Barra de Guaratiba: conheça esse destino delicioso no Rio de Janeiro

Escrito por Liz Santana

A Barra de Guaratiba é um bairro pouco explorado no Rio de Janeiro, perfeito para quem ama natureza, tranquilidade e diversão. Além disso, essa é uma ótima opção para quem deseja fugir das tradicionais praias cariocas, que já ficam bastante cheias durante todo o ano. A seguir, conheça todas as belezas da região!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica e como ir

A Barra de Guaratiba está localizada na Zona Oeste, a 2h do centro do Rio, e é considerada um dos melhores locais para turismo de aventura. O visitante pode ir de carro ou de ônibus, saindo da Barra da Tijuca. De lá, o ônibus segue até o Terminal da Alvorada, de onde sai a linha 2382 para o bairro.

O que fazer na Barra de Guaratiba

Sem dúvidas, a Barra de Guaratiba é uma região perfeita para se aventurar em uma trilha de mata fechada, bem como fazer uma caminhada nas praias das redondezas. Aliás, é possível ainda praticar esportes como rapel, surf e stand up paddle, ou apenas relaxar nas areias enquanto toma um sol. A seguir, confira as principais atrações por lá:

1. Praia de Barra de Guaratiba

A Praia de Barra de Guaratiba é repleta de atrações para o visitante e vai da Restinga da Marambaia até a região de Mangaratiba. No local, é possível passar o dia, tomar um sol ou se banhar nas águas calmas da praia. Além disso, há ainda mirantes e trilhas imperdíveis para quem ama aventuras. A região possui também estrutura com bares, restaurantes e quiosques, além de estacionamento.

2. Stand up paddle em Marambaia

Se você está em busca de atrações diferenciadas em Barra de Guaratiba, certamente vai amar fazer stand up paddle na Restinga da Marambaia. Essa região de mangue é linda e possui uma paisagem incrível. Além de praticar SUP entre os bancos de areia e árvores, você ainda poderá andar de caiaque com seus amigos ou família.

3. Rapel na Pedra da Tartaruga

Para ter acesso à Pedra da Tartaruga, é necessário fazer uma trilha de dificuldade leve e sem surpresas. As paisagens do caminho são lindas e, de lá, ainda é possível avistar a Praia do Perigoso – outro ponto de visitação da região. Aliás, esse é o local escolhido por muitas pessoas para realizar rapel, principal atividade de aventura e que atrai muitos curiosos.

4. Trilha da Pedra do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo é muito famosa entre as pessoas que adoram tirar fotos divertidas. Ela está a 354 metros de altura e é um ponto que traz uma ilusão de ótica, a depender do ângulo, pois parece que a pessoa está pendurada em uma pedra. Para ter acesso, é necessário fazer uma trilha acompanhado de um guia. A dica é ir cedo, pois o local costuma ficar lotado.

5. Sítio Burle Marx

Quem vai conhecer a Barra de Guaratiba com crianças vai amar essa opção de passeio. O sítio é uma antiga residência do paisagista Roberto Burle Marx, que oferece uma experiência maravilhosa de passeio pelos jardins. O local possui um coleção de plantas tropicais, manguezal, espécies da Mata Atlântica e restinga. Vale salientar que as visitas são acompanhadas por um guia, que apresenta todo o espaço para o público visitante.

Continua após o anúncio

6. Alambique Maxi Cana

O Alambique Maxi Cana é um sítio especializado em produção de cachaça que fica localizado na Estrada da Barra de Guaratiba. O local possui uma loja para degustação de cachaças produzidas no local, piscina e um restaurante com sinuca para os visitantes. Aliás, o ambiente é bastante charmoso e atrai muitas famílias. Sem dúvidas, uma parada quase obrigatória para quem ama conhecer lugares novos.

7. Trilha para as praias selvagens

Além da Praia de Barra de Guaratiba, existem outras praias incríveis na região. No entanto, todas elas possuem o mar agitado e não são recomendadas para crianças ou pessoas que não sabem nadar. Mas, mesmo que você não vá se banhar, a visita vale bastante a pena, pois os cenários são maravilhosos desde a trilha. Portanto, você poderá se aventurar na caminhada até as praias que deseja conhecer.

8. Praia do Inferno

A Praia do Inferno possui pedras e areias brancas e é perfeita para quem curte tranquilidade. Ela é considerada uma das praias selvagens, pois seu acesso é feito através de uma trilha em mata fechada. Por esse motivo, apenas aventureiros se arriscam a chegar a essa e outras praias da região. Então, para a sua segurança, contrate um guia para te acompanhar nessa caminhada.

9. Praia dos Búzios

A Praia dos Búzios é mais uma praia bastante visitada pelos turistas que vão à Barra de Guaratiba. Ela fica localizada ao lado da Pedra da Tartaruga e possui pedras em todo o seu entorno. Portanto, antes de concluir seu passeio pelas outras praias, você poderá parar e contemplar a beleza do local, visto do alto. Porém, tome cuidado com as pedras.

