Barra do Cunhaú: um paraíso calmo no litoral do Rio Grande do Norte

Escrito por Gabriella Soares

Barra do Cunhaú é uma região do litoral do Rio Grande do Norte ideal para quem busca um lugar tranquilo e lindo para aproveitar o verão. Com praias de águas transparentes e areia branca, além de piscinas naturais e pequenas ilhas desertas, o destino garante uma viagem inesquecível e cheia de aventuras. Conheça um pouco mais desse paraíso:

Continua após o anúncio

Onde fica a Barra do Cunhaú

Localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte, a Barra do Cunhaú fica na cidade de Canguaretama, ao lado da famosa Praia da Pipa, um dos principais pontos turísticos do estado. Além disso, esse belo destino fica a cerca de 75 km de Natal, capital do estado.

Como chegar

A forma mais fácil de chegar é partindo do aeroporto internacional de Natal. Lá, é possível alugar um carro ou pegar um táxi até Canguaretama, que é acessível pela direção sul da BR-101. Depois de chegar ao município, é preciso seguir por mais 13 km na RN-269 até chegar a Barra do Cunhaú.

O que fazer por lá

Existem diversas atrações em Barra do Cunhaú para aproveitar o melhor do litoral sul do Rio Grande do Norte. De esportes radicais até piscinas naturais e praias ideais para o banho, essa região tem pontos turísticos para todos os gostos. Confira alguns dos principais:

1. Piscinas Naturais

Uma das maiores atrações de Barra do Cunhaú são suas Piscinas Naturais. Com águas calmas, refrescantes e de um incrível tom transparente, as piscinas são ideias para o banho. Além disso, muitas se formam entre as rochas das praias, o que garante que essa seja uma atração segura para todos os públicos.

2. Rio Curimataú

O Rio Curimataú é o coração da região, já que essa é uma vila de pescadores. Além disso, é pela extensão do rio que ficam muitas das praias desertas da região, que valem muito a pena conhecer. É por causa do Curimataú também que acontece um dos fenômenos mais interessantes da região: o encontro do mar com o rio, uma linda ilusão de ótica que atrai muitos turistas.

3. Passeio Ecológico de Barco

Uma das melhores formas de se conhecer todas as belezas da região é por meio desse passeio. Os percursos dependem da empresa ou do dono do barco contratado, mas uma garantia é passar pelas praias desertas, além dos mangues e dunas que ficam nas pequenas ilhas de Barra do Cunhaú.

4. Ilha da Restinga

A Ilha da Restinga fica a aproximadamente 2h da orla da praia e se divide entre o mar, de um lado, e o rio, do outro. Além das lindas praias praticamente desertas para aproveitar, a ilha conta também com dunas incríveis, que são ideiais para a prática de esportes de vento. É uma paisagem que vale a pena conhecer!

Continua após o anúncio

5. Windsurf e Kitesurf

Para os mais aventureiros, a região de Barra do Cunhaú garante uma grande quantidade de ventos e, assim, muita diversão. É comum o céu ficar coberto pelos equipamentos de kitesurf, assim como pelas pessoas que aproveitam o mar para praticar windsurf. Existem diferentes empresas que prestam o serviço de treinamento e aluga os equipamentos, além de diversos roteiros disponíveis.

6. Praia da Boca da Barra

Um dos melhores lugares para praticar kitesurf é a Praia da Boca da Barra, já que os ventos são intensos na região. É por isso também que o mar é mais agitado nessa praia, o que garante lindas ondas e atrai muitos surfistas. É a praia ideal para os viajantes mais aventureiros, além de contar com uma linda paisagem.

7. Praia do Pontal

Com cerca de 5 km de extensão, a Praia do Pontal é uma ótima escolha para quem busca uma praia tranquila. É aqui que muitos turistas encontram as condições perfeitas para dar um mergulho e observar os lindos corais, que são famosos por todo o litoral do Rio Grande do Norte. Também é um ótimo lugar para tomar um banho de mar e aproveitar o sol.

8. Praia da Barrinha

Famosa por ser o ponto de referência do encontro do mar com o rio, a Praia da Barrinha atrai muitos turistas por sua bela paisagem. Muitas vezes, é possível ouvir o encontro das águas e a calmaria que se segue no vivo Rio Catú, o segundo mais importante da região. Além disso, Barrinha conta com piscinas naturais e é o local ideal para um banho de mar.

9. Praia do Cunhaú

Sendo a principal praia da Barra do Cunhaú e levando o nome da região, essa orla é uma das mais frequentadas por lá. Ao lado da Praia do Pontal, Cunhaú tem o atrativo de diversas barracas e restaurantes que servem os deliciosos frutos do mar característicos da área. É um típico lugar para curtir com a família.

10. Baía Formosa

Ao lado da Barra do Cunhaú, fica um local que vale a pena reservar um tempo para conhecer: a Baía Formosa. A Baía conta com um lindo litoral, além da famosa Lagoa da Coca-Cola, nome que as águas escuras alteradas pelo solo receberam dos moradores locais. Além da beleza da lagoa e de toda a baía, uma lenda local é que suas águas são curativas e rejuvenescedoras.

O que não faltam são opções para aproveitar o melhor dessa linda e pouco conhecida parte do litoral do Rio Grande do Norte. As belezas e aventuras são garantias: tudo o que você precisa fazer é montar o seu roteiro e curtir uma viagem inesquecível!

