Bar do Cofre: segredos revelados no Farol Santander, em São Paulo

Por
Em 26.03.23

Um bar em São Paulo que é, literalmente, escondido a sete chaves. Você vai desvendar os segredos desse espaço que fica no subsolo do Empire State brasileiro, ou seja, o Farol Santander. Visitar o Bar do Cofre é uma experiência que vai aguçar todos os seus sentidos, seja pelos drinks e petiscos servidos ou pelo ambiente, que fica dentro do antigo cofre do falido Banco do Estado paulista. Confira!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica o Bar do Cofre

O endereço do Bar do Cofre é R. João Brícola, 24 – Centro Histórico de São Paulo. Fica no subsolo do edifício Farol Santander, que tem uma arquitetura inspirada no Empire State Building de Nova York. É fácil encontrar, coloque no GPS que não tem erro. O bar fica próximo a outras atrações da cidade, como o Mosteiro de São Bento, a Galeria do Rock, a Praça e Catedral da Sé e o Centro Cultural Banco do Brasil.

Como chegar

A melhor maneira é de Uber ou táxi, pois não há estacionamento nos arredores. Além disso, lembre que você pode beber – drinks alcoólicos e direção não combinam. Você também pode ir de metrô, mas saiba que a região é um pouco perigosa, ou seja, não é ideal. Caso queira utilizar esse meio de transporte, basta desembarcar na Estação São Bento, mais próxima do Farol Santander. Após entrar no edifício, é só ir para o subsolo, há placas pelo caminho que facilitam o trajeto.

O Farol Santander ou Edifício Altino Arantes une entretenimento, cultura e gastronomia. Você pode visitar um mirante 360° no topo do prédio e descobrir andares destinados a exposições de artes permanentes e itinerantes. Além disso, experimente delícias em cafés e restaurantes, como a Cozinha do 31, o Café do 26 e o Boteco do 28. Confira mais informações desse ponto turístico no site oficial.

História do Bar do Cofre

O prédio onde fica o Bar do Cofre era o antigo Edifício Banespa, chamado carinhosamente pelos paulistas de Banespão. O prédio pertencia à sede do Banco Estadual de São Paulo, onde funcionou até 2001.

O Grupo Santander adquiriu o espaço, fechou para reformas em 2015 e, em 2018, reabriu com o nome de Farol Santander – um verdadeiro complexo de lazer, gastronomia e negócios. A empresa SubAstor, que possui um bar na Vila Madalena, resolveu aproveitar o subsolo, onde ficava o cofre do banco, para construir um bar temático e muito divertido.

Como visitar a Bar do Cofre

A porta do cofre tem 16 toneladas e há 1995 caixas de depósito nas paredes. Ou seja, o ambiente é fiel a um cofre e a experiência será alucinante. Confira algumas dicas para aproveitar melhor esse bar que não deixa de ser uma atração à parte:

Publicidade

  • Horário de funcionamento: o Bar do Cofre abre em horários diferenciados dependendo do dia. Quarta e quinta-feira das 16h à 0h, sexta-feira das 16h à 1h, sábado das 14h à 1h e domingo das 14h às 20h.
  • Cardápio: o cardápio oferece sabores de diferentes partes do Brasil. Você encontra drinks de caju, açaí e jaca, por exemplo. Os pratos de comida prediletos são hambúrgueres, sanduíches, carnes e croquetes. Confira mais sobre o cardápio no site oficial.
  • Quanto custa para entrar: a entrada é gratuita, portanto você pagará apenas o que consumir no bar.
  • Preço médio: os drinks e os pratos custam entre R$ 40 e R$ 70.
  • Reserve com antecedência: o ideal é reservar pelo site oficial, mas, caso você não tenha feito isso, basta chegar ao local e esperar na fila. Contudo, saiba que você pode passar algumas horinhas esperando até uma mesa vagar.
  • Grupos maiores: você vai visitar o espaço em grupos de várias pessoas? Informe na hora da reserva para obter um espaço exclusivo.
  • Segurança: o Farol Santander fica em uma região um pouco perigosa de São Paulo e, por isso, fique atento(a) quando sair do prédio.
  • Estacionamento: não há estacionamento, mas, a partir das 20h, é permitida a entrada com carros no calçadão. Contudo, não espere encontrar vagas facilmente, pois o local é bastante concorrido.

Por fim, o melhor dia para ir ao Bar do Cofre é no meio da semana, quando há menos movimento e a fila pode estar menor. O que está esperando? Planeje-se agora mesmo para descobrir os segredos de uma experiência única no centro de São Paulo (SP)!

11 fotos do Bar do Cofre para uma visita misteriosa

Confira como é o espaço, os drinks e os petiscos nos registros da lista abaixo. As imagens vão fazer qualquer morador ou turista querer conhecer o Bar do Cofre com amigos ou familiares.

1. O Bar do Cofre possui uma vibe perfeita para tomar bons drinks

2. O espaço fica dentro de um antigo cofre bancário

3. As paredes são forradas com caixas de depósito, que guardavam riquezas de empresários

4. O drink de caju é um dos mais pedidos

5. Há espaços exclusivos para comemorações em grupos maiores

6. A porta de entrada é o ponto principal para fotos

7. As croquetas são aperitivos apreciados pelos visitantes

8. O drink de açaí é para dar aquela acordada

9. A coquetelaria é o ponto forte do Bar do Cofre

10. Tire muitas fotos para publicar nas redes sociais

11. E explore também outras atrações no edifício Farol Santander

A chegada ao bar é fácil: uma vez no lobby do Farol Santander, desça as escadas ou utilize o elevador, o clima de suspense toma conta do ambiente. Pronto, apresente a reserva ou espere na fila para beber drinks deliciosos.

Vídeos sobre o Bar do Cofre para desvendar o espaço

O Bar do Cofre é o ponto preferido dos youtubers que passam pelo Farol Santander. Por isso, há vídeos espalhados pelas redes que ajudam a entender o ambiente, sempre acompanhado de bons drinks. Acompanhe:

Revelando tudo sobre esse bar dentro de um cofre

Aperte o play para saber as principais informações sobre como visitar o Bar do Cofre. A Vida Outside achou a decoração um charme e os drinks, deliciosos – incluindo um autoral que não está no cardápio. A dica principal é chegar de Uber, pois a região é um pouco perigosa.

O que fazer no Bar do Cofre em São Paulo

O canal Turistando SP conhece cada cantinho da capital do estado, e o Bar do Cofre não poderia ficar de fora. A youtuber deu dicas legais, desde como chegar até o preço da entrada – aliás, você não paga para entrar, só o que consumir. Peça um croqueta de pupunha como aperitivo, é uma ótima forma de começar a experiência.

Um rolê pelo Farol Santander

Publicidade

A Daniela Rocha mostrou o que fazer no Farol Santander: a atração principal é um mirante 360° no topo do prédio. Além disso, a youtuber visitou exposições de arte e, em seguida, foi direto ao Bar do Cofre experimentar bebidas deliciosas.

Você não vai se arrepender de colocar esse passeio no seu roteiro, é uma verdadeira experiência ao estilo 007. Que tal descobrir mais sobre o que fazer em São Paulo? Veja um guia completo para sua viagem!