10. Praia Funda

Por fim, a Praia Funda é mais uma das praias selvagens da Barra de Guaratiba. Ela é mais fechada que as outras e repleta de paredões com rochas e vegetação. Além disso, as areias são bem lisinhas, perfeitas para uma caminhada e uma pausa para tomar sol. Aliás, a praia é bastante procurada por quem surfa – mas tenha cuidado, pois a corrente marinha é bastante propícia para afogamentos.

Por estar mais afastada do Rio de Janeiro, a visita até a Barra de Guaratiba pode ser considerada quase como uma viagem. Por esse motivo, o interessante é que você procure uma pousada e hospede-se na região, para aproveitar o máximo possível nosso destino.

Hotéis e pousadas na Barra de Guaratiba

O local possui opções de hospedagem variadas, das mais simples até as mais luxuosas. Então, escolha aquela que mais atende às suas necessidades, sobretudo se estiver com crianças pequenas. Para te ajudar, listamos a seguir ótimas sugestões. Acompanhe:

  • Marambaia Café Hotel – $: é uma opção de hospedagem completa, que possui bar, restaurante e quartos familiares com vista para a varanda. Além disso, há trilhas que dão acesso às lindas praias bem perto.
  • Pousada do Sergio – $$: possui uma ótima localização, piscina e estacionamento. Aliás, o atendimento é considerado perfeito e, as instalações, muito boas.
  • Eco Mansion – $$$: oferece um delicioso café da manhã e uma vista fantástica. O diferencial é que o local aceita animais de estimação, portanto, você poderá viajar sem problemas com seu pet.
  • Casa dos Franceses – $$$$: a pousada fica em uma excelente área da Barra de Guaratiba, onde é possível pescar e praticar windsurf. Além disso, o local possui piscina e as acomodações são bastante confortáveis.
  • Floresta Tropical – $$$$$: por fim, essa hospedagem possui jardim, recepção 24 horas, churrasqueira e wifi gratuito. Os funcionários são considerados solícitos, amáveis e superdiscretos.

Outra opção para quem vai do centro do Rio é fazer um bate-volta até a Barra de Guaratiba. Então, se esse for o seu caso, saia cedo de casa para aproveitar seu dia ao máximo. Não se esqueça de levar os seus itens pessoais e anotar todas as atrações que listamos aqui!

Vídeos de Barra de Guaratiba para se encantar

Antes de partir para as aventuras na Barra de Guaratiba, é fundamental ter em mãos um roteiro com as melhores atrações. Por isso, separamos vídeos gravados pelos visitantes que estiveram no local e experimentaram vários passeios que esse lugar proporciona. Confira!

O que conhecer na Barra de Guaratiba

Aqui, você vê as melhores atrações para conhecer na Barra de Guaratiba, além de dicas essenciais dos viajantes. Portanto, quando for visitar o destino, não deixe de conferir esse vídeo!

Trilha para a Praia do Meio

Você é daqueles que adora trilhas e aventuras na natureza? Então, provavelmente vai amar a trilha para a Praia do Meio e Praia do Perigoso, que fica bem pertinho da Barra de Guaratiba. Aproveite a imagens para se inspirar!

Trilha da Pedra do Telégrafo

Mais uma opção de divertimento é a trilha para a Pedra do Telégrafo. Lá, você poderá aproveitar a paisagem e tirar fotos incríveis para atualizar as suas redes sociais.

Um tour pela Restinga de Marambaia

A Restinga de Marambaia é um destino imperdível que você deve conhecer quando for à Barra de Guaratiba. O local é ótimo para praticar esportes, descansar e se divertir com seus amigos e família.

As opções de passeios nesse destino são variadas e deixam qualquer visitante maravilhado. E se você também ficou, que tal se programar para visitar esse bairro apaixonante na sua próxima folga do trabalho?

15 fotos encantadoras da Barra de Guaratiba

Quem não gosta de tirar fotos quando visita um lugar lindo? Então, se prepare para ficar encantado com essas fotos incríveis tiradas pelos visitantes que estiveram na Barra de Guaratiba. Aliás, aproveite para pensar nas fotos que você fará nesse lugar mágico!

1. Conheça a Barra de Guaratiba

2. Seu próximo destino de férias

3. Na Zona Oeste do Rio de Janeiro

4. O local é lindo

5. Perfeito para descansar

6. Aproveitar as paisagens

7. Curtir as atrações incríveis

8. E suas várias surpresas

9. Como o Sítio Burle Marx

10. E as praias

11. Ótimas para praticar stand up paddle

12. E rapel

13. Com seus melhores amigos

14. Agora, você já sabe

15. Descubra esse paraíso!

Tomar um banho de mar, praticar esportes, se aventurar na natureza… São tantas atrações para conhecer na Barra de Guaratiba, que você fica sem saber por onde começar. E se você se encantou com as fotos que acabamos de mostrar, aproveite para admirar também incríveis fotos do Rio de Janeiro.