, as acomodações são limpas e bem estruturadas.
  • Pousada Itaimbé – $$$: essa pousada é formada por chalés independentes, com varandas e instalações privativas. O diferencial é que o café da manhã é servido na própria acomodação, um conforto a mais sobretudo para casais.
  • Cambará Eco Hotel – $$$$: bem avaliado pelos hóspedes, esse hotel possui vista para o lago e para as montanhas da serra. Além disso, os funcionários são considerados bastante atenciosos e prestativos.
  • Aires de Patagonia – $$$$$: perfeita para casais em lua de mel, essa última opção possui aluguel de bicicletas, quartos equipados e terraço para banho de sol.

São muitas as opções de hospedagem, que vão de locais mais simples até outros mais luxuosas. Escolha a que for melhor para você e passe as suas melhores férias!

15 fotos encantadoras de Aparados da Serra

O clima serrano, as paisagens naturais e a sensação boa de estar no meio da natureza são os principais motivos para conhecer Aparados da Serra. Se é isso que você deseja, certamente vai se apaixonar pelas fotos dos visitantes que estiveram no local. Confira:

1. O sul do Brasil é encantador

2. Então, conheça Aparados da Serra

3. Um parque apaixonante

4. Ideal para quem quer respirar ar puro

5. Entrar em contato com a natureza

6. Realizar trilhas

7. Tomar aquele banho de cachoeira

8. E cavalgar

9. Lá, você fará a Trilha do Malacara

10. A Trilha do Rio do Boi

11. Conhecerá a região de Índios Coroados

12. Se encantará com o Cânion Fortaleza

13. E com a vista da Pedra Branca

14. Entre outras atrações

15. E então, o que está esperando para viajar?

Agora que você já tem em mãos o seu roteiro para desbravar Aparados da Serra, aproveite todos os dias de sossego nesse lugar maravilhoso. E por falar em cidades da região, descubra também bons motivos para conhecer Cambará do Sul .