Onde se hospedar

Para quem vai aproveitar todas as atrações e pontos turísticos da Barra do Cunhaú, o melhor é se hospedar pela região. Assim, fica muito mais fácil relaxar e aproveitar as lindas paisagens. Confira abaixo as melhores opções de hotéis e pousadas:

  • Pousada do Forte – $: com ambientação rústica e muita proximidade com a natureza, essa pousada é ideal para quem está viajando com a família.
  • Pousada Recanto dos Coqueiros – $$: essa pousada oferece acomodações simples, mas muito aconchegantes, além de um lindo jardim, piscina, campos de futebol e bar.
  • Barravilha Chalés – $$$: contando com chalés particulares, varandas, jardim, churrasqueira e cozinha totalmente mobiliada, esse chalé é uma experiência de comodidade com vista para o mar.
  • Hotel Blue Dream Resort – $$$$: esse hotel oferece uma experiência de luxo, com salas de jogos, piscinas com bar molhado e suítes luxuosas, além de contar com uma escola de kitesurf.

Agora, você só precisa escolher a opção que mais tem a ver com você. Independente do hotel ou pousada, uma coisa é garantida: todas são muito confortáveis e próximas às belas praias para que você posso curtir muito a sua viagem.

Restaurantes na Barra do Cunhaú

Uma das principais características de Barra do Cunhaú é que essa é uma vila pesqueira e sua culinária é cheia de frutos do mar. Assim, alguns dos principais restaurantes da região têm como base essa grande referência. Por isso, separamos alguns dos lugares que você precisa conhecer em sua viagem.

Um dos principais restaurantes da região é o Camarão na Fazenda, que é especializado em frutos do mar e que conta com música ao vivo. Além desse, também é possível aproveitar os ingredientes marítimos no Monte das Oliveiras, que é um restaurante-bar à beira mar focado no preparo de frutos do mar frescos.

Já se você quer escapar um pouco dos peixes, camarões e ostras, é possível aproveitar um belo e rústico ambiente e uma deliciosa comida na Pizzaria Mão na Massa. Outra alternativa é o Burger Grill, que, na verdade, é um trailer que serve deliciosos hambúrgueres artesanais.

Existem opções para todos os gostos na região, então você só precisa escolher para aproveitar um pouco da deliciosa culinária local. Ou melhor: não escolha e visite os quatro restaurantes. Pratos deliciosos são uma garantia!

Vídeos sobre Barra do Cunhaú para você se preparar

Para que uma viagem possa acontecer da forma mais tranquila possível é preciso conhecer muito bem o lugar e se planejar. Pensando nisso, separamos alguns dos melhores vídeos sobre o litoral sul do Rio Grande do Norte para você. Veja as dicas:

As belezas de Barra do Cunhaú

Nesse vídeo do canal Tacio Adventures, é possível conhecer as melhores atrações turísticas de Barra do Cunhaú, além de ver as lindas paisagens da região do litoral sul do Rio Grande do Norte.

Uma aventura pelos céus

Um dos principais atrativos da região é que há condições ideais para a prática esportiva, especialmente o kitesurf e windsurf. E é exatamente isso que esse vídeo do Beto Hertt mostra em detalhes.

O incrível litoral sul do Rio Grande do Norte

O Felipe Herrera preparou um pequeno vídeo em que ele mostra todos os detalhes das belas praias de Barra do Cunhaú. Veja como elas são ideais para aproveitar um dia quente de verão!

Uma paisagem que vale a pena conhecer

Já nesse vídeo do canal Imagens Brasil Sul, é possível ver as belas paisagens desse destino com imagens aéreas de drones. É pura beleza!

Não deixe de levar em consideração todas essas dicas e informações sobre a Barra do Cunhaú, para que sua viagem seja o mais tranquila e relaxante possível.

12 fotos da Barra do Cunhaú para você se encantar por esse destino

As belezas naturais, sem dúvida, são os principais atrativos dessa linda região. E para te convencer de que essa precisa ser a sua próxima viagem, separamos as melhores imagens de quem já foi e aproveitou essas lindas paisagens. Confira e se apaixone por Barra do Cunhaú!

1. Esse é um pequeno paraíso do litoral do Rio Grande do Norte

2. Que muitos chamam até de “O Caribe do Nordeste”

3. É o lugar ideal para relaxar e curtir o melhor que uma viagem pode oferecer

4. Barra do Cunhaú é o lugar ideal para a sua próxima aventura

5. É possível surfar em suas praias, sempre com muitos ventos

6. Além de ser o local perfeito para praticar o kitesurf e o windsurf

7. Para quem quer apenas relaxar, Barra do Cunhaú também é o lugar perfeito

8. Com suas incríveis piscinas naturais

9. E pequenas ilhas desertas, com lindas e calmas praias

10. Esse é um lugar paradisíaco, com lindas paisagens

11. O pôr do sol na Barra do Cunhaú é algo incrível de se ver

12. É uma vista simplesmente imperdível!

Barra do Cunhaú é um lugar realmente lindo e merece um roteiro especial para aproveitar todas as suas atrações. E já que você vai estar pelo litoral do Rio Grande do Norte, não deixe de conferir também todas as maravilhas da região vizinha, a Praia de Pipa.